Tipos de bancadas forjadas e métodos de sua localização
Bancos forjados são um atributo essencial de parques, praças, avenidas, becos e até mesmo lotes pessoais. Sua popularidade se deve a sua resistência e durabilidade, bem como sua aparência atraente.
Vantagens e desvantagens
Cada produto tem vantagens e desvantagens. As vantagens de forjar bancadas são as seguintes.
- A capacidade de incorporar qualquer ideia. É no forjamento que existe a possibilidade de realizar os esboços mais originais. Não importa se é uma flor, uma figura abstrata torcida ou um livro aberto - um ferreiro experiente pode criar tudo em metal.
- A popularidade da forja artística persistiu por vários séculos devido à combinação de alta resistência e aparência elegante.
- Resistência de produtos forjados a temperaturas extremas, precipitação, ventos. Graças a um revestimento especial, o metal não sofre corrosão.
- As peças forjadas praticamente não dobram, não quebram, não se deformam.
- Longo período de operação - até duas décadas. Ao mesmo tempo, a aparência original permanece inalterada.
- Os elementos forjados combinam bem com outros materiais - madeira, tijolo, pedra, o que permite criar muitas variações. Eles também podem ser instalados em qualquer base - concreto, tijolo, pedra.
A principal desvantagem das bancadas com forjamento é o preço. Eles são muito mais caros do que produtos de madeira semelhantes.
Descrição das espécies
Bancadas com elementos forjados são muito diferentes:
- forma geométrica simples e fora do padrão;
- sem braços e com lados semicirculares ou redondos;
- reto e inclinado;
- estável e suspenso;
- bancos de balanço.
Por design
De acordo com o projeto, as bancadas forjadas podem ser divididas em 2 grandes grupos.
- Sólido forjado - como o nome sugere, apenas hastes de metal são usadas para criá-los. Via de regra, são bastante leves, o que permite, se necessário, mudar de localização, reorganizando-os em um ou outro local do terreno. Não é difícil cuidar de tal produto, basta tingir os cavacos em tempo hábil para evitar a corrosão, e também limpar e enxugar a bancada com cera.
- Bancos combinados - para criá-los, não se utilizam apenas hastes forjadas, mas também outros materiais. Esses produtos podem ter um tecido macio ou assento de madeira durável. Bancadas combinadas parecem muito nobres, mas são mais difíceis de cuidar, pois se desgastam mais rápido.
Os bancos podem ser retos, semicirculares, de canto. Se os bancos típicos da cidade, como regra, têm o mesmo comprimento, então as cabanas de verão podem ser feitas sob encomenda em qualquer comprimento e largura. Ao decorar espaços em parques e praças, muitas vezes é usada uma solução de estilo, mas de tamanhos diferentes - cadeiras-banco, bancos para 2 ou 3 lugares, bancos largos hipertrofiados, todos projetados na mesma cor e feitos do mesmo material.
Por material
Aço ou ligas de plástico de alta resistência são usados como material para a base da bancada forjada. Os elementos da estrutura, pernas e apoios de braços são feitos deles, além disso, o encosto da bancada ou alguns elementos podem ser de aço. Quando as peças são montadas, o método é soldagem, rebitagem, soleira ou solda elétrica. Existem também dispositivos especiais com os quais você pode dar ao metal a textura de madeira, tronco de bambu ou videira.
Após a montagem da estrutura metálica, ela é revestida com um primer especial de zinco para evitar a corrosão. A seguir são aplicados tintas e vernizes, ambos os produtos devem ser resistentes às influências externas. A tinta pode ser preta, marrom, bem como ouro, prata ou bronze.
Patina é muito popular - uma solução especial com a qual você pode dar a um produto um efeito vintage e retro.
O assento em um banco de ferro forjado pode ser feito de pedra ou madeira. Se for usada madeira, cada elemento deve ser tratado com uma composição contra mofo e bolor, tingido e envernizado.
Para criar uma moldura, você precisará de um tubo de perfil de 20x20, 25x25, 40x40. Os detalhes decorativos são feitos de elementos com dimensões 10x10, 12x12, 20x20. Antes do início do forjamento a frio, todas as peças de metal são tratadas com um composto anticorrosivo.
Depois que a fabricação da estrutura é concluída, ela é preparada, coberta com uma tinta especial e, em seguida, uma barra ou tábua é colocada sobre ela - o material do assento. O assento, encosto e braços são feitos de madeira maciça - carvalho, freixo, pinho e outras espécies.
Por nomeação
De acordo com a sua localização, todas as bancadas com elementos forjados podem ser divididas nas seguintes opções.
- Parque. Ao contrário do nome, estão instalados não só em parques, mas também em praças, vielas, em quaisquer outras áreas ajardinadas. Via de regra, eles são organizados em grupos, todos unidos por estilo e esquema de cores.
- Casas de campo. Uma bancada em ferro forjado, combinando no estilo com outros produtos no exterior do país, confere ao espaço um aconchego e graça.
- Rua. O principal requisito para tais bancos é conforto e durabilidade. Via de regra, eles também são projetados no mesmo estilo e estão em harmonia com outros elementos de melhoria das ruas.
- Anúncio. Esses produtos são raros, mas são encontrados nas ruas das grandes cidades. Pode ser tanto publicidade social quanto comercial. Não devem violar a harmonia da paisagem urbana, destacando-se com detalhes ou slogans desnecessariamente brilhantes ou chamativos.
Instruções de estilo
Produtos forjados, incluindo bancos, podem ser decorados em diferentes estilos. Por exemplo, um banco no estilo minimalista é a solução mais simples e funcional. Na maioria das vezes, esses itens combinam vários tons de barras de metal ou dois materiais. Para o minimalismo, uma abundância de detalhes e redundância de decorações são atípicos. Em primeiro lugar, esses produtos atendem aos requisitos de conveniência.
Já os produtos no estilo Império, ao contrário, são necessariamente acabados com maciços detalhes forjados de formato caprichoso. Na maioria dos casos, a madeira é utilizada para a fabricação do encosto e do assento.
As grades e a estrutura são pintadas de preto.
Bancadas em estilo romântico exigem grande habilidade do fabricante, pois as peças forjadas devem ser delicadas, arejadas, finas. No que diz respeito à forma do assento e do encosto, eles costumam se assemelhar a um sofá ou sofá com uma cama larga. O encosto pode ser "reclinado" para trás, permitindo subir no assento com as pernas e ficar confortável. O banco deve ser longo o suficiente para acomodar duas pessoas sentadas próximas uma da outra.
O estilo Art Nouveau é caracterizado por uma simbiose de uma combinação harmoniosa de detalhes funcionais enfatizados com uma forma original "quebrada" e decoração geométrica arredondada dos apoios de braços e / ou costas.
O estilo barroco é caracterizado por uma abundância de detalhes decorativos, sua redundância enfatizada. É para os bancos barrocos que são característicos os fundos em forma de borboletas estilizadas, cachos, uma ou mais flores.
Os bancos góticos são imediatamente reconhecíveis pela presença de arcos típicos deste estilo no desenho das costas ou braços. Também no estilo gótico, os trevos e o trevo de quatro folhas são usados como elementos decorativos.O banco de estilo gótico pode ser complementado com uma cobertura em arco.
Os bancos Art Déco são caracterizados pela clareza, simetria e padrões geométricos no design. Cada produto tem seu próprio padrão e é projetado para refletir o luxo e a solidez do paisagismo.
Opções de localização
Um banco de ferro forjado pode ser colocado não só no jardim ou na casa de verão. Esses bancos ficam ótimos no corredor. São confortáveis para calçar ou tirar os sapatos, são bonitos e duráveis. Claro, este será um produto muito mais modesto, talvez com um assento de tecido macio, sem encosto e apoios de braços, porque simplesmente não funcionará colocar um banco totalmente forjado no corredor ou no quarto de um apartamento típico de cidade. Um local para tais produtos no campo ou no território adjacente à casa de campo, no pátio, bem como em parques, ruas e becos, em áreas de lazer urbanas.
Não há tantas opções de colocação de bancada com forja no país. Primeiro, você não pode simplesmente colocá-lo no chão. Você precisa de um suporte sólido, de uma base.
Portanto, primeiro você precisa escolher um local onde você pode colocar essa base, ou colocar bancos em uma base existente - por exemplo, em uma área de lazer perto de uma churrasqueira ou churrasqueira.
O local de sua localização também depende do tipo e da finalidade do banco. Por exemplo, um produto com um dossel pode ser colocado na sombra e ao sol - o dossel protegerá tanto da precipitação quanto dos raios escaldantes. Os bancos comuns estão localizados próximo à casa, ou próximo à entrada do local, ou na área de lazer - com ou sem cobertura.
É ótimo se houver um escorregador alpino, um lago ou uma fonte por perto, estátuas de jardim, lanternas - tudo que vai compor um conjunto ideal com um banco. É melhor, claro, se o local não for muito ensolarado, caso contrário, o assento e as costas ficarão quentes com o calor. No entanto, o local deve ser tal que o banco seja visível - por exemplo, em um mirante ou sob a sombra de árvores.
O banco de balanço é uma ótima opção tanto para famílias com crianças quanto para os amantes do relaxamento isolado com um livro no fundo do jardim. Você pode colocar um ou dois desses bancos - ambos sob um dossel comum e sob outros diferentes, você obtém uma área de recreação completa.
Bancos com assentos de tecido macio são perfeitos para uma cozinha de verão, especialmente se você escolher o tipo adequado de cadeiras e uma mesa com elementos de forja. Recomenda-se também que os suportes para a copa da cozinha sejam complementados com elementos forjados, para que o conjunto fique ainda mais harmonioso.
Dicas de cuidados
Coisas forjadas que estão nas ruas não precisam ser esfregadas constantemente para brilhar. O mais importante é a integridade do revestimento anticorrosivo, caso apareçam aparas, devem ser recobertos com uma composição antiferrugem. Você pode limpar as peças forjadas com giz comum ou suco de cebola, é melhor fazer isso no verão. A chuva irá lavar todos os odores desagradáveis e manchas brancas.
Para remover rapidamente a tinta descascada e as partículas de metal, você precisa usar uma escova de metal especial ou uma serra de esmeril com uma roda de corte. Depois que a tinta e as aparas de metal forem limpas, você precisará pintar as peças novamente. Para obter um relevo, você precisa de tinta de martelo sobre metal, e se quiser que a superfície brilhe com brilho, esmalte de ferreiro com polímeros serve.
Se você cuidar bem dos produtos forjados, eles durarão muito tempo e não perderão sua aparência atraente.
Exemplos em paisagismo
- Uma bancada de ferro forjado pode ter qualquer formato.
- O banco de balanço vai agradar a crianças e adultos.
- À primeira vista, nem dá para entender que se trata de um banco.
- Corujas engraçadas serão úteis tanto em sua casa de verão quanto no jardim.
- A combinação original de um banco e um dossel em forma de guarda-chuva permite que você relaxe mesmo na chuva.
- Lindas, originais e simples - as grades em forma de cisnes.
- Um banco de dossel com elementos de ferro forjado, complementado por lanternas esculpidas, é o lugar perfeito para uma conversa romântica.
Para informações sobre como fazer uma bancada forjada com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.