Como e quando transplantar ameixas?
A ameixa é uma árvore frutífera que não necessita de muita manutenção. Ela raramente fica doente e dá bons frutos. Os problemas para o jardineiro surgem apenas no momento em que a planta precisa ser transplantada. Nesse momento, para não prejudicar a árvore, você precisa seguir os conselhos de pessoas mais experientes.
A necessidade de um procedimento
As ameixeiras não precisam ser replantadas com muita freqüência. Existem várias razões principais para o replantio de plantas jovens em um novo local.
- O ângulo de plantio de árvores não foi selecionado corretamente. Nesse caso, dá frutos pobres e cresce lentamente. Normalmente, a árvore é transplantada se a planta estiver na sombra ou mal polinizada.
- Os donos do terreno estão se mudando e querem levar sua planta favorita com eles.
- A construção está planejada no local. Para salvar uma árvore antiga, geralmente ela é movida para outro local.
Recomenda-se o replantio de ameixas apenas na idade em que as mudas já estão bem desenvolvidas e suficientemente fortes. Então a planta criará raízes perfeitamente.
Na maioria das vezes, ameixas de um ou dois anos são transplantadas.
Qual é a melhor época para transplantar?
Ameixas, como outras árvores e arbustos, podem ser plantadas em um novo local na primavera e no outono. Na hora de escolher o momento certo para este procedimento, é importante levar em consideração as peculiaridades do clima regional.
Na primavera, é preciso esperar o momento em que o solo do local esquenta bem. Nesse caso, você precisa chegar a tempo antes que os primeiros botões apareçam na árvore. A época ideal para o transplante de árvores frutíferas na primavera é em meados de abril. Nas regiões frias, esse procedimento pode ser adiado até maio ou mesmo início de junho.
No outono, as ameixas precisam ser transplantadas antes da primeira geada. Nas regiões do norte do país, eles vêm mais cedo. Portanto, os jardineiros locais geralmente replantam as árvores no final de setembro. Na região de Moscou e na região de Leningrado, esse processo pode ser adiado para meados de outubro. Na região Sul, as árvores são replantadas no final do mês.
Muitos jardineiros, escolhendo o número para o transplante de ameixas, são guiados por no calendário lunar. Isso os ajuda a determinar com mais precisão o período de tempo apropriado para este procedimento.
Seleção de assento
O novo local, onde a ameixa crescerá e se desenvolverá, deve ser selecionado corretamente. Vale lembrar que essas árvores frutíferas amam o calor e o sol. Portanto, eles não devem ser plantados na sombra. O local deve ser protegido do vento. A ameixa geralmente é plantada atrás de uma casa ou outro prédio.
Você também deve prestar muita atenção à escolha de "vizinhos" para a jovem ameixa. Maçãs, peras ou cerejas podem ser encontradas ao lado desta árvore frutífera. A planta vai se sentir bem na mesma área com choupo, bétula ou abeto. Para maiores rendimentos, recomenda-se que as ameixas sejam plantadas em grupos. Deve haver pelo menos duas árvores no local que florescem ao mesmo tempo e podem polinizar uma à outra.
A ameixa deve crescer em solo arenoso ou argiloso. Se for muito ácido, deve ser desoxidado. Para fazer isso, farinha de dolomita ou giz é adicionado ao solo cavado. Isso geralmente é feito na primavera.
Mas a cal para esse fim não deve ser usada. Ela pode queimar as raízes de uma árvore jovem.
Tecnologia de transplante
Mesmo um jardineiro novato pode facilmente transplantar uma ameixa para um novo lugar. A coisa principal – siga as instruções passo a passo simples.
Primeiro, você precisa desenterrar a ameixa com cuidado. Plantas com até 5 anos podem ser transplantadas. As raízes da árvore devem ser cuidadosamente limpas de sujeira. Os rebentos secos devem ser cortados com cuidado. Se a planta for transferida para um novo local, suas raízes devem ser envolvidas com um pano úmido. Isso é feito para que o rizoma não seque. Antes do plantio, geralmente é mergulhado em uma pasta de argila e terra.
