Tudo que você precisa saber sobre bancos
É difícil imaginar ruas, praças e parques da cidade sem o conforto de sempre bancos... Na agitação da vida cotidiana, eles parecem se oferecer para parar, refletir, admirar a vista ao redor. Neste artigo, iremos dizer-lhe o que são os bancos, como são diferentes dos bancos e como os pode fazer você mesmo.
O que é isso?
Os bancos, juntamente com outras pequenas formas arquitetônicas (lanternas, urnas, fontes), definem um estilo especial para a área do parque, transformando-a de uma plantação selvagem em um aconchegante recanto da natureza. Mas, apesar de ser mais comum encontrar bancos na rua, eles pertencem a um móvel onde você pode sentar. O assento estreito foi projetado para várias pessoas. A altura da estrutura pode ser igual à profundidade ou ligeiramente superior.
Alguns modelos estão equipados com adições funcionais: mesas, toldos, lanternas. Em áreas suburbanas, você pode encontrar produtos suspensos em correntes ou colocados em corredores, o que os permite balançar e mergulhar os convidados em um estado de relaxamento profundo.
Para maior conforto, os bancos giratórios são complementados com colchões, travesseiros, cobertores. Eles são protegidos do sol com toldos e de insetos - com redes mosquiteiras.
Requisitos primários
Os requisitos para bancos são definidos em GOST 19917-93, que foi assinado por representantes de oito países pós-soviéticos em 1993. Eles cobrem características de design, segurança, confiabilidade e especificações de materiais desses produtos. O GOST leva em consideração os seguintes requisitos:
- conveniência para uma pessoa sentada;
- segurança total;
- seleção de um material que seja resistente à precipitação e flutuações de temperatura;
- não toxicidade de composições de coloração;
- confiabilidade e durabilidade;
- tolerância ao estresse mecânico;
- aparência esteticamente agradável.
Os requisitos acima são atendidos por estruturas feitas de aço, concreto, ferro fundido, completas com sedes feitas de madeira. Em casas de comércio, aeroportos, estações de trem, produtos feitos de plástico moderno durável são freqüentemente usados.
Como eles são diferentes das lojas?
Hoje, muitos não fazem a diferença entre um banco e um banco e nem pensam nisso, mas existem diferenças, e são óbvias. Para entendê-los, vamos voltar às origens da compreensão de cada peça de mobiliário de exterior separadamente.
Comprar
Antigamente, nas cabanas russas, os bancos eram assentos de madeira sólidos e longos em dois suportes, sem encosto e sem corrimão.... Eles podem desempenhar muitas funções. Havia uma loja para clientes indesejados na porta da frente, e o querido hóspede estava sentado mais perto do canto "vermelho" com ícones.
Sentavam-se nos bancos, dormiam com toda a grande família, colocavam coisas sobre eles, como se estivessem em prateleiras.
Banco de sentar
Inicialmente, o banco tinha pequenas formas baixas e servia exclusivamente como apoio para os pés. Com o tempo, as pessoas começaram a sentar nele, as pessoas apreciaram seus recursos portáteis, que a loja não podia fornecer. Aos poucos, o banco foi se modernizando, ficando mais alto, mais comprido, mais largo, adicionado um encosto, apoios de braços, passou a expor em pátios e jardins... O resultado é uma aparência confortável de mobiliário de exterior.
Os bancos e bancos modernos mudaram um pouco desde que nossos ancestrais os usaram: novos materiais surgiram, os designers trabalharam em sua aparência. Mas a diferença ainda é perceptível.
Hoje, os dois produtos apresentam as seguintes diferenças.
- Uma bancada é um produto mais potente e grosseiro, desprovido de decoração. A bancada parece mais elegante, pode ser decorada, por exemplo, com forja ou entalhe em madeira.
- O banco é uma base longa e rígida para sentar, sem quaisquer acréscimos. Os bancos estão equipados com encostos e, por vezes, apoios de braços.
- A bancada possui dois apoios confiáveis cavados no solo. O banco assenta em quatro pernas, pode ser movido e facilmente desmontado.
