O que são fotocopiadoras e o que são?
A sociedade moderna é caracterizada pelo rápido e ativo desenvolvimento da esfera tecnológica. Com invejável constância no mercado de tecnologia e eletrônica, surgem novos aparelhos que facilitam muito a vida humana. Um desses dispositivos é uma copiadora. Hoje em nosso artigo falaremos com mais detalhes sobre as características e tipos de tais equipamentos.
História da criação
De um modo geral, a primeira copiadora (este é o nome correto para a popularmente conhecida "copiadora") foi inventada por Chester Carlson. O dispositivo foi inventado em casa. O princípio da primeira copiadora era o seguinte:
- no primeiro estágio de seu experimento, o inventor escreveu a data e o local do experimento em uma folha de vidro com tinta;
- em seguida, esfregou uma placa de metal com um pano de algodão, que antes havia sido coberto com enxofre (assim, a placa de metal ficou eletrificada);
- em seguida, a placa foi colocada sob a placa de vidro;
- o pesquisador acendeu uma lâmpada forte;
- Chester Carlson polvilhou licopódio em uma placa de metal;
- na última etapa, o experimentador pressionou o papel manteiga contra o prato.
Como se viu, esse método funciona. Assim foi obtida a primeira fotocópia do mundo. As fotocopiadoras modernas funcionam da mesma maneira. O pó de licopódio usado uma vez foi substituído por toner. No território da União Soviética, a primeira copiadora foi criada em 1953 graças aos esforços de V.M. Fridkin. Em 1966, copiadoras Xerox estrangeiras surgiram na Rússia. - é a partir do nome desta empresa que o nome popular da copiadora "copiadora" desapareceu.
O dispositivo foi projetado para fazer cópias de documentos em grande escala, evita erros de cópia e aumenta significativamente a velocidade de cópia.
Características principais
O equipamento de duplicação realiza seu trabalho em várias etapas. Vamos dar uma olhada em cada um deles:
- uma lâmpada de halogênio brilhante ilumina o documento original;
- a luz refletida do documento cria uma imagem no tambor (este procedimento é possível graças ao sistema de espelhos existente);
- cargas positivas e negativas são formadas na superfície do tambor;
- Conforme a imagem copiada é transferida para o papel, pequenas partículas de toner são magnetizadas para a área iluminada do cilindro;
- as partículas de toner que são magnetizadas para o tambor são transferidas para uma folha de papel em branco;
- a folha de papel na qual o toner foi aplicado aquece e as partículas de toner derretem e são absorvidas pelo papel.
É assim que as copiadoras modernas funcionam. Apesar do fato de que este processo é por natureza bastante complexo e multiestágio, ele é realizado muito rapidamente - até 40 cópias idênticas podem ser produzidas em 60 segundos (o número mais exato de cópias depende do modelo específico da copiadora ) Vamos dar uma olhada nas principais características técnicas inerentes às máquinas copiadoras modernas.
Resolução de impressão (ou dpi)
Este parâmetro tem um impacto direto em quantos pontos a copiadora imprime em uma polegada. Quanto mais alto for este indicador, maior será a qualidade de impressão que o usuário pode esperar.
Deve-se ter em mente que a cópia é, na verdade, um reflexo do documento original. Assim, a copiadora não poderá melhorar a qualidade da cópia do documento se a versão original for de baixa qualidade.
Velocidade
Falando sobre os indicadores técnicos de um determinado modelo de copiadora, o usuário deve prestar especial atenção à rapidez com que o dispositivo pode imprimir cópias de documentos. A velocidade é especialmente importante se você estiver adquirindo uma copiadora em escala industrial.
Cópias por ciclo
Como regra geral, esse número é de 999 cópias por ciclo. Porém, dependendo das necessidades do usuário, este parâmetro pode ser ajustado.
Dimensionando o documento original
As copiadoras no mercado hoje oferecem aos usuários a capacidade de dimensionar documentos em até 25% - 400%. As características técnicas descritas acima são características de todas as copiadoras modernas. Ao mesmo tempo, também podem ser encontrados no mercado dispositivos com funcionalidades adicionais: por exemplo, alimentação automática de folhas, configuração por meio de um computador pessoal, a capacidade de imprimir de um telefone, etc.
Visão geral da espécie
Uma grande variedade de copiadoras pode ser encontrada no mercado hoje (por exemplo, existem minicopiadoras, copiadoras portáteis de documentos e outros modelos). Para conveniência dos usuários, as fotocopiadoras são tradicionalmente divididas em 3 categorias principais.
Colori
A característica distintiva óbvia das copiadoras coloridas é o fato de que podem copiar documentos enquanto mantêm a cor original do texto e das imagens (por exemplo, fotografias, gráficos, tabelas, etc.).
Deve-se ter em mente que dispositivos coloridos são muito mais caros do que preto e branco.
Digital
As vantagens mais importantes das copiadoras digitais incluem as seguintes características:
- montagem de alta qualidade, sem peças desnecessárias e desnecessárias;
- alta velocidade de trabalho;
- variedade de formatos;
- variabilidade de configurações;
- nenhum ruído durante a operação, etc.
Em geral, comparando cópias de copiadoras digitais e analógicas, podemos concluir que na primeira versão os documentos são de qualidade superior.
