Tudo sobre ameixas frutíferas
Quem acaba de colocar mudas de ameixa no local está sempre interessado na questão do início da frutificação da árvore. Você quer desfrutar das frutas o mais rápido possível, mas para que elas apareçam, você terá que seguir uma série de regras e levar em consideração algumas das nuances.
Quando a árvore começa a dar frutos?
A maioria das variedades de ameixas começa a dar frutos 4 anos após o plantio da muda. No entanto, existem aqueles que diferem em um período anterior ou posterior de frutificação. Por exemplo, as primeiras variedades "Iskra" e "Novinka" darão os primeiros frutos aos dois anos de idade. Mas as flores nos ramos de "Inverno", "Minskaya branco" e "Moscou húngara" poderão esperar apenas 5 ou 6 anos de vida.
Kozlovsky Prunes e Belaya Yasenevskaya são as variedades mais recentes. Essas ameixas produzirão uma colheita não antes dos 7 anos de idade. Às vezes, eles podem começar a dar frutos aos 8 e 9 anos. Essas características e diferenças de tempo devem-se ao fato de que a maioria das variedades são híbridas.
A diferença no início da frutificação é determinada pela cor da ameixa. Portanto, as variedades roxas sempre começam a dar frutos mais cedo - por volta de 2 a 4 anos, mas as variedades amarelas diferem na frutificação posterior. Raramente, quando ocorre antes dos 7 anos de idade.
De que depende a frutificação?
É bastante difícil dizer especificamente quantas vezes na vida a ameixa dará frutos. As variedades são diferentes, e o início de sua frutificação é diferente, e o tempo de vida, que pode ser de 10, 12, 15 anos. Algumas árvores param de dar frutos mais cedo, outras mais tarde. A mesma frutificação depende de vários fatores.
- Tipo de estoque. Quanto mais alta a ameixeira, mais tarde ela começará a dar frutos. Se você quiser provar ameixas o mais cedo possível, é recomendado cultivar espécimes anões ou semi-anões. Para obter tais árvores, devem-se colher os seguintes porta-enxertos: OD 2-3, 146-2, VVA-1.
- Capacidade de autopolinização. As variedades são diferentes. Alguns podem polinizar-se por si próprios, outros precisam atrair insetos benéficos e polinizadores de plantas nas proximidades. Se você ignorar este momento, é claro, não haverá frutos. Mas, ao mesmo tempo, a ameixa desabrochará bem, abundantemente coberta de flores.
- Clima. Ameixa adora regiões com climas quentes ou temperados. Ele pode crescer nas regiões do norte, mas precisará ser coberto para o inverno. Na ausência de abrigo, a árvore congela sem dar uma colheita de verão.
- Condições de cultivo. Práticas agrícolas inadequadas e falta de atenção às condições externas podem atrasar significativamente a frutificação das ameixas.
É possível agilizar o processo?
Existem alguns truques que podem ser usados para fazer a ameixa frutificar mais cedo. A primeira forma é a poda correta. Você pode começar já no início de junho. O tronco principal de uma árvore jovem é encurtado em um terço. Os ramos laterais também são cortados, tornando-os dois terços mais curtos. Vale lembrar que esta poda é feita para árvores recém-plantadas, sendo contra-indicada para ameixas de outras idades.
Se a árvore já tem vários anos, no verão é necessário cortar os ramos, cujo crescimento se dirige para o interior da árvore. Espécimes verticais também são removidos, pois os botões só se formarão naqueles que crescem horizontalmente. Se a ameixa não tiver mais de dois anos, os ramos verticais podem ser inclinados em vez de cortados, pois ainda são muito flexíveis. Os galhos são cuidadosamente dobrados e presos aos suportes. Graças a essa manipulação, a seiva da árvore vai descer, promovendo a formação precoce dos botões.
Ameixas com pelo menos três anos e pelo menos 6 ramos esqueléticos podem ser arrastadas por vários ramos. Recomenda-se escolher 4 deles. Com base nas peças selecionadas, o tecido é enrolado, a melhor escolha é o linho. Por cima do tecido é aplicado um arame, para isso, a maneira mais fácil é usar um alicate. O enrolamento é realizado no último mês da primavera e será retirado em julho.
Graças ao procedimento, é possível preservar muitos nutrientes que contribuirão para o rápido aparecimento dos ovários.
