Tudo sobre reprodução de ameixas por estacas
Como a maioria das plantas frutíferas, as ameixas podem ser cultivadas natural e artificialmente. Os métodos naturais de propagação vegetativa são: crescimento a partir da semente (osso), por meio de rebentos de raiz, estratificação. Das tecnologias artificiais (estacas, enxertia), as estacas são principalmente praticadas. Como propagar uma ameixa por meio de estacas, consideraremos neste artigo.
Vantagens e desvantagens
Jardineiros experientes preferem cortar esta safra de frutas no verão, acreditando que este método é o mais confiável devido à estabilidade positiva dos resultados, a alta capacidade das mudas de enraizarem mantendo a pureza varietal. Regra geral, o cultivo realiza-se com ramos saudáveis anuais maduros (estacas lenhosas), cuja colheita está prevista para o outono, com a sua conservação subsequente até à primavera.
A propagação vegetativa por meio de estacas verdes, que ocorre no verão, era praticada anteriormente apenas em escala industrial. No entanto, neste momento, este método tornou-se jardineiros amadores e interessantes. Envolve o uso de estacas de verão que ainda não tiveram tempo de se tornarem lenhosas.
Entre os aspectos positivos das mudas de verão estão:
- forçando o procedimento de cultivo;
- alta taxa de sobrevivência;
- preservação das características varietais;
- não há necessidade de fornecer condições para armazenamento de material de plantio futuro no inverno.
Também existem desvantagens de mudas no verão:
- o método não é adequado para nenhuma variedade, mas apenas para aquelas que são capazes de formar um grande número de rebentos de raízes jovens;
- a necessidade de criar condições para a correta formação das raízes do material;
- custos monetários associados à compra de ajudas.
Ao escolher um método de verão para o cultivo de ameixas, a muda será aceita com sucesso, tendo trazido uma boa colheita em 3-4 anos.
Cronometragem
As estacas verdes devem ser cortadas durante o período de atividade máxima, durante o crescimento ativo e estação de crescimento, que começa em junho. Em regiões com condições climáticas amenas, as estacas são colhidas desde os primeiros dias de junho até meados de julho. Um indicador visual para o início do evento é a manifestação de vermelhidão na base dos brotos em crescimento.
Lembre-se: a poda é melhor feita de manhã cedo, antes do calor do dia, ou em tempo nublado, quando a maior umidade está presente nas estacas.
Colhendo mudas
Para a colheita de estacas, ramos completamente maduros sem defeitos não naturais ou mecânicos perceptíveis são selecionados. A colheita é realizada no outono após o término do movimento da seiva nas plantas. As estacas também podem ser cortadas no início da primavera, antes que o suco comece a se mover. Somente nesta versão, o processo de formação de raízes não será muito intenso, pois os ramos hibernados darão todas as forças para construir a massa verde.
Após o corte das estacas, é necessário garantir que sejam armazenadas corretamente antes do plantio no solo. Para fazer isso, o diâmetro dos galhos deve ser o mesmo de um lápis comum. Se os cortes forem mais finos, eles simplesmente secarão durante o armazenamento. Um galho anual é usado para a colheita, que formou um acréscimo de cerca de meio metro de comprimento. A temperatura de armazenamento adequada é 2-4 ° C acima do ponto de congelamento.Em regiões sujeitas a fortes nevascas, os cortes podem ser mantidos em montes de neve com uma altura de 50-70 cm.
Em áreas com aumentos frequentes da temperatura atmosférica para valores positivos no inverno, os galhos cortados são cobertos com serragem úmida e, em seguida, levados para o frio. Quando a serragem está suficientemente congelada, formando um casulo denso e forte, é polvilhada com uma camada de serradura seca de 30 cm de espessura, sendo colocado um saco plástico por cima da serradura e fixado. Os galhos são retirados do abrigo obtido alguns dias antes do plantio. É possível manter os cortes na geladeira. Só não tente mantê-los no freezer, pois podem congelar. Qualquer local onde o material de plantio é armazenado não deve ser muito seco ou úmido, caso contrário, ele pode se deteriorar.