- É mais confortável sentar-se num banco com encosto e braços, pode ficar mais tempo sentado do que num banco sem encosto. Portanto, os bancos são instalados em locais de descanso, à espera: em parques, estações de trem, playgrounds e bancos - em paradas, ao longo das ruas.
Agora, conhecendo as diferenças, podemos prestar atenção ao mobiliário de parque e dar-lhe as definições corretas.
O que eles são?
Ao longo do longo período de sua existência, os bancos adquiriram diferentes formas e adições à sua aparência tradicional. Eles são convencionalmente divididos em duas grandes categorias: fixos e móveis.... A primeira opção pode ser encontrada nas ruas da cidade, becos de parques, estações de trem. Os modelos portáteis são convenientes em varandas, varandas, terraços, gazebos, bem como em quartos fechados de casas e apartamentos.
Os requisitos de material para essas duas categorias são diferentes. Bancadas públicas ao ar livre precisam ser fortes, duráveis, capazes de resistir ao mau tempo e até mesmo a vândalos. Produtos usados no setor privado podem sempre ficar escondidos em casa das intempéries, não precisam ser feitos de concreto, pedra ou metal. Vamos dar uma olhada mais de perto no que são os bancos modernos, de quais materiais eles são feitos.
De madeira
Os produtos de madeira integram-se harmoniosamente no ambiente dos espaços verdes. Eles se tornam uma extensão natural de um jardim ou praça. Na maioria dos casos, bancos combinados - os assentos de madeira são montados em uma estrutura de ferro ou concreto. Mas às vezes o modelo é feito inteiramente de madeira, com a participação de lajes, toras e até raízes.
Os bancos, destinados ao uso durante todas as estações em condições externas, são feitos de espécies de árvores densas: carvalho, larício, acácia, carpa, nogueira, vidoeiro da Carélia. Para uma residência de verão, você pode fazer móveis de exterior com um material mais barato, por exemplo, pinho.
Para que as bancadas mantenham sua aparência original por muito tempo, a madeira é tratada com compostos antifúngicos e protegida com pinturas e vernizes. Aqui estão alguns exemplos de produtos de madeira:
- um incomum banco de dois lados feito em forma de livro entreaberto;
- modelo reto simples feito de toras, sem costas e laterais;
- produto contraplacado paramétrico;
- um banco com encosto e apoios de braços montados a partir de raízes de árvores;
- modelo de jardim baixo feito de lajes.
Com elementos de metal
Metal - material forte e durável. Essas características tornam possível fabricar produtos para exteriores confiáveis, resistentes a choques e intempéries. Ferro fundido ou aço galvanizado podem ser freqüentemente encontrados em estruturas de bancada ou pernas. Para os assentos, são utilizados revestimentos mais macios e mais quentes: madeira, plástico, couro natural e artificial. Produtos forjados a céu aberto são especialmente extravagantes. Têm um custo elevado, mas, apesar disso, muitos adquirem bancos elegantes para as áreas suburbanas, às vezes como conjunto para um coreto, arco, varanda ou toldo de ferro forjado:
- um banco com elementos forjados a frio é feito de materiais macios que tornam o assento e o encosto mais confortáveis;
- lindos modelos forjados com costas em forma de borboleta;
- pequenas formas arquitetônicas com a participação de forja são criadas para decorar os quarteirões.
Plástico
Bancadas de plástico são leves e baratas. O material não apodrece com a chuva e não racha ao sol. Mas no inverno é melhor levá-los para dentro - geadas fortes podem causar rachaduras. A conveniência dos produtos plásticos para áreas suburbanas reside em sua portabilidade. Os bancos podem ser facilmente deslocados para qualquer local: seguindo a sombra, para o jardim, para a área de lazer, para o parque infantil, para a casa ou garagem. Os plásticos modernos podem ser bastante duráveis e ao mesmo tempo plásticos, essas propriedades permitem que sejam usados nas ruas da cidade, perto da água, em locais de lazer para os moradores da cidade:
- espreguiçadeiras;
- para um complexo de compras;
- produtos para praças e avenidas da cidade.
