Tudo sobre lajes

Contente
  1. O que é isso?
  2. Características de produção
  3. Visualizações
  4. Onde é usado?

O conceito de "placa" pode ser ouvido por mestres marceneiros e fabricantes de produtos de pedra, mas as pessoas comuns muitas vezes querem descobrir o que é, onde é usado. Na verdade, por esse nome, os especialistas se referem a blanks de grande formato com uma borda não tratada, obtidos ao serrar uma variedade de materiais. Lajes de porcelanato, gabro, mármore, ônix e outras matérias-primas são utilizadas para a fabricação de peitoris e outros produtos, seus principais valores estão na singularidade do padrão, bem como na estrutura integral do produto .

O que é isso?

Inicialmente, o conceito de “laje” surgiu da geologia, onde denotavam camadas de pedra natural ou rocha, resultantes do corte do maciço. Mais tarde, o mesmo termo foi usado por mestres marceneiros que trabalhavam com espécies de plantas caras ou exóticas. Se a tábua é sempre obtida cortando a tora no comprimento certo, a laje pode ser criada por serra radial ou oblíqua. As dimensões de cada um desses elementos são individuais, dependendo das dimensões da matéria-prima.

As lajes de madeira geralmente apresentam as seguintes características.

  1. Padrão de superfície único... Cada nó, rachadura ou defeito no porta-malas pode se tornar o principal foco do futuro produto.
  2. Espessuras padrão em 30-200 mm... O tamanho da placa mais popular é considerado 60 mm. Largura - 0,5-0,9 m, com menos frequência - até 2 m.
  3. Sem sinais de aderência ou emenda. Este é o principal valor dos cortes sólidos.
  4. Corte natural da borda. Além disso, confere exclusividade ao produto.

Como as placas são mais utilizadas na fabricação de bancadas, a borda que preservou a casca passa a ser um dos principais destaques do produto.

Lajes de pedra - lajes monolíticas com uma espessura de 20-40 mm, corte-as principalmente para facilitar o transporte... Na forma dessas placas, eles são transportados de locais de mineração em todo o mundo. As dimensões padrão das lajes de pedra não excedem 2 × 3 m. Elas podem ser produzidas em qualquer faixa de tamanho por pedido individual.

Características de produção

A produção de lajes de pedra é realizada em pedreiras, nos locais de sua extração. Pedaços enormes de ardósia, tufo, mármore ou travertino são retirados do sólido e então serrados para encaixar o material em um veículo de transporte. A escolha correta do método de mineração ajuda a preservar a estrutura da pedra. Normalmente, uma explosão direcional ou uma almofada de ar é usada para isso.

A serração é realizada com máquinas de disco para tornar o processamento mais preciso. Depois, se necessário, faça o alinhamento, fresagem, retificação, polimento. Os blocos de mármore e granito são cortados com ferramentas de diamante. A espessura necessária para o corte é selecionada imediatamente. Em seguida, as placas são enviadas para um armazém ou oficina.

A colheita de placas de madeira também tem características próprias. O corte da floresta também pode ser feito com uma serra elétrica.

Este trabalho não requer alta precisão ou corte limpo. Mas para fazer placas separadas da espessura desejada dos troncos, uma serra de fita ou de corrente ajudará; o pós-processamento exigirá uma máquina especializada.

Visualizações

O próprio conceito de "laje" hoje é frequentemente aplicado tanto a lajes de pedra quanto a de madeira maciça. Os materiais mais comumente usados ​​para a fabricação de tais placas sólidas são os seguintes materiais.

