Como podar uma ameixa?

Contente
  1. O que é importante considerar?
  2. O que é necessario?
  3. Poda regular
  4. Como fazer uma coroa?
  5. Como rejuvenescer?

A ameixa é considerada uma árvore delicada e muito sensível. Isso é verdade, o que não nega o fato de que procedimentos padrão são necessários para ele. Por exemplo, recorte. Se não for feito, o número de galhos da árvore será excessivo, a copa ficará muito grossa e a produção cairá.

A poda de primavera e outono é obrigatória para esta safra.

O que é importante considerar?

Os novatos em jardinagem podem presumir que a poda não é tão importante e definitivamente não está na lista dos principais procedimentos de cuidado de árvores. A ameixa também é bastante compacta, não cresce em largura. Isso é apenas parcialmente verdade. O fato é que a ameixa cresce muito rápido, os galhos que crescem rapidamente se entrelaçam, por isso deixam de ser produtivos. E se nos primeiros anos for, ainda que parente, mas um plus, mais tarde se desenvolverá em problemas. Sim, a ameixa cresce rápido, o que significa que dará frutos mais rápido.

Mas depois de 4 a 5 anos, uma árvore jovem adquire muitos vazios entre a copa exuberante. Na periferia, os ramos tornam-se muito grossos, muito longos, finos e de fato são coletados a folhagem principal e os frutos. É difícil para uma árvore segurá-los. A colheita ficará rasa muito rapidamente, será irregular e a qualidade da fruta também será prejudicada. Novos brotos frutíferos pararão de crescer.

A poda é para isso: dá saúde à árvore, rejuvenesce, aumenta a produtividade e forma uma bela copa. Claro, tudo isso acontece se a poda for planejada em tempo hábil, levando em consideração todas as regras e normas de segurança.

Aprenderemos todos os meandros da poda sazonal.

  • A poda de outono com preparação de frutas para o inverno é inerente a regiões com invernos amenos e quentes. Se a região for fria, será mais seguro fazer isso na primavera.
  • A poda de ameixeiras é mais comum em setembro - outubro (outono) ou março - abril (nova estação). Mas em julho - ou no início de agosto - a árvore também pode ser podada se a safra estiver dando frutos ativamente, e é importante ajudar a ameixa a segurar a colheita.
  • A poda inicial é geralmente realizada na primavera. Ajuda a remover ramos velhos e danificados, a formar o esqueleto da árvore e a sua copa. Enquanto não houver vegetação, a poda é aceitável.
  • O procedimento de outono serve como uma espécie de preparação para o inverno. Depois de soltar a folhagem, você pode simplesmente fazer isso. Mas também não vale a pena atrasar o momento: se os prazos forem muito longos, a probabilidade de a ameixa não recuperar antes das primeiras geadas é muito elevada.
  • Quais ramos são removidos no outono: quebrados, secos, doentes, crescentes demais, infestados de pragas, anuais que engrossam a coroa.

Além disso, aliás, na queda, eles também podem retirar o topo da árvore, que já atingiu dois metros e meio. No outono, os galhos anuais são reduzidos em um terço. Os galhos cortados são queimados para excluir a segurança de parasitas que possam estar neles.

O que é necessario?

Uma ferramenta de qualidade e bem afiada é a espinha dorsal do básico. Ferramentas rombas ferem a árvore. Também é desejável que se tratasse de uma tesoura pessoal, um podador, uma serra. Se forem retirados de vizinhos, por exemplo, precisam ser completamente desinfetados (caso contrário, você pode trazer uma praga ou infecção de um vizinho para o seu local).

Nós descobriremos que tipo de ferramentas você precisa.

  • Podador de fotos (0,4 cm de espessura)... Se os galhos estiverem vivos, o modelo de bypass funcionará melhor; se os galhos estiverem mortos, o modelo com bigorna.
  • Lopper (até 0,5 mm de espessura), que funcionará bem em áreas com acesso problemático.Alças longas penetram facilmente na densa coroa.
  • Provavelmente serão necessárias serras de jardim, pequenas e grandes. Terão que cortar ramos com espessura superior a 50 mm, mas somente os mortos e secos.
  • Faca de jardim lida perfeitamente com irregularidades e rebarbas na madeira.

Você também deve preparar um campo de jardim, com o qual cortes frescos serão processados.

Poda regular

Este é um procedimento que serve a propósitos sanitários ou ajuda a aumentar o rendimento e a saúde da árvore. Como já foi mencionado, é realizado na primavera e no outono.

Vamos listar os recursos da poda regular.

