Tudo sobre mesas de laje

Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Visão geral da espécie
  3. Qual placa é usada para a fabricação?
  4. Como fazer isso sozinho?
  5. Lindos exemplos no interior

A mesa é uma peça de mobiliário necessária em qualquer casa. Esses produtos podem ser feitos de diferentes materiais, ter diferentes formas e tamanhos. As mesas de laje são uma excelente opção para fazer móveis originais que vão decorar a sua casa ou local de trabalho.

Vantagens e desvantagens

A bancada é uma parte importante da mobília da cozinha, foi projetada para suportar o peso das tarefas domésticas. Nesse sentido, deve ser resistente a danos mecânicos, ter alta resistência, mas permanecer atraente. A madeira é um material maravilhoso capaz de incorporar as qualidades dubladas. Isso se aplica especificamente à madeira natural, e não a móveis feitos de aglomerado, MDF, folheado.

As lajes são lajes de madeira. Os cortes são usados ​​na produção de móveis únicos e originais. Pedaços de madeira cortados horizontalmente ou verticalmente são adequados para isso.

Para móveis, costuma-se usar uma serra maciça de árvores com madeira maciça e um belo padrão de corte. Os cortes longitudinais destacam a beleza natural do material. Ao mesmo tempo, pranchas com belas transições de cores, bem como com defeitos naturais em forma de nós e buracos de minhoca, são preferíveis.

Sinônimos para "laje" podem ser as palavras "fatias", "cortes", "matriz"... Embora esses sejam conceitos semelhantes, os especialistas preferem usar esse termo desconhecido. A palavra "laje" é mais usada para nomear toras longitudinais e, para um corte transversal, o termo "corte com serra" é usado. Para cortes, muitas vezes é retirada a parte inferior do tronco, o que permite obter uma laje mais espessa até 15 cm. Para a produção de assentos, cadeiras ou tampos de mesa, pode ser utilizada uma secção transversal. A escolha do móvel a partir do corte da serra não é acidental. Esses produtos têm muitas vantagens, portanto, você deve tratá-los com mais detalhes.

As vantagens de tais produtos incluem esses momentos.

  • Singularidade... Qualquer madeira utilizada para a produção de móveis possui uma estrutura única, o que resulta em produtos diferenciados em sua aparência. Mesmo de um tronco, é impossível cortar dois tampos de mesa idênticos.
  • Beleza natural. Os modelos em laje mantêm toda a sua beleza natural com nós e fendas. Sua presença permite que os produtos acabados pareçam mais originais e incomuns.
  • Esses produtos são muito populares. Muitos designers usam esses materiais na produção de móveis para decorar quartos feitos em um estilo particular. Esses móveis vão decorar o ambiente, feitos em estilo moderno, loft, clássico.
  • A capacidade desse tipo de mobiliário de valorizar qualquer espaço. Os produtos de madeira maciça são usados ​​em instalações residenciais e comerciais.
  • Preço e disponibilidade baixos. Embora a mobília cortada não seja muito barata, é bastante acessível. Além disso, se desejar, você mesmo pode fazer, contando com os materiais e ferramentas necessários.
  • Esses produtos são de alta qualidade. Não é à toa que os modelos confeccionados com troncos de árvores são considerados produtos de alta qualidade.

A laje pode funcionar como base do produto, ou como decoração. O resultado final da obra dependerá da escolha do material em si, do seu processamento e desenho. A beleza dos produtos depende diretamente da escolha da madeira, de sua textura e padrão.

Visão geral da espécie

As peças de mobília cortadas mais populares são essas.

  • Mesas... Pode ser uma pequena mesa de café ou de computador, uma grande cozinha redonda conversível ou opção de jantar, uma escrivaninha clássica de laje ou uma pequena mesa de centro.
  • Mobiliário para escritórios e escritórios, modelos de negociação.
  • Bancadas.
  • Peitoris de janela.
  • Barra racks.
  • Esquina e tradicional pedestais debaixo da pia para o banheiro.
  • Cabeceiras de cama cama.
  • Lâmpadas, lâmpadas.
  • direito autoral trabalhos manuais.

Além disso, reproduções de parede originais e outros produtos de design são feitos da placa.

O tamanho da mesa pode ser muito diferente e depende do tamanho da sala, bem como do material disponível que será preparado para fresagem e posterior processamento.

Qual placa é usada para a fabricação?

Para a fabricação desses móveis, podem ser usados ​​cortes de várias árvores. Na hora de escolher um material para a fabricação de móveis, é necessário levar em consideração as características de cada um deles. Os especialistas recomendam trabalhar com carvalho, bordo, cedro. Além disso, bons produtos são obtidos a partir de freixo, choupo, amieiro e noz.

Desde os tempos antigos, o olmo (olmo) é popular na produção de produtos de madeira. Sua madeira tem uma cor viva e suculenta, boa textura e brilho, este material é resistente à umidade. Muitos artesãos recomendam escolher exatamente o olmo para o trabalho, pois é ainda melhor do que o cedro ou o carvalho.

Os produtos feitos de olmo são duráveis, confiáveis ​​e práticos.