  1. Maciço de mármore. Uma das opções de lajes mais populares.Lajes de rara beleza nas cores preto, amarelo, branco, azul, verde, vermelho, cinza são feitas de mármore - pode haver muitas opções de tons. As placas são facilmente processadas, polidas e polidas, quando impregnadas adquirem maior resistência à umidade.
  2. Ônix... Pedra única: translúcida, translúcida. Tem transições de cores incomuns, padrões únicos espetaculares na superfície. Todas essas vantagens são um tanto limitadas pela faixa de espessuras da placa - até 15 mm.
  3. Granito... Uma rocha que é praticamente incomparável em dureza. As lajes feitas com ele são muito duráveis ​​e a gama de cores é a mais diversa possível, dependendo do depósito e da composição. Nem todos os tipos de granito são adequados para uso interno, é importante prestar atenção à classe de segurança do material.
  4. Gabbro... Uma pedra de origem magmática, uma rocha de composição e estrutura complexas. Por fora pode parecer granito, tem uma grande variedade de cores.
  5. Ágata... Mineral relacionado ao quartzo. Sua principal vantagem é uma estrutura listrada incomum, que parece especialmente impressionante em uma laje.
  6. Quartzito... Uma rocha muito densa, difícil de trabalhar. Possui uma bela estrutura de corte, podendo ser branco, vermelho ou cinza. A composição é dominada por partículas de quartzo.
  7. Ardósia... Barato, mas bastante respeitável e externamente nobre, especialmente apreciado na variante de processamento com aparas naturais. Os tons principais vão do preto-grafite ao bordô, há opções de padrões multicoloridos.
  8. Labradorita... Após o polimento, as lajes obtidas desta rocha adquirem uma estrutura iridescente especial, combinando diferentes tons de amarelo, verde e azul.
  9. Carvalho... Madeira robusta com um padrão de textura de grão nobre. Ele se adapta bem ao processamento: escovação, tonificação, imersão em óleo.
  10. Cinza... Espécie de madeira com tonalidade muito clara de maciço, quase branco, agradável ao tacto. Encontrar uma laje de grande formato é considerado um grande sucesso.
  11. Pinho. Madeira clara, palha leve e aroma característico de resina - esse material mantém suas características principais mesmo em placas. Mas em termos de dureza, resistência ao desgaste, é muito inferior a outras raças.
  12. Larício... É caracterizado por uma tonalidade esverdeada especial da madeira. O desenho cortado é muito bonito.
  13. Porca... Uma das mais belas opções de madeira, tem um padrão luxuoso no corte. Este material é caro, mas tem uma estrutura bastante densa. Os produtos feitos com ele são duráveis, eficazes e confiáveis.
  14. Bordo... A madeira desta planta tem uma tonalidade avermelhada incomum. Pequenos elementos são geralmente feitos de bordo, já que o diâmetro do tronco raramente atinge tamanhos significativos.
  15. Olmo... Espécie de madeira com padrão único no corte. Confere aos produtos durabilidade e atratividade especiais.
  16. Suar ou tamarindo. Um "convidado" exótico é uma árvore da chuva da selva da Indonésia e de outros países asiáticos. Seus troncos gigantes são cortados radialmente, obtendo cortes únicos na beleza do padrão.
  17. Álamo... Material com textura luxuosa. Você pode criar verdadeiras obras-primas de choupo devido às complexas transições de cores e diferentes direções das fibras de madeira.
  18. bétula... Uma opção acessível para uma residência de verão ou uma casa de campo.

Uma placa de bétula maciça tem tendência a rachar e, por isso, raramente é utilizada para a fabricação de móveis ou acessórios.

Em vez da pedra natural, sua contraparte artificial pode ser usada para a fabricação de diversos produtos. Na maioria das vezes, trata-se de grés porcelânico ou placas à base de aglomerado de quartzo. Eles são imediatamente fabricados no tamanho certo, têm propriedades físicas e mecânicas impressionantes e permitem que você selecione um esquema de cores a pedido do cliente. As placas de madeira exótica são frequentemente combinadas com resina epóxi, criando composições de beleza única com uma parte central translúcida.

Onde é usado?

Os produtos de placas também são bastante diversos. Cortes de pedra e madeira podem ser feitos:

  • peitoris de janela;
  • balcões de bar;
  • cabeceiras de cama;
  • bancos;
  • portas;
  • degraus;
  • racks;
  • whatnots, armários e outras peças de mobiliário;
  • prateleiras de lareira.

Elementos de cercas e portões podem ser feitos de lajes baratas. As lajes de pequeno diâmetro podem substituir os ladrilhos ou ser usadas como bases de relógios, prateleiras no banheiro debaixo da pia, espelhos. Elementos de pedra de pequena espessura podem ser montados na parede como decoração de interiores, formando painéis ou mosaicos únicos a partir deles.

No projeto de chalés de verão e casas de campo, tampos de mesa para gazebos, salas de lareira, áreas de jantar são feitas de cortes de madeira serrados. Quanto maior o tamanho do produto e mais exótico o padrão, melhor.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário