Como propagar ameixas por brotos e elas darão frutos?

Contente
  1. O que é crescimento excessivo?
  2. Uma árvore pode crescer e dar frutos?
  3. Seleção de apêndices
  4. Tecnologia de reprodução

As ameixas são propagadas por sementes, enxertos, estacas verdes. A opção de plantar rebentos de raízes parece muito tentadora e conveniente. Como propagar uma ameixa com um broto, se ela dará frutos - as respostas a essas perguntas são especialmente relevantes para quem deseja cultivar uma variedade rara ou renovar uma árvore velha.

O que é crescimento excessivo?

Os brotos são chamados de brotos que se formam na parte inferior do caule próximo à planta. Nas ameixas, eles podem até aparecer bem distantes da planta-mãe. Separar os brotos das raízes é o método de criação mais fácil.

O cultivador pode obter mudas prontas com sistema radicular: resistentes e com idade suficiente para começar a dar frutos rapidamente.

A ameixa (Prunus domestica) é uma árvore ou arbusto com altura de 1,5 a 15 metros. O local de nascimento do ancestral das variedades modernas é a Ásia Menor e o Cáucaso Oriental. Com o passar dos anos de criação, os cultivares adquiriram maior robustez no inverno. Mas este último ainda permanece relativamente baixo, especialmente para saborosas variedades de frutos grandes. Portanto, as ameixas varietais são freqüentemente enxertadas em um estoque de ameixa silvestre.

Se a variedade não for cultivada em suas próprias raízes, o crescimento será de novas plantas de ameixa silvestre.

Os jardineiros não gostam da formação ativa de brotos no jardim, pois isso esgota a planta principal., não permite que ele direcione todas as suas forças para a colheita. Quando se trata de reprodução, procuram minimizar as razões para a formação de supercrescimento.

As razões para o aparecimento de crescimento excessivo devem ser listadas.

  1. Ajuste muito alto. As ameixas não têm medo de enterrar o colarinho da raiz. Ao plantar árvores enxertadas, o local do enxerto pode ser aprofundado em 5 cm. Com as raízes nuas, a ameixa dará muito crescimento das raízes. Este recurso pode ser usado plantando arbustos uterinos um pouco mais alto. E se as plantas são necessárias apenas para a colheita, então os arbustos-mãe devem ser plantados mais abaixo.
  2. Danos mecânicos nas raízes ou tronco. Qualquer corte estimula o crescimento do tecido. Muito provavelmente, novos ramos começarão a aparecer neste lugar. Se forem indesejáveis, as áreas danificadas devem ser bem cobertas com verniz de jardim.
  3. Corte incorreto. Às vezes, as árvores precisam ser podadas pesadamente, mas é sempre importante manter um equilíbrio entre as partes superiores e subterrâneas. Se ainda houver muitas raízes, mas poucos ramos, a planta compensa isso com uma maior formação de brotos.
  4. Enxerto malsucedido ou morte do estoque. Em alguns casos, o rebento não cria raízes. Nesse caso, o local do enxerto fica mais espesso e as folhas ficam amarelas. Novas plantas começam a crescer ativamente a partir das raízes. O mesmo acontecerá se as partes superiores da variedade forem afetadas por geadas, doenças ou desnutrição.
  5. Superalimentação do círculo do tronco. Esse erro é freqüentemente cometido por jardineiros novatos. Os fertilizantes são frequentemente aplicados sob outras árvores, espalhando-os sobre o solo e depois cavando-os. Você não pode fazer isso com uma ameixa. Qualquer raiz danificada irá brotar. O solo só pode ser suavemente solto. Mas é melhor aplicar fertilizantes na forma líquida.

Além disso, a técnica de limpeza pode afetar a aparência de crescimento excessivo.

Falta de rega, verão muito seco, abrigo precário para o inverno - qualquer coisa que leve à morte ou à saúde precária dos galhos da árvore principal provocará a formação de um crescimento excessivo.

A planta está tentando restaurar seu volume.

Uma árvore pode crescer e dar frutos?

Plantas viáveis ​​e fortes crescem da raiz da ameixa. Elas crescem bem, pois estão adaptadas às condições do local onde as plantas-mãe são plantadas. Mas aos poucos o jardineiro percebe que não há flores ou frutos.