  • Carvalho é um material durável e resistente à decomposição. Tem uma bela textura nobre.
  • Olmo (olmo) é um representante de uma raça dura, esse material é maleável, é fácil de trabalhar. Ele também tem desvantagens, consistindo em uma tendência a se decompor e a se deformar ao secar.
  • Larício são mais duráveis ​​e resistentes à deformação e ao processo de decomposição, mas podem trincar. Com base nisso, eles não são recomendados para salas com mudanças freqüentes de temperatura.
  • bétula é um material durável e resistente à deformação, mas em alta umidade, os produtos de bétula podem começar a apodrecer. Essa deficiência pode ser neutralizada com a ajuda de anti-sépticos e compostos especiais com os quais a árvore é tratada.
  • A partir de Pinheiros você também pode fazer móveis. Este material flexível no trabalho, macio e leve, pode deformar-se um pouco. Recomenda-se impregnar bem a madeira com uma composição anti-séptica.
  • Spruce tem uma textura menos uniforme em comparação com a versão anterior, há mais nós. No processamento, a árvore fica mais caprichosa, fica menos impregnada de anti-séptico.

Aspen é considerada uma opção menos adequada. A madeira tem textura menos expressiva e cor desbotada. Devido à sua maciez, é fácil de trabalhar com o material, mas com esforços mecânicos, deixam vestígios no produto acabado. Para móveis de exterior, é impraticável usar abeto. Esta raça não tolera muita umidade e começará a apodrecer rapidamente.

Para que o produto acabado fique bonito, de alta qualidade e possa servir por muito tempo, é necessário utilizar madeira adequada para isso. A matriz deve estar seca o suficiente. A tecnologia de secagem de tecidos é toda uma indústria de marcenaria.

A secagem em condições naturais pode levar muito tempo, às vezes vários anos. É por isso que a produção de placas é impossível sem tipos especiais de equipamentos responsáveis ​​pela secagem da madeira.

Na produção, é seco em uma grande autoclave, onde o corte é deixado para secar a uma temperatura de 180-250 graus. O tempo de secagem pode variar de várias horas a vários dias. A madeira seca após o processamento muda de cor, torna-se mais brilhante e mais suculenta... Freqüentemente, a madeira é cozida até que a cor fique muito escura, quase preta, enquanto todas as propriedades do material são preservadas.

Após a secagem, os cortes são nivelados com uma fresadora, em seguida, a superfície é tratada com uma retificadora de correia. Se houver irregularidades ou casca nas bordas, elas serão deixadas e não serão uniformizadas. Esta curvatura natural tornará o produto acabado mais original, valorizando a naturalidade, o que é importante na decoração de ambientes, por exemplo, em estilo loft. Após a secagem e processamento, as placas são fixadas por meio de pernas, por exemplo, de vidro.

Em seguida, a placa é processada em uma trituradora, trocando os bicos com vários graus de granularidade. Normalmente, o trabalho começa pela escolha de um abrasivo com número 150, em seguida, trocando gradativamente os bicos, passando dos números 240, 260 para bicos até 1000, 1500 ou mesmo 3000. O polimento é realizado na fase final, para isso se utiliza uma pasta especial de polimento e um disco de feltro ou espuma de borracha.

Como fazer isso sozinho?

Na maioria das vezes, as placas são criadas em empresas com equipamentos especiais ou em serrarias. Freqüentemente, a produção de tais produtos é estabelecida diretamente na floresta. Para o trabalho, eles selecionam troncos com um diâmetro de cerca de um metro. Carvalho, choupo e bétula são os mais usados, pois possuem uma textura peculiar com um belo padrão. Olmo, choupo, lariço e pinheiro também permanecem populares. As serrarias modernas possuem equipamentos especiais que permitem fazer um corte longitudinal. Em casa, fazer o corte de serra certo e bonito sem ferramentas é difícil e caro.

Se você tiver um bom material e equipamento, poderá fazer um corte sozinho.

O fluxo de trabalho é assim.

  • Na fase inicial, preparação do material e seu processamento. Certifique-se de que o material esteja seco. A tela deve ser processada removendo elementos desnecessários e lixando a superfície.
  • Em seguida, produzido cortando a lâmina em cortes. Esse trabalho deve ser executado com o máximo cuidado e precisão.
  • Todo corte de serra é necessário veja e certifique-se de que está seco. Se necessário, lixa e remove peças desnecessárias. A espessura ideal para cortes é considerada 1 cm.
  • Nesta fase, elementos de fixação com cola de madeira... As peças são deixadas para secar.
  • Para facilitar o fluxo de trabalho, instale lados... Se o tampo da mesa for retangular, as laterais podem ser feitas de madeira compensada. Para modelos de formato diferente, uma folha flexível é mais adequada. Você pode corrigir os lados de qualquer maneira adequada.
  • Necessário preparar epóxi. Para dar aos produtos uma tonalidade interessante, você pode usar cargas especiais na forma de pó de bronze ou fuligem, cimento ou giz.
  • Vazio preenchido com resina.
  • Nesta fase, esmerilhamento produtos que são feitos com rodas de esmeril.
  • A fase final do trabalho é envernizamento produtos. Os especialistas recomendam neste caso dar preferência ao verniz poliuretano, que possui resistência e durabilidade.