Em seguida, você pode ir para o processo principal. Ao mesmo tempo, é muito importante levar em consideração as peculiaridades da época escolhida.
No outono
O transplante de outono começa com a preparação correta do local. Isso é feito 3 semanas antes do trabalho principal. A área precisa ser limpa de entulhos. Em um local escolhido com antecedência, é necessário cavar um buraco de tamanho adequado.
O fundo da fossa deve ser coberto com uma camada de drenagem. Para isso, você pode usar tijolos quebrados ou cascalho fino. Isso protegerá as raízes de uma planta adulta do excesso de umidade. Composto podre ou húmus deve ser colocado no topo da camada de drenagem.
Além disso, tudo pode ser polvilhado com cinzas de madeira de alta qualidade.
A camada superior do curativo deve ser coberta com terra, as raízes não devem entrar em contato com ela... Além disso, uma estaca alta deve ser colocada no centro da cova. O tronco será amarrado a ele no futuro. Isso ajudará a planta a criar raízes mais rapidamente. Se for replantar árvores maduras, você pode pular esta etapa.
Em seguida, a planta deve ser colocada em uma cova de plantio e, em seguida, coberta com terra. Deve ser bem socado. O tronco de uma jovem ameixa deve ser amarrado a uma estaca. Em seguida, a árvore deve ser regada abundantemente. A área próxima ao tronco pode ser bem coberta com feno seco ou turfa. Isso é feito para reter a umidade no solo e proteger a árvore contra ervas daninhas e geadas de inverno.
Na primavera
Um transplante de árvore na primavera praticamente não difere do outono. O caroço da ameixa deve ser colhido adequadamente no outono. Para que a planta se enraíze com mais rapidez, além do húmus e das cinzas de madeira, vale a pena acrescentar sal de potássio e superfosfato.
Na primavera, quando o solo aquece bem, a planta pode ser plantada em um buraco. Como o solo ainda está úmido devido à neve derretida, o jardineiro precisará de menos água para regar a árvore.
Ao regar a ameixa após o transplante, certifique-se de que a água perto do tronco não estagnou.
Cuidados de acompanhamento
Para que a ameixa se enraíze em um novo local, após o transplante, ela precisa ser cuidada com os devidos cuidados.
- Rega... Se a ameixa foi transplantada na primavera, após o procedimento, a planta deve ser regada uma vez por semana. Em climas quentes, a quantidade de rega é aumentada. Em geral, cerca de 5 baldes de água são despejados sob uma árvore adulta. Após cada rega, o solo está sempre bem solto e o círculo próximo ao tronco é limpo de ervas daninhas.
- Poda... No início, após o transplante de uma ameixa jovem, seus galhos podem não crescer corretamente. Portanto, eles precisam ser podados regularmente. Isso ajudará a formar uma coroa bonita e elegante. Os ramos devem ser podados enquanto ainda são jovens. Nesse caso, o procedimento não prejudicará a planta. Depois de retirar o excesso de ramos, os locais de corte devem ser tratados com verniz de jardim.
- Top curativo... Após o transplante da ameixa, ela não precisa de alimentação adicional, pois há fertilizante suficiente na cova de plantio. A ameixa deverá ser alimentada apenas no segundo ou terceiro ano após o transplante.
- Preparando-se para o inverno. Para que uma árvore recentemente transplantada para um novo local sobreviva às geadas, ela deve ser preparada adequadamente para o inverno. O barril deve ser caiado para protegê-lo. No processo, você pode usar uma solução comprada e outra preparada em casa. Para o processamento da madeira, um produto feito de argila e cal é adequado. Em alguns casos, um pouco de sulfato de cobre é adicionado a ele. Antes das primeiras geadas, o tronco é isolado com palha seca e coberto com estopa ou agrofibra. O material selecionado deve ser cuidadosamente preso com uma corda para que no inverno não seja levado por uma rajada de vento.
Se tudo for feito da maneira correta, a ameixa vai deliciar os donos do sítio com uma boa colheita no próximo ano após o transplante.
O comentário foi enviado com sucesso.