Como fazer uma bancada de trabalho em uma garagem com suas próprias mãos?
A bancada é um atributo essencial na garagem de um reparador de automóveis profissional. Pode ainda ser instalado numa vala de reparação por baixo de um carro conduzido para a garagem, desde que o buraco seja suficientemente largo e a sua profundidade ultrapasse a altura do dono da casa. Porém, mais frequentemente, uma bancada de garagem é instalada perto do estacionamento, se a praça total da garagem permitir.
Preparação
Os trabalhos preparatórios começam com a revisão do espaço livre disponível na garagem. É necessário garantir a passagem das pessoas até o carro, abrindo as portas do próprio carro, para que não colidam com a bancada. Quando a garagem não é grande o suficiente em tamanho e há espaço de ponta a ponta para dar a partida (ou tirar) o carro e entrar nele (em um ou ambos os lados), então pense, talvez, você precisará de uma bancada de trabalho sob o carro (em uma vala de reparo). No último caso, deve ser:
- retrátil e / ou dobrável, para aproximar-se do local de reparo, empurrando-o para os lados;
- duas vezes mais estreito que a própria vala.
Tendo decidido o local, selecione o esquema de construção para sua mesa de reparo universal. Existem dezenas de projetos prontos para bancadas. Se você é amigo do desenho e do esboço e sabe projetar no mínimo grau, calculando possíveis momentos infelizes e prováveis movimentos, então este é o seu caminho.
Desenhos e dimensões
Uma bancada de garagem de alta qualidade começa com as dimensões - o espaço e a quantidade de espaço disponível para ele. O desenho da bancada é baseado nos seguintes pontos:
- Altura da bancada - a distância do chão aos cotovelos dobrados do mestre trabalhando em pé.
- Comprimento - na maioria das vezes não mais do que 2 m, mas para coletar estruturas longas (relacionadas ou não ao carro), todos os 3-4 m podem ser necessários.
- Largura - não mais do que 1 metro.
- Comprimento e largura da moldura bancada de trabalho (incluindo o chamado pedestal, ou prateleira para gavetas ou sem elas), tendo em conta as pernas, 5-10 cm menos que as dimensões correspondentes da bancada sobre ela colocada. Mas você pode equalizar essas dimensões - elas fazem isso quando as placas são colocadas em uma base de metal e uma folha de aço é fixada no topo.
- Pernas são feitas levando em consideração as dimensões da estrutura da bancada. Idealmente, se eles se ajustarem em seu comprimento e largura, sem protuberâncias nos cantos. A altura das pernas é a distância até os cotovelos flexionados do trabalhador, trabalhando em pé, menos a espessura do tampo da mesa (pelo menos 3 cm).
- Prateleiras suspensas (com ou sem gavetas) são instaladas em vigas secundárias sob o tampo da mesa, a distância até elas não deve ser inferior a 60 cm do chão. Na maioria das vezes, as caixas estão localizadas em uma linha.
As bancadas de marcenaria são feitas principalmente de madeira - elas contêm pinos de metal, parafusos auto-roscantes, pregos, cantos de móveis, bem como elementos de um torno - um parafuso de chumbo e sua trava e porcas de chumbo, possivelmente uma bucha com um rolamento de esferas.
Mas essa mesa destina-se apenas à fabricação de móveis e outras estruturas de madeira - não será possível processar e cozinhar peças de aço e metais não ferrosos sobre ela.
Uma bancada de trabalho polivalente contém necessariamente um tampo de mesa de aço, estrutura e pernas - então suportará o peso de peças e estruturas em centenas de quilos, o que não se pode dizer da montagem de produtos de madeira. É fácil colocar o torno de serralheiro, serrar e furar, equipar uma estação de soldagem. A mesa em si pode ser angular, articulada, dobrável, mas dificilmente retrátil.
Ferramentas e materiais
As ferramentas necessárias para um artesão que precisa urgentemente de uma bancada de trabalho incluem:
- uma máquina de solda (um inversor com uma corrente de operação de não mais de 300 amperes é o mais adequado), eletrodos para 2,5, 3 e 4 mm, um capacete de proteção com vidro colorido;
- nível de construção;
- broca ou broca de impacto com um adaptador para brocas convencionais, um conjunto de brocas para metal;
- Moedor com discos de corte (para metal) e de moagem;
- régua tipo roleta para 3 m;
- serra de vaivém com conjunto de lâminas de serra para madeira;
- chave de fenda (na sua ausência - uma chave de fenda universal com um conjunto de bocais com fenda, cruz e hexagonal).