Isso significa que a prole foi tirada de uma ameixeira silvestre. Antes da reprodução, você deve entender que material genético específico é levado para cultivo posterior. Ameixas de alta qualidade raramente são propagadas por brotos devido ao fato de seu sistema radicular nativo não tolerar as condições da Rússia. Quase todos os espécimes varietais são plantas enxertadas. As raízes são ameixa silvestre, a parte do solo é varietal. Para obter uma planta varietal de um espécime enxertado, é necessário colher mudas verdes para propagação, e não brotos.

Plantas cultivadas em crescimento selvagem são tecnicamente muito convenientes. Eles crescem rapidamente, são fortes, saudáveis, resistentes ao inverno. Para obter bons frutos dessas plantas, eles precisam ser enxertados com ameixas varietais.

A ameixa selvagem (espinho) dará frutos em 2-3 anos. A qualidade do fruto espinho depende da sua variedade. Via de regra, são poucos, pequenos e não têm gosto de bons frutos. Alguns tipos de espinhos (por exemplo, espinhos de cereja) são cultivados para frutas aromáticas e ácidas, perfeitos para compotas misturadas com algum tipo de baga. Mas então você precisa saber com certeza que a árvore propagada pertence a esta espécie em particular.

As mudas obtidas a partir dos rebentos de ameixa varietal com raiz própria dão frutos consoante a variedade. Alguns darão frutos no segundo ano, outros apenas por volta de 8-9, quando a árvore crescer o suficiente.

Se não houver informação se a ameixa é enxertada ou enraizada, é necessário inspecionar o tronco a uma altura de até 50 cm. Uma cicatriz será visível na planta enxertada.

Seleção de apêndices

Os melhores brotos são aqueles que crescem mais longe da árvore. Eles são os mais independentes. Se não houver nenhum, você pode levá-lo para debaixo do mato. Mas será mais difícil para eles se adaptarem a um novo lugar, uma vez que não têm em abundância suas próprias pequenas raízes.

Os tiros não são tirados com mais de meio metro de altura. A idade ideal é 1 ano. Os brotos de dois anos geralmente têm um sistema radicular fraco, alimentando-se da árvore-mãe por muito tempo.

Você deve tirar o broto da ameixa que é o melhor: o mais saudável, resistente, fértil, com raízes moderadas.

Tecnologia de reprodução

A ameixa pode ser propagada por rebentos no final de abril ou no limiar do outono. Os rebentos devem ser tirados apenas na primavera em regiões onde o outono é frio demais: região de Leningrado, Sibéria, Extremo Oriente. Em outras regiões, você pode coletar o material de plantio no final de agosto, setembro, início de outubro. O tempo exato é determinado dependendo do início de um clima frio estável. O rebento deve ser alocado pelo menos dois meses para adaptação, então terá tempo de se preparar bem para o inverno.

O plantio da primavera é realizado apenas antes do início do fluxo de seiva.

Para propagar a ameixa, corta-se a raiz que conecta o broto ao arbusto-mãe. A muda é gentilmente removida com um forcado ou pá para transferi-la para o local do transplante. Eles são transplantados com um pedaço de terra, mas você pode sacudi-lo se o transplante para um novo lugar não se arrastar. O local da derrubada da planta mãe é uma ferida, portanto é aconselhável tratá-la com verniz de jardim para prevenir infecções por infecções ou esporos de fungos.

Aterrissagem

As mudas devem ser plantadas em locais pré-arranjados. Cave buracos com até 50 cm de profundidade e o diâmetro é aproximadamente o mesmo. O solo cavado do buraco é separado, removendo todas as raízes de ervas daninhas e pedras. Em seguida, o solo é misturado com composto, cinzas, superfosfato e sal de potássio (1 balde, ½ kg, 300 g, 70 g, respectivamente). Um quarto da mistura resultante é despejado no próprio buraco com um monte. Se o solo do local for muito denso, é feita uma fossa um pouco mais profunda com a organização de uma camada de drenagem (seixos ou brita, depois areia).

Uma muda é colocada no monte, as raízes são esticadas, uma estaca é cravada, se for necessária uma liga, coberta com terra, sacudindo levemente a planta para preencher os vazios entre as raízes. O solo está bem triturado. Polvilhe abundantemente com água, polvilhe com uma camada de terra por cima.

A distância entre as mudas de ameixa não é inferior a 3-4 M. Variedades que florescem ao mesmo tempo são organizadas para a polinização.

