- Autores: L. Shpet (Alemanha)
- Ano de aprovação: 1947
- Tipo de crescimento: vigoroso
- coroa: largo piramidal, denso
- Tamanho da fruta: muito grande
- Peso do fruto, g: 45
- Forma de fruta: oval e amplamente oval, isósceles
- Cor de fruta: principal - amarelo claro, tegumentar - vermelho-violeta, sólido
- Pele : fino, denso, facilmente removível, com uma camada cerosa espessa, sem pubescência
- Polpa (consistência): suculento, transparente, macio, derretendo
A ameixa Anna Shpet possui frutas grandes e saborosas, é muito difundida na Rússia. A safra começa a render no terceiro ano a partir do momento em que é plantada na horta. A variedade é caracterizada por alta produtividade.
Descrição da variedade
Desde 1947, essa variedade foi aprovada para uso. Seus frutos são consumidos in natura e podem ser utilizados para processamento.
A planta é vigorosa, a copa é sempre densa e tem uma ampla forma piramidal.
Características da fruta
Os frutos da Anna Shpet são muito grandes, às vezes até 45 gramas. A cor principal é o amarelo, há uma cor de capa, é um matiz vermelho-violeta.
O fruto desta variedade tem casca fina e a polpa é macia e suculenta.
Qualidades de sabor
O fruto de Anna Shpet é doce e possui um agradável acidez.
Amadurecimento e frutificação
A ameixa pertence a tarde, flores apenas em abril, os frutos amadurecem em setembro. A árvore dá frutos regularmente.
Produção
O rendimento é alto.
Regiões em crescimento
Anna Shpet é cultivada principalmente no Norte do Cáucaso e na região do Baixo Volga.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A planta é parcialmente autofértil.
Crescendo e cuidando
O plantio em solos calcários não é recomendado, pois a árvore sofre de clorose.
As safras mais ricas são geralmente colhidas em áreas bem ventiladas e quentes com irrigação de alta qualidade, onde o pH é de 5,5-6,5. Solo preto ou não muito pesado são adequados para o cultivo de ameixas. A irrigação adicional não é necessária em locais onde a precipitação anual é de pelo menos 600 mm por ano, enquanto a água subterrânea não deve ir mais alto do que 1 metro para o sistema radicular da planta. As ameixas Anna Shpet toleram geadas até -25 graus.
Antes do plantio das mudas, recomenda-se espalhar composto sobre a área, que deve ser desenterrado do solo até a altura de uma pá. Melhora a estrutura do solo, tanto pesado como muito leve. Uma boa forma de preparar a base da ameixa desta variedade é plantar sideradas. Mostarda e feijão são adequados, que são então triturados e desenterrados com o solo. É um bom fertilizante nitrogenado, que permite obter um local de boa qualidade para o plantio de mudas jovens.
As ameixas Anna Shpet são melhor plantadas no outono, uma vez que os espécimes plantados no solo na primavera requerem rega abundante. A cova de plantio deve ter um diâmetro de cerca de 40 cm e uma profundidade de 30 cm.Deve-se lembrar que o local da enxertia está sempre localizado acima da superfície do solo. Antes de colocar uma muda em campo aberto, vale a pena cortar suas raízes e mergulhá-las em água. Se vários exemplares forem plantados, deve-se tomar cuidado para que a distância entre eles seja de 2 a 3 por 4 m. Após o plantio, a árvore jovem é abundantemente regada. Antes do início da geada, vale a pena cobrir o círculo do tronco com palha.
Na primeira primavera após o plantio, as ameixas Anna Shpet são alimentadas com salitre, que é utilizado na dose de 30 g por árvore. Na segunda quinzena de junho, aplicamos a segunda dose de fertilizantes e cobrimos o solo com casca, serragem ou esterco. A vantagem do estrume úmido é que ajuda a reduzir a evaporação da água. Para evitar o vazamento de nitrogênio, cubra todos os fertilizantes com uma camada de terra.
As ameixas Anna Shpet jovens requerem rega regular. É especialmente importante monitorar as condições do solo durante uma seca.
No cultivo de ameixas desta variedade, a poda começa no primeiro ano após o plantio. No início, o tronco é removido se tiver crescido fortemente. Seu comprimento deve ser de 70-90 cm Durante os primeiros dois anos, a copa não requer formação, com exceção da colheita de brotos doentes, secos e sobrepostos.
A poda de ameixas por 4 anos e depois feita na primavera. O melhor resultado pode ser alcançado se o procedimento for realizado duas vezes por ano - na primavera e no outono. Na primavera, é melhor se envolver na formação da coroa de Anna Shpet, e no verão para reduzir os brotos anuais de forte crescimento. O tronco é reduzido todos os anos em 50-60 cm acima do anel superior e os rebentos também são removidos.
Se a árvore é rejuvenescida, então, ao contrário, ficam ramos novos e fortes, e os velhos são cortados, mas não imediatamente, mas o procedimento é esticado por vários anos.
Resistência a doenças e pragas
Anna Shpet apresenta baixa resistência à moniliose, portanto, é obrigatório o tratamento com fungicidas. Óleo de nim, infusão de alho ou sabonete inseticida, a partir do qual uma solução em spray é preparada, podem ajudar contra os ataques de insetos.
A podridão marrom das árvores frutíferas com caroço infecta Anna Shpet por meio de flores que ficam marrons e secas. Mudanças semelhantes podem ser vistas nos brotos. Durante a primavera úmida, usamos Topsin M 500 SC como um spray antes da floração. Se necessário, repetimos o procedimento na virada de maio e junho, juntamente com o Troy 250.
Se uma árvore é afetada por um mosaico, isso significa que o tratamento preventivo para pulgões, principal portador do vírus, não foi realizado.
Quanto ao câncer bacteriano, não há defesa contra ele. Nós apenas removemos os brotos infectados e cobrimos as feridas com grama.
Calypso 480 ajuda muito contra pulgões e muitos outros insetos que infectam Anna Shpet em diferentes épocas de cultivo.
Apesar de a ameixa ser considerada mais resistente do que muitas árvores frutíferas, ela não é imune a doenças. Ele é atacado por infecções virais, fúngicas e bacterianas, e insetos parasitas o prejudicam. É necessário perceber e reconhecer a tempo os sinais da doença da ameixa. Eles são mais fáceis de lidar e derrotar logo no início. Bem, para proteger a árvore do jardim de tal infortúnio no futuro, procedimentos preventivos podem ser executados.
Resistência ao solo e às condições climáticas
A robustez do inverno e a resistência ao calor da variedade descrita são médias.