- Autores: V.S.Putov, N.N. Tikhonov, T.M. Pletneva (Tsepetsaver) (NIISS com o nome de M.A.Lisavenko)
- Ano de aprovação: 1974
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- coroa: piramidal reverso redondo, espessado médio, elevado
- Tamanho da fruta: médio
- Peso do fruto, g: 14-20
- Forma de fruta: arredondado angular
- Cor de fruta: amarelo-laranja, com um blush vermelho brilhante, com uma flor de cera esbranquiçada
- Pele : grosso, sem amargura
- Polpa (consistência): solto, suculento
A variedade de ameixa chinesa Altai Jubilee é uma árvore frutífera que confere ao jardim um encanto especial durante a época de floração. Não cresce muito, o que facilita muito a poda, a colheita e outras manutenções. A frutificação irregular não repele os residentes de verão - esta variedade é escolhida para seus jardins por residentes de muitas regiões da Federação Russa.
História de criação
A variedade foi obtida pelos especialistas do N.I. M. A. Lisavenko. As plantas-mãe, Immunna, ameixa e ameixa da Manchúria, foram coletadas para o cruzamento. A cultura foi aprovada para uso após testes de variedades estaduais em 1974.
Descrição da variedade
Altai Jubileu forma árvores de tamanho médio até 3 m de altura com uma copa piramidal elevada, arredondada-inversa. O espessamento dos ramos não é muito alto. Eles são marrom-acinzentados, com um ângulo agudo dos ramos esqueléticos. As folhas da copa são grandes, amplamente ovais, avermelhadas nos ramos apicais, com massa verde-clara. As flores da árvore são brancas, antes que as folhas saiam dos botões, são muitas.
Características da fruta
Frutas com boa comercialização, mas pouco adequadas para transporte. Eles se distinguem pelo tamanho médio, peso 14-20 g, formato angular arredondado com uma sutura abdominal bem definida. Os frutos no estágio de plena maturação são amarelo-laranja, com um blush tegumentar vermelho vivo. Há também uma camada cerosa pronunciada de tom esbranquiçado na pele. O caroço dentro da fruta é grande, separa-se bem da polpa amarelo-laranja.
Qualidades de sabor
Os frutos são doces, com um leve aroma agradável. A consistência da polpa é solta, suculenta.
Amadurecimento e frutificação
A variedade é de crescimento rápido, a primeira colheita é colhida em 3-4 anos a partir do momento do plantio com um ano de idade. O amadurecimento é médio em termos de tempo. Os frutos estão prontos para serem colhidos a partir de meados ou 3ª década de agosto.
Produção
As árvores são de alto rendimento. Cada planta adulta pode ser colhida até 40 kg de frutas por temporada.
Regiões em crescimento
De acordo com o Registro do Estado, a variedade é dividida em zonas para a Sibéria Ocidental e Oriental, os Urais.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Altai Jubilee é uma ameixa chinesa autofértil. Variedades relacionadas com tempos de floração precoce semelhantes devem necessariamente crescer no jardim próximo a ela. As ameixas Chemalskaya e Katunskaya possuem plenamente essas qualidades: a Memória de Plutov resistente ao frio também será de interesse para os jardineiros.
Crescendo e cuidando
A ameixa chinesa desta variedade é plantada no final da primavera ou início do outono. A escolha do local pressupõe o máximo de espaço e liberdade para as plantas. As árvores crescem bem nas encostas do sul e do oeste. A melhor escolha seria um solo argiloso sem forte estagnação de umidade - solto e nutritivo.
As mudas são colhidas com um ano, às vezes com dois anos, atingindo uma altura de 1,5 m. As covas estão localizadas a 3 m de quaisquer edifícios, cercas ou árvores altas. A profundidade do buraco é feita moderada, cerca de 50 cm.O fundo é feito com solo fértil de jardim misturado com fertilizantes. Em seguida, uma muda é colocada no centro da cova - de modo que o colo da raiz fique 5 a 7 cm mais alto que as bordas, ela é polvilhada com terra.
