Escolha de um scanner de mesa
O equipamento multifuncional é parte integrante da vida de quase todas as pessoas que vivem hoje. Grandes escritórios fazem uso extensivo de tecnologia de informática e sistemas relacionados. Tomemos, por exemplo, os scanners de mesa: hoje em dia, não apenas os escritórios, mas também muitos usuários ativos não podem viver sem eles. O artigo se concentrará neste tipo de equipamento, suas capacidades e características.
O que é isso?
O scanner de mesa é um equipamento multifuncional com alta produtividade e operação conveniente. A principal característica desta técnica é que durante a digitalização não há necessidade de deformar o documento ou qualquer outro material impresso.
Este é um dispositivo útil para digitalizar livros, slides, fotografias, filmes e outros materiais.
Princípio da Operação
Para converter o material em formato eletrônico, você precisa colocar a folha em uma superfície de vidro especial, voltada para baixo.
Após colocar o equipamento em operação, o carro colocado sob o vidro começa a operar. Este componente está equipado com sensores, espelhos, lentes e outros elementos técnicos. Ao se mover, o carro projeta luz sobre o material impresso. É refletido e capturado por sensores sensíveis.
Sensores convertem informações em sinais elétricos especiais, dependendo do nível de iluminação de cada uma das áreas do documento digitalizado. Os sinais são captados conversor equipamento e os digitaliza. Recebido a informação digital entra no computador na forma de um arquivo eletrônico.
Assim que o trabalho do scanner é concluído, o técnico avisa o usuário sobre isso e uma nova imagem aparece na tela. O equipamento é controlado por meio de software especialque é instalado no PC antes de usar o scanner. Além disso, você pode usar as teclas "quentes".
Vantagens e desvantagens
Este tipo de scanner apresenta as seguintes vantagens:
- um grande conjunto de funções;
- facilidade de operação, compreensível mesmo para usuários novatos;
- uma ampla gama de modelos que diferem em recursos e categoria de preços;
- alta qualidade da imagem resultante;
- suporte para vários formatos.
Desvantagens:
- tamanhos grandes de alguns modelos de equipamentos;
- existem restrições na digitalização de materiais transparentes.
Variedades
Scanners de mesa modernos estão disponíveis em várias configurações, cada uma delas projetada para trabalhar com materiais específicos. Existem vários tipos de tecnologia de tablet mais comumente usados.
- Broaching scanner. Esta visualização é especialmente projetada para digitalizar documentos e imagens não agrupados. Os rolos alimentam automaticamente as folhas de papel através dos dispositivos da máquina. Durante isso, os documentos são processados por uma fonte de luz e sensores sensíveis.
- Filme. Este tipo de scanner é freqüentemente usado em centros de cópia profissionais e estúdios fotográficos. O equipamento é utilizado para processamento de filmes fotográficos, além de digitalização de slides e outros materiais em suportes transparentes.
- Rede... A principal característica desse equipamento é a alta velocidade de transmissão de dados, que são enviados para endereços de e-mail. Alguns modelos podem salvar dados em mídia externa e em pastas de rede em seu computador.
Para os usuários que desejam adquirir um scanner de mesa para uso pessoal, é recomendável prestar atenção aos modelos populares de grande formato com alimentador automático de papel.
CanoScan LiDE 400 da Canon
Técnica conveniente e prática, perfeita para digitalizar impressos espessos. A técnica pode ser fixada, se necessário, na posição vertical. Prós:
- alta velocidade de criação de cópias;
- uma gama variada de configurações;
- reprodução de cores aprimorada (devido à iluminação de fundo LiDE);
- excelente relação entre características técnicas e custo;
- operação confiável e bem coordenada de dispositivos;
- conexão e alimentação via porta LiDE.
A desvantagem é o seguinte ponto: para aproveitar todas as capacidades do equipamento, é imprescindível instalar a última versão do driver.
Perfection V370 Photo by Epson
Equipamento compacto com funcionalidade profissional. O conjunto inclui software para processamento de material digitalizado. Vamos citar as vantagens.
- Trabalho rápido.
- Montagem prática e confiável.
- Preço razoável considerando as capacidades do equipamento.
- O scanner é adequado para uso doméstico e no escritório.
- Um modelo versátil para trabalhar com fotografias, documentação impressa, filme e outros materiais.
- Software gratuito e útil incluído.
Falha: uma caixa preta facilmente suja, na qual as menores partículas de poeira e outros contaminantes são visíveis.
