- Autores: R.V. Korneev, V.A. Korneev (fortaleza Dubovsky do Instituto de Pesquisa Agrícola do Baixo Volga)
- Apareceu ao cruzar: Gigante x local húngaro
- Ano de aprovação: 1987
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- coroa: redondo, elevado, de densidade média
- Tamanho da fruta: ampla
- Peso do fruto, g: 30-35
- Forma de fruta: oval alongado
- Cor de fruta: roxo escuro, quase preto quando maduro com uma flor cerosa azulada
- Polpa (consistência): denso, suculento
As ameixas doces e suculentas são usadas há muito tempo na Rússia para fazer geleias, compotas e outras guloseimas. Para tornar a colheita feliz, você precisa escolher a variedade certa e cuidar dela regularmente. A variedade de ameixa Bogatyrskaya tem características notáveis de sabor.
Descrição da variedade
A vida útil da árvore varia de 15 a 30 anos. As plantas de médio porte atingem 4 m de altura. A partir do momento em que a árvore começa a dar frutos, seu crescimento para. A coroa tem formato arredondado. É ligeiramente espalhado e elevado. A densidade é média.
Os ramos curvos são cinzentos e crescem em um ângulo agudo em relação ao tronco. Os tiros são poderosos. Sua cor é cinza com marrom. A superfície é coberta por muitas lentilhas. A espessura e o comprimento são médios.
Cada lado da folha é pintado em uma cor diferente. Acima é verde escuro e abaixo é claro. Nas pontas, as folhas são ligeiramente pontiagudas e ligeiramente pubescentes. Os tamanhos são médios. A superfície é ondulada. Forma - obovado. Na primavera, formam-se flores brancas de tamanho médio, podendo ser triplas ou duplas.
Características da fruta
As ameixas da variedade Bogatyrskaya são consideradas grandes devido ao seu peso de 30–35 g. Os frutos maduros são cobertos por uma casca roxa escura, quase preta. Um leve desabrochar ceroso de tom azulado é perceptível. A forma é oval, ligeiramente alongada.
Uma polpa densa com uma grande quantidade de suco se forma em seu interior. Cor - verde-amarelo. A sutura abdominal na baga é quase invisível. No interior, cresce um osso de tamanho médio, que é facilmente destacado da polpa.
As frutas universais são adequadas para fazer sucos, compotas, geléias ou enlatados. De frutas frescas, você pode preparar uma tintura com sabor. Além disso, a fruta pode ser usada como recheio de torta.
Qualidades de sabor
Todos os residentes de verão que estão pessoalmente familiarizados com o cultivo desta variedade falam sobre o excelente sabor das ameixas. A polpa suculenta tem um sabor delicado e rico com notas de mel. Devido ao seu alto teor de açúcar (12,66%), as ameixas ficam doces. O volume do conteúdo de matéria seca é de 17,9%. Além disso, a colheita é rica em vitaminas e minerais úteis.
Amadurecimento e frutificação
As árvores começam a dar frutos quando atingem 4–5 anos de idade. A floração começa no início de maio, portanto as datas de maturação são marcadas como tardias ou muito tardias. Os frutos maduros são colhidos na segunda década do último mês de verão. Com os cuidados certos, é fácil conseguir uma colheita consistente.
Produção
O rendimento de uma árvore é de 60 a 80 kg de frutos, o que indica um alto rendimento. Mesmo ameixas totalmente maduras são altamente transportáveis.Esta característica é muito importante no cultivo de frutas para fins comerciais, uma vez que a safra deve ser transportada por longas distâncias.
Crescendo e cuidando
A variedade Bogatyrskaya é considerada autopolinizada, portanto, não precisa plantar frutas adicionais. As datas para o plantio de árvores caem na primavera ou no outono. Recomenda-se escolher a primeira opção, pois durante o plantio na primavera, as raízes vão se adaptar rapidamente ao novo ambiente e solo. O plantio de outono é escolhido nas regiões do sul, onde a primavera começa cedo e o verão é quente e seco.
O local escolhido para o transplante deve ser preparado 2 semanas antes da obra. A cova deve ter cerca de 60 cm de profundidade e cerca de 80 cm de largura. A distância mínima entre as árvores é de 4 m.
