- Autores: A. F. Kolesnikova, G. B. Zhdanova (Instituto de Pesquisa de Melhoramento de Culturas de Frutas de toda a Rússia)
- Apareceu ao cruzar: Bola vermelha x mulher chinesa
- Ano de aprovação: 2001
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- coroa: piramidal, elevado, densidade média
- Altura da árvore, m: 2-2,5
- Peso do fruto, g: 30-35
- Forma de fruta: arredondado
- Cor de fruta: vermelho escuro
- Polpa (consistência): suculento, cartilaginoso
Alyonushka é uma representante especial da ameixa chinesa, que difere de suas contrapartes típicas. Portanto, somente o plantio competente de mudas e cuidados agrotécnicos cuidadosos possibilitarão a obtenção de safras significativas de ameixas deliciosas e saudáveis. Além disso, essas árvores têm excelentes qualidades decorativas, elas vão decorar com eficácia o seu jardim com seu sabor chinês florido.
História de criação
A cultura foi fruto dos trabalhos dos cientistas A.F. Mulher chinesa e bola vermelha tornaram-se as variedades pai, portanto, a cultura pertence à espécie chinesa de mesa. Os experimentos de teste foram concluídos com sucesso em 2001, após o qual a ameixa foi adicionada ao Registro do Estado com a recomendação de crescer na zona Central da Terra Negra.
Descrição da variedade
A cultura é relativamente baixa, altura média - 2-2,5 m, o que torna mais fácil cuidar dela. Coroas de plantas de espessamento médio, configuração piramidal, elevadas. A cor dos rebentos retos, não pubescentes e espessados é acastanhada, com tonalidade vermelha. As folhas são oblongas, obovadas, verdes claras, mate, com margens duplas serrilhadas e pontas ligeiramente arredondadas.
Dentre as vantagens, é importante notar:
- qualidade seca da separação dos frutos dos pecíolos;
- qualidades comerciais maravilhosas e excelentes propriedades de sabor;
- bela flor;
- versatilidade de nomeação.
Desvantagens:
- um alto grau de suscetibilidade a pulgões;
- durante os períodos chuvosos e durante o degelo, a casca das plantas pode comprometer na área da base do tronco.
Características da fruta
As ameixas maduras têm formato arredondado e tamanho grande (30-35 g). A cor da pele firme e lisa será vermelho escuro com uma cobertura cerosa característica. A consistência é suculenta, cartilaginosa, de cor amarelo-alaranjada. As sementes das ameixas são pequenas, difíceis de separar da consistência.
Os frutos não racham e, portanto, podem ser transportados por longas distâncias e são armazenados por muito tempo na geladeira. Em termos de composição química, os frutos incluem: matéria seca - 11,6%, açúcares - 8,8%, ácidos - 1,4%, vitamina C - 6,6 mg.
As ameixas são consumidas frescas, utilizadas em conservas, compotas, compotas. Congelá-los é freqüentemente praticado.
Qualidades de sabor
As ameixas são agridoces ao gosto. Pontuação de degustação em pontos - 4.3.
Amadurecimento e frutificação
As primeiras colheitas são obtidas logo aos 3 anos de crescimento das árvores. A frutificação é regular, anual, não depende dos caprichos do tempo. Em termos de amadurecimento, a cultura é precoce.
Produção
O rendimento médio é de 19,3 kg por árvore.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A cultura é fértil.Portanto, para atingir parâmetros de alto rendimento, outras variedades são plantadas nas proximidades com a mesma época de floração. Dessas variedades, o melhor ajudante (comprovado na prática) é a ameixa Skoroplodnaya. Nesse sentido, vários tipos de ameixa cereja complementam a Alyonushka qualitativamente.
Crescendo e cuidando
A ameixa chinesa requer uma certa atenção não apenas no momento do plantio e cuidado, mas também na etapa de seleção das mudas:
- você deve examinar cuidadosamente as árvores jovens e, ao escolhê-las, excluir a presença de manchas, teias de aranha e vários tipos de crescimentos nelas;
- é melhor comprar mudas de 2 anos, pois as mais velhas se adaptam mais fracas após o plantio e muitas vezes não sobrevivem;
- é dada preferência a mudas com grande número de raízes.
O plantio e o cuidado com a safra diferem de atividades semelhantes para o cultivo de outros tipos de ameixas.
