Tudo sobre lajes de olmo
Laje de olmo - madeira maciça com uma área de superfície significativa. É obtido por corte longitudinal de um tronco com largura igual ou superior a 800 mm e é utilizado na fabricação de móveis - mesas, bancos, bem como artigos de interior. Vale a pena falar um pouco mais detalhadamente sobre o que é, quais áreas de uso possuem lajes de olmo.
O que é isso?
A laje de olmo é um largo corte de serra de um tronco de árvore, formado longitudinalmente a partir de um grosso tronco de árvore. Sua largura padrão é determinada pelas dimensões do tronco original, raramente inferior a 800 mm. O comprimento também varia, pode ser de 2 a 3 m, o que permite que o material seja utilizado na criação de balcões de barra, peitoris de janela, degraus de escada. Não é muito, visto que uma árvore adulta chega a crescer 40 metros e seu tronco chega a 2 metros de diâmetro.
O olmo em si pertence à espécie de árvore caducifólia da família do olmo, distinguindo-se as suas variedades atarracadas e de folhas pequenas. O nome "ilm" também pode ser encontrado - é assim que essa árvore é chamada nos países de língua inglesa. O olmo é encontrado no sul dos Urais, na região do Volga, no Cáucaso, e cresce na Ásia Central.
Este gigante decíduo ganhou a fama de um dos materiais mais populares entre marceneiros e carpinteiros - é sua madeira que é escolhida para criar móveis luxuosos, artigos de decoração para casa.
Existem muitas razões para escolher o olmo como matéria-prima. Suas vantagens incluem os seguintes fatores.
- Aparência atraente. O padrão exclusivo no corte da árvore não se repete. O Karagach, como outros tipos de olmos, tem uma textura incomum, e depois de processado com verniz, óleo, fica ainda mais claro.
- Benefícios operacionais. Devido à alta densidade da madeira, as lajes adquirem resistência aos fatores externos. Eles não têm medo de abrasão mecânica, altas e baixas temperaturas, umidade. Durante a secagem, praticamente não há sinais de empenamento, rachaduras.
- Facilidade de processamento. Devido ao peso não muito grande e à flexibilidade da madeira, as placas de olmo são facilmente desmontadas, polidas e sujeitas a outras manipulações. Se necessário, você pode substituir o revestimento decorativo nele.
- Disponibilidade. Apesar de todos os seus méritos, o olmo não pertence a espécies de madeira particularmente valiosas ou raras. Esse material está disponível na maioria das regiões, é relativamente barato e, quando bem processado, adquire uma aparência expressiva e luxuosa.
No caso da fabricação de placas, as árvores da família Vyazov têm seus próprios méritos. Têm textura muito brilhante e expressiva, e as áreas preservadas da casca conferem ao material um pitoresco especial.
Como eles fazem isso?
A produção de placas de olmo não difere de processos semelhantes de obtenção de cortes horizontais de outros tipos de madeira. Uma abordagem especial para colher, dissolver e secar ajuda a obter e manter a massa sólida sem juntas e fendas. Somente neste caso, a madeira serrada pode ser chamada de laje. Outra regra importante é que as peças de trabalho não podem ser mais estreitas do que 50 mm.
O procedimento para a obtenção de uma laje é o seguinte.
- Escolhendo uma árvore. Deve ser saudável, sem sinais de apodrecimento, ter uma base de tronco bastante grossa - é essa parte que se usa para fazer as lajes. Árvores com garfos, espessamentos, irregularidades são muito valorizadas - fazem os produtos mais bonitos.
- Derrubada ou corte com serra. Dispositivos especiais são usados para tornar a colheita de madeira rápida e fácil.Além disso, o material resultante é eliminado de nós, galhos, às vezes é serrado no local em toras adequadas para transporte. Com um tronco de diâmetro de 80-200 cm, esta é uma solução perfeitamente razoável.
- Dissolução em placas. Às vezes, na presença de uma serraria móvel, esse trabalho é realizado diretamente no canteiro de obras. Você também pode enviar o material para uma oficina especialmente equipada, onde máquinas e manipuladores de alta precisão darão conta da tarefa com mais rapidez e facilidade. A maioria das oficinas que trabalham com lajes de olmo conta com serrarias próprias, o que permite não ter problemas com a seleção e preparação dos materiais.
- Estabilização. Realiza-se antes da secagem, principalmente se a madeira estiver muito úmida. No processo, o material é tratado quimicamente para evitar empenamento.
- Secagem. Isso pode ser feito de várias maneiras. Os artesãos particulares valorizam muito as lajes secas em um ambiente natural em salas bem ventiladas. Se não houver oportunidade de esperar 2 anos ou mais, são utilizadas câmeras profissionais com vácuo ou exposição infravermelha. A madeira neles é seca uniformemente, adquire um teor de umidade ao nível de 10-12%.
- Processamento decorativo. Como as placas não costumam se ajustar aos tamanhos e parâmetros padrão - elas são valorizadas por sua beleza natural, o material costuma ser coberto com compostos de proteção durante o processo de produção. Impregnações especiais de óleo e cera são bem adequadas para esses fins; em alguns casos, a superfície é adicionalmente envernizada ou preenchida com resina epóxi acrílica.
Com isso, o processo de produção das placas é bombeado. Depende apenas do mestre em que detalhe do interior ou de uma peça de mobiliário a massa de olmo se transformará no futuro.
Onde eles são usados?
Como as lajes de olmo têm um formato bastante grande, elas são adequadas para criar uma ampla variedade de itens de interior - desde detalhes de acabamento a objetos totalmente funcionais. Os designers valorizam muito a cor nobre da madeira, a sua resistência e textura. O desenho exclusivo também desempenha um papel.
Entre as idéias mais populares para o uso de tais placas estão as seguintes opções.
- Tampo da mesa. A sua produção é adequada tanto para um grupo de jantar como para uma cozinha. Por exemplo, como um corte, superfície de trabalho. Esta mesa mantém a estrutura natural da madeira, pode ser transformada em suporte para máquina de costura ou equipada com zona de café na varanda.
- Balcão de bar. Lajes compridas de 2 a 3 metros ou mais são perfeitas para esses fins. Eles também são altamente considerados no design de estabelecimentos de alimentação - de clubes a restaurantes, bem como em interiores residenciais.
- Windowsill. É claro que a laje com sua textura natural de olmo não vai caber em todos os interiores. Ficará bem como um complemento ao estilo étnico ou ecológico, complementando o espaço do loft.
- Degraus de escada. Você pode criá-los a partir de pequenos troncos, usá-los como elemento do grupo de entrada na varanda ou ao ar livre.
- Banco de sentar. Aqui também há espaço para criatividade. Você pode colocar tal decoração de laje no interior ou colocá-la em uma área de lazer no local. Dentro da casa, bancos de olmo combinam perfeitamente com almofadas e capas macias decorativas.
- Sistema de armazenamento. As enormes prateleiras abertas da cozinha não parecem piores do que os armários clássicos. Com o processamento adequado, a madeira não será danificada pelo calor de um fogão ou lareira russa e pela alta umidade.
A madeira maciça é especialmente valorizada se conservar sua estrutura natural - casca, mas também existem outras opções.
O comentário foi enviado com sucesso.