A rega é uma das medidas agrotécnicas mais importantes para o cultivo do Altai Jubileu. Em condições normais, o nível padrão de precipitação é suficiente para isso. Mas se um calor prolongado for estabelecido, rega adicional deve ser organizada com uma frequência de 1 vez em 10 dias. 20-30 litros de água são despejados sob a raiz da árvore. A mesma carga de umidade abundante deve ser organizada pela ameixa chinesa na véspera e após a floração, bem como durante o ganho de massa pelos frutos.
A cobertura morta também é importante, pois permite reter a umidade do solo durante os períodos de seca, geralmente tem um efeito benéfico no estado das árvores, serve como fertilizante adicional e barreira contra insetos. Os componentes orgânicos são escolhidos para esses fins, na maioria das vezes turfa ou composto, palha.
A poda formativa é realizada anualmente nas árvores. Após furacões, invernos com fortes nevascas, a remoção não programada de galhos danificados pode ser necessária. Após a poda, grandes feridas devem ser cobertas com verniz de jardim.
A cobertura embaixo de uma árvore é aplicada não antes de 3 anos após o plantio. O esquema de distribuição de fertilizantes é simples. No outono, após a primeira colheita, as cinzas de madeira e o composto são adicionados ao solo. Na primavera, o solo é aromatizado com fontes de nitrogênio. Os complexos de potássio-fósforo são usados no verão e no outono.
Resistência a doenças e pragas
As árvores costumam ser infestadas de pragas. Na ameixa chinesa, você pode encontrar um comedor de sementes e uma mariposa, pulgões. Se os tratamentos inseticidas preventivos já falharam, o combate é feito com inseticidas especializados.
Entre as doenças, a mais perigosa para esta planta é o clasterosporium, que atinge as árvores em grau médio. E também, muitas vezes, ferrugem da folha, clorose, se a quantidade de cal depositada foi excedida durante o plantio. Também existe uma mutação anã em ameixas chinesas desta variedade.Na primavera, o fluxo de goma pode começar nas árvores congeladas - é importante cuidar para selar as rachaduras na casca para não atrair um grande número de insetos nocivos.
Apesar de a ameixa ser considerada mais resistente do que muitas árvores frutíferas, ela não é imune a doenças. Ele é atacado por infecções virais, fúngicas e bacterianas, e os insetos parasitas o prejudicam. É necessário perceber e reconhecer a tempo os sinais da doença da ameixa. Eles são mais fáceis de lidar e derrotar logo no início. Bem, para proteger a árvore do jardim de tal infortúnio no futuro, procedimentos preventivos podem ser executados.
Resistência ao solo e às condições climáticas
A variedade apresenta boa robustez invernal, podendo ser cultivada em regiões com geadas severas. Mas é pouco adaptado ao calor, instável ao amortecimento. Nas regiões do sul, é melhor plantar na sombra, sombra parcial. A variedade também reage mal à água estagnada no solo, bem como à seca prolongada, caso contrário o volume de colheita da árvore diminui.
Visão geral da revisão
Os residentes de verão aguardam o período de frutificação do Altai Jubileu para desfrutar plenamente de seu sabor requintado. Segundo os proprietários dessas árvores, os problemas de transporte não prejudicam as vantagens das ameixas chinesas frescas, bem como em conservas, compotas e compotas. O alto teor de pectinas torna os frutos úteis e facilita o seu processamento.
E também, a julgar pelos comentários, a variedade realmente tem excelente resistência à geada. É cultivado até mesmo na região de Arkhangelsk. E em Altai e na Sibéria, essas árvores estão entre as mais comuns. Para as vantagens do Jubileu de Altai, a frutificação abundante é mencionada, os galhos até têm que ser escorados. É verdade que não acontece todo ano, é extremamente difícil prever o recebimento das frutas.
Também existem contras suficientes. Os jardineiros não estão muito felizes com a produção dessa ameixa chinesa na ausência de polinizadores por perto. As pragas e doenças também são um problema sério. As plantas não precisam de 2-3 pulverizações por temporada, mas sim de proteção sistemática e massiva com pesticidas e inseticidas químicos.