Analógico
Os dispositivos analógicos são populares e procurados pelos consumidores, uma vez que se caracterizam pelo baixo custo. Respectivamente, tais unidades estão disponíveis para compra para quase todas as pessoas (independentemente de seu status social e econômico na sociedade). Devido ao preço acessível, as copiadoras analógicas são caracterizadas por algumas desvantagens: por exemplo, cópias de baixa resolução.
Como escolher?
No processo de escolha do equipamento de cópia, você deve ser especialmente cuidadoso e responsável. Em primeiro lugar, isso se deve ao fato de que independente do modelo, essa compra será cara. Portanto, para não se arrepender de sua compra no futuro, você deve levar o mais a sério possível em sua escolha. Os especialistas recomendam levar em consideração vários parâmetros-chave.
- Compromisso. Para começar, você deve decidir com que propósito usará a copiadora. As principais características técnicas e parâmetros do dispositivo para uso doméstico e para o escritório serão significativamente diferentes. Assim, por exemplo, uma casa não precisa de alta velocidade e alto desempenho.
- Tamanho do papel. Hoje no mercado você pode encontrar copiadoras que copiam documentos de diferentes formatos: A5, A4, A3, A2, A1, etc. Você deve pensar com antecedência sobre qual dos formatos listados será mais relevante para você.
- Vida útil do tambor. Quanto mais alto for este indicador, melhor será a qualidade do funcionamento da copiadora. Assim, o número de 60.000 páginas é bastante elevado.
- Cromaticidade. Dependendo do tipo de documentos que você copiará, pode ser necessária uma impressora colorida ou em preto e branco.
- Fabricante. Se você deseja ter certeza de que o dispositivo que está adquirindo está em conformidade com todas as normas estaduais e internacionais, e o processo de sua produção foi realizado levando em consideração todos os mais recentes desenvolvimentos tecnológicos, então você deve dar preferência a marcas comprovadas e confiáveis por consumidores.
- Disponibilidade de funções adicionais. Como mencionado acima, as copiadoras modernas podem ter não apenas funções padrão, mas também funções adicionais (por exemplo, ter Wi-Fi integrado). Deve-se ter em mente que a presença de tais parâmetros adicionais aumenta automaticamente o custo do produto. Conseqüentemente, você deve avaliar com antecedência quão relevantes essas ou aquelas funções adicionais serão para você.
- Dimensões. Com relação ao tamanho do dispositivo, você deve se orientar apenas pelo espaço livre disponível em sua casa ou escritório. Deve-se ter em mente que o tamanho da copiadora depende diretamente do formato que ela pretende para a cópia de documentos.
- Design exterior. Apesar de as características funcionais das unidades serem de suma importância, durante o processo de aquisição você também deve prestar atenção à aparência do dispositivo. Especialmente importante neste sentido é sua ergonomia - este parâmetro afeta diretamente o quão conveniente e confortável você estará usando o dispositivo.
- Local de compra. Para comprar uma copiadora, você precisa entrar em contato apenas com as lojas oficiais. Somente nesses estabelecimentos serão oferecidos dispositivos de marca, e não falsificações de baixa qualidade. Além disso, na loja oficial você sempre pode recorrer a um consultor de vendas especializado para ajuda profissional altamente qualificada.
- Preço. O custo das copiadoras modernas depende de um grande número de fatores: um modelo específico, fabricante, conteúdo funcional, etc. Em geral, recomenda-se dar preferência às unidades do segmento de preço médio, pois correspondem à proporção ótima de preço e qualidade.
- Avaliações do consumidor. Se você se sentir atraído por um modelo específico de copiadora, não deve ir comprá-lo imediatamente. Em primeiro lugar, é recomendável estudar as opiniões dos clientes sobre o aparelho - desta forma você vai descobrir o quanto as características e propriedades declaradas pelo fabricante correspondem à realidade.
Como usar?
As regras para operar o dispositivo são bastante simples. Portanto, primeiro você deve conectar a copiadora ao computador e ligar a unidade. Depois disso, você deve instalar os cartuchos de tinta e verificar se há pó ou toner suficiente. Também é importante configurar os parâmetros apropriados.
As instruções passo a passo para usar a copiadora são as seguintes:
- coloque o papel na bandeja dedicada;
- coloque o documento original na superfície de vidro da copiadora;
- cubra o documento original com uma tampa;
- clique no botão "Imprimir".
Assim, o processo de utilização do aparelho é bastante simples, qualquer pessoa pode manejá-lo.
Recursos de reparo
Em alguns casos, no processo de uso da copiadora, vários problemas podem surgir: por exemplo, a copiadora não imprime, não liga, etc. Nessas situações, os usuários têm dúvidas sobre o que fazer. Portanto, em primeiro lugar, deve-se dizer que não vale a pena começar a reparar o aparelho por conta própria se o período de garantia e o serviço ainda estiverem válidos. Nesse caso, você precisa entrar em contato com o local de compra da copiadora para obter ajuda e obter uma consulta gratuita.
Se o serviço não funcionar, você mesmo pode tentar consertar os problemas - o manual de instruções o ajudará com isso. Portanto, por exemplo, se a copiadora não imprimir, você deve verificar se ela está conectada ao dispositivo principal (computador), se está ligada e se há quantidade suficiente de papel e tinta.
Se você não está confiante em suas habilidades, deve procurar ajuda de especialistas em conserto de copiadoras.
No próximo vídeo, você encontrará uma visão geral detalhada da impressora XEROX WorkCentre 3025.
O comentário foi enviado com sucesso.