- Sinônimos de nomes: Kabardian cedo
- Ano de aprovação: 1959
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- coroa: oval redondo, espalhando, densidade média
- Altura da árvore, m: até 3
- Tamanho da fruta: ampla
- Peso do fruto, g: até 65
- Forma de fruta: oval largo
- Cor de fruta: vermelho-roxo, quase preto
- Pele : fino, ceroso
A ameixa Kabardinka é uma planta de até 3 metros de altura, que dá frutos para um propósito universal. Com o cuidado adequado da árvore, você pode obter uma grande colheita a cada ano.
Descrição da variedade
A ameixa artesanal desta variedade foi aprovada para uso em 1959. Seus frutos são deliciosos, frescos, deles obtêm-se maravilhosos frutos secos, adequados para compotas e outras bebidas.
A planta é de altura mediana, a copa de uma árvore adulta está sempre espalhando, não muito densa.
Características da fruta
Os frutos da ameixa Kabardinka demonstram excelente transportabilidade e comercialização. São grandes em tamanho, podem atingir 65 gramas. A cor da ameixa desta variedade é vermelho-púrpura, mas tão rica em matizes que parece preta.
Quando maduro, o caroço separa-se perfeitamente da polpa.
Qualidades de sabor
A ameixa Kabardinka é doce e tem um aroma agradável.
Amadurecimento e frutificação
Kabardinka pertence a variedades precoces médias. O período de frutificação começa em julho e vai até meados de agosto.
Enquanto a árvore é jovem, a frutificação regular é observada, então o rejuvenescimento é necessário.
Produção
A produtividade está em um nível alto.
Regiões em crescimento
Kabardinka é cultivada no norte do Cáucaso.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Esta variedade é autofértil, por isso não precisa de polinizadores.
Crescendo e cuidando
É melhor plantar ameixa Kabardinka em solo arenoso, argiloso ou arejado.
No primeiro ano de crescimento, uma muda de ameixa não requer poda. A partir do segundo ano, na primavera, quando os botões despertam, os jardineiros começam a formar uma coroa. A poda é feita em 2/3. Os ramos principais permanecem com 20 cm de comprimento, os rebentos laterais são encurtados para 15 cm pelo botão descendente.
A poda é repetida no verão e depois da colheita. São removidos crescimentos de até 20 cm.Você pode fazer uma coroa de três níveis.
Primeiro: 3 ramos são deixados a uma altura de cerca de 70 cm da superfície do solo.
Segundo: consiste em 2 ramos, a 70 cm do primeiro.
O terceiro nível está a 50 cm do segundo.
Uma outra preocupação do produtor é o desbaste anual e a remoção de galhos secos e danificados.
O plantio de Kabardinka é permitido no outono (final de setembro) ou de meados de abril ao início de maio. Plantar na primavera é considerado mais racional. A muda é colocada em solo quente, onde se adapta mais rapidamente ao novo local.
A variedade Kabardinka cresce melhor em uma área plana ou com uma ligeira inclinação. A ameixa adora muito sol e dá mais frutos em uma área bem iluminada e protegida do vento. O solo deve ser respirável. Não é recomendado plantar Kabardinka em terras baixas com alto grau de umidade do solo, bem como em áreas com proximidade de lençóis freáticos.
Poucas pessoas sabem, mas essa variedade tem vizinhos que podem prejudicar a produção.É indesejável que ameixas cresçam junto com cerejas, pêssegos, nozes, peras, bem como arbustos como framboesas, groselhas, groselhas, madressilva e bérberis.
Para o plantio, é aconselhável adquirir mudas de 2 anos de 1 a 1,5 m de altura Ao escolher Kabardinka para reprodução, deve-se prestar atenção nas raízes e na aparência da planta. O sistema radicular deve ser bem desenvolvido, ligeiramente úmido, com 20 cm de comprimento, mudas saudáveis com casca lisa, sem danos ou brotos secos. Remova folhas, galhos quebrados, raízes secas antes de plantar.
Tendo escolhido um local, eles cavam um buraco de 0,5 m de profundidade e 1 metro de largura. O solo é misturado com fertilizantes minerais orgânicos ou complexos. A mistura é despejada no fundo, junto com a drenagem, é instalada uma estaca de madeira.
Ao organizar a rega, é importante manter o equilíbrio. A seca faz com que os ovários caiam e a umidade excessiva pode levar à quebra da fruta perto do kabardinka. A umidade adicional não interfere durante a floração, formação e amadurecimento das ameixas, após a remoção dos frutos e antes da chegada do tempo frio.
Os fertilizantes podem ser aplicados durante toda a temporada, observando as quantidades recomendadas de substâncias. Na primavera e no outono, a cobertura visa alimentar as raízes. Na primavera, a fertilização é realizada 3 vezes:
antes da floração: solução de nitrato de amônio 30 g / m2;
na floração: para 10 g de ureia / 5 l de água;
após a floração: infundir 1 kg de fezes de frango em 12 litros de água (o consumo é de 2 litros por 1 árvore).
No verão, são utilizadas preparações contendo potássio e fósforo. As ameixeiras são alimentadas no outono para prepará-las para o inverno. Na maioria das vezes usado cloreto ou sulfeto de potássio, superfosfato.
No primeiro ano após o plantio, é importante cavar cuidadosamente a camada superficial do solo ao redor do tronco da ameixa. Isso fornecerá à jovem árvore de Kabardinka nutrição e saturação de oxigênio máximas, promoverá um rápido enraizamento e um desenvolvimento adequado.
Para proteger a casca de roedores, use spunbond, fibra de vidro. Você pode colocar ramos de abeto em torno da ameixa, instale uma malha de metal.
As mudas jovens de Kabardinka não precisam de cobertura aérea, mas no inverno devem ser cobertas com ramos de abeto ou uma camada de feno. Você também pode embrulhar as mudas em várias camadas de papel.
Resistência a doenças e pragas
Na variedade descrita, a resistência aos danos da traça é média, por isso é necessário o uso de meios especializados.
A ameixa Kabardinka forte e bem cuidada tem boa imunidade, para resistir a muitas doenças, basta fazer borrifações preventivas periodicamente.
Na primavera é melhor usar a solução de Fitosporina de acordo com as instruções fornecidas.No final da floração realiza-se a pulverização com "Horus". O processamento é repetido após 2 semanas. Para prevenção, os jardineiros usam solução de ureia a 5%, líquido Bordeaux a 3% ou Actellik.
No combate aos pulgões, transmissores de muitas doenças, o Zircão e o Aktofit são os melhores.
Apesar de a ameixa ser considerada mais resistente do que muitas árvores frutíferas, ela não é imune a doenças. Ele é atacado por infecções virais, fúngicas e bacterianas, e insetos parasitas o prejudicam. É necessário perceber e reconhecer a tempo os sinais da doença da ameixa. Eles são mais fáceis de lidar e derrotar logo no início. Bem, para proteger a árvore do jardim de tal infortúnio no futuro, procedimentos preventivos podem ser executados.
Resistência ao solo e às condições climáticas
A variedade de ameixa descrita tem baixa robustez no inverno, então você não deve se esquecer de um pequeno abrigo para árvores.