Além das técnicas listadas, você deve sempre se lembrar da polinização. As ameixas podem ser autoférteis (não polinizam independentemente), parcialmente autoférteis (polinizam-se em 30%), autoférteis (50%). Assim, mesmo as ameixas autoférteis polinizam-se apenas pela metade. Para aumentar o rendimento e acelerar a frutificação, ameixas de qualquer variedade devem ser polinizadas. Para isso, as abelhas são atraídas para o local, que vai transferir pólen de outras variedades. É importante lembrar que durante o período de trabalho dos insetos, não se pode usar inseticidas, use química agressiva no local. Não queime folhagens, realize trabalhos de reparação, acompanhados da utilização de substâncias de odor pungente.
Se não foi possível atrair as abelhas, você pode polinizar as árvores manualmente. Isso exigirá uma escova macia. Primeiro, é realizado sobre as flores da variedade polinizadora e, em seguida, o pólen resultante é transferido para os pistilos das flores de ameixa que precisam ser polinizadas. Você também pode cortar alguns ramos de flores do polinizador e simplesmente sacudir o pólen da ameixa polinizada. Mas aqui é importante lembrar que o pólen morre em uma hora, então você precisa trabalhar ativamente.
Por que a ameixa não dá frutos?
Às vezes acontece que a árvore não dá frutos bem ou nem dá frutos. Se a ameixa parou de dar frutos, a busca pelo problema deve ser iniciada imediatamente. Existem várias opções aqui.
O solo
As ameixeiras são muito exigentes na composição do solo. Eles não crescerão em solos ácidos. Se o solo for altamente ácido, as medidas devem ser tomadas mesmo na fase de escavação do solo. Por exemplo, a cinza de madeira é um bom desoxidante. 200-300 gramas serão suficientes por metro quadrado. Outra opção é a cal apagada. Levará cerca de meio quilo para 1 quadrado. A determinação da acidez do solo é aceita pelo teste de tornassol. Além disso, há sempre muito musgo, rabo de cavalo, botões de ouro e azeda nesses solos.
As ameixas frutificam muito mal em solos pobres. Se o solo estiver esgotado, a planta não terá onde obter alimento. Os ovários estão fracos e os frutos são pequenos e haverá poucos deles. Para evitar que isso aconteça, é imprescindível alimentar o solo com matéria orgânica e misturas minerais para frutas de caroço. Isso deve ser feito pelo menos uma vez a cada 2 anos. No entanto, deve-se lembrar que o uso de grandes quantidades de esterco é impraticável.
A abundância de verbasco promove o rápido crescimento dos ramos laterais, mas eles não terão botões. Portanto, é imperativo saber quando parar.
Modo de rega
Se as raízes da ameixa não recebem umidade suficiente, elas inibem o desenvolvimento. E esta será a razão pela qual a frutificação será retardada ou não devido à rápida queda dos ovários. A planta ainda sobreviverá a uma breve seca, mas não é aconselhável fazer experiências com irrigação regularmente. Com especial cuidado, é necessário monitorar o estado da terra no momento da floração, a formação dos ovários e, em seguida, os frutos.
Não há datas claras para irrigação, uma vez que as regiões possuem climas diferentes. Você deve se concentrar no solo. Se a camada superior já estiver seca, é necessário regá-la, pois a ameixa tem raízes superficiais e não pode ir fundo no solo em busca de água. Uma árvore deve usar pelo menos 5 baldes de líquido. É melhor regá-lo com água da chuva. Em casos extremos, você pode dar uma torneira, mas deve ficar ao sol por pelo menos um dia. O líquido deve estar quente.
Importante: também não é necessário derramar a ameixa, bem como regá-la com mais frequência do que o necessário. O excesso de umidade pode levar ao apodrecimento da raiz. Além disso, a umidade elevada é uma condição excelente para o desenvolvimento de fungos.
Ajuste incorreto
Se a árvore não floresce ou não dá frutos, o motivo pode estar no plantio errado. Em primeiro lugar, você deve escolher o site certo. Ameixa adora o sol, e deve haver muito sol. Não plante uma árvore perto de cercas ou sob árvores grandes com copas volumosas. O local não deve ser fortemente destruído, caso contrário, você terá que instalar telas de proteção. Também vale a pena cuidar para que a água subterrânea não vaze próximo à superfície do solo. Você pode pular este ponto se planeja instalar drenagem.
Jardineiros novatos cometem erros durante o plantio em si. Um dos mais ásperos é o aprofundamento do colar da raiz. Se ele se esconder no solo, a árvore não apenas não florescerá, mas poderá até morrer. O segundo erro é ignorar a estimulação do crescimento da raiz. As plantas sem coma terrestre secam rapidamente, por isso as raízes devem ser mantidas úmidas antes do plantio. Eles são envolvidos em um pano úmido e mantidos em estimulantes de crescimento por várias horas.