Estes são os princípios básicos para fazer sua própria laje de mesa. Se desejar, você pode adicionar ou alterar algo, criar um design mais incomum e exclusivo.

Ferramentas e materiais

Fazer móveis de laje é impossível sem o uso de certas ferramentas e materiais. Um mestre na fabricação de tais produtos não pode prescindir de tais ferramentas.
  • Serra circular... É aconselhável escolher um modelo submersível, cuja profundidade de corte seja suficiente para serrar a lâmina sem lascas por passada.
  • Roteadores e cortadores. Para fresamento, uma ferramenta com uma potência de pelo menos 1,4 kW é mais adequada.
  • Será necessário no trabalho e Sander. Durante o processamento, modelos excêntricos e rotativos podem ser usados.

No estágio final, o mestre não pode prescindir de produtos especiais projetados para cobertura e cuidado.Esses meios incluem óleos coloridos, que não obstruem os poros, mas são absorvidos pelo próprio material. Os óleos naturais irão mostrar perfeitamente a textura natural da madeira, eles podem ser usados ​​para cobrir e tingir produtos em uma variedade de tons e dar propriedades protetoras ao material.

Tecnologia

As mesas em madeira maciça com epóxi são os materiais mais procurados pelos artesãos que se dedicam à fabricação de móveis de design, produtos exclusivos. Eles podem ser condicionalmente divididos em duas categorias.
  • A primeira opção assume aplicação de resina epóxi à base.
  • Em outra versão, falta a base, a integridade de toda a estrutura depende da resistência do material solidificado.

A tecnologia do processo consiste em preparar o material, triturá-lo, despejá-lo com resina epóxi e posterior acabamento. Um ponto importante é a preparação do epóxi. Os componentes devem ser misturados nas proporções indicadas nas instruções. Isso criará uma camada sem bolhas. Certifique-se de usar pratos limpos ao amassar. O composto de dois componentes deve ser bem misturado para obter um bom resultado final.

Na aplicação do epóxi, é necessário permitir que a massa se distribua uniformemente pela superfície, preenchendo todas as irregularidades. Na hora de engraxar as pontas, é aconselhável ajudar a distribuir a massa com secador ou queimador.

É impossível que a camada de epóxi superaqueça em mais de 40 graus.

O despejo na caixa é feito com muito cuidado, aos poucos, evitando a formação de bolhas. Distribua cuidadosamente a massa sobre a superfície. Se for necessário preencher grandes volumes, é melhor preencher a massa em camadas de 1 a 1,5 cm, depois a superfície é tratada com chama. Isso permitirá que a massa epóxi se espalhe uniformemente sobre a superfície e leve à remoção das bolhas formadas.

Após o endurecimento, a caixa é desmontada com uma faca raspadora. E as paredes laterais são separadas com uma espátula e um puxador de pregos. Na etapa final, é feita a re-fresagem, em seguida, o tampo da mesa é limpo de poeira e é aplicada uma camada de acabamento. Se desejar, você pode instalar a luz de fundo, isso dará ao produto acabado mais originalidade, transformando-o instantaneamente.

Lindos exemplos no interior

O mobiliário feito de placas de madeira tornou-se recentemente muito popular. Esses produtos são usados ​​para decorar casas particulares, várias empresas, lojas de varejo, escritórios.

Uma mesa enorme com prateleiras de madeira semelhantes ocupará o seu devido lugar em um armário feito em um determinado estilo.

Uma mesa de rio de resina epóxi com pés de metal arredondados com cadeiras é a escolha perfeita para uma varanda de casa de campo.

Por sua aparência, tal mesa imita o leito do rio, que desliza lentamente pela areia. Uma luz de fundo fraca por baixo permitirá que esses móveis pareçam mais interessantes, especialmente à noite.

Uma bancada para uma mesa de cozinha feita de um material semelhante terá um lugar de destaque em uma cozinha em estilo loft.

O conjunto de cozinha em laje é elegante, confiável e durável.

A mesa redonda elegante em uma perna de base original será um excelente substituto para opções de escritório.

Um mini-modelo com um "lago decorativo" no meio vai se tornar um verdadeiro destaque da sala.

O mobiliário de design em estilo loft transforma completamente a divisão em que está localizado.

Preenchendo uma mesa ou outros objetos em um interior feito de laje e resina epóxi com folhas, cascas, flores ou outro enfeite, é possível conseguir maior exclusividade de produtos e expressividade.

O balcão do bar será a solução perfeita para mostrar a beleza da árvore, sua textura.

Um armário de laje no banheiro parece original e minimalista.

De acordo com os designers, os móveis de laje usados ​​para interiores devem ser simples, sem frescuras. O desenho da árvore em si é muito bonito, por isso não requer nenhuma adição.

Assista a um vídeo sobre como fazer uma mesa de laje faça-você-mesmo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário