- Apareceu ao cruzar: ameixa x cereja
- Tipo de crescimento: vigoroso
- coroa: piramidal, espessura média
- Altura da árvore, m: Até 5
- Tamanho da fruta: ampla
- Peso do fruto, g: 200
- Forma de fruta: volta
- Cor de fruta: bordô ou roxo
- Pele : muito apertado
- Polpa (consistência): denso
O gigante Burbank é um híbrido diplóide de ameixa cereja e ameixa. Foi criado por Luther Burbank, EUA, o autor não apenas de novas variedades, mas de várias plantas fundamentalmente novas (ameixa sem sementes, baga do sol).
Descrição da variedade
A ameixa Burbank gigante é uma árvore de altura média, geralmente de até 2,5 metros, mas o potencial de crescimento é de até 5 metros. A árvore é fina, graciosa, ampla, a copa é piramidal, de densidade média. A folhagem é abundante, de cor verde escura. A taxa de crescimento é média. As plantas diplóides têm um conjunto duplo de cromossomos paternos e maternos. Essas ameixas têm frutos suculentos muito grandes, são resistentes e amadurecem mais rápido.
Características da fruta
Os frutos são grandes, são enormes até para uma ameixa diplóide, podem chegar a 200 gramas. O peso médio do fruto é de 150 gramas. Diâmetro - 4-5 cm, os frutos individuais podem ter até 9 cm de diâmetro. O formato das ameixas é redondo, com costura pronunciada. A pele é cor de vinho, escurece à medida que amadurece, tornando-se azul-violeta, quase preta. Os frutos maduros são cobertos por uma flor cinza cerosa. A polpa é medianamente densa, luminosa, de cor amarelo-alaranjada, à pele é rosa-avermelhada. O caroço é muito pequeno e não pode ser separado da polpa. Os frutos toleram bem o transporte e apresentam excelentes qualidades: regular, calibrado, espetacular.
Qualidades de sabor
A polpa da ameixa gigante Burbank tem sabor agridoce, com predominância de doçura. É perfumado, aromático, delicado, de excelente consistência densa. A suculência é moderada. O sabor é rico, brilhante e equilibrado. A nomeação é universal. As ameixas são consumidas frescas, usadas para os brotos, secas nas ameixas.
Amadurecimento e frutificação
A variedade é de maturação precoce, a colheita é feita na última década de julho e na primeira década de agosto. A ameixa fica muito tempo no caule, não cai, o tempo de colheita pode ser variado. As plantas começam a dar frutos 3-4 anos após o plantio.
Produção
Produtividade - 30 kg de 1 árvore.
Regiões em crescimento
Na Ucrânia, a planta pode ser cultivada em todas as regiões, na Federação Russa é preferível cultivá-la no sul. Na faixa do meio, o cultivo desta ameixa pode ser atribuído ao campo da jardinagem experimental.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A planta é autofértil, mas o plantio de várias outras variedades será benéfico.
Crescendo e cuidando
O melhor caldo é a ameixa cereja. As mudas para o plantio devem ter raízes vivas, saudáveis e bem ramificadas. As plantas são plantadas em locais ensolarados e calmos, a ameixa não gosta de umidade estagnada ou neve. A água subterrânea não deve estar mais próxima do que um metro e meio. Distância entre árvores - 2 m, entre linhas - 4 m.Se estiver planejado o cultivo da ameixa gigante de Burbank em todo o seu potencial, a distância de outras plantas deve ser de pelo menos 3 metros.
O solo deve ser solto, bem cavado, 1 sq. medidor é trazido em 1 balde de húmus, 2 colheres de sopa. colheres de sopa de superfosfato e 1 xícara de cinza peneirada. As ameixas preferem solos alcalinos. Se o teste de tornassol apresentar uma cor rosa ou vermelha, a área precisa ser desacidificada. Farinha de dolomita, cal apagada e giz triturado são adicionados ao solo ácido.
É melhor fertilizar no outono e plantar as plantas na primavera. As covas de plantio são cavadas 2 semanas antes do plantio, com profundidade e tamanho a partir de 60 cm, mas deve-se orientar pelo tamanho da muda. Uma mistura de nutrientes de húmus, cinzas e superfosfato é despejada no fundo do poço, polvilhada com uma camada de solo comum.
Ao plantar, deixa o colar da raiz da ameixa 2-5 cm acima do nível do solo. O solo é bem compactado, um rolo é feito ao redor da planta, 3 baldes de água são despejados. Repita a rega abundante após 2 semanas. É muito útil aplicar cobertura morta na planta imediatamente após a primeira rega.