De materiais de sucata
Uma bancada para residência de verão pode ser feita de tudo o que se encontra nas "arrecadações": berço velho, cadeiras, paletes. Para a fabricação de tais móveis, habilidades especiais não são necessárias. E quem tem talento cria verdadeiras obras-primas de madeira ou metal. Eles trabalham em garagens ou em suas próprias pequenas oficinas, sem quaisquer condições de fábrica. Alguns bancos criados por artesãos podem embelezar com paisagismo caro. Nas fotos você pode ver a variedade de produtos caseiros:
- escultura em madeira, feita à mão;
- Móveis rústicos para área de lazer em paletes;
- duplo produto feito de ramos flexíveis;
- banco de sofá, montado a partir de resíduos;
- Assentos em estilo provençal compostos por cadeiras velhas;
- banco da floresta feito de cânhamo.
Pedra
A pedra pertence a materiais naturais e está perfeitamente adaptada aos espaços verdes de jardins e parques. Bancadas feitas de mármore, granito, arenito chegam até nós com uma história de mil anos - isso indica a resistência, confiabilidade e durabilidade do material... Para a fabricação de bancadas, utiliza-se pedra natural e artificial, polida e selvagem. Oferecemos vários exemplos de produtos de pedra:
- um banco feito de pedra selvagem;
- um produto de concreto, feito para parecer uma pedra;
- modelo esculpido em granito cinza.
Bancos de rattan e videira
Os móveis de vime são feitos de materiais artificiais e naturais, e apenas vinhas naturais são usadas. Para a estrutura dos bancos, é usado alumínio leve, mas durável, que pode suportar cargas pesadas. Os produtos são utilizados em varandas, varandas, terraços e espaços abertos ao ar livre. Bancadas de rattan artificiais podem ser deixadas do lado de fora até que fique bem frio. Eles não têm medo da umidade, não desbotam ao sol e não são fáceis de danificar.
O material natural é mais caprichoso: incha com as chuvas, racha com o calor, não deve ser colocado perto de radiadores quentes.
Exemplos de móveis de vime:
- banco de vime natural, tecelagem com aberturas;
- um lindo produto de rattan, complementado por um colchão e travesseiro;
- móveis de videira atraentes e táteis.
Além dos materiais, os diferentes tipos de bancos diferem acentuadamente uns dos outros. formulárioso que pode se tornar mais complicado adições funcionais: mesas, toldos, acessórios de iluminação e outros elementos. De acordo com suas características de projeto, as bancadas são divididas nos seguintes tipos.
Com mesas, mesinhas e gavetas
As bancadas ligadas a outros tipos de móveis são cómodas e práticas, ao mesmo tempo que duplica a sua funcionalidade. Esses designs são bons tanto para exteriores como para interiores. Você sempre pode colocar sua bolsa, livro, jornal, telefone na mesa. Um banco com mesa de cabeceira, por exemplo, no corredor, é útil para muitas coisas: você pode colocar chaves, um guarda-chuva, luvas, óculos de sol, acessórios para cuidar de sapatos no armário e pode colocar um telefone fixo na superfície.
Veja como os bancos são versáteis com mobília adicional.
- Produto multifuncional para corredor com prateleira e gaveta. O espaço de armazenamento também é fornecido sob o assento.
- Banco com mesa para dois interlocutores. Você pode colocar uma xícara de café ou taças de vinho na bancada.
- O projeto, localizado na área de lazer e dotado de uma grande caixa, permite não tirar colchões, travesseiros, cobertores todas as vezes do quarto, mas deixá-los ali mesmo, dentro do banco a que se destinam.
Bancos de balanço
Esses modelos não são bons apenas para crianças, eles permitem que os adultos mergulhem em uma fase de relaxamento profundo e tenham um bom descanso. Os produtos giratórios são de dois tipos: suspensos em suportes ou colocados em corredores. Para maior conforto, os bancos são equipados com almofadas, toldos, abrigos anti-mosquitos:
- uma estrutura suspensa de material natural, protegida por um toldo têxtil;
- banco faça você mesmo para uma residência de verão;
- design elegante em corredores forjados para dois turistas.
