- Tipo de crescimento: subdimensionado
- coroa: extenso
- Altura da árvore, m: 2,5–3
- Tamanho da fruta: médio
- Peso do fruto, g: 30-35
- Forma de fruta: arredondado
- Cor de fruta: vermelho escuro
- Pele : afinar
- Polpa (consistência): tenro, suculento
- Cor da polpa : amarelo
A Doce de Ameixa caseira, com suas nuances de sabor requintado, é o objeto de desejo de muitos residentes de verão experientes. Ela tem um propósito de sobremesa, amada por crianças e adultos. Mas a variedade não é muito adequada para o cultivo comercial, pois apresenta baixa transportabilidade, enruga-se e se deteriora durante o transporte.
Descrição da variedade
A ameixa é subdimensionada, forma árvores de 2,5-3 m de altura com uma copa que se espalha. Pode ser formado tanto na cultura padrão quanto na forma de arbusto. As folhas são verdes, não muito grandes. A coroa tende a engrossar.
Características da fruta
Os frutos são de tamanho médio, pesando 30-35 g Os frutos são redondos, com casca fina e vermelha escura. O caroço é pequeno, com uma separação bastante boa da polpa. Há uma leve camada de cera na pele.
Qualidades de sabor
Os frutos são tenros, sumarentos, com pronunciada doçura da polpa e aroma rico. Essa variedade recebeu esse nome devido à ausência total de acidez. A pontuação de degustação do Candy é muito alta, chegando a 5 em 5 pontos.
Amadurecimento e frutificação
A variedade começa a frutificar cedo, a primeira colheita pode ser esperada em 4 anos a partir do momento do plantio. As ameixas maduras são colhidas no final de julho. O amadurecimento é desigual, portanto, vale a pena monitorar cuidadosamente sua taxa.
Produção
Para árvores com mais de 5 anos, as taxas médias de coleta chegam a 20-35 kg.
Regiões em crescimento
A variedade é zoneada para plantio na região Central. Mas há experiência prática no cultivo de Candy Plum em clima temperado, nos Urais, na região de Moscou.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Esta variedade auto-infértil precisa ser plantada nos mesmos jardins que a fazenda coletiva Renklode, Zarechnaya cedo. Outras ameixas, ameixas cereja também são adequadas, se coincidir em termos de floração - no início de maio nas regiões centrais da Federação Russa.
Crescendo e cuidando
A Doce de Ameixa no local é muito importante para plantar corretamente. Tudo começa com a escolha de um local - bem iluminado, com luz solar direta. É ótimo se para isso for possível escolher o lado sul do local, fechado de correntes de ar. Se o lençol freático estiver próximo à superfície, deve-se criar um aterro de cerca de 70 cm e então plantar uma árvore.
O solo é pré-testado quanto à acidez. Se ocorrer uma reação, a alcalinização deve ser realizada. O solo é escavado com cinza de madeira, cal no outono. A seguir, na primavera, são preparadas covas com 0,7 m de diâmetro e 0,5 m de profundidade, onde se deposita uma mistura de gramado com fertilizantes orgânicos e minerais, coloca-se um suporte e, em seguida, uma muda.
A primeira rega é realizada imediatamente após o término do plantio. 4 baldes de água são adicionados à raiz para cada muda. Posteriormente, durante a temporada, são umedecidos cerca de 5 vezes. Vale a pena aumentar a frequência de irrigação apenas se houver um longo período de seca.É importante que o solo a uma profundidade de cerca de 40 cm permaneça úmido, de modo que 4 a 10 baldes de água sejam aplicados por vez.
A cobertura também é feita regularmente, mas não com muita frequência. Eles não são produzidos dentro de 2 anos a partir do momento do plantio. Então, na primavera de 3 anos, a árvore é abundantemente alimentada com 50 kg de húmus, superfosfato e sal de potássio. Durante a floração, fertilizantes fosfatados são usados. No outono, as preparações de nitrogênio serão úteis.
O círculo do tronco é uma zona de risco para uma árvore. Sua pureza deve ser monitorada com especial atenção, evitando possíveis lacunas para infecção por microflora ou insetos patogênicos. É importante que o solo aqui permaneça solto e livre de ervas daninhas.
A ameixa doce tem uma característica interessante - uma coroa com tendência a ramificar-se lateralmente. Se não for formada, a largura da árvore pode ser duas vezes sua altura. A poda é feita na primavera e no outono para manter a copa arrumada. Recomenda-se dar à coroa uma forma piramidal. Em outubro, você pode realizar o saneamento removendo brotos mortos, secos, danificados ou doentes.
Antes do início do inverno, as ameixas jovens de 1 a 3 anos precisam preparar um abrigo. A árvore é embrulhada com galhos de abeto, fibra de fibra e amarrada para evitar queimaduras. As plantas não devem ser cobertas com folhas herméticas ou papel alumínio. As plantas adultas a partir dos 5 anos não podem mais ser protegidas do frio do inverno. Em invernos com pouca neve, você também pode amarrar o tronco com material de cobertura para proteger a casca de roedores.
Resistência a doenças e pragas
A ameixa desta variedade está bem protegida de doenças e pragas. O maior risco para ela é a moniliose, que requer a pulverização obrigatória de brotos e coroas com Nitrafen. E também muitas vezes a doença fúngica clasterosporium se desenvolve em árvores. As medidas de controle são padronizadas, consistindo no tratamento preventivo e sanitário com fungicidas à base de cobre.
Dos insetos, o maior perigo para Candy é o pulgão. A partir dele, a pulverização com inseticidas organofosforados é realizada duas vezes durante a temporada. Se uma mariposa for encontrada na planta, vale a pena usar "Clorofos" para combatê-la.
Apesar de a ameixa ser considerada mais resistente do que muitas árvores frutíferas, ela não é imune a doenças. Ele é atacado por infecções virais, fúngicas e bacterianas, e insetos parasitas o prejudicam. É necessário perceber e reconhecer a tempo os sinais da doença da ameixa. Eles são mais fáceis de lidar e derrotar logo no início. Bem, para salvar uma árvore de jardim de tal infortúnio no futuro, procedimentos preventivos podem ser executados.
Resistência ao solo e às condições climáticas
O rebuçado tem boa resistência de inverno, mas com geadas recorrentes, pode-se observar o derramamento de flores. O melhor solo para esta ameixa é argila, terra preta ou argila arenosa. As plantas também estão perfeitamente adaptadas à seca, podem passar muito tempo sem regar, sem dar sinais visíveis de escassez de água.
Visão geral da revisão
Plum Candy tem um grande número de fãs entre os jardineiros. As árvores crescem bem, ganham massa de copa com facilidade e começam a frutificar depois de um tempo razoavelmente curto. O excelente sabor da fruta merece atenção especial - não é como as outras, tem tonalidades doces reconhecíveis. Exteriormente, as árvores também parecem muito compactas e decorativas, são fáceis de manter em ordem e usadas para a colheita. A resistência à geada desta variedade é estimada bastante elevada, mesmo nos invernos mais rigorosos, as plantas não congelam completamente, partem muito rapidamente na primavera.
A principal insatisfação dos moradores do verão é causada pela tendência da ameixa Candy de descartar frutas. Se a safra não for colhida a tempo, ela simplesmente ficará sob os pés. Outra desvantagem significativa é a necessidade de polinização da planta. Uma única ameixeira no jardim permanecerá estéril, mesmo com os melhores cuidados.