- Autores: A. F. Kolesnikova, G. B. Zhdanova, T. A. Trofimova (Instituto de Pesquisa de Melhoramento de Culturas de Frutas em toda a Rússia)
- Apareceu ao cruzar: Norte da Hungria x Iskra + ameixas Tambov
- Ano de aprovação: 2006
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- coroa: esférico, elevado, espesso
- Altura da árvore, m: 2,5
- Tamanho da fruta: ampla
- Peso do fruto, g: 34,4-40,5
- Forma de fruta: ovoide
- Cor de fruta: verde, tegumentar marrom-vinho
Os amantes de ameixas sempre procuram plantar uma ou duas espécies favoritas em sua cabana de verão, que não são caprichosas em seus cuidados, mas dão uma boa colheita todos os anos. Isso inclui a variedade de ameixa de amadurecimento tardio Bolkhovchanka de seleção doméstica.
História de criação
A ameixa Bolkhovchanka apareceu há mais de 30 anos, como resultado de muitos anos de trabalho de um grupo de cientistas do Instituto de Pesquisa para Reprodução de Frutas (T.A. Trofimova, G. B. Zhdanova e A. F. Kolesnikova). Por 20 anos, a cultura foi aprovada em testes de variedades e somente em 2006 foi incluída no Registro Estadual de Conquistas de Reprodução da Rússia. As formas parentais de ameixa são: Iskra, Severnaya Vengerka e ameixas Tambov. É recomendado para o cultivo de ameixeiras nas regiões Central e Central da Terra Negra.
Descrição da variedade
A ameixa de maturação tardia é uma árvore de tamanho médio com forma de copa esférica e elevada. Em condições favoráveis, a árvore cresce até 2,5 metros de altura. É caracterizada por uma copa altamente espessa de folhagem verde claro, casca cinzenta e lisa do tronco e ramos, um poderoso sistema radicular e botões generativos que se formam nos ramos dos frutos.
A árvore floresce de 10 a 12 de maio. Durante este período, a coroa esférica é densamente coberta por grandes flores brancas como a neve, e 3 flores são formadas em cada inflorescência.
Características da fruta
A ameixa Bolkhovchanka representa uma classe de espécies de frutos grandes. Frutos com peso de 34,4 a 40,5 gramas amadurecem na árvore. As ameixas não têm um formato muito bonito - ovóides com o topo arredondado. A superfície da fruta é lisa, brilhante, ligeiramente recoberta por uma camada cerosa. A sutura abdominal nas ameixas é perceptível. Os frutos maduros são recobertos por uma cor verde pálida irregular, diluída com um blush marrom bordô em quase toda a superfície. A casca da fruta é de densidade moderada, não dura.
As ameixas são utilizadas para uso universal - frescas, na culinária, enlatadas e processadas. A transportabilidade da fruta é boa e a qualidade de conservação é média. A fruta pode ser armazenada por muito tempo apenas na temperatura adequada.
Qualidades de sabor
O excelente sabor compensa o aspecto pouco atraente das ameixas. A polpa amarelada do fruto apresenta uma consistência tenra, carnuda e muito suculenta. O sabor é dominado pela doçura, harmoniosamente combinada com acidez picante. O suco de fruta é incolor e o aroma não é muito pronunciado. Um pequeno osso dentro da fruta é facilmente separado da polpa. A polpa contém 7,4% de açúcares e 18,3% de ácidos.
Amadurecimento e frutificação
A cultura começa a frutificar no 5º ano após o plantio. A ameixa amadurece tarde. A fase de frutificação ativa ocorre no final de agosto - início de setembro. A ameixa dá frutos de forma constante - anualmente. Os frutos não amadurecem ao mesmo tempo, portanto, o período de amadurecimento ativo das ameixas é um tanto alongado.
Produção
Bolkhovchanka tem altos rendimentos. Em média, 119,9 centners de ameixas maduras podem ser colhidas em 1 hectare. Um rendimento de 160 kg / ha pode ser alcançado desde que todas as regras do cultivo agrícola sejam cumpridas.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Bolkhovchanka é uma variedade de ameixa autofértil, na qual apenas 4-5% das flores são polinizadas sem árvores doadoras. A situação pode ser corrigida com a ajuda da polinização cruzada. As melhores árvores doadoras são variedades com períodos de floração médios, por exemplo, a fazenda coletiva Record e Renklod. O trabalho das abelhas pode ser eficaz a uma distância de até 40-50 metros.
Crescendo e cuidando
A melhor época para o plantio de uma muda de ameixa Bolkhovchanka é a primavera - uma semana depois que o solo está completamente descongelado. A distância entre as mudas ou outras plantações deve ser de pelo menos 2,5-3 metros. O local deve ser escolhido em um pequeno morro com passagem profunda de água subterrânea, para que não ocorra estagnação da umidade, que pode destruir o sistema radicular da árvore.
A tecnologia agrícola das frutíferas é padrão, mas atenção especial deve ser dada aos cuidados no primeiro ano de crescimento das árvores. É necessário regar a ameixa de acordo com o esquema - após a floração, durante o aparecimento da massa dos ovários e antes do inverno, se o outono for seco. Os fertilizantes são aplicados três vezes por estação - na primavera (contendo nitrogênio), após a floração (potássio e fertilização orgânica), na época da escavação do outono (misturas de superfosfato). A modelagem da coroa Bolkhovchanka é realizada em forma de tigela, o que garante fácil manutenção e ventilação suficiente. Além disso, a árvore precisará de poda e desbaste sanitário.
Resistência a doenças e pragas
A variedade é caracterizada por boa resistência à infestação de clotterosporia e pulgões. Tratamentos preventivos com preparações especiais ajudam a proteger contra sarna, oídio e manchas. A caiação do tronco e dos ramos ajudará a prevenir a fixação de parasitas - o primeiro é realizado antes da floração e o segundo - no final do outono.
Apesar de a ameixa ser considerada mais resistente do que muitas árvores frutíferas, ela não é imune a doenças. Ele é atacado por infecções virais, fúngicas e bacterianas, e insetos parasitas o prejudicam. É necessário perceber e reconhecer a tempo os sinais da doença da ameixa. Eles são mais fáceis de lidar e derrotar logo no início. Bem, para proteger a árvore do jardim de tal infortúnio no futuro, procedimentos preventivos podem ser executados.
Resistência ao solo e às condições climáticas
A área onde a considerada ameixeira crescerá confortavelmente deve ser ensolarada, protegida de correntes de ar e rajadas de vento.Os solos ideais são considerados férteis, respiráveis e com acidez neutra. Pode ser solo argiloso, chernozem ou podzólico.
É importante notar que a ameixa Bolkhovchanka é resistente à geada, tolera facilmente o calor, mas é desconfortável crescer com sombra prolongada e umidade excessiva.
Visão geral da revisão
Bolkhovchanka é um visitante frequente de plantações agrícolas e chalés de verão. A ameixa é amada por sua tecnologia agrícola despretensiosa, rápida adaptação às características climáticas da região, safra estável e excelente sabor. A desvantagem de uma colheita de frutas é a necessidade de poda regular e desbaste dos ramos.