- Autores: EUA
- Apareceu ao cruzar: Stanley x Presidente
- Sinônimos de nomes: Bluefre, Blue Free
- Tipo de crescimento: vigoroso
- coroa: denso, espalhando, amplamente oval
- Altura da árvore, m: 2-5
- Tamanho da fruta: grande ou muito grande
- Peso do fruto, g: 60-70 e mais
- Forma de fruta: oval arredondado
- Cor de fruta: azulado escuro, com uma cobertura cerosa densa
A ameixa Bluefri - luxuosa, com frutos grandes, é uma das variedades mais desejadas pelos jardineiros russos. Uma vez que não foi testado na Federação Russa, também não há registro no Registro do Estado. As mudas também podem ser encontradas à venda com o nome de Blue Free.
História de criação
Uma variedade de seleção americana. Foi obtido cruzando a lendária ameixa Stanley e o Presidente.
Descrição da variedade
A Bluefri tem uma força de crescimento significativa. Uma ameixeira adulta atinge 5 m de altura, uma jovem rapidamente se estende por 2 m ou mais. A coroa é formada amplamente, é densa e espalhada. Os tiros do condutor central se ramificam em um ângulo significativo. A frutificação ocorre nos ramos do bouquet.
Características da fruta
As ameixas dessa variedade são altamente comercializáveis, têm boa transportabilidade e excelentes perspectivas comerciais. Os frutos são muito grandes, pesando cada um 60-70 g.O formato das ameixas é redondo-ovalado, a casca é azulada escura, com densa floração cerosa, com pronunciadas perfurações subcutâneas localizadas de forma caótica. A polpa da fruta verde é esverdeada, amarela quando totalmente madura. A pedra é grande, mal separada.
Qualidades de sabor
As ameixas são doces, melosas, de aroma forte e muito agradável. A consistência da polpa é macia, suculenta. A pontuação de degustação dessa variedade chega a 4,6 pontos. Eles podem ser armazenados na geladeira por até 3 meses.
Amadurecimento e frutificação
A variedade é de crescimento rápido, a primeira colheita é feita em 3-4 anos. Esta ameixa está atrasada no amadurecimento. Ele dá frutos em meados de setembro, anualmente.
Produção
Os volumes de coleta são altos, de cada árvore é possível retirar até 90 kg de frutos maduros.
Regiões em crescimento
Oficialmente, a variedade não é dividida em zonas para a Federação Russa. Mas é cultivado com sucesso em quase todos os lugares, desde a região de Moscou até a região central da Terra Negra.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A variedade é parcialmente autofértil. Ameixas de subespécies parentais, bem como a Imperatriz, Anna Shpet, Rusch são mais adequadas para ele como polinizadores.
Crescendo e cuidando
Bluefree é uma ameixa sensível à boa aparência. As plantas são higrófilas, respondem bem à alimentação. Devido à sua tendência ao espessamento, requer desbaste e formação de copas constantes.
O plantio da planta é realizado nos meses de outono no sul, no norte é melhor adiar até a primavera. É importante que antes do frio a ameixa tenha tempo para se aclimatar. As mudas são selecionadas na idade de 1-2 anos. O fosso de pouso no local é preparado parcialmente à sombra, mas em uma área bem iluminada. Esta árvore não tolera muito bem o calor extremo.
O furo é formado a uma profundidade de 0,8 me na mesma faixa de diâmetro.O excesso de solo é removido, misturado com fertilizantes orgânicos e um complexo mineral. Solos densos podem ser ligeiramente diluídos com areia, soltando-os. Em seguida, o fosso é preenchido com substrato de solo em 2/3. A muda também fica de molho, as raízes são colocadas em um ambiente úmido, pode-se adicionar um estimulador de crescimento.
O resto do processo de plantio é padrão. Uma jovem árvore é colocada em um buraco, polvilhada com o restante da terra. O solo é compactado no círculo próximo ao caule de modo a elevar o colo da raiz acima da borda da cova, em cerca de 2 cm. A planta é regada com 3 baldes de água, dosados em 10 litros cada, permitindo sua absorção . O condutor central é então cortado a uma altura de cerca de 0,8 m.
Resistência a doenças e pragas
A ameixa raiada não é muito suscetível a doenças fúngicas, é resistente à maioria das pragas. A crosta está afetada, a planta está relativamente protegida dela, mas não completamente. Tolerante a tubarão - varíola que afeta a ameixa.
Apesar de a ameixa ser considerada mais resistente do que muitas árvores frutíferas, ela não é imune a doenças. Ele é atacado por infecções virais, fúngicas e bacterianas, e os insetos parasitas o prejudicam. É necessário perceber e reconhecer a tempo os sinais da doença da ameixa. Eles são mais fáceis de lidar e derrotar logo no início. Bem, para proteger a árvore do jardim de tal infortúnio no futuro, procedimentos preventivos podem ser executados.
Visão geral da revisão
Segundo os moradores do verão, a ameixa Bluefri praticamente não tem defeitos. Jardineiros experientes aconselham não se apressar em colher os frutos desta árvore. Eles são deixados nos galhos até meados de outubro, se as condições climáticas permitirem. Essas ameixas são as mais saborosas. Os frutos recolhidos são armazenados em caixas, congelados, processados, obtendo-se deliciosas ameixas ou compotas.
As desvantagens menores da variedade podem ser consideradas uma fraca resistência à seca. E também os jardineiros estão insatisfeitos com o fato de que a colheita tem que ser racionada para que os frutos não encolham, permaneçam grandes e suculentos. Se todos os ovários forem preservados, os galhos da árvore podem simplesmente quebrar sob a massa da colheita em maturação.