Qual é a diferença entre cereja ameixa e ameixa?
Se alguém acredita que a ameixa cereja e a ameixa são a mesma árvore, e os frutos só diferem na cor, essa é uma crença errada. No artigo você vai descobrir como essas frutas se diferenciam, qual o valor nutritivo de cada uma delas. Também avisaremos quando esses frutos amadurecerem e qual das árvores ainda é melhor ter em seu local.
Qual é a diferença na aparência?
Mesmo externamente, não há como confundir ameixa cereja com ameixa. A diferença está, em primeiro lugar, no formato do fruto: a ameixa cereja é menor e redonda, ora achatada (dependendo da variedade), amarela (ora avermelhada) de cor. E a ameixeira dá um fruto alongado maior. A ameixa vem em uma variedade de cores (principalmente azul e roxo). É um fruto firme, de casca densa, polpa suculenta, de onde sai bem o caroço. Da ameixa cereja, o osso não apenas se afasta, mas "segura" a polpa aquosa.
A fruta da ameixa cereja tem quase metade do tamanho da ameixa: assim, uma grande variedade de ameixa dá frutos que pesam 70 g, enquanto o peso máximo de uma ameixa cereja é 30-35 g. Mas a tkemali dá frutos com mais abundância. A ameixa cereja é mais brilhante, não tem superfície fosca. Tendo lembrado essas características distintivas por sinais externos, nunca confunda ameixa cereja com ameixa ou vice-versa.
E as árvores são significativamente diferentes: a ameixeira está se espalhando com folhas grandes, ela cresce até 12 metros de altura, enquanto a ameixa cereja é mais parecida com um arbusto exuberante de 3 a 10 metros de altura com pequena folhagem oval (as folhas de tkemali são semelhante às folhas de vidoeiro).
Diferenças de odor
A ameixa cereja ou, como também é chamada de fruta, tkemali é "ouvida" de longe. Ela tem um aroma de néctar muito pronunciado, que é sentido mesmo a uma distância relativamente longa. Só se consegue cheirar a ameixa de perto, dependendo da variedade, pode cheirar suavemente ou ter um cheiro persistente mais profundo.
Comparação de outras características
O que é mais saboroso? Mas aqui, como se costuma dizer, não há camaradas para cor e gosto. Consideremos com mais detalhes as características dos frutos - depois que for possível distinguir esses frutos, cada um vai tirar uma conclusão por si mesmo.
Gosto
A ameixa cereja tem um sabor agridoce, mais suculenta, então mais geleia é feita a partir dela. Mas para compotas grossas e compotas é melhor levar uma ameixa: em primeiro lugar, é mais doce (9-17% contém açúcar), e em segundo lugar, a estrutura mais densa da polpa e da casca é mais adequada para uma consistência espessa. Experimentos de degustação deram os seguintes resultados:
- o sabor da ameixa cereja foi estimado em 4-4,8 pontos;
- o sabor dos frutos de ameixa é ligeiramente superior - 4,5-5 pontos.
Eles tomaram um sistema de classificação de cinco pontos como base. A polpa da ameixa contém mais açúcar, mas a cereja é mais rica em cálcio e vários ácidos (ascórbico, cítrico, málico). Vamos considerar com mais detalhes a composição química e o valor nutricional das frutas.
Composição química
Em termos de composição química, os frutos considerados diferem significativamente, bem como no valor nutricional. Então, tkemali é mais calórico: comendo 100 g de ameixa cereja, você vai reabastecer seu corpo com 49 quilocalorias. Ao comer a mesma quantidade de ameixas, você obterá 15 kcal a menos. Na ameixa cereja, há muito mais proteína (0,8 g, na ameixa - 0,2 g), é mais gordurosa (0,3 g versus 0,1 g em um “parente”). A quantidade de carboidratos também é maior nas frutas amarelas (9,6 ge 7,9 g nas ameixas).
A ameixa cereja não é apenas mais calórica do que a ameixa, mas também mais saturada com vitaminas (ácido ascórbico, grupo B, vitaminas A e PP), minerais. Portanto, contém muito potássio, ferro, fósforo, magnésio, pectina. Mas a ameixa contém iodo, níquel, zinco.
