- Autores: Seleção do Extremo Oriente
- Tipo de crescimento: subdimensionado
- coroa: moderadamente espalhando, denso
- Tamanho da fruta: ampla
- Peso do fruto, g: 40
- Forma de fruta: arredondado
- Cor de fruta: laranja brilhante com um blush escarlate sólido
- Pele : forte, comestível
- Polpa (consistência): macio, suculento, denso
- Cor da polpa : amarelo
Ao escolher uma muda de ameixa para plantar em sua casa de verão, muitos param nas safras clássicas plantadas há décadas. Isso inclui a variedade de ameixa não caprichosa Generalskaya da seleção do Extremo Oriente.
História de criação
A ameixa Generalskaya é uma cultura frutífera com uma longa história. Um grupo de criadores da Sibéria e do Extremo Oriente trabalhou na sua criação. A variedade foi criada na década de 50 do século passado. A principal tarefa era criar uma variedade frutífera e resistente à geada que pudesse crescer produtivamente em um clima rigoroso. A ameixa é recomendada para cultivo em todas as zonas climáticas do país, incluindo a Sibéria e os Urais.
Descrição da variedade
A fruticultura Generalskaya é uma árvore de baixo crescimento caracterizada por um tronco de crescimento reto, uma forma de copa arredondada, uma forte distribuição de ramos e um sistema de raiz em torneira. A copa da árvore é suficientemente engrossada com folhagem verde-claro, por isso é recomendável desbastá-la periodicamente, dando acesso à luz e ao calor aos frutos maduros. O período de floração da árvore é no final de maio. Nesta altura, a copa da ameixa está recoberta de flores claras de tamanho médio que exalam um aroma agradável.
Características da fruta
Plum Generalskaya representa um grupo de espécies de frutos grandes. Em condições favoráveis, os frutos ganham peso de até 40 gramas. O formato das ameixas está correto - arredondado com uma superfície lisa e brilhante. Os frutos maduros têm uma bela cor - laranja brilhante, diluída com um sólido blush escarlate no lado ensolarado. O caroço do fruto é pequeno, separando-se facilmente da polpa. A casca da ameixa é firme, elástica, mas não dura, portanto comestível.
A finalidade das ameixas é universal, por isso são consumidas frescas, enlatadas, congeladas, processadas em compotas e conservas. Os frutos maduros não se esfarelam, são transportados sem perda de apresentação, podendo também ser armazenados em local fresco por até 30 dias.
Qualidades de sabor
As ameixas têm sabor e comercialização excelentes. A polpa amarelo-âmbar da fruta é caracterizada por uma consistência carnuda, densa e suculenta. O sabor é dominado por uma doçura pronunciada, harmoniosamente combinada com leve acidez e aroma de sobremesa. Na pele existem agradáveis notas de acidez. A polpa contém muitas vitaminas - A, C, K, E, além de potássio, ferro, cálcio, flúor e magnésio.
Amadurecimento e frutificação
A ameixa Generalskaya pertence à classe das espécies de maturação tardia. A primeira colheita pode ser observada no 3º ano após o plantio. A árvore frutifica regularmente, sem lacunas. As ameixas amadurecem em vários estágios. A fase de frutificação ativa ocorre no período de meados de agosto à 3ª década de setembro. A árvore retém a frutificação por 20-25 anos.
Produção
Os indicadores de rendimento da árvore são moderados.Com tecnologia agrícola adequada e condições favoráveis, até 30 kg de deliciosas ameixas podem ser retirados de 1 árvore por safra. É importante que as ameixas não possam ser retiradas da árvore na fase de maturação técnica, apenas totalmente maduras.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A variedade é autofértil, pelo que existe a necessidade de plantar árvores polinizadoras no local, cujo período de floração coincide com a da ameixa Generalskaya. A melhor variedade de polinizadores é Uralskaya krasnaya. A distância entre as árvores doadoras não deve exceder 10 metros.
Crescendo e cuidando
O plantio de uma muda pode ser realizado tanto na primavera (antes do surgimento dos botões) e no outono (um mês antes das geadas estáveis, ou seja, em outubro). A ameixa pode ser propagada de duas maneiras - a partir de uma pedra ou plantando uma muda. No dia do plantio da árvore, a temperatura não deve ser inferior a +12 graus.
Para o plantio, recomenda-se escolher uma área com boa iluminação e calor suficiente, mas protegida de correntes de ar. A ocorrência de água subterrânea deve ser profunda, já que os rizomas da árvore não gostam de umidade estagnada. Margas férteis com alta permeabilidade de umidade / ar e acidez neutra do solo serão ideais. Além disso, a ameixa adora espaço. A copa de uma árvore precisa de 6 metros de diâmetro.
O cuidado com as árvores consiste em atividades básicas: irrigação regular, capina periódica e soltura do solo, poda sanitária de galhos, formação de copas, fertilização, prevenção de doenças e infestações de insetos. A proteção para o inverno consiste em limpar a área de folhas e ervas daninhas, bem como aplicar cobertura morta na zona próxima à raiz. A caiação protege o tronco das queimaduras solares. Para roedores como ratos e lebres, jardineiros experientes recomendam a instalação de uma rede.
Resistência a doenças e pragas
A variedade é dotada de resistência média a muitas doenças fúngicas convencionais, portanto, antes da floração, é necessário tratar a árvore com uma solução de líquido bordalês. A proteção contra a infestação de insetos será fornecida por tratamento com inseticida.
Apesar de a ameixa ser considerada mais resistente do que muitas árvores frutíferas, ela não é imune a doenças. Ele é atacado por infecções virais, fúngicas e bacterianas, e os insetos parasitas o prejudicam. É necessário perceber e reconhecer a tempo os sinais da doença da ameixa. Eles são mais fáceis de lidar e derrotar logo no início. Bem, para proteger a árvore do jardim de tal infortúnio no futuro, procedimentos preventivos podem ser executados.
Resistência ao solo e às condições climáticas
A árvore possui boa resistência ao estresse. A variedade é resistente à geada e à seca.Além disso, ele não tem medo de geadas de retorno da primavera, flutuações de temperatura, sombra curta e calor. Vale lembrar que a alta resistência à geada em uma árvore se desenvolve a partir do 4º ano após o plantio.
Visão geral da revisão
A ameixeira Generalskaya há muito ocupa um lugar de destaque no registro das culturas favoritas dos residentes de verão. Isto porque a ameixa é totalmente inadmissível no cuidado, adapta-se rapidamente ao solo e às condições de cultivo, e também frutifica de forma estável, dando frutos incrivelmente saborosos. Para muitas donas de casa, o fato de a variedade ser universal, podendo ser guardada na geladeira por muito tempo, é importante.
Entre as deficiências, pode-se destacar a necessidade de freqüentes desbastes da copa, bem como uma resistência média a doenças.