Ao plantar, é muito importante espalhar as raízes. As raízes emaranhadas não crescem adequadamente, tornando todo o sistema incapaz de respirar normalmente. Se a planta for plantada em um recipiente, o pedaço de terra ainda está ligeiramente quebrado para endireitar as raízes.
Dano de árvore
A planta pode não dar frutos, mesmo se estiver danificada. Rebentos principais quebrados e casca rachada podem muito bem ser as razões para a falta de colheita. Outro fator perigoso é a remoção de goma. Muitas vezes ocorre quando há feridas no tronco. Portanto, qualquer dano deve ser reparado imediatamente. É importante lembrar também que o trabalho com madeira é feito com ferramentas desinfetadas.
O dano da ameixa não pode ser apenas mecânico. A maior parte de todos os infortúnios são doenças e pragas que danificam todas as partes da planta. Por exemplo, com a podridão de frutas, você não deve esperar por uma colheita normal. Clasterosporium também é muito perigoso. As pragas da ameixa são atacadas por vários tipos de pulgões, moscas-serras, carrapatos, lagartas de todos os tipos de borboletas.
Para proteger a planta, você não deve se esquecer dos tratamentos preventivos.
Condições de alimentação
Qualquer jardineiro sabe como a fertilização é importante para as plantas. Mas é igualmente importante respeitar o seu tempo, bem como a dosagem. Se você der mais do que precisa, o efeito será o oposto.
Recomenda-se a aplicação de fertilizantes orgânicos no início da primavera. Isso é feito porque a matéria orgânica contém muito nitrogênio. Graças a este elemento, a massa verde cresce rapidamente, mas se der constantemente, não haverá floração, assim como a colheita. Matéria orgânica pode ser adicionada no outono, cavando o solo próximo ao ralo. E também esses fertilizantes são frequentemente complementados com cinzas de madeira. Alguns jardineiros não aplicam fertilizantes orgânicos na primavera, preferindo a uréia.
Quanto ao período de verão, os minerais serão importantes aqui. Potássio, cálcio e fósforo são os principais elementos que a ameixa deve receber. Sem eles, a colheita simplesmente não se formará nos galhos. Os fertilizantes minerais também devem ser aplicados com cuidado, seguindo estritamente as instruções do fabricante.
Outras razões
Existem vários outros motivos pelos quais uma ameixa pode não produzir uma safra.
- Densidade da coroa. Se houver muitos ramos, eles começam a se entrelaçar, engrossando a copa. Por causa disso, a luz do sol não penetra dentro. Sua ausência também se torna o motivo da fraca formação dos ovários.
- Clima. A árvore não dará frutos se estiver extremamente quente lá fora. Nessas condições, o pólen se torna estéril. As chuvas, que levam o precioso pólen, também serão um problema. E as abelhas não voam na chuva. Na ausência de vento, a árvore também não é polinizada. Mas aqui, pelo menos, há uma saída - fazer água com açúcar fraco e borrifar as flores.As abelhas reconhecem essa isca mesmo a vários quilômetros de distância.
- Escolha de variedade errada. É muito pouco razoável, na busca de grandes safras, escolher variedades que não sobrevivem às peculiaridades do clima de certas regiões. Ameixas que não são resistentes ao inverno não produzirão safras nas regiões do norte.
E mesmo as variedades resistentes ao inverno precisam ser cobertas, além de fornecer irrigação com água.
Dicas úteis
Para que a ameixa se diferencie sempre por uma frutificação estável e dê safras saborosas e abundantes, é necessário lembrar algumas regras.
- Quaisquer atividades de plantio ou transplante de plantas são realizadas na primavera. Nesse caso, o solo deve ser fertilizado antes do procedimento. Verbasco é dado exclusivamente na forma dissolvida.
- Para evitar que a árvore seja danificada pelo sol ou pelo frio, deve-se ter o cuidado de caiar os troncos.
- As áreas danificadas da casca devem ser removidas imediatamente. Ao mesmo tempo, é realizada a desinfecção da área limpa. Uma solução de 2% de sulfato ferroso ajudará aqui.
- Às vezes acontece que não há espaço suficiente no local para o plantio de polinizadores. Só há uma saída nesta situação - enxerto na coroa.
- O local onde a ameixa cresce deve ser mantido limpo. A carniça é imediatamente removida, assim como as folhas caídas. As ervas daninhas são arrancadas e o solo deve ser solto após cada rega. Só assim é possível preservar todos os nutrientes do solo e prevenir o aparecimento de doenças.
O comentário foi enviado com sucesso.