- Sinônimos de nomes: Grosse di Felicio
- Tipo de crescimento: vigoroso
- coroa: irregular, forma livre
- Altura da árvore, m: até 3 ou mais
- Tamanho da fruta: ampla
- Peso do fruto, g: 70-80 e 90
- Forma de fruta: oval com bordas bastante estreitas
- Cor de fruta: roxo profundo
- Pele : com um revestimento de cera densa
- Polpa (consistência): fibroso com baixo teor de suco
Os amantes de ameixas doces e grandes certamente vão querer plantar uma variedade não caprichosa e muito saborosa em sua casa de verão que dará bons rendimentos. Para este propósito, uma variedade de ameixa tardia com o belo nome Grossa di Filicio é definitivamente adequada.
Descrição da variedade
A ameixa Grossa di Filicio é uma árvore vigorosa caracterizada por uma forma de copa irregular e arbitrária com um bom espessamento de folhas verdes escuras com um opaco pronunciado. Em condições favoráveis, a árvore cresce em média até 3 metros, mas pode chegar a 5 a 6 metros, além de possuir uma distribuição média de galhos e um forte sistema radicular. Durante o período de floração, a copa volumosa é coberta por grandes flores de tonalidade leitosa.
Características da fruta
Este tipo de ameixa pertence à classe das variedades de frutos grandes. Em uma árvore saudável, os frutos ganham peso de 70 a 80 e, às vezes, de 90 gramas. Os frutos são de formato oval com bordas estreitas, o que torna as ameixas visualmente "barrigudas". Os frutos maduros são uniformemente cobertos com uma cor púrpura escura. A casca é de densidade moderada, mas sem a menor dureza, coberta por uma flor cerosa. A sutura abdominal das ameixas é pronunciada - racha.
O propósito das ameixas é universal - elas são consumidas frescas, usadas na culinária, frutas cozidas, processadas em compotas, molhos, geléias e também secas e congeladas. A safra colhida é facilmente transportada sem perdas significativas, podendo também ser armazenada por muito tempo em local fresco.
Qualidades de sabor
Segundo jardineiros e especialistas, esta variedade tem um sabor excelente. A polpa âmbar-esverdeada é de densidade média, carnosidade firme, fibra e baixo teor de suco. A ameixa tem sabor equilibrado - doce com acidez picante, sem pitada de adstringência e amargor. O aroma da fruta não é brilhante, com agradáveis notas frutadas.
Amadurecimento e frutificação
Grossa di Filicio é uma ameixa de maturação tardia. A primeira colheita é observada no 4-5 ano após o plantio da árvore. As ameixas amadurecem gradualmente, de modo que a estação de frutificação é ligeiramente prolongada. O período de maturação e frutificação ativa inicia-se na segunda quinzena de setembro.
Produção
Os rendimentos são relatados como altos. Para obter uma ótima colheita, você precisa cuidar bem da árvore. Em média, 25 kg ou mais de ameixas podem ser removidos de uma árvore por temporada.
Regiões em crescimento
A ameixeira expandiu significativamente a geografia de seu crescimento. O dreno mais confortável é em regiões de clima temperado, onde os invernos são mais ou menos quentes.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Grossa di Filicio é uma espécie não autofértil, portanto a polinização cruzada será necessária, o que significa que as árvores doadoras não podem ser dispensadas.As árvores polinizadoras devem florescer ao mesmo tempo que a ameixa Grossa di Filicio. Como mostra a prática, os melhores polinizadores são: Presidente e Açúcar.
Crescendo e cuidando
Esta espécie de ameixa não requer tecnologia agrícola complexa, mas é um pouco caprichosa com o solo e o local de cultivo. É melhor escolher um local em uma pequena colina, mas não em uma planície, uma vez que a umidade estagnada (ocorrência próxima de água subterrânea) pode matar o sistema radicular de uma árvore. O solo adora ameixa fértil, solta, respirável, com acidez baixa ou neutra. Além disso, o local deve ser abundantemente iluminado pelo sol e ser amplo, já que a árvore é maciça com uma copa volumosa. Sombras e correntes de ar fortes são indesejáveis para as fruteiras.
Você pode plantar mudas no início da primavera (antes da estação de crescimento) ou no outono (um mês antes do início das geadas estáveis). É importante manter a distância correta entre as árvores - pelo menos 4 metros.
A agrotecnologia cultural consiste em atividades básicas - rega regular, cobertura, soltura e cobertura morta do solo, formação de copas, poda sanitária e rejuvenescedora de galhos, proteção contra vírus e insetos. Antes do inverno, é necessária a caiação do tronco e dos galhos, cobertura morta da zona próxima à raiz, bem como abrigo com estopa ou fibra agrícola.
Resistência a doenças e pragas
Devido à sua alta imunidade, a árvore resiste ativamente a muitas doenças às quais as plantações de ameixa estão expostas. A única coisa a que a ameixa está exposta é a moniliose. A pulverização preventiva oportuna ajudará a proteger contra pulgões, mariposas e mariposas.
Apesar de a ameixa ser considerada mais resistente do que muitas árvores frutíferas, ela não é imune a doenças. Ele é atacado por infecções virais, fúngicas e bacterianas, e os insetos parasitas o prejudicam. É necessário perceber e reconhecer a tempo os sinais da doença da ameixa. Eles são mais fáceis de lidar e derrotar logo no início. Bem, para proteger a árvore do jardim de tal infortúnio no futuro, procedimentos preventivos podem ser executados.
Resistência ao solo e às condições climáticas
Variedade com média resistência a geadas severas, portanto, nos primeiros anos após o plantio, a árvore precisa de um isolamento de alta qualidade, independente da zona climática. Também é importante notar que a ameixa é resistente à seca. Adapta-se facilmente ao calor e a pequenas flutuações de temperatura, por exemplo, geadas de retorno na primavera.