Aplicativo
Tradicionalmente, essas frutas são utilizadas na culinária, além de compotas, geleias, diversas geleias, compotas, sucos e sucos de frutas são preparados a partir delas. Além disso, as bebidas são colhidas tanto para o inverno, por isso são fermentadas com frutas frescas. Molhos picantes também são preparados com ameixa cereja e polpa de ameixa - esses aditivos originais são perfeitos não só para panquecas e panquecas, mas também para carnes, peixes, vegetais.
As frutas também estão sujeitas ao congelamento, mas apenas as ameixas são servidas para secar. Frutas secas (ameixas) e frutas cristalizadas são feitas a partir dele. A ameixa cereja não é adequada para secar, seu osso não sai bem e a polpa é muito suculenta, até aguada. A ameixa cereja é usada para fazer marmelada e marshmallow. No entanto, o âmbito de aplicação das ameixas cereja e ameixas não termina aí. Por exemplo, em cosmetologia, o óleo é feito de sementes de ameixa. É usado contra o ressecamento da pele, para aumentar a elasticidade, remover descamação e procedimentos de rejuvenescimento.
A ameixa madura é matéria-prima para a criação de notas agradáveis em perfumaria e cosméticos. Mas as sementes de ameixa cereja são processadas para obter carvão ativado. De tkemali verde, é feito o ácido cítrico, uma essência que é posteriormente usada na produção de água com gás doce e vários concentrados na forma de xaropes.
Bem, e onde sem medicina tradicional. As decocções e infusões dessas frutas são consideradas bons enxágues para os cabelos. Após tal procedimento, o cabelo fica mais flexível e "vivo", brilha e não se eletroliza. Além disso, a ameixa cereja é recomendada para as seguintes doenças:
- hipertensão (e arritmias) para normalizar a pressão arterial;
- resfriados quando há tosse forte (alivia a inflamação);
- problemas com o trato gastrointestinal (prisão de ventre, distúrbios das fezes, impede o desenvolvimento de processos de putrefação no intestino);
- quando baixa hemoglobina (tem um efeito benéfico nos processos de hematopoiese).
A ameixa não é menos útil. Recomenda-se melhorar o seu bem-estar nos seguintes casos:
- com inchaço para remover o excesso de líquido do corpo;
- com processos de visão reduzida;
- quando o metabolismo é perturbado;
- para normalizar o funcionamento dos rins e do fígado;
- na luta contra os vírus para fortalecer o sistema imunológico.
Acredita-se que essas frutas relacionadas têm um efeito calmante no corpo como um todo e ajudam a combater as células cancerosas.
Termos de amadurecimento
A ameixa cereja não gosta do frio, por isso cresce e amadurece melhor nas regiões do sul. Frutificando apenas no final do verão, algumas variedades dão a colheita no início do outono. A cultura é termofílica e com forte imunidade, não é exigente quanto a irrigação e sujeira. A árvore lida facilmente com doenças, pode resistir a parasitas, a principal condição é crescer no calor. Mas a ameixa é bastante resistente ao frio, portanto, é adequada para o cultivo nas latitudes do norte. A ameixa lida com baixas temperaturas, mas não é tão resistente ao sistema imunológico quanto o tkemali.
Ela precisa de bons cuidados: irrigação e proteção contra pragas e doenças. Se você cuidar bem da ameixa, ela o recompensará com frutas perfumadas até julho. A ameixeira cereja dá mais frutos, uma pequena planta, crescendo em um ambiente favorável, pode render até 40 quilos de colheita. Enquanto a mesma ameixeira dará metade do fruto. Mas eles serão maiores.
É claro que nas regiões do norte o tempo de amadurecimento pode mudar, mas apenas ligeiramente - tudo depende do início do calor.
Origem
Tanto a ameixa cereja quanto a ameixa pertencem à família Pink, mas a ameixa cereja ainda é um tipo de ameixa (cereja), aliás, o gênero da ameixa inclui outras 249 espécies, mas nenhuma das variedades cresce na natureza. Até recentemente, os jardineiros em seus lotes preferiam cultivar mais ameixeiras - esta é uma cultura mais familiar para todas as gerações.