  • Na primavera, a árvore é podada após o fim da geada, mas antes do início da estação de crescimento. Os botões da árvore ainda estão dormindo, o fluxo de seiva ainda não começou. Todos os galhos congelados, danificados e com crescimento defeituoso são cortados usando o método do “anel” durante esses períodos. Ao mesmo tempo, a copa da árvore é desbastada, reduzindo em um terço o crescimento do ano anterior - espera-se que haja frutificação nesses brotos.
  • Se a região for meridional, as podas de primavera podem ser feitas já no final de fevereiro, primeiros dias de março.... A temperatura já deve atingir pelo menos +10 graus.
  • A poda de verão também existe e é relevante no plantio de ameixas.... O tronco principal (também chamado de condutor central) é cortado em um terço, os ramos laterais são encurtados em dois terços. Se a planta estiver madura, a poda está planejada para junho-julho. Este é quase sempre um procedimento sanitário: os galhos que congelaram no inverno, mas não foram identificados como danificados na primavera, são removidos. Quando já tiverem flores e frutas, você pode cortar.
  • No verão, os ramos jovens, virados para cima, são cortados “no ringue”, podendo mesmo partir-se com as mãos, o que não é proibido. Se mostrarem sinais de doença, não há necessidade de se arrepender. Mas não toque na horizontal.
  • A poda de outono geralmente ocorre em meados de setembro ou início de outubro. Mas isso sempre acontece depois que as folhas caem. Ramos longos que crescem muito rapidamente serão encurtados em um terço. Por que isso é feito - para que eles não sofram sob uma capa de neve, de um vento forte. Se necessário, a parte superior também é encurtada. Qualquer coisa ferida ou quebrada também deve ser removida, pois essas partes da árvore, com grande probabilidade, não suportarão geadas. No outono, é imperativo cortar ramos secos danificados por uma doença / praga de uma planta velha.

É muito importante notar que não termina só com a poda. Após um procedimento traumático para si mesma, a árvore requer cuidados. Por exemplo, ele vai precisar de cobertura: potássio, fósforo, composições de nitrogênio de acordo com as instruções. Também será útil borrifar ameixas com uma solução de nitrato, uréia

Após a colheita, a árvore praticamente não precisa de rega. Resta o inverno, e as preocupações dos donos do jardim quanto ao seu cultivo por algum tempo chegaram ao fim. Em janeiro, é hora de verificar se o estoque está pronto para o trabalho da primavera.

Antes de começar a podar, você deve repetir as regras básicas:

  • siga o padrão de corte, finalizar, caso contrário, o procedimento inacabado levará a um declínio no rendimento;
  • se a área estiver fria, o procedimento de outono é completamente excluído, apenas a primavera e (se necessário) o verão permanecem;
  • o corte é executado em ângulo a 45 graus, 5-10 cm do rim;
  • depois que ramos doentes foram cortados, a ferramenta deve ser tratada com uma solução fungicida (álcool também é possível) e, em seguida, seca com um pano.

Mas, além da poda regular, a ameixa também precisa de modelagem.

Como fazer uma coroa?

Uma árvore por dois anos já exige a formação de uma copa. Isso refresca a árvore, dá-lhe um aspecto estético, permite que a copa ventile, permite que a luz ultravioleta incida em todos os seus ramos. Se o procedimento for executado corretamente, o caule não ficará sobrecarregado e é muito conveniente colher dessa árvore.

Camada esparsa

Para fazer essa coroa, você precisa de 5 a 7 ramos do esqueleto da primeira ordem, eles devem estar uniformemente espaçados entre as duas camadas. Às vezes (muito raramente) existem três níveis.A primeira camada é formada na árvore ainda durante o plantio, se as ameixas jovens não tiverem um condutor central, mas também ramos laterais.

Com uma árvore de dois e três anos, faça o seguinte:

  • primeiro faça a poda sanitária;
  • o crescimento do ano passado é removido pela metade, em algum lugar até 40-60 cm, esses ramos formarão a segunda (e, possivelmente, a terceira, quarta) camada;
  • ramos perenes não precisam ser removidos - se não atingiram 60 cm, precisam apenas de regulagem de comprimento de verão;
  • na primavera do terceiro ano, a formação continua - o tipo esparso é formado em um tronco de 0,6–0,8 m;
  • uma coroa já pronta em camadas esparsas tem 3-4 camadas com um intervalo de 20 cm, com não mais do que 5 brotos esqueléticos e também 2 m de altura.

