- Sinônimos de nomes: Blue Sweet
- coroa: estreito piramidal
- Altura da árvore, m: 2
- Tamanho da fruta: ampla
- Peso do fruto, g: até 70
- Forma de fruta: oval, ligeiramente achatado
- Cor de fruta: lilás-rosado
- Polpa (consistência): suculento, bastante denso
- Cor da polpa : amarelo-rosa
- Tamanho do osso: pequena
A variedade Blue Sweet é uma variedade colunar despretensiosa. A planta é caracterizada por alta resistência à geada, excelente imunidade e excelente frutificação. Os frutos são consumidos in natura, para a confecção de compotas, compotas, compotas, para congelação e secagem. A ameixa é cultivada em jardins domésticos e usada para cultivo industrial.
História de criação
Esta é uma variedade muito jovem, criada por criadores húngaros durante a polinização cruzada de espécies de seleção local: Dachny e Bliznets.
Descrição da variedade
A ameixa colunar atinge a altura de 2 m, o tronco reto e forte, uma coroa piramidal estreita com um volume de até 90 cm. A floração começa no final de abril - início de maio. Os ovários aparecem em lanças e argolinhas. As raízes são pouco desenvolvidas e localizadas na superfície. Frutificando até 18-20 anos, então cessa.
Características da fruta
As ameixas são grandes, pesando até 70 g, ovais, ligeiramente alongadas, de cor rosa-violeta ou púrpura escura, com flor de cera e pontos subcutâneos. A pele é firme, sem tendência a rachar. A polpa é muito densa e suculenta, de cor rosa-amarelada, o caroço é pequeno.
Os frutos têm uma boa apresentação, em estado de maturação removível são bem transportados, podendo ser armazenados a uma temperatura de + 6 ... 8 graus durante cerca de um mês.
Qualidades de sabor
O sabor é doce refrescante com acidez perceptível, açúcar - 11-14%, ácidos 2-3,5%. Segundo as avaliações, são considerados os mais saborosos.
Amadurecimento e frutificação
A árvore começa a dar frutos um ano após o plantio. É considerada uma espécie de meia-temporada em termos de amadurecimento. Os frutos começam a amadurecer na primeira quinzena de agosto, não são propensos a derramamento.
Produção
Cerca de 13 kg são retirados de uma árvore jovem, um adulto com tecnologia agrícola de alta qualidade pode trazer 2 vezes mais.
Regiões em crescimento
A cultura é recomendada para cultivo em climas temperados, principalmente na parte central da Rússia.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Para o aparecimento de ovários, uma variedade polinizadora deve ser colocada ao lado dele; as variedades são adequadas: Stanley, Bluefri, Imperial.
Crescendo e cuidando
A variedade não exige cuidados. A ameixa prefere solo fértil saturado de húmus. A melhor época para desembarcar é na primavera, depois que a neve derreteu. As plantas são plantadas em fileiras a uma distância de 30-50 cm umas das outras e 120-150 cm entre as fileiras.
As mudas são escolhidas para plantas anuais, estas criam raízes melhor. O caroço da muda é feito 2 vezes o volume da raiz. Uma mistura de terra, húmus e areia é despejada no buraco. A muda é colocada de forma que o local da enxertia fique acima do solo. Após o plantio, regue abundantemente com a adição de algumas gotas de "Epin" ou "Zircão" à água morna.
As árvores jovens devem ser protegidas da hipotermia, quando a ameixa fica mais forte pode até suportar as geadas siberianas.
As ameixas jovens precisam de rega e alimentação regulares.Os nutrientes são aplicados 3 vezes por ano: 1ª vez após a abertura dos botões, 2ª - após 2 semanas, 3ª vez - mais 2 semanas depois. Para a alimentação, utiliza-se uma solução de ureia: 50 g da substância são diluídos em 10 litros de água, ou ureia: 50 g da substância são diluídos em 10 litros de água. Despeje 2 litros de solução debaixo de uma árvore. No final da temporada, eles são alimentados com compostos de fósforo e potássio. O método foliar é tratado com o medicamento "Heteroauxin".
As árvores maduras exigem menos água: basta umedecê-las 1 a 2 vezes por mês, na ausência de chuva com mais frequência. Alguns jardineiros organizam a rega automática.
Nos primeiros dois anos após o plantio, recomenda-se colher todas as inflorescências para que a planta cresça mais forte e forme raízes poderosas.
O tronco da árvore pode ser amarrado a um suporte - isso reduzirá o risco de quebra por rajadas de vento, especialmente durante o período de frutificação. A forma colunar não requer poda formativa, mas o topo às vezes começa a se bifurcar - é melhor remover brotos adicionais. A poda sanitária é feita no início da primavera ou no outono. Em outubro seco, a irrigação com carregamento de água é feita.
Resistência a doenças e pragas
A cultura é pouco suscetível a doenças fúngicas. Para prevenção, recomenda-se realizar o tratamento com solução de sulfato de cobre ou calda bordalesa: na primavera - antes do surgimento dos botões e no final do verão - após a colheita.
Apesar de a ameixa ser considerada mais resistente do que muitas árvores frutíferas, ela não é imune a doenças. Ele é atacado por infecções virais, fúngicas e bacterianas, e insetos parasitas o prejudicam. É necessário perceber e reconhecer a tempo os sinais da doença da ameixa. Eles são mais fáceis de lidar e derrotar logo no início. Bem, para proteger a árvore do jardim de tal infortúnio no futuro, procedimentos preventivos podem ser executados.
Resistência ao solo e às condições climáticas
A variedade é muito resistente ao inverno: pode suportar temperaturas de até -35 graus, mas a parte superior da ameixa pode congelar sob geadas severas. Antes do início do tempo frio, o círculo do tronco é coberto com cobertura morta, o tronco da árvore é cuidadosamente coberto. Para regiões com invernos rigorosos, é melhor escolher mudas em um porta-enxerto resistente à geada. A espécie tolera bem a seca, mas com a falta de umidade o rendimento diminui.
Visão geral da revisão
Os jardineiros chamam a Blue Sweet de ameixa do norte e apreciam a planta por seu tamanho pequeno e colheita abundante.O sabor das ameixas caracteriza-se como "delicioso": frutos pouco maduros com ligeiro azedume e, quando totalmente maduros, são muito doces com sabor a baunilha.