A ameixa prefere solo franco-arenoso ou argiloso. Ao plantar árvores em solo argiloso, a areia do rio é misturada a ele. As camadas superiores do solo são alimentadas pela adição de turfa (1 balde), húmus (1 balde), sulfato de potássio (45 g), superfosfato (0,5 kg) e cinzas. Com alto índice de acidez, a cal é misturada ao solo (são utilizados 500 g da substância por metro quadrado).
Recomenda-se escolher um jardim do sul ou sudeste em um clima temperado. A área deve ser bem iluminada pelo sol, principalmente pela manhã. Para evitar a estagnação da umidade, as ameixas costumam ser plantadas em uma pequena elevação. As raízes não devem atingir as águas subterrâneas, se houver. Para proteger a plantação de rajadas de ar frio, o local é protegido com cercas e outras cercas. Você também pode pousar próximo a edifícios baixos.
A saúde das mudas e sua subsequente frutificação depende do cuidado com as plantas jovens. Após a rega, o solo na área do círculo do tronco é solto e todas as ervas daninhas são destruídas. Ao final do afrouxamento, a árvore é alimentada com 1 balde de húmus.
A ameixa Bogatyrskaya adora água, mas a umidade excessiva tem um efeito negativo nas condições da árvore. As folhas perdem a cor e os frutos param de endurecer. A irrigação é realizada a cada 7 dias, gastando-se 3 baldes para cada planta jovem. Para regar árvores maduras, use 4 baldes de água limpa. A frequência de rega é de 6 vezes ao longo da temporada. A seca prolongada leva ao fato de que a safra começa a cair ainda não madura.
Uma grande quantidade de água é introduzida antes do inverno que se aproxima. Este procedimento é chamado de carga de umidade e é necessário para preparar a ameixa para o gelo.
O processo de fertilização merece atenção especial. Nenhum tratamento de cobertura é aplicado imediatamente após o plantio. Durante o primeiro ano de vida, a planta é tratada com um estimulante de crescimento. O procedimento é realizado uma vez a cada 7-12 dias. As ameixas frutíferas são fertilizadas várias vezes ao longo da temporada:
- antes da floração, é introduzida a ureia, 90 g da qual é dissolvida em 2 litros de água;
- durante a formação dos frutos, passam para o nitrofosfato, consumindo-se 60 g da substância por 2 litros de água;
- assim que a safra é colhida, o superfosfato é usado (as proporções são as mesmas que para a substância acima);
- com o início do outono, as ameixas são alimentadas com esterco podre, um balde é suficiente para alimentar uma árvore adulta.
Os fertilizantes são usados todas as safras para não reduzir o rendimento. Ao completar 15 anos, o volume de matéria orgânica dobra. No outono, a fertilização com nitrogênio não é necessária. Essa substância afeta a formação de uma densa massa verde, que não é necessária em uma determinada época do ano.
As folhas amarelas geralmente indicam falta de potássio. Para compensar a falta desse componente, você pode usar ureia ou nitrato de amônio. A coroa é tratada com essas substâncias. Com a falta de magnésio, as bordas da folhagem se curvam. Você pode corrigir a situação com potássio ou magnésio. Consumo - 30 g por m². m plot.
A poda é realizada no início de abril ou no final de março. Ao realizar o trabalho, a temperatura do ar deve ser de pelo menos 10 °. Ao formar uma coroa, é preferível escolher uma forma em camadas.Galhos fracos e quebrados também são descartados regularmente. Se a copa for muito grossa, deve ser desbastada, caso contrário, os frutos não receberão luz solar suficiente. O processo de metabolismo do oxigênio também é interrompido, a árvore pode começar a doer - outra razão para a poda regular e desbaste da massa verde.
Apesar de a ameixa ser considerada mais resistente do que muitas árvores frutíferas, ela não é imune a doenças. Ele é atacado por infecções virais, fúngicas e bacterianas, e insetos parasitas o prejudicam. É necessário perceber e reconhecer a tempo os sinais da doença da ameixa. Eles são mais fáceis de lidar e derrotar logo no início. Bem, para proteger a árvore do jardim de tal infortúnio no futuro, procedimentos preventivos podem ser executados.