- Autores: Seleção polonesa-americana, EUA
- Apareceu ao cruzar: Standard x Stanley
- Sinônimos de nomes: Amers
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- coroa: esparso
- Tamanho da fruta: ampla
- Peso do fruto, g: 50-60
- Forma de fruta: oval, ligeiramente achatado
- Cor de fruta: violeta-azulado ou vinho-azulado
- Pele : com uma leve flor de cera
Ao escolher uma ameixeira para plantar no país, deve-se atentar para as variedades que trazem safras abundantes, sem a necessidade de uma tecnologia agrícola complexa. Estes são os Amers de ameixa intermediários da seleção polonesa-americana.
História de criação
A ameixa amers foi obtida graças aos esforços de um grupo de criadores poloneses e americanos. Uma variedade foi criada pelo cruzamento de duas espécies - Standard e Stanley. A árvore é despretensiosa e pode crescer produtivamente em qualquer zona climática.
Descrição da variedade
Amers é uma árvore de tamanho médio com uma forma de copa arredondada e elevada. É caracterizada por espessamento moderado de folhagem verde claro, sistema radicular desenvolvido e ramificação média. A floração ocorre em meados do período inicial. Nesse período, a copa é simplesmente recoberta de flores claras, que trazem um aroma agradável.
Características da fruta
As ameixas da seleção polaco-americana pertencem à classe das colheitas de frutos grandes com uma massa de 50-60 gramas. O formato do fruto é correto - oval, ligeiramente achatado. As ameixas maduras têm uma cor brilhante e bonita - dependendo das condições meteorológicas, do grau de iluminação e das características da região, os frutos adquirem uma cor violeta-azulada ou azul-vinho. A casca da ameixa é moderadamente densa, lisa, com uma flor cerosa pronunciada. O caroço da ameixa é pequeno, separando-se facilmente da polpa.
O propósito é universal - a ameixa é comida fresca, usada na culinária, enlatada, processada em geleias, conservas, compotas. Além disso, é ideal para congelar e a partir dele são feitas ameixas. Uma característica agradável da variedade é sua transportabilidade e longa vida útil - até 3-4 semanas.
Qualidades de sabor
A fruta tem um gosto excelente. A polpa é semelhante em consistência a um damasco. É denso, carnudo, com uma cor âmbar ou amarelo alaranjado característica. O sabor combina harmoniosamente doçura e acidez, complementado por um aroma de sobremesa. A suculência da polpa é moderada e a casca não é sentida quando comida.
Amadurecimento e frutificação
Plum Amers é um saboroso representante de variedades tardias. A primeira colheita é observada no 2-3º ano após o plantio. A árvore frutifica regularmente, sem lacunas. Você pode saborear os primeiros frutos a partir do final de agosto, e o pico de frutificação ocorre em meados de setembro. As frutas são temperadas juntas. Para que a safra seja armazenada por muito tempo, é necessário que a retirada da ameixa esteja na fase de maturação técnica.
Produção
A produção de ameixas é bastante alta. Os frutos são colhidos em várias etapas. Com os devidos cuidados e condições favoráveis, 20-30 kg de deliciosas ameixas podem ser colhidas de uma árvore.
Autofertilidade e a necessidade de polinizadores
A variedade é parcialmente autofértil, então árvores doadoras plantadas no local certamente serão necessárias. As árvores polinizadoras devem florescer ao mesmo tempo que a ameixa Amers.As melhores variedades de polinização são: Stanley, Empress, Bluefri e Niyboliya, President e Vengerka Dabrovskaya.
Crescendo e cuidando
A ameixa polaco-americana Amers não requer tecnologia agrícola muito complicada, mas a cultura é um pouco caprichosa para o local de crescimento e solo. É melhor plantar uma muda em um local bem iluminado pelo sol com passagem profunda de água subterrânea. O solo deve ser fértil, respirável, permeável à umidade, com acidez neutra ou baixa.
A muda é plantada no início da primavera (antes do início da estação de crescimento) ou no outono (um mês antes das geadas estáveis). A tecnologia agrícola da ameixeira consiste em: rega regular, cobertura, afrouxamento, remoção de ervas daninhas, poda sanitária de ramos, formação de copas, cobertura morta da zona próxima ao caule e proteção contra pragas e doenças. Além disso, não se esqueça do desbaste regular da copa, uma vez que a folhagem e os ramos crescem muito rapidamente. É a abundância de luz que influencia positivamente a qualidade da fruta e a quantidade da colheita.
Resistência a doenças e pragas
A fruticultura tem boa imunidade, portanto, a ameixa é absolutamente resistente à sarna. Além disso, a árvore tolera a maioria das doenças fúngicas às quais as ameixeiras são suscetíveis. A única coisa a que a variedade é suscetível é a moniliose.
Apesar de a ameixa ser considerada mais resistente do que muitas árvores frutíferas, ela não é imune a doenças. Ele é atacado por infecções virais, fúngicas e bacterianas, e insetos parasitas o prejudicam. É necessário perceber e reconhecer os sinais da doença da ameixa com o tempo. Eles são mais fáceis de lidar e derrotar logo no início. Bem, para proteger a árvore do jardim de tal infortúnio no futuro, procedimentos preventivos podem ser executados.
Resistência ao solo e às condições climáticas
A ameixa é dotada de excelente resistência ao estresse, graças à qual sobrevive facilmente a quedas de temperatura, fortes quedas de temperatura (resistência ao gelo), calor e curta seca. A cultura é suscetível a correntes de ar, ventos fortes e umidade excessiva do solo.
Visão geral da revisão
As espécies de ameixa Amers há muito tempo são muito procuradas por residentes de verão amadores e agricultores que cultivam frutas em escala industrial. Isso porque a variedade é resistente ao frio, se acostuma rapidamente ao seu habitat, raramente é exposta a doenças fúngicas e frutifica de forma estável. Além disso, as ameixas têm um propósito universal, que suborna as donas de casa.
Dentre as deficiências, os jardineiros apontam a necessidade de freqüentes desbastes da copa, bem como a queda dos frutos.