Ao escolher um local, a iluminação, o nível das águas subterrâneas são levados em consideração. As ameixas adoram umidade abundante, mas não toleram água estagnada. O nível do lençol freático não deve estar mais próximo do que 1,5 m. O local deve ser claro, sombra parcial não é adequada.

O sucesso do plantio pode ser visto pelo aparecimento de novos caules e brotos.

Existe outra forma de reprodução. Na primavera, a muda é isolada cortando-se da planta-mãe. Mas eles não desenterram, apenas fornecem tratamento intensivo para ele. No outono, uma muda madura com um sistema de raiz próprio bem crescido é transplantada para um local permanente.

As plantas escavadas podem ser armazenadas por até 10 dias em um balde com solo umedecido. Os rebentos com um pequeno número de raízes são enterrados um pouco mais fundo.

Cuidado

O cultivo de brotos de ameixa após o transplante não é diferente de cuidar de ameixas jovens comuns. As regras de atendimento podem ser determinadas por vários pontos.

  1. Você precisa monitorar cuidadosamente a hidratação. No primeiro ano, rega abundante será necessária pelo menos 1 vez por semana. Em climas muito secos, a água deve ser regada 2 a 3 vezes por semana. Se não for possível monitorar o local com vigilância, após a rega, as ameixas são afrouxadas e os troncos cobertos com cobertura morta.
  2. Se a rega for realizada com um aspersor, deve funcionar por pelo menos 2 horas.
  3. Não há sentido em fertilizar plantas jovens: somente na próxima primavera é regado ou borrifado com uma solução de ureia (700 g por 10 l de água) até que os botões se dissolvam. Nenhum fertilizante é necessário durante o ano.
  4. As ervas daninhas são removidas várias vezes por temporada. É preferível puxá-los manualmente.
  5. Raramente acontece que as plantas jovens comecem a dar novo crescimento de raízes. Deve ser cortado rente ao solo e os cortes cuidadosamente processados ​​com piche.
  6. No outono, a área é cuidadosamente removida das folhas caídas. Atrai pragas e roedores. Os troncos podem ser tratados com uma solução forte de hortelã para espantar os roedores.
  7. Para o inverno, as plantas devem ser cobertas. Para proteger simultaneamente o plantio de ratos, são usados ​​ramos de abeto e de zimbro.

Várias vezes por temporada, será necessário pulverizar a planta contra as pragas. Pela primeira vez, a solução de ureia desempenha a função de proteção. Na primavera, é mais conveniente fazer o tratamento com uréia, pois também é um fertilizante. Se os botões já florescerem, eles são pulverizados com Fitoverm. É útil pulverizar mudas recém-plantadas com uma solução de "Epin" ou "Zircão" (bioestimulantes).

A pulverização de outono contra pragas é realizada em outubro.

No primeiro ano de plantio, você não precisa cortar as plantas do crescimento excessivo. Mas se estiver claro que o sistema raiz está subdesenvolvido, os ramos podem ser encurtados. A primeira poda formativa pode ser realizada um ano após o plantio (se a planta tiver a forma de um tronco).

É necessário sintonizar 5 anos de formação da coroa. Eles começam com a formação da camada inferior a uma distância de 45-50 cm do solo, deixando 5-7 ramos do esqueleto. Eles devem se estender do cano em um ângulo de 45 °. Todos os ramos abaixo são removidos. Os esqueléticos são encurtados em 1/3, os restantes são cortados em anel, sem deixar o cânhamo.

Se surgir um novo crescimento ao redor da planta, ele deve ser removido corretamente. Cavar ou cortar bem no tronco terá um efeito negativo, pois mais plantas novas aparecerão nas áreas danificadas. Os rebentos desnecessários de ameixas devem ser teimosamente encurtados de tal forma que apenas o cânhamo sem folhas permaneça. Gradualmente, os brotos desnecessários param de crescer.

O cultivo competente de brotos de ameixa é muito benéfico. Dezenas de novas mudas de boa qualidade e alta taxa de sobrevivência podem ser obtidas de uma planta-mãe (em contraste com mudas obtidas a partir de estacas).O método é muito bom para plantas com raízes próprias. É melhor retirar os brotos das plantas enxertadas ou considerar as mudas resultantes como porta-enxerto de ameixas varietais.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário