Características da alimentação de ameixas na primavera
A ameixa é uma árvore frutífera muito popular e despretensiosa. Ela cresce não apenas em chalés de verão, mas também nos pátios de edifícios altos. Para que a árvore viva o máximo possível e dê uma produção estável, você terá que cuidar dela, principalmente, da alimentação. A fertilização da primavera é especialmente importante.
O que você pode alimentar?
A alimentação de ameixeiras na primavera resolve várias tarefas importantes de uma vez:
- enriquece o solo;
- prolonga a vida das árvores;
- cura a cultura;
- previne o aparecimento de doenças e pragas;
- acelera o crescimento;
- promove boa frutificação;
- melhora a palatabilidade das frutas.
Você pode alimentar a ameixa com diferentes substâncias. Mas antes de escolher uma ferramenta, você precisa entender quais elementos faltam na árvore. A tabela a seguir permitirá que você entenda isso.
Elemento |
Sinais de escassez |
fósforo |
amadurecimento pobre e lento, crescimento deficiente, coloração vermelho-violeta irregular das placas foliares |
cálcio |
crescimento lento, má formação de ovário, queda precoce da folhagem |
potássio |
torção e branqueamento de placas de folha |
ferro |
formação de pequenas ameixas, palidez da folhagem |
azoto |
amarelecimento das folhas, queda rápida, crescimento deficiente, vermelhidão da casca |
zinco |
escurecimento da polpa das ameixas, maciez da casca e galhos |
magnésio |
queda maciça de uma safra ainda não madura |
cobre |
clorose na folhagem, morte rápida de placas |
Depois de lidar com o elemento de que o ralo necessita, pode-se começar a procurar o fertilizante necessário. Para o tratamento de primavera, são usados produtos minerais e orgânicos.
Fertilizantes minerais
Em primeiro lugar, é necessário observar o superfosfato. É um excelente alimento para todos os tipos de plantas. A substância contém fósforo, necessário para a formação dos frutos. Junto com o superfosfato, o sulfato de potássio é freqüentemente usado, que satura as árvores frutíferas com potássio. O nitrato de cálcio fornece cálcio à cultura, o que torna os ramos e caules mais fortes. E também na primavera, as árvores são frequentemente alimentadas com potássio e magnésio.
Para que os ramos cresçam mais rápido, a planta precisará de nitrogênio. Há muito disso no nitrato de amônio e na ureia. E também o nitrato de magnésio, que também contém magnésio, se tornará uma fonte de nitrogênio. Além disso, ameixas enfraquecidas são fertilizadas com farinha de dolomita, que irá restaurar rapidamente o crescimento adequado. Se for observada clorose nas placas, recomenda-se o uso de quelato de ferro.
Importante: geralmente, todos os componentes listados podem ser encontrados em uma ferramenta abrangente. Embalagens com uma linha completa de fertilizantes para árvores frutíferas estão disponíveis em qualquer loja.
Orgânico
Esses tipos de curativos também são muito importantes para a ameixa. Via de regra, esses fertilizantes promovem a frutificação ativa. Você pode escolher uma das ferramentas descritas abaixo ou pode alterná-las, substituindo uma pela outra.
- Frango. Em outras palavras, são excrementos de frango. Em nenhum caso você deve dar puro. São levados cerca de 6 litros de água, acrescenta-se 0,5 kg de frango. O recipiente é colocado em um local quente. Em seguida, você precisa esperar até que o processo de fermentação termine. Só então a solução pode ser usada conforme as instruções.
- Esterco de vaca. Verbasco também não é fornecido limpo. Ele é criado assim: para 1 parte do verbasco, 10 partes de água são tomadas. Novamente, você terá que esperar o fim da fermentação.
- Estrume de cavalo. Este é outro ótimo produto orgânico. É criado da mesma forma que o verbasco.
- Infusão de urtiga. As ervas daninhas podem ser um excelente fertilizante após a remoção de ervas daninhas. Você precisa pegar um balde de 10 litros e colocar a urtiga picada, enchendo o recipiente 2/3. O resto do espaço está cheio de líquido. O final da fermentação deverá aguardar cerca de 7 dias. Não se esqueça que o produto sairá concentrado, por isso deve ser diluído novamente em água antes do uso.
- Cinza. É mais fácil de usar em estado de pó. A uma distância de um quarto de metro da ameixa, uma pequena trincheira é cavada, as cinzas são colocadas e a terra é despejada em cima. Taxa de fertilização - 2.000 gramas.
Quanto à cal, alguns a utilizam como análogo da farinha de dolomita. A cal ajuda a desoxidar o solo, tornando-o mais adequado para o crescimento das plantas. Recomenda-se calá-lo a cada 5-6 anos. Mesmo assim, é esse fertilizante recomendado para os curativos de outono.
Métodos de aplicação
O molho de ameixa pode ser aplicado de diferentes maneiras. As duas técnicas principais são de raiz e foliar. Vamos considerar cada um deles com mais detalhes.
- Raiz. Este tipo de aplicação envolve o fornecimento de fertilizante diretamente às raízes da planta. Tenha cuidado ao calcular as dosagens de fertilizantes. As formulações líquidas são derramadas diretamente sob a raiz da ameixa, mas as formulações em pó são misturadas ao solo e gotejadas no círculo próximo ao caule. As composições na forma de grânulos são aplicadas antes mesmo de os botões começarem a florescer. Se você pular este momento, a alimentação terá que ser adiada até o outono. Na maioria das vezes, os grânulos contêm superfosfato.
- Foliar. É um tipo de curativo mais simples, pois as substâncias necessárias penetram diretamente no tecido da árvore com muito mais rapidez. Para o curativo foliar, são utilizadas soluções líquidas, as quais são aplicadas nos brotos e nas folhas da ameixa com o auxílio de um pulverizador. Para maior eficiência, você também pode pulverizar o solo no círculo do tronco.
Como fertilizar corretamente?
Escolher a cobertura necessária é apenas metade da batalha. Você também precisa aprender a fertilizar as ameixas adequadamente. Para que a planta frutifique abundantemente e seja saudável, algumas nuances deverão ser levadas em consideração. Entre eles certamente estará a idade da árvore em si e o momento de sua introdução.
Levando em consideração a idade
As árvores têm idades diferentes. O que funciona para uma ameixa anual pode ser inútil e até fatal para a planta velha. Vamos ver como fertilizar árvores em diferentes períodos de suas vidas.
- Plantinha. Esta é uma árvore muito jovem, recém-plantada. Para alimentá-lo com fertilizantes com um ano de antecedência, é necessário adicionar cinzas (uma colher de sopa), superfosfato (0,2 kg), nitrato de amônio (3 colheres de sopa), sulfato de potássio (tanto quanto salitre) à cova durante o plantio. Além disso, o solo é enriquecido com turfa ou húmus. Todos esses fertilizantes são aplicados durante o plantio na primavera.
- Plano de dois anos. No primeiro ano, a ameixa não precisará de fertilizantes, mas sim aqueles que o jardineiro introduziu durante o plantio. No segundo ano, a uréia será necessária. É realizada no primeiro mês da primavera, bem como no verão. A árvore não precisa de outros fertilizantes.
- De três anos. Esses tipos de ameixas também não precisam de alimentação. No início de maio, uma ameixa de três anos é alimentada com uréia, diluindo duas colheres de sopa do produto em um balde de 10 litros. Os próximos curativos serão no verão.
Quando a ameixa se torna adulta e começa a frutificar ativamente, ela já precisa de muito mais tempero. Portanto, para árvores adultas e velhas, a alimentação com "Aquário" é muito importante. A substância é diluída em água, a dosagem é de 0,02 kg por 10 litros de líquido. O "Aquarin" é aplicado antes do início da floração, bem como depois que as árvores começam a formar ovários.
Qualquer ameixa adulta precisará de fertilização do solo todos os anos. Para melhorar a qualidade da terra e nutrir a cultura, é necessário adicionar as seguintes substâncias: composto (10 kg), sulfato de potássio (0,02 kg), uréia (0,03 kg), superfosfato (0,06 kg). Uma composição tão complexa permitirá que a ameixa floresça sem problemas e, posteriormente, contribuirá para uma boa colheita. A alimentação adicional é realizada no verão, por isso não os consideraremos.
Em diferentes períodos
A primeira alimentação das ameixas é realizada no início da primavera, imediatamente após o inverno. É necessário escolher o momento antes do desabrochar. Depois de remover o abrigo, as ameixeiras precisarão de matéria orgânica. Para esses fins, o nitrogênio é bastante adequado. Uma parte do produto é misturada com duas partes de água. A mistura resultante é aplicada na área a uma distância de 0,3 metros da árvore. Além disso, a uréia também é usada por jardineiros. Também é diluído em água de acordo com as instruções. Cada ralo deverá gastar cerca de 10 litros de solução.
No final de abril, as ameixeiras maduras podem ser alimentadas com potássio e magnésio. Este produto enriquece bem o solo. A taxa de fertilizante está indicada na embalagem e não deve ser violada. Mas basicamente, cerca de 3 colheres de sopa da substância são usadas por metro quadrado de solo.
Além dos temperos já descritos, na primavera é muito conveniente fazer composições para uma boa colheita. Eles contribuem para um aumento no número de frutas no futuro.
Você pode recorrer às seguintes ferramentas.
- Fermento. Pegue um frasco de litro, coloque 20 gramas de fermento dentro. Em seguida, tudo é despejado em cima com água e deixado por 7 dias. O concentrado é diluído com água antes de usar. O jarro inteiro deverá ser despejado em um balde de água limpa.
- Cascas de ovo. A casca do ovo da galinha é rica em cálcio, elemento muito importante para as árvores frutíferas. Para usar tal ferramenta, você deve primeiro esmerilá-la bem. Você pode usar um esmagamento ou rolo. A seguir, o pó é espalhado na área do círculo do tronco da ameixa.
- Crostas de pão. Para uma grande colheita, crostas de pão também podem ser usadas. Pegue as crostas, deve haver bastante delas (para que o balde fique um terço cheio), encha com água, enchendo o recipiente até o topo. Deixe fermentar 7 dias. Após o final da infusão, adicionar 0,2 l de soro de leite à composição. Dilua com mais três baldes de água e use conforme as instruções.
Além disso, as seguintes técnicas simples são usadas:
- as ameixas são tratadas com uma solução de mel e água (1:10), atraindo as abelhas polinizadoras;
- dissolva uma colher de sopa de limão em um balde d'água e regue as árvores com a mistura uma vez por mês;
- adubos verdes são plantados para melhorar a produtividade e repelir pragas.
Os padrões de alimentação serão os mesmos para diferentes regiões. Mas você ainda precisa levar algo em consideração. Por exemplo, na região de Moscou, região de Moscou, regiões do sul, a alimentação no início da primavera é permitida. Em áreas mais frias, as datas são alteradas para meados ou final da primavera. Preste atenção ao tipo de solo. Dependendo de sua composição, o tipo de fertilizante também muda.
Possíveis erros
Fertilizando ameixas, alguns jardineiros novatos podem cometer erros que podem causar baixa produtividade e até doenças. Aqui estão os seguintes erros comuns.
- Overdose. Se você não seguir as instruções, o resultado será desastroso. Você não deve aplicar mais fertilizante do que o necessário, acreditando que uma quantidade abundante de fertilizante aumentará o crescimento e a frutificação das árvores.
- Fundos vencidos. Não há nada pior do que nutrir uma árvore com atraso. Na melhor das hipóteses, é simplesmente inútil. Na pior das hipóteses, você terá que lidar com o tratamento da cultura.
- Aplicação indiscriminada. Alguns jardineiros não apenas aumentam a quantidade de fertilizante, mas também o aplicam na hora errada. Isso é muito prejudicial para as árvores.
- Afrouxamento profundo. Ao aplicar fertilizantes, não mergulhe muito profundamente no solo. As raízes da ameixa são superficiais e facilmente danificam-se.
E também vale lembrar que fertilizantes serão inúteis se você não seguir outras regras de cuidado. Estes são os seguintes pontos:
- rega;
- capinar o círculo próximo ao tronco;
- poda;
- tratamentos preventivos para doenças e pragas;
- caiação de troncos.
O comentário foi enviado com sucesso.