- É plantada em solos abertos exclusivamente no outono, uma vez que as raízes de Alyonushka no solo toleram perfeitamente as ondas de frio. Em outras palavras, antes da geada, os filhotes crescem produtivamente, não congelam no inverno e crescem vigorosamente na primavera.
- Os solos de plantio devem ser neutros ou ligeiramente alcalinos.
- O tempo de desembarque é calculado de forma que antes do início do tempo frio não seja inferior a 40-50 dias.
- Para o desembarque, eles selecionam áreas exclusivamente ensolaradas localizadas em pequenas elevações. A água subterrânea próxima à superfície do solo é prejudicial para as ameixas, então as terras baixas são excluídas durante o plantio. O pouso em altitudes mais elevadas exclui a possibilidade de deterioração do colo da raiz das árvores em caso de chuvas fortes.
- Perto das ameixas, é permitido o plantio de groselha preta ou groselha. Mas não plante árvores frutíferas altas nas proximidades, pois isso dará sombra à cultura.
A própria sequência de plantio de mudas é típica. Ao final do procedimento, o volume de irrigação é de 15 a 20 litros de água. O procedimento de poda de brotos e raízes no plantio no outono não é realizado, pois isso reduzirá o nível de adaptação das mudas.
O número de irrigações por temporada é de pelo menos 4 vezes. Afrouxamento obrigatório dos círculos próximos ao caule, eliminação de ervas daninhas. Na estação seca, o volume de irrigação aumenta, e nos períodos chuvosos, não se deve abusar da umidade: pode-se obter o processo de desenvolvimento da podridão radicular.
A cultura é sensível à adição de fertilizantes à área peri-tronco. Nos primeiros dois anos após o plantio, a fertilização deve ser realizada duas vezes ao mês, alternando matéria orgânica e fertilizantes minerais complexos. Na primavera, aditivos contendo nitrogênio são introduzidos para ativar o desenvolvimento das mudas. No futuro, a alimentação é realizada duas vezes por ano: na primavera, compostos úteis com um teor de nitrogênio são introduzidos no espaço peri-tronco, e no outono - aditivos superfosfato e sais de potássio (sem cloro).
Nos primeiros anos de crescimento, as mudas não precisam ser podadas, mas na primavera vale a pena retirar os galhos congelados ou deformados. O procedimento de poda formativa das copas é realizado quando a cultura atinge os cinco anos de idade.
Em áreas com geadas severas, os troncos centrais das árvores são isolados de forma confiável, cobrindo-os com ramos de abeto ou material de cobertura. Para proteger as árvores dos roedores, os troncos são envolvidos por uma rede especial a uma altura de 0,25-0,3 m.
Resistência a doenças e pragas
A cultura é bem resistente à moniliose e manchas perfuradas, que freqüentemente afetam outros tipos de ameixeiras. Na primavera e no início do verão, às vezes é atacado por pulgões. Na maioria das vezes, isso ocorre no início da estação de crescimento, quando as folhas e os ramos jovens estão tenros e mal protegidos. Para combatê-lo, utilizam-se remédios populares, por exemplo, borrifam-se com infusão de alho e, em caso de áreas significativas de distribuição de pulgões, utilizam-se soluções de inseticidas.
Se na primavera você conseguir eliminar completamente os pulgões de Alyonushka, mais tarde as formigas o trarão para a coroa. Por isso, você tem que lutar com eles. Uma maneira simples de combater os insetos é instalar cintas de captura nos troncos da cultura, a 30-40 cm do solo. Uma medida eficaz neste caso será a caiação dos fustes com uma mistura de cal apagada com sulfato de cobre a 3%.
Apesar de a ameixa ser considerada mais resistente do que muitas árvores frutíferas, ela não é imune a doenças. Ele é atacado por infecções virais, fúngicas e bacterianas, e insetos parasitas o prejudicam. É necessário perceber e reconhecer a tempo os sinais da doença da ameixa. Eles são mais fáceis de lidar e derrotar logo no início. Bem, para proteger a árvore do jardim de tal infortúnio no futuro, procedimentos preventivos podem ser executados.
Resistência ao solo e às condições climáticas
A cultura tem um alto grau de resistência à geada. Os botões resistem a quedas significativas de temperatura sem congelamento e, portanto, a ameixa é cultivada com sucesso, mesmo nas condições climáticas imprevisíveis dos Urais.