Variante moderna do Mustek A3 1200S
O equipamento é projetado para trabalhar com grandes formatos (inclusive A3). Este scanner também é adequado para digitalizar desenhos, gráficos e outros documentos de projeto.
Prós:
- o equipamento irá encantá-lo com boa produtividade e confiabilidade (mesmo com uso intensivo);
- processo de digitalização rápido;
- o tamanho dos documentos é determinado automaticamente;
- layout conveniente para posicionar folhas.
Menos: ao digitalizar formatos grandes com resolução máxima, o ciclo aumenta significativamente (até 50 segundos).
Fabricantes
Considere uma lista de fabricantes de scanners de mesa.
Cânone
Os produtos Canon são procurados em todo o mundo. Esta empresa ganhou popularidade graças ao seu equipamento fotográfico de alta qualidade. Na fabricação de scanners, os especialistas usaram a tecnologia Multi-Photo de alta velocidade. Com sua ajuda, a técnica reconhece e alinha automaticamente a imagem.
O usuário pode colocar várias imagens no vidro de uma vez, economizando significativamente o tempo gasto na digitalização.
Epson
Os equipamentos produzidos sob esta marca chamam a atenção dos compradores pela sua excelente qualidade e preço acessível. Os especialistas da empresa trabalharam na alta precisão da transmissão do texto, assim como no contraste e saturação da imagem. Eram tecnologias especiais foram aplicadas para maximizar a qualidade da tradução do documento original para o formato eletrônico. Os scanners da marca Epson apresentam excelentes resultados ao processar fotos, textos, desenhos e outros documentos. O equipamento também é bastante adequado para uso doméstico.
Hewlett Packard
Os produtos deste fabricante são usados ativamente em grandes centros comerciais e escritórios. Usando equipamento profissional, você pode digitalizar uma grande quantidade de material em um curto espaço de tempo.
Os usuários que usam equipamentos deste fabricante há vários anos observam a alta qualidade de construção e confiabilidade do equipamento.
Critérios de escolha
Ao escolher um scanner para sua casa ou escritório, você precisa preste atenção a certas características técnicas e capacidades de um modelo específico... E, em primeiro lugar, você precisa decidir para quais propósitos a técnica será usada. Algumas opções são projetadas especificamente para fotografias, enquanto outras são para documentos de texto e gráficos.Se o equipamento for escolhido para um escritório onde muitas pessoas trabalham, um parâmetro importante será velocidade de digitalização.
Um scanner rápido fará uma grande quantidade de trabalho no menor tempo possível. Para digitalizar imagens, é importante que o scanner seja colorido. Em alguns casos, você pode precisar de um dispositivo de dois lados com um grande conjunto de funções e suporte para várias resoluções (incluindo formato A4). Os parâmetros principais incluem características, que consideraremos com mais detalhes a seguir.
Renderização de cores
Este parâmetro também é conhecido como profundidade de cor de bits. Na especificação técnica do equipamento, é designado em bits. Quanto maior o número, melhor será a imagem digitalizada. Se o scanner for planejado para digitalizar documentos de texto ou gráficos, inclusive coloridos, o equipamento de 24 bits será suficiente.
Para digitalizar fotografias e outras imagens, é melhor selecionar um equipamento com um valor de 48 bits. A tecnologia de cor avançada possui profundidade de cor de 96 bits, que é uma característica dos scanners profissionais.
A profundidade da cor afetará o número de tons transferidos do scanner para o computador.
Gama dinâmica
Se este parâmetro não é tão importante na escolha de um equipamento digital para uso doméstico, então, para os modelos profissionais, é imperativo prestar atenção a ele. A faixa dinâmica afeta significativamente a gradação do brilho da imagem e também é responsável pela transição suave entre tons e sombras. Se o seu scanner de mesa tiver cores de 24 bits, a faixa dinâmica deve ser de aproximadamente 2,4 a 2,6 unidades. Para modelos de 48 bits e superiores, esse número deve ser de pelo menos 3.
Se o contraste e a saturação da imagem final são de grande importância para o usuário, essa característica também é necessária para a seleção. Na ausência deste parâmetro na descrição do equipamento, deve-se procurá-lo nas instruções de operação.
Formato para documentos
O próximo parâmetro que você deve prestar atenção ao escolher um scanner é o tamanho do documento original. A maioria dos modelos atuais projetados para uso doméstico e no escritório são projetados para folhas A4. Para criar pôsteres, layouts e outros produtos de impressão, são usados scanners que suportam formatos maiores. Os centros de cópia e estúdios de impressão não podem prescindir desse equipamento.