Tendas
Bancos de barracas são protegidos do sol escaldante por seu próprio telhado, o que maximiza as possibilidades de um bom descanso. Os modelos com rede mosquiteira são especialmente convenientes.
Bancos esculturais
Os tipos de bancos mais atraentes são produtos esculturais. Eles são feitos de materiais diferentes.: madeira, pedra, gesso, metal, polystone. Dependendo do terreno, essas estruturas podem ser colocadas em um beco de parque, um playground ou em um jardim próximo a uma fonte. Olhando para os exemplos, é fácil ver como eles são encantadores:
- cabeças alegres, "emergindo" da calçada, seguram a loja;
- nossos contemporâneos parecem incomuns em bancos com uma imagem escultural de pessoas do passado;
- lindos, agradáveis ao toque e com uma carga energética natural, bancos escultóricos de madeira.
Além da variedade de bancos listados acima, também se pode notar bancos de transformação, rodando produtos sobre rodas, estruturas com canteiros de flores e lanternas.
Um simples banco pode ser tão variado que pode ser usado com prazer para decorar qualquer espaço adequado.
Opções de design
Como o banco é uma pequena forma arquitetônica, sua aparência se presta facilmente à estilização. Pode decorar paisagismo barroco, praças modernas ou cantos futuristas que simulam o futuro. Sugerimos que você se familiarize com uma seleção de bancos feitos em diferentes direções estilísticas.
- Metal e madeira natural sem adornos são usados para a fabricação de produtos de loft.
- Os bancos combinados (forja e madeira) no estilo Art Nouveau são muito bonitos. A imagem do enredo de uma senhora com cães sentada em um corrimão sob um guarda-chuva parece especialmente extravagante.
- Modelo metálico em estilo Art Nouveau.
- E este é um clássico - uma loja simples e elegante.
- Banco antigo chique gasto.
- Boa velha Provença. O banco branco é complementado por um meio-fio.
- Luxuosos assentos em estilo imperial (estilo império).
- O produto esculpido representa a tendência gótica.
- Um banco de madeira e metal no estilo industrial parece flutuar no ar.
- Direção da biônica. As linhas de bancos, paredes, lâmpadas são espiadas da própria natureza.
- Representante de móveis futuristas. O produto é composto por elementos de couro fixados a uma moldura de alumínio.
- Um banco lacônico de alta tecnologia.
Segredos de escolha
A escolha de um banco depende de sua finalidade.
- Para becos, praças e parques da cidade, eles escolhem modelos fixos duráveis feitos de ferro fundido ou concreto que resistem a qualquer mau tempo e não quebram nem mesmo sob os condutores mais descuidados.
- Para decorar uma área suburbana, você deve selecionar produtos que estejam em harmonia com outros objetos da área local, por exemplo, bancos forjados, modelos com arco. Se houver uma casa de toras no local, um assento em forma de toras será uma boa opção.
- As estruturas suspensas oscilantes são perfeitas para uma área de lazer, podem ter um toldo do sol e uma tela de proteção contra insetos. Barracas com vários bancos também são adequadas aqui.
- Nos parques infantis estão instalados assentos ou modelos luminosos com personagens de desenhos animados, animais, plantas, borboletas, em forma de carros e barcos.Os produtos temáticos encantam as crianças e despertam a sua imaginação.
Se você precisa de uma bancada para trabalhar no Jardim, você pode escolher um modelo de cabeça para baixo - nele você pode descansar bem e remover ervas daninhas. Eles tentam equipar varandas, pérgulas, terraços, varandas, gazebos com móveis de exterior sólidos feitos de rattan artificial. É possível não trazê-lo até o final do outono, removendo periodicamente a poeira da mangueira. Para chalés de verão e casas de campo, bancos portáteis ou produtos sobre rodas são convenientes. Eles seguirão obedientemente o residente de verão durante todo o dia.
Destino turístico próximo há um tipo especial de bancos: leves, duráveis e dobráveis rapidamente. Em áreas com grande déficit de espaço livre, bancos conversíveis que podem ser facilmente dispostos em uma mesa com bancos, ou um modelo dobrável na parede, que é baixado apenas quando necessário, serão úteis.
Quando as tarefas são definidas e a bancada é selecionada, você deve prestar atenção à sua resistência, confiabilidade, durabilidade e avaliar o apelo estético do produto.
Como fazer isso?
Banco de sentar - peça de mobiliário não muito complicada, é perfeitamente possível fazer você mesmo. Propomos construir um banco de madeira com uma mesa.
- Antes de iniciar o trabalho, você precisa ter uma ideia de onde ficará localizado, medir o espaço livre e proceder à criação de um circuito. No desenho do futuro produto, as dimensões da estrutura geral e cada parte são anotadas separadamente. Em seguida, eles coletam ferramentas e materiais, precisamos de vigas e placas.
- Quando o estágio preparatório terminar, você pode ir diretamente para o trabalho. De acordo com o esquema, eles marcam e cortam todas as peças. Anote os números de cada elemento, conforme indicado no desenho.
- Eles começam a montar o banco pelos lados. As pernas são estofadas nos corrimãos, consistindo em duas ripas. Esta peça de trabalho é fixada com uma extremidade na viga extrema da parte traseira e a outra na viga frontal da estrutura. Quando ambos os lados estão fixos, eles começam a se encaixar em barras intermediárias localizadas na parte traseira da estrutura. Depois de instalá-los na área do encosto, eles começam a cobri-lo com tábuas.
- No centro do assento, duas lâminas transversais são instaladas para a futura mesa, em seguida, é erguida uma moldura, que ocupa 1/3 da bancada. Quando tudo estiver pronto, as tábuas são fixadas no assento e na mesa.
- A instalação de toda a estrutura é feita por meio de parafusos e porcas.
No final do trabalho, pode-se usar tintas e vernizes para proteger a bancada e dar-lhe um aspecto esteticamente agradável.
Como colocar no jardim?
Mesmo as bancadas decorativas devem cumprir seus deveres funcionais e estar nos locais onde serão úteis. A opção clássica é instalar bancos ao longo de becos de jardins sombreados, onde é fácil se esconder do sol escaldante.
Se um designer trabalhou no jardim e há algo para ver nele - fontes, cachoeiras decorativas, canteiros de flores em várias camadas, riachos e pontes - em tais lugares, os bancos também são extremamente adequados. Você pode admirar o jardim florido por horas, sentindo o frescor que vem da água.
Um belo modelo incomum de banco ficará ótimo no centro de um gramado verde. Mas se a grama não é resistente ao pisoteio, é melhor abrir um caminho até a bancada. Os bancos estão instalados no jardim junto aos miradouros, sob os toldos da zona de churrascos, onde não só pode relaxar, mas também encontrar os amigos e divertir-se com eles.
As lojas são necessárias onde quer que experimente o prazer de contemplar a vista envolvente.
Exemplos elegantes
Bancos externos e aqueles projetados para decorar uma sala podem parecer igualmente elegantes. Oferecemos a você que se familiarize com uma seleção de belos produtos espetaculares.
- Uma série de elegantes bancos internos em forma de animais: pantera, cavalo, tigre.
- Mais uma bancada perfurada que pode decorar qualquer sala de estar.
- Uma peça sofisticada extravagante que é durável o suficiente para suportar as condições externas.
- O banco com um luxuoso pavão e notas orientais assemelha-se a um barco à vela.
- O produto contém encosto figurado e apoios de braços em madeira carbonizada. Uma moldura forjada adiciona elegância ao design.
- O banco espetacular parece estar escondido em um emaranhado de plantas de metal.
Para obter informações sobre como fazer com as próprias mãos um banco de jardim para uma residência de verão, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.