- Autores: G.A. Kursakov (Instituto de Pesquisa Genética e Melhoramento de Plantas Frutíferas da Michurin)
- Apareceu ao cruzar: Eurásia 21 x beleza do Volga
- Ano de aprovação: 1985
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- coroa: arredondado
- Tamanho da fruta: acima da média
- Peso do fruto, g: 28-30
- Forma de fruta: oval-ovóide
- Cor de fruta: roxo avermelhado
- Pele : médio, firme, com uma camada espessa de cera
Os amantes da ameixa, ao formarem um jardim, precisam selecionar as variedades de ameixeiras mais caprichosas e produtivas. Isso inclui o Etude da seleção doméstica de meados do início do ano.
História de criação
A ameixa Etude apareceu como resultado da polinização cruzada de duas variedades - Volzhskaya krasavitsa e Eurasia 21. O autor desta variedade de ameixa é o criador G. A. Kursakov, que trabalha no All-Russian Research Institute em homenagem a V.I. I. V. Michurin. Em 1983, a ameixa passou com sucesso nos testes de variedades e dois anos depois (em 1985) juntou-se ao Registro Estadual de Conquistas de Reprodução. A cultura é zoneada na região Central da Terra Negra.
Descrição da variedade
O etude é uma árvore de tamanho médio com copa arredondada, rizoma desenvolvido, ramos moderadamente espalhados de cor castanha escura com superfície rugosa, rebentos acastanhados erectos poderosos e folhas grandes verdes escuras formando um espessamento médio. Os botões em forma de cone crescem sem aderir aos rebentos.
Flores grandes e claras, praticamente sem se tocar, caem ordenadamente em belas inflorescências. O período de floração é curto - a terceira década de maio.
Características da fruta
O Etude Home ameixa tem frutos grandes. Cuidando adequadamente da árvore, nela crescem frutas pesando 28-30 gramas. A forma das ameixas é oval-ovóide com uma superfície perfeitamente lisa, na qual se nota uma espessa camada de cera. Se você olhar de perto, você pode ver pequenos pontos acinzentados na pele. Os frutos maduros são caracterizados por uma cor púrpura-avermelhada uniforme e rica. A casca do fruto é bastante densa, ligeiramente áspera, com flor densa. A sutura abdominal das ameixas é moderadamente pronunciada.
As frutas toleram bem o transporte, podendo também ser armazenadas por muito tempo em local fresco - até 50-60 dias sem perda de sabor e apresentação. A finalidade das ameixas de mesa é que sejam consumidas frescas, enlatadas, congeladas e processadas.
Qualidades de sabor
A fruta tem um gosto ótimo. A sua polpa esverdeada, por vezes amarelada, é dotada de consistência carnuda, medianamente densa, tenra e muito suculenta. A fruta tem sabor equilibrado - doce e azedo, sem adstringência, complementado por um aroma pronunciado. A pequena pedra dentro da ameixa separa-se facilmente da polpa. A polpa contém menos de 12% de açúcares e quase 2% de ácidos.
Amadurecimento e frutificação
Plum Etude pertence à classe das variedades de maturação precoce e intermediária. Os primeiros frutos são esperados no 4º ano após o plantio, se a muda tiver um ano. A frutificação na árvore é estável - anual. As ameixas amadurecem rápida e amigavelmente, por isso o período de frutificação é encurtado. O amadurecimento em massa das ameixas ocorre na última semana de agosto.
Produção
Os indicadores de rendimento desta variedade de mesa são bons. Todos os anos há um aumento de 2-3 kg. Em média, em condições favoráveis, uma árvore jovem dá 20 kg, mas com o tempo, depois de 6-7 anos, esse número pode crescer até 60 kg.
Regiões em crescimento
A geografia do cultivo da ameixa se expandiu significativamente nos últimos anos. A árvore é amplamente cultivada nas regiões de Moscou, Voronezh, Yaroslavl e Leningrado. Além disso, as ameixas são plantadas na Ucrânia, Moldávia, Bielo-Rússia, Estônia e Cazaquistão.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
O estudo é uma variedade parcialmente autofértil, portanto a polinização cruzada é obrigatória. É devido às árvores doadoras que os indicadores de rendimento aumentam significativamente. Os polinizadores ideais, cujas datas de floração coincidem com a ameixa Etude, são: beleza Volzhskaya, Renklod Tambovskiy, Zarechnaya precoce. Agricultores experientes recomendam o cultivo de todas as 3 variedades no local.
Crescendo e cuidando
A estação ideal para o plantio de mudas de Etude é o outono - o período em que as árvores perdem sua folhagem. Recomenda-se comprar uma muda de um a dois anos com uma raiz desenvolvida sem danos. A distância entre as plantações deve ser de 3-4 metros para que as copas não se somem umas às outras.
O cultivo intensivo de árvores consiste nas seguintes atividades: regar, fertilizar, soltar o solo, formar uma copa, retirar galhos secos, cobertura morta e preparação para o inverno.
A rega é efectuada 1 a 2 vezes por semana, quando está muito calor lá fora. A poda dos ramos é realizada na primavera e no outono, rejuvenescendo a copa. Agulhas, húmus ou palha são usados como cobertura morta. Não é necessário isolamento das raízes e abrigo para o inverno, pois a ameixa é resistente à geada.
Resistência a doenças e pragas
Esta variedade tem elevada imunidade às formas parentais, o que protege a árvore de uma série de doenças - podridão dos frutos, moniliose, manchas perfuradas. Vale ressaltar também que a fruticultura não fica exposta à invasão de insetos e roedores.
Apesar de a ameixa ser considerada mais resistente do que muitas árvores frutíferas, ela não é imune a doenças. Ele é atacado por infecções virais, fúngicas e bacterianas, e insetos parasitas o prejudicam. É necessário perceber e reconhecer a tempo os sinais da doença da ameixa. Eles são mais fáceis de lidar e derrotar logo no início. Bem, para proteger a árvore do jardim de tal infortúnio no futuro, procedimentos preventivos podem ser executados.
Resistência ao solo e às condições climáticas
A ameixa tem boa resistência à geada, tolera facilmente o calor e os botões de flores não congelam. Além disso, a árvore é resistente à seca - é a seca que dá ao fruto uma doçura picante.
O terreno deve ser plano, ensolarado, no lado sul do jardim. É confortável para o dreno crescer em margas permeáveis à umidade e ao ar, com uma acidez neutra e águas subterrâneas profundas para que não haja estagnação de umidade.
Visão geral da revisão
A árvore de ameixa Etude é popular entre os residentes de verão e fazendeiros. Isso se deve ao fato de que a cultura se adapta rapidamente às condições de cultivo, não requer técnicas agrícolas complexas, além de apresentar rendimentos estáveis e grandes. Além disso, a ameixa caseira cativa com sua versatilidade, sabor incrível e alta imunidade.
Junto com as vantagens indiscutíveis, a variedade apresenta algumas desvantagens - a necessidade de poda regular dos ramos e desbaste parcial da copa.