Opções de conexão
Os fabricantes de scanners modernos desenvolveram muitas opções para conectar equipamentos a computadores fixos e laptops. Normalmente, o equipamento pode ser sincronizado por meio de três tipos de portas:
- USB;
- SCSI;
- versão combinada (USB + SCSI).
O primeiro conector é o mais popular e amplamente utilizado, portanto, os especialistas recomendam optar por modelos que são acoplados via interface USB.
De outros
- Permissão. Outro parâmetro a ser observado ao comprar um scanner. Os especialistas designam essa característica usando pontos ou pixels (dpi ou ppi, respectivamente). Quanto maior o número, melhor para a qualidade do documento eletrônico recebido. Este parâmetro é importante ao digitalizar textos e fotografias. Esta característica é indicada por dois indicadores digitais. Um indica a resolução vertical da imagem e o outro indica a horizontal. Alguns fabricantes indicam apenas a resolução óptica (horizontal), que depende significativamente do modelo da matriz.
- A configuração padrão para uso doméstico é 600x1200 dpi. Se a imagem resultante for editada, a resolução mínima deve ser de 2.000 dpi. Modelos de alto desempenho são usados por fotógrafos profissionais para fotos de grande formato.Não faz sentido gastar dinheiro com equipamentos profissionais para digitalização de textos, gráficos e outros materiais.
- SO Suportado... Um scanner de mesa é um periférico de computador. Para que a técnica funcione, ela deve ser compatível com o sistema operacional instalado no PC. A maioria dos modelos funciona perfeitamente com o Windows, que é a plataforma mais popular hoje. Além disso, existem opções no mercado digital que funcionam com sistemas Mac OS ou Linux. Este parâmetro deve ser esclarecido antes da compra.
Como conectar?
O uso do scanner começa sincronizando-o com o seu computador. O processo de conexão é muito simples e geralmente não causa dificuldades mesmo para um usuário iniciante. O cabo do scanner deve ser conecte no soquete correspondente no PC ou laptop. Antes de conectar, certifique-se de instalar software especialchamado de motorista. Um disco com o software necessário deve acompanhar o equipamento. Se estiver faltando, você pode baixar o driver no site do fabricante (o software está disponível publicamente). Selecione a versão mais recente do programa, baixe-o e instale-o no seu PC. O software é necessário para que o computador detecte o novo dispositivo.
O processo de instalação ocorre de acordo com um determinado algoritmo.
- O disco de inicialização incluído deve ser inserido na unidade e aguardar que carregue.
- Se nada acontecer, você mesmo precisa iniciar o disco. Para fazer isso, abra "Meu Computador", clique com o botão direito do mouse no ícone da unidade e selecione "Iniciar". Como alternativa, você pode abrir o menu do disco e executar a configuração. Exe.
- Depois disso, o programa é instalado, seguindo o menu do idioma russo.
Como usar?
Depois de instalar o software, você precisa testar a operação do novo hardware. Para fazer isso, você precisa tentar digitalizar qualquer documento, seja um texto ou uma imagem. A verificação do equipamento é realizada da seguinte forma.
- Execute o desbloqueio de transporte do carro do scanner.
- Se o dispositivo não estiver conectado à rede, ele deve ser conectado e ativado pressionando o botão liga / desliga.
- Agora você precisa abrir a tampa do scanner de mesa e colocar o documento a ser digitalizado no painel de vidro, com a face voltada para baixo.
- Feche a tampa do scanner após colocar o documento.
- Para iniciar o processo de digitalização, você precisa clicar no botão correspondente. Corretamente, os fabricantes marcam com a palavra "Scan". Se tudo for feito corretamente, o equipamento começará a funcionar, e uma mensagem correspondente aparecerá na tela do computador.
Nota: um programa para digitalização de materiais já está embutido no sistema operacional. E também o usuário pode instalar software adicional, que pode ser necessário para editar as imagens digitais recebidas ou sua posterior distribuição.
Se o documento digitalizado precisar ser convertido em formato de texto, você precisará de um programa especial. Ele reconhece letras e números, traduzindo-os em texto simples. Você pode encontrar software adicional na vastidão da rede mundial.
O vídeo a seguir descreve como funciona um scanner de mesa.
O comentário foi enviado com sucesso.