- Autores: V.P. Yagunov (seção de variedades Suzdal)
- Sinônimos de nomes: Prunus domestica Dashenka
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- coroa: piramidal, densidade média
- Altura da árvore, m: 3
- Tamanho da fruta: ampla
- Peso do fruto, g: 40-50
- Forma de fruta: oval alongado
- Cor de fruta: rosa-vermelho com flor cerosa cinza-azulada
- Pele : afinar
A ameixa Dashenka é uma variedade popular entre os jardineiros, apreciada por sua capacidade de crescer em condições climáticas adversas e com frutas deliciosas. Alto rendimento, resistência a geadas e pragas são as principais vantagens da cultura.
História de criação
A variedade foi criada pelo criador doméstico V. Yagunov, que batizou a ameixa em homenagem à sua própria neta. Outro nome oficial da variedade (oficial) - "Húngaro".
Descrição da variedade
Dasha é uma árvore de altura média.
Especificações:
- altura - 3 metros;
- as folhas são de tamanho médio e de cor verde rica, são brilhantes e ovais;
- a casca é densa, de cor cinza;
- a forma dos rebentos é arqueada.
A planta é adequada para o cultivo em condições de baixas temperaturas e secas. Para essas propriedades, a ameixa é apreciada pelos jardineiros das regiões norte.
Características da fruta
A variedade forma ameixas ovais de até 50 g. Características da fruta:
- casca fina de tonalidade vermelho-rosada;
- tamanho grande e formato oval alongado;
- costura abdominal clara;
- polpa macia;
- osso oval médio, que não se separa bem da polpa.
Características da variedade - ligeiro revestimento azulado da casca e presença de pequenos pontos escuros subcutâneos.
Qualidades de sabor
Os degustadores classificam o sabor da ameixa como doce e azedo. As frutas podem ser consumidas frescas e as ameixas também são adequadas para conservação. Deliciosas geléias, geléias, adjika e outras preparações são feitas a partir deles.
As frutas são ricas em nutrientes e oligoelementos que estão envolvidos na renovação e formação dos ossos, melhoram o funcionamento do sistema nervoso, além de apresentar outros efeitos positivos no organismo. Quando maduras, as ameixas atraem com um aroma rico.
Amadurecimento e frutificação
Dasha começa a dar frutos apenas 3-5 anos após o plantio. As primeiras flores aparecem mais perto de maio, os frutos amadurecem no início do outono. A colheita já é possível em setembro.
Produção
A variedade tem alto rendimento, pelo que é apreciada pelos jardineiros. Em média, é possível coletar até 50 kg de uma árvore por temporada. A transportabilidade da fruta é boa, apesar da casca fina. A longa vida útil permite que os drenos sejam transportados por longas distâncias.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A ameixa é parcialmente autofértil, portanto requer o plantio de árvores polinizadoras próximo a si mesma.
Crescendo e cuidando
Conseguir uma boa colheita ajudará na abordagem correta de plantio e cultivo. Você precisa começar escolhendo um lugar.Plum é bastante exigente, as principais recomendações serão as seguintes:
- o local deve estar ensolarado e praticamente sem vento, entretanto, sombra parcial clara é aceitável;
- a água subterrânea deve estar a uma profundidade tal que a planta não apodreça com o excesso e não seque por falta de umidade;
- solo preto, solo argiloso e arenoso são adequados para o plantio;
- o solo não pode ter indicador de acidez superestimado;
- é melhor plantar uma ameixa em áreas planas onde a planta irá criar raízes rapidamente.
Antes do plantio, recomenda-se escavar previamente o solo, aplicar fertilizantes de compostos orgânicos e soltar o solo para saturá-lo de oxigênio. É melhor plantar mudas na primavera, quando o clima está quente. Ao final do plantio, 10 litros de água são adicionados ao solo.
Mudas jovens precisam de muito cuidado: rega e fertilização oportunas, poda.
- Em até 3 anos a partir do momento do plantio, a planta deve receber em tempo hábil o volume de água necessário na ordem de 20 litros. Recomenda-se regar a ameixa 2 vezes por semana. O líquido deve ser protegido antes do uso.
- A planta não precisa ser alimentada por 2 anos enquanto está se formando. A fertilização adicional é recomendada antes da floração e no outono, mas após a colheita. Composições minerais e de nitrogênio são usadas como fertilizantes.
- Poda. O primeiro procedimento é realizado na hora do plantio para formar a copa. Além disso, a poda deve ser realizada duas vezes por estação: na primavera e no outono, retirando todos os brotos, exceto os principais, e também encurtando os ramos muito longos.
Levar em consideração as recomendações permitirá que você obtenha uma frutificação estável.
Resistência a doenças e pragas
Apesar de sua boa imunidade à maioria das pragas e doenças, a ameixa é atacada por pulgões, que destroem flores e folhas. O combate aos insetos nocivos envolve tratamentos preventivos, além da limpeza manual das pragas das folhas danificadas.
Entre as doenças das ameixas, a clasterosporia é perigosa - um fungo que mata folhas e brotos. A irrigação com uma solução contendo sulfato de cobre e o afrouxamento regular do solo ajudam a fortalecer a imunidade da planta.
Apesar de a ameixa ser considerada mais resistente do que muitas árvores frutíferas, ela não é imune a doenças. Ele é atacado por infecções virais, fúngicas e bacterianas, e insetos parasitas o prejudicam. É necessário perceber e reconhecer a tempo os sinais da doença da ameixa. Eles são mais fáceis de lidar e derrotar logo no início. Bem, para salvar uma árvore de jardim de tal infortúnio no futuro, procedimentos preventivos podem ser executados.