E quando a ameixa cereja foi criada como uma variedade de ameixa, a visão de muitos mudou, já que ela se estabeleceu apenas do lado melhor: ela produz em abundância e, aliás, começa a dar uma colheita dois anos antes da ameixa plantinha. A ameixa cereja vive quase duas vezes mais que seu progenitor - até meio século, enquanto a vida útil de uma ameixeira é de no máximo 25 anos, dos quais dá frutos por 10-15 anos.
Acredita-se que a ameixa foi cultivada pela primeira vez na Antiga Pérsia, mas chegou ao território da Rússia por volta do século XVII, quando várias mudas de ameixa foram trazidas da Europa para Izmailovo. Eles eram protegidos no inverno, porque essas variedades não eram tão resistentes ao inverno. Posteriormente, cientistas-criadores russos trabalharam arduamente para obter variedades de ameixas resistentes à geada, e esse trabalho foi realizado com sucesso. Hoje, essa cultura é considerada resistente ao frio e é ativamente plantada até mesmo nas regiões mais ao norte.
O que é melhor plantar?
Mas o que é melhor plantar - depende, antes de tudo, da região. Tkemali é uma planta termofílica, portanto, se apresentará melhor na região sul. Embora seja errado cuidar dela ou violar a tecnologia de plantio, no sul os brotos de cerejeira não se desenvolverão adequadamente. A ameixa não é tão exigente, além disso, possui um alto grau de resistência ao gelo, o que permite que seja cultivada mesmo no Norte. No entanto, também se mostra bem em condições climáticas quentes. Vale a pena dizer que certas variedades de ameixa cereja também resistem a geadas de até -20 graus.
Ao escolher o que plantar em seu jardim: ameixa cereja ou ameixa, escolha a árvore que deseja ver. A ameixa cereja crescerá como uma planta alta e espessa, e a ameixa crescerá como uma árvore que se espalha. Bem, que tipo de fruta você quer comer mais: se suculenta, perfumada e macia, então esta é tkemali, e se você deseja obter frutas mais carnudas para compotas e marmeladas, plante uma ameixa. No entanto, você não vai errar se plantar tanto cereja quanto ameixa em seu local. Em climas quentes, essas duas árvores terão um bom desempenho e alta produtividade. É verdade que a ameixeira vai agradar rapidamente com seus frutos, esta é uma fruta de verão.
Dependendo da variedade, os frutos da ameixa amadurecem de junho a julho. Mas a ameixa cereja só no final do verão pode agradar com frutas maduras, mas na maioria das vezes ela amadurece e é preenchida com a suculência necessária apenas no outono. Aliás, os frutos da ameixa são mais adequados para o transporte, então se o objetivo é plantar uma safra para venda, dê preferência a esses frutos com casca mais densa. Cultivar uma ameixeira é mais difícil do que cultivar uma ameixa cereja. Este último se adapta mais rápido na hora do plantio, mas a ameixa tem uma imunidade menos forte, precisa de cuidados constantes: alimentação, rega e tratamento de parasitas e doenças.
Perto da muda de ameixa, é necessário escavar constantemente o solo para remover os brotos das raízes. A ameixa cereja e a ameixa são culturas relacionadas, e esses frutos de caroço têm características semelhantes, mas na hora de escolher uma cultura para o plantio é melhor levar em conta as diferenças. E lembre-se, uma boa variedade não é tudo. A atitude em relação à planta é muito importante, suas características e características iniciais devem ser levadas em consideração. E sim, a ameixa cereja precisa de um polinizador, e seu "parente" mais velho é capaz de autopolinização. A ameixa cereja vai colher no segundo ano após o plantio, e ameixa - apenas no quinto.
Esteja preparado para o fato de que a ameixa cereja precisará ser sustentada, caso contrário, galhos finos podem quebrar de uma colheita abundante. Se você tiver pouco espaço no local, é melhor plantar uma ameixa - esta é uma árvore de crescimento mais organizado. Em vez de uma cerejeira, podem crescer 2 ameixeiras.
O comentário foi enviado com sucesso.