A variedade é despretensiosa e não requer condições especiais de cultivo. Serão necessários elementos tradicionais de tecnologia agrícola.
Poda - formativa, desbaste, sanitária. Imediatamente após o plantio, a guia é deixada, nos anos subsequentes, várias camadas são formadas, evitando o aparecimento de galhos fortes competindo com a guia. Em seguida, os ramos que engrossam a coroa são removidos regularmente. O tamanho da fruta depende do número de ovários.
A rega deve ser medida com cuidado; em uma seca, as plantas adultas são regadas abundantemente uma vez a cada 3-4 semanas. Durante a estação ativa, você geralmente não precisa de mais do que 2 a 5 regas. Consumo de água - 30-50 litros por 1 árvore. A ameixa adora água, a maior parte de suas raízes fica a 50 cm de profundidade, mas não tolera o alagamento. A árvore precisa de mais umidade durante a floração e a formação do ovário. Se o tempo estiver seco e quente, parte da colheita pode simplesmente não definir. Durante o período de amadurecimento da safra, menos umidade é necessária, caso contrário, os frutos podem rachar.
A cobertura no primeiro ano não é necessária, a planta tem nutrientes suficientes do solo. A alimentação adicional é verificada. Como qualquer árvore frutífera, a ameixa adora uma boa nutrição, mas o excesso pode ser prejudicial. Se o solo for nutritivo, a cobertura pode não ser necessária nos primeiros 3 anos após o plantio. Então, é o suficiente para fertilizar não mais do que 2-3 vezes por temporada. Na primavera - nitrato de amônio e outros fertilizantes contendo nitrogênio, durante a temporada, cálcio, boro, magnésio são úteis, no outono - fósforo e potássio. Em árvores velhas, com mais de 12-15 anos, a camada superficial do solo é renovada anualmente. Com a meia baioneta de uma pá, eles cavam a terra com húmus. Melhor ainda, substitua completamente a velha camada de terra.
Para prevenir doenças, as plantas são examinadas regularmente, todos os ramos, folhas e frutos danificados são removidos. Na primavera é pulverizado com o líquido bordalês, durante o ano com "Fitosporin". A variedade Giant Burbank raramente fica doente, então por muitos anos isso é possível fazer apenas com tratamentos preventivos.
A variedade tem resistência média ao gelo. No entanto, às vezes os botões das frutas são capazes de resistir até -20 ° C.
O crescimento abundante de raízes que o porta-enxerto proporciona deve ser removido. Para que este procedimento não se canse, pode-se enxertar uma planta cultivada no colo da raiz e depois aprofundá-la 30 cm no solo no momento do plantio.
A partir do 3º ano de vida, as ameixas são cuidadosamente monitoradas na segunda metade do verão e outono. A árvore é capaz de retomar o seu crescimento se houver muita umidade e nutrição, e o outono for quente. Isso acontece com frequência principalmente quando o verão foi muito seco. Para evitar isso, você deve nivelar o suprimento de umidade da árvore, regar com mais frequência no verão e excluir a rega no outono, remover a cobertura morta do solo.
Apesar de a ameixa ser considerada mais resistente do que muitas árvores frutíferas, ela não é imune a doenças. Ele é atacado por infecções virais, fúngicas e bacterianas, e insetos parasitas o prejudicam. É necessário perceber e reconhecer a tempo os sinais da doença da ameixa. Eles são mais fáceis de lidar e derrotar logo no início. Bem, para salvar uma árvore de jardim de tal infortúnio no futuro, procedimentos preventivos podem ser executados.
Visão geral da revisão
As avaliações são positivas, o líder em tamanho é difícil de ignorar. O tamanho da ameixa pode não atingir o tamanho prometido. Por exemplo, em alguns jardineiros, as frutas maiores eram de apenas 180 gramas. Mas isso depende das condições de cultivo. Se você não desbaste a ameixa, deixe-a solidificar muitos frutos, eles serão menores. Há comentários e que os frutos são enormes mesmo. Os jardineiros adoram a variedade Burbank Giant. Ele é perfeito. Esta ameixa não é uma obra-prima de paladar, há variedades mais saborosas, mas em termos da totalidade das características está muito à frente do peso médio das variedades. Uma árvore robusta, despretensiosa, abundante, muito densa, com frutos maduros, muito saborosos e muito bonitos. A variedade é excelente para cultivo individual e comercial.