- Apareceu ao cruzar: Giant x Washington
- Tipo de crescimento: vigoroso
- coroa: não engrossado, esférico
- Altura da árvore, m: Até 5
- Tamanho da fruta: ampla
- Peso do fruto, g: 60-70
- Forma de fruta: oval, alongado
- Cor de fruta: roxa
- Pele : afinar
- Polpa (consistência): muito suculento
Entre a grande variedade de todos os tipos de árvores frutíferas, as plantações de ameixa têm ganhado popularidade recentemente. Dentre elas, destaca-se a não muito conhecida variedade Kirgizskaya excelente. O tamanho e as características de sabor dessas ameixas são excelentes - são tão doces quanto muitas outras sobremesas asiáticas. Além disso, a cultura se distingue não apenas pela resistência, mas também pela despretensão.
História de criação
O local de nascimento da excelente ameixa do Quirguistão tornou-se, como você pode imaginar pelo nome, Ásia Central. A variedade é o resultado do trabalho fecundo dos criadores quirguizes. Mas seus pais escolheram os americanos - as famosas culturas de Giant e Washington, das quais o Quirguistão tirou apenas o melhor, para o qual a chamaram de Excelente.
Descrição da variedade
As ameixeiras são vigorosas, podendo atingir uma altura de 5 m. A coroa do Quirguistão excelente forma uma bola não muito espessa com ramos.
Características da fruta
A principal vantagem da variedade são os frutos. Eles são bem grandes, cada um pesando de 60 a 70 g, mas os exemplares individuais podem atingir a marca de 100 gramas. É uma forma oval alongada. Em estado de plena maturidade, apresentam uma bela tonalidade vermelho-violeta. Os frutos são revestidos com cera. Eles se distinguem pela cor verde-amarelada da polpa. Ela é muito suculenta. O caroço da ameixa é de tamanho médio e pode ser facilmente separado do produto. Apesar da finura da casca, os frutos distinguem-se por uma transportabilidade bastante elevada.
Qualidades de sabor
O kirghiz excelente tem, é claro, o mesmo sabor excelente. A ameixa é muito suculenta, doce, azeda, se houver, é pouco perceptível, a polpa literalmente derrete na boca. Os provadores avaliaram as propriedades gustativas das ameixas da Ásia Central como altas - 4,8 em cinco pontos.
Deve-se notar que as ameixas mais deliciosas e doces são obtidas se forem colhidas em agosto. A principal diferença da variedade é que seu sabor praticamente não muda com o clima. É verdade que em dias especialmente secos, a ameixa deve ser regada muito intensamente.
Os frutos excelentes do Quirguistão são usados de diferentes maneiras, que as pessoas realmente gostam. Claro, é mais útil usá-los frescos e suculentos, mas compotas, conservas e compotas são tão saborosos e aromáticos. Faz uma ótima ameixa.
Amadurecimento e frutificação
O Quirguistão floresce de forma excelente em abril, a partir do dia 15. Amadurece - na década de 2-3 de julho. As ameixas ficam muito tempo penduradas nos ramos sem cair e sem perder as suas qualidades, e isso é muito apreciado pelos jardineiros amadores.
Produção
O início da frutificação Kirghiz excelente - 3-4 anos de vida. Depois disso, ela vai dar rendimentos estáveis todos os anos, mas apenas com bons cuidados e rega regular. A produtividade aumentará com a idade.Assim, para 10 a 12 anos, a produtividade esperada da planta é de até 120 kg de frutos.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A variedade Kirghiz excellent é considerada autofértil, não necessita de plantas doadoras. Mas jardineiros experientes, para garantir a fecundidade, plantam ao lado da variedade de ameixa Stanley, que floresce ao mesmo tempo.
Crescendo e cuidando
A variedade de ameixa da Ásia Central não difere muito das outras variedades nas nuances de cuidado e cultivo. O principal é o momento escolhido corretamente para o plantio de uma árvore, um local de crescimento constante. O número de cuidados inclui irrigação adequada e moderada, fertilização complexa, bem como a prevenção de doenças, ataques de pragas de insetos.
Para regiões com condições climáticas bastante frias, é ideal plantar uma safra no primeiro mês da primavera, antes do início do botão. No sul do país, o procedimento de outono para o plantio de mudas é mais praticado algumas semanas antes do primeiro frio.
O território de cultivo permanente das ameixeiras Kirgizskaya deve estar excelentemente e por muito tempo iluminado pelo sol, e também deve ser um lugar tranquilo, protegido de ventos e correntes de ar. Uma ocorrência próxima de águas subterrâneas é indesejável, é melhor se eles se situarem a uma profundidade maior que 1,5 metros.
Eles começam a fertilizar a cultura apenas no ano seguinte, pois a mistura de nutrientes do solo colocada na cova no momento do plantio da muda alimentará a ameixa durante todo o primeiro ano.
Resistência a doenças e pragas
A única desvantagem da variedade é o fato de que a planta pode sofrer de certas doenças - elas estão associadas aos pulgões. A resistência à infestação de mariposas é alta.
Apesar de a ameixa ser considerada mais resistente do que muitas árvores frutíferas, ela não é imune a doenças. Ele é atacado por infecções virais, fúngicas e bacterianas, e insetos parasitas o prejudicam. É necessário perceber e reconhecer a tempo os sinais da doença da ameixa. Eles são mais fáceis de lidar e derrotar logo no início. Bem, para proteger a árvore do jardim de tal infortúnio no futuro, procedimentos preventivos podem ser executados.