- Autores: V.A. Matveev, Z.A. Kozlovskaya
- Apareceu ao cruzar: Eurásia 21 x Azhanskaya húngaro
- Tipo de crescimento: vigoroso
- coroa: redondo, espalhando
- Tamanho da fruta: muito grande
- Peso do fruto, g: mais de 40
- Forma de fruta: arredondado
- Cor de fruta: a cor principal é verde-amarelo claro, a cor tegumentar é expressa por um blush vermelho vivo em toda a superfície do fruto
- Polpa (consistência): suculento, médio-denso
- Cor da polpa : amarelo
A variedade de ameixa Delicate destina-se ao consumo in natura. É considerado bastante fecundo. A ameixa delicada foi obtida pelo cruzamento das variedades húngara Azhanskaya e Eurasia 21.
Descrição da variedade
Esta variedade pertence à espécie vigorosa. Sua coroa está espalhada e arredondada. A ameixa delicada é parcialmente autofértil. Ela precisará de polinização com outros tipos de ameixas caseiras.
Características da fruta
Os frutos são muito grandes, o peso de uma baga é superior a 40 gramas. Sua forma é redonda. A cor dos frutos maduros é verde-amarelo claro, podendo-se notar um rubor vermelho vivo na superfície.
A polpa dos bagos maduros tem uma densidade média, é muito suculenta, a sua cor é amarela. Os ossos são bastante pequenos por dentro, a separação do osso da polpa é boa.
Qualidades de sabor
A ameixa tem um sabor agridoce delicado. A pontuação da degustação é de 4,3 pontos.
Amadurecimento e frutificação
Esta variedade começa a frutificar de 3 a 4 anos após o plantio no solo. A variedade é considerada precoce. O período de frutificação é em agosto.
Produção
A ameixa delicada é considerada frutífera. Até 20 centners de frutas maduras podem ser colhidos de um hectare de terra.
Crescendo e cuidando
O plantio de ameixas pode ser feito tanto na primavera quanto no outono. A primeira opção é considerada a mais preferível. Esta variedade é melhor plantada em solos férteis: solo preto, argiloso, franco-arenoso e solo de castanheiro.
Você não deve plantar uma safra em lugares por onde passa o lençol freático. Também não é recomendado plantar perto de árvores grandes, que podem criar sombra e tirar água de outras plantas.
Cerca de duas semanas antes do plantio, são cavados buracos. Sua profundidade deve ser de cerca de 60-70 cm. Húmus e superfosfato são adicionados aos buracos escavados.
Se o solo for muito ácido, cinzas ou farinha de dolomita também são adicionadas. Depois disso, a drenagem é despejada no fundo de cada poço. Em seguida, os buracos são preenchidos até a metade com terra. Em seguida, as mudas de ameixa jovens são cuidadosamente colocadas nos poços. O colar da raiz precisará ser colocado 3-4 centímetros acima da superfície do solo.
Ao plantar, as raízes da planta são cuidadosamente, mas cuidadosamente esticadas. Eles são borrifados com um pouco de terra. Tudo isso está ligeiramente compactado. Depois disso, as mudas são bem regadas. Uma planta jovem tem de 3 a 4 baldes cheios de água. Quando toda a umidade é absorvida pelo solo, ele é coberto com húmus ou turfa.
É melhor fixar uma estaca junto com cada muda. O caule da planta é amarrado a ela com uma corda macia. A distância entre a vegetação e o suporte deve ser de aproximadamente 10-15 centímetros.
No processo de crescimento e desenvolvimento, a ameixa precisará ser regada.Lembre-se que o solo deve estar sempre ligeiramente úmido a uma profundidade de pelo menos 40 cm. Durante os períodos de seca, haverá pelo menos 5 baldes de água por árvore.
E também a ameixa precisará de alimentação adicional. Os fertilizantes minerais são aplicados anualmente. Durante a estação de crescimento da vegetação, são necessárias composições com alto teor de nitrogênio, magnésio e potássio e fósforo. Na primavera, uma solução de ureia e sulfato de potássio pode ser adicionada sob o ralo
Durante a formação dos frutos, o solo ao redor das árvores é abundantemente regado com uma solução de fezes de galinha (na proporção de 1: 20). No outono, recomenda-se a alimentação foliar com sulfato de potássio, além de superfosfato.
Se você planeja usar várias composições de nutrientes líquidos para fertilização, lembre-se de que elas são aplicadas apenas em covas pré-cavadas. Além disso, devem ser cavados a uma distância de 70-80 centímetros do tronco.
É importante remover o crescimento excessivo em tempo hábil. Caso contrário, o rendimento das árvores frutíferas diminuirá significativamente. Os rebentos são desenterrados ou cortados com uma tesoura de jardim. Este procedimento é realizado várias vezes durante o verão.
Além disso, esta cultura também precisa de uma poda adequada. A poda formativa é realizada na primavera do ano seguinte após o plantio no solo. Nos primeiros anos, a coroa muito espessa é freqüentemente desbastada, os crescimentos são encurtados.
Para proteger a cultura de doenças e pragas, no início da primavera e no outono, recomenda-se pulverizar a copa das árvores e o solo na zona próxima ao caule com líquido bordalês (3%). É melhor usar um borrifador para este tratamento.
Apesar de a ameixa ser considerada mais resistente do que muitas árvores frutíferas, ela não é imune a doenças. É atacado por infecções virais, fúngicas, bacterianas e por insetos parasitas. É necessário perceber e reconhecer os sinais da doença da ameixa com o tempo. Eles são mais fáceis de lidar e derrotar logo no início. Bem, para salvar uma árvore de jardim de tal infortúnio no futuro, procedimentos preventivos podem ser executados.