Além disso, a árvore esperará apenas pela poda higiênica.

tigela

Para fazer a ameixa em forma de tigela, ela terá que ser encurtada já com a idade de um ano, o condutor central permanece ao nível de meio metro ou um pouco mais alto

Formando a árvore da tigela:

  • ramos esqueléticos de tal árvore saem de um ponto, o intervalo máximo entre os brotos pode ser de 5–7 cm;
  • é melhor que o ramo superior esteja orientado para o norte - para que os brotos não se estendam em direção ao sol;
  • pelo segundo ano a partir do momento do desembarque, 3-4 brotos laterais iguais, que precisam ter permissão para se desenvolver livremente;
  • até o final da temporada, qualquer ramo esquelético deve se orgulhar um aumento de 2-4 ramos, beliscar é feito em julho;
  • no terceiro ano, galhos esqueléticos encurtar para meio metro (restam cerca de 10 rins), a poda sanitária é realizada;
  • do topo dos ramos esqueléticos, os ramos laterais são cortados para a colheita - um ramo (bem desenvolvido, com localização conveniente) é reduzido em uma média de 10 gemas, sobre as quais será formada a safra da estação atual.

No próximo ano, só será necessário regularizar o desenvolvimento de novos crescimentos nas filiais.

arbusto

Mesmo durante o plantio, a ameixa deve ser encurtada para um comprimento de caule de 40 cm (ou mesmo um pouco menos), 2–4 brotos são deixados um pouco abaixo do corte. No segundo ano após o plantio, os ramos esqueléticos são cortados, o comprimento fica em 45 cm, todos os brotos que estão no tronco até 0,3 m de altura são cortados “em anel”. Os ramos crescidos da segunda estação são encurtados da mesma maneira.

No terceiro ano, a ameixa, que cresce como arbusto, necessita apenas de podas sanitárias e reguladoras. Em uma árvore de três anos, o crescimento do ano anterior é removido: o comprimento dos brotos permanece meio metro. A ameixa já é considerada formada a partir da copa. Aliás, é a árvore do mato que é considerada a mais resistente à geada.

De acordo com Kurdyumova

Nikolai Kurdyumov é um famoso jardineiro e jardineiro. De acordo com as recomendações de seus especialistas, é melhor cultivar uma ameixeira com copa de espinhel.... Mas só no segundo ano a partir do momento do desembarque os topos devem ser cortados em 20 cm, a higienização é feita conforme a necessidade. No mesmo ano, é imperativo dobrar 2 ou 3 ramos do ano passado, mantendo um ângulo na faixa de 50-80 graus.

No terceiro ano, o mesmo é feito com outro par de ramos: inclinar, amarrar com barbante usando espaçadores.

O que mais Kurdyumov aconselha para iniciantes:

  • nível inferior ótimo, se não mais de três ramos;
  • segundo nível - 2-3 ramos;
  • outras camadas - apenas 1 ramo;
  • para evitar quebrar as ameixas permanecem no papel de principais aqueles brotos que correm do centro em um ângulo de no máximo 40 graus;
  • espaçamento entre camadas - 60 cm, entre ramos - 15 cm;
  • não deve haver áreas vazias, para o qual um sistema de encurtamento especial é usado (ramos com um forte despertar dos botões são encurtados por um quarto, com um baixo - por um terço, com um fraco - pela metade).

Os galhos tortos, nos quais Kurdyumov insiste, estão próximos da natureza lenhosa imediata, parecem naturais para uma árvore carregada e cremosa. O autor simplesmente se propõe a torná-los frutíferos mais cedo, mas também viverão mais. A árvore será bastante baixa, mas pequena, bonita, conveniente para uma colheita muito generosa.

Como rejuvenescer?

A poda rejuvenescedora é necessária para uma ameixa que já tem 15 anos, porque nessa idade a árvore já não é nem adulta, mas velha. A poda ajudará a prolongar a frutificação. O evento não se limita a apenas uma temporada. No primeiro ano, o tronco é encurtado para 2,5 m, os grandes ramos superiores são completamente cortados. Assim, a coroa mais fina receberá mais luz e mais ar como resultado da ventilação aprimorada.

No ano seguinte, todos os galhos entrelaçados ou aqueles que olham para dentro são removidos da árvore. É imperativo livrar-se dos nós enfermos, fracos e secos. E um ano depois - no estágio final de rejuvenescimento - você deve remover os processos que estão pendurados na camada inferior. Os ramos do esqueleto ficarão um terço mais curtos e os topos serão removidos completamente. Para evitar a quebra de galhos com o peso, o corte em ambos os lados deve ser muito cuidadoso.

Essa é toda a "sabedoria" básica da poda de ameixa. Os princípios de trabalho com ramos são preservados nos Urais, no sul e na região de Moscou - apenas o tempo de poda é alterado.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário