Características das placas de madeira e sua aplicação
Lajes de madeira: o que é, como você mesmo pode fazer - essas questões são cada vez mais colocadas por pessoas que estão pensando em habitação amiga do ambiente. Na verdade, totalmente natural, o material natural fica bem no interior, permite criar molduras para espelhos e prateleiras, bancadas e itens de decoração. Vale a pena falar mais detalhadamente sobre o que mais é feito de placas de madeira, como secá-las adequadamente e prepará-las para o beneficiamento.
O que é isso?
A moda dos materiais naturais não processados veio dos Estados Unidos, onde são conhecidos como woodlabs e têm grande procura. Uma laje de madeira não é uma secção transversal, mas sim uma secção longitudinal do tronco.
O enorme corte de serra resultante parece muito impressionante, dependendo da espécie da planta, apenas o padrão e as cores dos anéis anuais mudam.
A seção não padronizada do corte permite uma divulgação completa da beleza natural do material. Ao mesmo tempo, a laje geralmente retém uma camada descascada ao longo da borda, o que é especialmente apreciado pelos projetistas. A obtenção de tais materiais é fundamentalmente diferente de outros métodos de corte de madeira. Um corte de serra maciça sólida tem um valor mais alto do que uma tábua ou madeira normal.
As seguintes características podem ser atribuídas às características distintivas das lajes.
- Ausência completa de quaisquer inclusões não naturais. A madeira maciça apresenta uma estrutura sólida sem vestígios de colagem e união.
- A espessura da laje está na faixa de 50-150 mm. Este indicador é muito importante porque afeta as características de resistência do material.
- Bordas brutas. Eles permanecem naturais, com uma textura irregular, um padrão único.
- Ponto de corte especial. Apenas as áreas de madeira que estão o mais perto possível das raízes são adequadas para placas. Eles são mais apreciados por seu diâmetro aumentado, clareza do padrão e resistência.
- Forma única. O material é mais valorizado se o próprio tronco da árvore apresentar estrutura heterogênea, flacidez e outros elementos incomuns. Mesmo na mesma laje original, os contornos podem mudar conforme você escala.
Grandes camadas de madeira natural são um material único e valioso que difere dos outros em sua aparência original, resistência e durabilidade.
Muito em suas características depende da raça que é usada para fazer cortes. Nem todas as opções atenderão aos requisitos e padrões estabelecidos.
De que rochas são feitas as lajes?
Nem todos os tipos de madeira são adequados para fazer placas. Na maioria das vezes, são variedades valiosas, raras e caras. Eles parecem espetaculares na forma de placas de mogno com seus ricos tons de laranja, escarlate, marrom bordô. Eles geralmente têm uma área de corte significativa, são duráveis e não têm medo de umidade e decomposição.
A mais cara e valiosa das espécies exóticas é a árvore da chuva (suar). Seus cortes radiais são incomparáveis em durabilidade. Os troncos do suar são caracterizados por um padrão espetacular com uma estrutura sinuosa e uma ampla seção transversal. Seu diâmetro pode chegar a 10 m, o que deixa possibilidades quase ilimitadas para fins decorativos. Além disso, outras rochas podem ser utilizadas como base para a laje.
Entre as opções exigidas estão:
- merbau;
- pau-rosa;
- ébano;
- teca;
- bordo;
- Carvalho;
- lariço;
- porca;
- olmo.
Dependendo da escolha do material, os artesãos decidem sobre o método de processamento posterior. Por exemplo, lajes de lariço são muito bonitas, mas contêm óleos que dificultam o acabamento posterior. A noz raramente é usada devido aos maiores requisitos de secagem - ela pode rachar se a temperatura estiver incorreta. O bordo é mais estável, mas menos decorativo.
Onde eles são usados?
O uso de cortes de um tronco natural de árvore é limitado apenas pela imaginação dos designers. Lajes de grande formato são usadas em interiores de loft ou country, em design de espaços escandinavo e minimalista. No formato clássico, a borda permanece intacta e mantém sua textura natural. Na decoração no estilo Liveedge, outras técnicas são utilizadas - enfatizam-se as fissuras e irregularidades, são preenchidas com epóxi transparente.
Entre as opções de uso de placas de madeira, as seguintes soluções de design são as mais populares.
- Mobiliário. As mesas de madeira, balcões de bar e bancos são geralmente feitos de carvalho e espécies de madeira exóticas. As placas de bordo são mais finas, adequadas para a criação de assentos e encostos de cadeiras, mesas de centro, outros enfeites. O larício é uma bela prateleira ou peitoril da janela.
- Divisórias e portas. Muitas vezes são combinados com pastilhas de vidro ou resina epóxi.
- Painéis decorativos e consoles. Eles são colocados na cabeceira da cama ou como um produto autônomo que serve como uma obra de arte no interior.
Lindos recortes de madeira de pequeno diâmetro, fixados na parede, formam belos e inusitados painéis que podem ser emoldurados ou deixados em sua forma natural.
- Fundações para produtos. A laje pode ser usada como suporte para pia em um banheiro, para dar estabilidade a uma luminária de chão ou abajur. O espelho na superfície do corte da serra de madeira também é facilmente corrigido, parece muito impressionante. A partir de uma pequena placa, você pode fazer um relógio com um mostrador, colocando os ponteiros e outros elementos nele.
Cortes espetaculares de árvores nem sempre têm o formato correto. Os elementos longitudinais adaptam-se bem ao interior na forma de degraus de escadas e prateleiras de lareira. Eles mantêm seu efeito decorativo natural, mas ao mesmo tempo permanecem bastante funcionais.
É verdade que essas delícias de design não se encaixam em todos os estilos de interiores.
Tecnologia de manufatura
Você pode fazer uma laje de um tronco de árvore com suas próprias mãos, mas apenas com uma preparação adequada e cálculos precisos. O material com o qual são feitos belos cortes é extraído nas montanhas ou nas florestas selvagens. As lajes mais valiosas, que posteriormente podem ser processadas em casa, são obtidas em árvores com mais de 50 anos, com um diâmetro de tronco significativo. Eles são feitos sob encomenda, às vezes é necessário obter uma licença especial para um corte com serra.
Quanto mais nodosa e não homogênea a estrutura do tronco, mais decorativo será o corte da serra. Variantes com elementos divergentes, garfos, seções torcidas têm maior valor. A riqueza da gama de cores do material também depende diretamente da escolha da base. A paleta mais interessante são os cortes obtidos na primavera e no verão. A casca dessas árvores cai sozinha, mas pode ser facilmente removida com antecedência.
Saiba mais sobre como fazer corretamente uma placa de um barril sólido processando no local ou em uma oficina. As instruções passo a passo o ajudarão a navegar corretamente na sequência de ações, serão úteis para mestres novatos.
Transporte
As toras são roladas sobre uma plataforma especial, a distância entre as rampas é ajustada para que a carga fique o mais segura possível, sem perder o equilíbrio. O transporte é realizado por meio de caminhões de grande tonelagem e equipamentos de elevação. Pequenos pedaços podem ser enrolados na plataforma com um guincho de cabo.A posição da tora ao ser puxada para a plataforma de transporte deve ser estritamente paralela a ela.
Prenda as peças de trabalho com cunhas de madeira e cintas de amarração, evitando que rolem ou se movam.
Corte de serra
Esta etapa é necessária se a peça cortada ou serrada for muito grande, peso. Nesse caso, o material é dividido em seções mais compactas no local da extração da madeira.
O trabalho é realizado em uma serraria de fita móvel. Posteriormente, o material é transportado para o local de posterior processamento.
Dissolução
O tronco redondo é dissolvido em placas separadas com 5-15 cm de espessura. A maneira mais rápida e fácil de fazer isso é em equipamentos industriais, mas você pode fazer sem eles. Uma serraria móvel é fácil de organizar com base em uma motosserra de alta potência. Ao mesmo tempo, a quebra das toras pode ser feita diretamente no local da colheita, tornando o transporte do material muito mais fácil e cômodo.
Para que a tora se transforme em lajes, ela é serrada em peças de igual espessura, com exceção da área do núcleo. Aqui, o tamanho padrão é duplicado para reduzir o risco de empenamento do material. As placas individuais podem ser emendadas com cola epóxi para atingir as larguras desejadas.
A escolha do método de dissolução depende do processamento posterior da madeira.
- Para lajes prontas. No tronco, a parte do meio com largura de 100 a 120 mm é separada. O restante é dissolvido em camadas de 5 a 10 cm. As camadas acabadas podem ser enviadas para secagem.
- Para colar. Neste caso, a parte descascada é serrada em 3 lados da tora. O resto da peça é desdobrado da mesma forma que no primeiro método. Em seguida, as camadas são unidas de modo que as faces lisas se toquem, e as descascadas ficam localizadas na parte externa.
Os materiais preparados por qualquer um desses métodos são enviados para câmaras especiais ou secos naturalmente.
Secagem e estabilização
A maior parte da madeira natural é suscetível a empenamento quando exposta às condições climáticas. Além disso, contém umidade natural, que também afeta a condição geral da madeira serrada. Como o principal período de colheita de madeira é a primavera, as camadas resultantes ficam muito úmidas, é improvável que seja possível secá-las corretamente sem ajustes adicionais. A tensão resultante leva à deformação, rachaduras da matriz.
O pré-tratamento do material com compostos estabilizadores ajuda a reduzir os riscos de rachaduras das peças. Placas muito largas às vezes são cortadas por trás. Esta técnica reduz significativamente a tensão nas fibras da madeira.
A secagem das placas pode ser realizada das seguintes maneiras.
- Na Vivo. Neste caso, o material fica simplesmente protegido do contato com a luz solar e outras fontes de calor, colocado em uma sala escura e com boa ventilação. Devido à troca de ar, a umidade da madeira evapora gradualmente. As lajes são armazenadas em pilhas ou em racks. O tempo de secagem pode ser bastante significativo, depende muito do tipo de madeira, do seu teor de umidade inicial.
- Nas celas. Equipamentos especiais de secagem retiram o excesso de umidade da madeira por meio de lâmpadas que emitem radiação infravermelha ou cabines fechadas que mantêm um determinado regime de temperatura. Durante o processo de secagem, o material pode mudar de cor.
O método para remover a umidade da madeira é selecionado com base no tamanho e nas características das peças de trabalho. As opções de grande formato são secas de forma exclusivamente natural. O empilhamento correto permite criar condições sob as quais as placas não mudarão seus parâmetros geométricos.
A única desvantagem desse método é a duração do processo: em 1 ano a madeira seca com apenas 25 mm de espessura, uma placa de 50 mm leva pelo menos 24 meses para atingir um teor de umidade de 10%.
Após a conclusão do processo de desumidificação, as placas são processadas posteriormente. É possível excluir danos ao material aplicando uma camada protetora sobre ele. Para madeira sujeita a abrasão mecânica, a impregnação à base de óleo é adequada. Você também pode usar verniz de poliuretano e epóxi como revestimento. Para superfícies que não estão sujeitas a desgaste significativo, uma cera protetora é adequada.
O comentário foi enviado com sucesso.