- Autores: Criadores franceses
- coroa: compacto, pequeno
- Altura da árvore, m: 2
- Tamanho da fruta: ampla
- Peso do fruto, g: 55
- Forma de fruta: arredondado
- Cor de fruta: Rosa Roxo
- Polpa (consistência): muito macio, suculento
- Cor da polpa : amarelo dourado
- Autofertilidade: auto-infértil
Quando o terreno pessoal é pequeno e você quer plantar muitas frutas, vale a pena dar uma olhada nas variedades colunares que dão safras abundantes, não são caprichosas no cuidado e ocupam muito pouco espaço. Isso inclui a variedade de ameixa imperial de raça francesa.
Descrição da variedade
A ameixa imperial é uma árvore colunar compacta, caracterizada por uma copa piramidal estreita com um espessamento fraco de folhagem verde escura, cujo diâmetro não ultrapassa 100 cm. Além do tronco forte, a árvore contém galhos e cachos anuais. Em um ambiente favorável, a ameixa cresce até 150-200 cm.
A cultura da floração começa na primeira semana de maio. Neste momento, a árvore está abundantemente coberta com grandes flores de cinco pétalas brancas como a neve, e as inflorescências são todas femininas. A floração pode ser observada no primeiro ano, mas recomenda-se a retirada das flores, direcionando toda a força para o crescimento e desenvolvimento da árvore.
Características da fruta
A ameixa francesa é uma variedade de grande frutificação, dotada de formato arredondado regular e de cor atraente - rosa-púrpura de superfície lisa, onde se nota uma flor cerosa esbranquiçada. O peso da fruta é de 55 gramas. A casca da fruta é fina, não dura. A ameixa adere a um caule encurtado, separando-se dele sem polpa.
As frutas têm uma ampla gama de utilizações - ameixas são consumidas frescas, enlatadas, processadas em compotas, conservas e marmeladas, compotas são fervidas e licores são feitos. A safra colhida é facilmente transportada e também armazenada por um longo tempo - de 7 a 10 dias. Se os frutos forem retirados na fase de maturação técnica, podem ser armazenados por 12-14 dias.
Qualidades de sabor
A fruta tem um gosto excelente. A polpa amarelo-dourada tem uma textura carnuda, macia e suculenta. As ameixas têm sabor adocicado com notas de mel, harmoniosamente combinadas com acidez picante. O suco de fruta é claro e espesso. Um pequeno osso é facilmente separado da polpa.
Amadurecimento e frutificação
Esta variedade é caracterizada pela frutificação precoce - a primeira colheita pode ser feita no ano seguinte após o plantio de uma muda de um ano. Os frutos amadurecem gradativamente. A fase de maturação ativa das ameixas ocorre na segunda quinzena de agosto. O ciclo de vida de uma safra de frutas é de 15-20 anos.
Produção
Imperial é famosa por seus altos rendimentos. Com tecnologia agrícola intensiva e condições climáticas favoráveis, 10-12 kg de frutos maduros podem ser colhidos de 1 árvore. A partir dos dois anos, os rendimentos aumentam. A produtividade máxima é observada em 7-9 anos de crescimento. É característico que os frutos maduros aderem firmemente ao pedúnculo sem se desintegrar.
Regiões em crescimento
A árvore cresce bem e dá frutos na Rússia central, mas a cultura mais produtiva está no Kuban. Além disso, a variedade é muito apreciada pelos jardineiros e agricultores da Ciscaucásia.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A ameixa pertence à categoria de espécie autofértil, portanto, necessita de polinização cruzada. As árvores doadoras devem florescer ao mesmo tempo que a ameixa imperial. As seguintes espécies de ameixa são consideradas os melhores polinizadores: Renklode Altana, Stanley, Bluefri.
Crescendo e cuidando
O plantio de uma muda de ameixa é feito no início da primavera - antes que os botões despertem, enquanto o solo deve descongelar e aquecer ligeiramente. Apenas na parte sul da Federação Russa são plantadas ameixas no outono - um mês antes do início da geada. Somente mudas anuais com sistema radicular desenvolvido e botões vivos são adequadas para o plantio. Na horta, deve ser alocada a parte sul, onde há bastante sol e luz, mas há proteção de correntes de ar e ventos fortes. Maçãs e groselhas são boas vizinhas da ameixeira.
A tecnologia agrícola da ameixa colunar imperial consiste na rega regular - semanal, adubação, aração do solo, retirada de galhos secos, prevenção de doenças e preparação para o inverno. Para o inverno, a árvore é coberta com folhagem seca ou serragem e envolvida com fibra de agrofibra ou estopa. A árvore reage muito bem à introdução de fertilizantes minerais. A cobertura começa no terceiro ano após o plantio.
Resistência a doenças e pragas
Variety Imperial tem um bom sistema imunológico. É extremamente raro que uma árvore seja exposta a doenças como cercosporose, ferrugem e manchas. As pragas que atacam a árvore são a mariposa, a mosca-serra e os pulgões. Os roedores adoram banquetear-se com casca de ameixa, da qual a proteção será fornecida por ramos de abetos ou pinheiros. Além disso, a instalação de uma tela especial de granulação fina é muito eficaz.
Apesar de a ameixa ser considerada mais resistente do que muitas árvores frutíferas, ela não é imune a doenças. Ele é atacado por infecções virais, fúngicas e bacterianas, e os insetos parasitas o prejudicam. É necessário perceber e reconhecer a tempo os sinais da doença da ameixa. Eles são mais fáceis de lidar e derrotar logo no início. Bem, para proteger a árvore do jardim de tal infortúnio no futuro, procedimentos preventivos podem ser executados.
Resistência ao solo e às condições climáticas
Imperial é considerada uma cultura resistente à geada.É importante notar que os botões e a madeira das frutas também são resistentes ao congelamento. A sensibilidade a fortes quedas de temperatura está presente apenas em árvores jovens, até 2-3 anos de idade. A resistência da árvore à seca é fraca, por isso a cultura precisa de irrigação regular.
Um local para uma árvore deve ser escolhido plano, livre de ervas daninhas, é possível em um pequeno morro, com lençol freático profundo. O solo deve ser fértil, úmido, respirável, com acidez neutra ou baixa. A ameixa mais confortável em solo negro e argiloso.
Visão geral da revisão
A coluna de árvores frutíferas Imperial está ganhando popularidade ultimamente. Isso se deve à sua compactação, facilidade de manutenção, rápida adaptação às condições de cultivo e bom rendimento. Vale ressaltar também o sabor incrível das frutas, sua apresentação atraente, a capacidade de resistir ao transporte. A maioria das donas de casa se cativa com a versatilidade das ameixas, a capacidade de armazená-las na geladeira por muito tempo. Entre as deficiências da cultura, apenas se nota o alto custo das mudas.