2-3 dias antes do processo de enraizamento, as estacas são transferidas para um local aquecido, onde começarão a descongelar sistematicamente.
Enraizando
Vários métodos eficazes são praticados para estacas de raiz em casa. Por exemplo, você pode plantar as mudas no solo e organizar as condições da estufa esticando o filme de celofane. A formação do sistema radicular é possível nos valores mais adequados do nível de saturação com umidade e temperatura. Ou as mudas são colocadas em pequenos potes de terra, formando um abrigo de celofane. Entre os potes, são instalados recipientes com água para evitar que o solo seque rapidamente.
Para a fórmula nutricional, precisamos:
- aproximadamente 4 colheres de sopa. colheres de cinzas;
- 1 litro de água;
- 1 Colher de Sopa. colher de fertilizante de nitrogênio-fósforo-potássio mineral.
Com essa composição, você deve irrigar o solo com areia, lembrando-se de soltá-la se necessário. A planta requer um regime de temperatura de 25-30 ° C com umidade do ar suficiente. Nesse sentido, uma pequena estufa deve ser construída. Você pode fazer uma estufa de uma garrafa de plástico (caixa) ou usar um balde comum. Uma camada de terra úmida preparada (aproximadamente 12 cm de espessura) é derramada no fundo do recipiente. É desejável que o solo esteja solto e sem grumos.
As estacas são plantadas em solo úmido com 6 cm de profundidade para que o botão inferior afunde no solo... Após o plantio, o vaso deve ser coberto com uma tampa ou papel alumínio, apenas para que as folhas não se toquem. No futuro, será necessário remover as ervas daninhas e irrigar o solo para manter o nível de umidade desejado. Garantir a impermeabilidade da estufa deve ser respeitado sem falta. Uma vasilha com alça pode ser instalada na sombra, por onde os raios solares às vezes penetram, ou colocada em casa em uma loggia (varanda). Se você seguir todas as regras, as raízes se formarão em 15-20 dias.
Pouso em terreno aberto
O plantio de mudas verdes é realizado em estufas imediatamente após o corte no verão. As estacas lenhosas colhidas no outono ou inverno, após armazenamento prolongado, devem ser preparadas para o plantio na primavera. Para isso, são ligeiramente podadas e deixadas em água fria durante três dias. Renovar as estacas submergindo-as em água por várias horas irá beneficiar até as estacas novas cortadas antes do plantio.
Aqui estão algumas nuances do processo de plantio.
- Mistura ideal de solo para mudas: turfa neutralizada e areia de rio na mesma proporção. Coloca-se por cima uma camada de areia com 1,5-2 cm de espessura, sendo desejável alimentá-la com uma solução de cal fosfato: 1 colher de chá por cada 10 litros de água.
- A estufa é aquecida a + 25-30 ° C e o solo é completamente irrigado antes do plantio. As folhas inferiores são removidas das estacas verdes. Para a formação de raízes de alta qualidade, o segmento inferior das estacas, antes do plantio, são tratados com substâncias estimulantes do crescimento - "Zircão", "Kornevin" ou "Heteroauxina".
- As estacas são plantadas a uma profundidade de 3 cm e a uma distância de 5 cm entre linhas e cortes em uma linha em uma inclinação de 45 graus. O material de cobertura é espalhado de cima.
- Amostras adultas são colocadas a uma distância de 20-30 cm entre si. As mudas são cuidadas da mesma forma que as plantas adultas de ameixa. Ao mesmo tempo, a irrigação oportuna é extremamente importante, uma vez que mesmo uma curta seca pode arruinar as raízes frágeis.
A propagação de ameixas por estacas é uma técnica bastante laboriosa, mas ao mesmo tempo muito eficaz. Se tudo for feito corretamente, é possível cultivar uma árvore frutífera saudável.
O comentário foi enviado com sucesso.