Os seguintes são consumíveis adequados:
- tubo de perfil 60 * 40 mm (espessura da parede - pelo menos 2 mm, comprimento total - a partir de 24 m);
- tira de aço 4 * 4 mm, comprimento da tira - cerca de 8 m;
- chapa de aço com espessura de chapa de pelo menos 2 mm;
- compensado com espessura de no mínimo 1,5 cm (não é desejável usar um menor - a rigidez de suas paredes será insuficiente);
- parafusos auto-roscantes com espessura de pelo menos 5 mm;
- um pino com um tamanho de pelo menos M12, porcas e arruelas (ranhura, normal ampliado) para ele;
- perfil de canto 50 * 50 e 40 * 40 mm (espessura do aço - pelo menos 4 mm);
- placas de madeira natural com espessura de pelo menos 5 cm;
- primer-esmalte para ferrugem e tinta para madeira.
Nem todo o perfil é entregue perfeitamente limpo - se no dia anterior houve uma tempestade, e a remessa de ferro não foi esgotada pelo mercado de construção a tempo e ficou em um armazém que não foi equipado com um galpão, uma fina camada de A ferrugem aparece no aço comum, que é facilmente impregnado com a composição apropriada.
Etapas de fabricação
Uma bancada de trabalho "faça você mesmo" em uma garagem é uma tarefa muito real e viável, mesmo para um iniciante.
Feito de madeira
Para uma bancada de madeira, a sequência de trabalho será a seguinte:
- Contraplacado e folhas de madeira são serradas em segmentos de acordo com o esquema.
- Montagem da estrutura da bancada - todos os degraus horizontais e verticais. Além disso, são colocados braços triangulares - a melhor e mais fácil forma de fortalecer a estrutura, protegendo-a de afrouxar e quebrar.
- Rebarbas e bordas afiadas em peças são lixadas com uma esmerilhadeira com uma roda de esmeril... Para um alisamento grosso, pode ser usado um disco de escova de lixar.
- Base da bancada de trabalho - quadro completamente aparafusado e desmontado - vira e é instalado no local onde ficará totalmente montado. O contraplacado da bancada é aparafusado à base.
- Uma parede baixa é fixada na parte de trás da bancada, evitando que peças e algumas ferramentas caiam sobre a mesa, uma vez que pequenas peças e consumíveis (por exemplo, brocas menores que 3 mm) não podem ser encontrados imediatamente, mesmo que o piso da garagem neste local seja perfeitamente plano e não tenha rachaduras e buracos .
- Um escudo suspenso é montado para ferramentas manuais. No entanto, os assentos também são alocados para uma pequena ferramenta elétrica. Como, por exemplo, uma furadeira artesanal, ou uma mini-furadeira que permite fazer furos de montagem em placas de circuito impresso - usa furadeiras de até 1,5 mm.
- A prateleira da gaveta é montada imediatamente após a instalação da bancada. Uma folha de madeira compensada da mesma espessura é aparafusada nos degraus inferiores acabados. Todas as arestas vivas devem ser niveladas e arredondadas.
O produto montado é revestido com impregnação antimofo e antifúngica, além de composto não inflamável. Toda a mesa é pintada com tinta ou verniz não inflamável e resistente à umidade. Depois que a camada de coloração está pronta para trabalhar na mesa, a fiação elétrica é montada - um cabo de força, soquetes e interruptores. Eles colocam um torno, máquinas e dispositivos - dependendo dos tipos de trabalho a serem executados com freqüência. Esta lista de obras é típica de um projeto típico de uma bancada de madeira.
Na presença de elementos e estruturas adicionais que não são muito típicos para a maioria das bancadas de garagem, a ordem de montagem pode mudar.
Feito de metal
Faz sentido soldar uma bancada de trabalho de metal - geralmente de aço, se você não for apenas um carpinteiro doméstico, mas também um montador, serralheiro, torneiro, operador de fresadora e reparador de automóveis profissional. Para criar a base de uma bancada de aço, faça o seguinte:
- Marque e corte o perfil, chapa de aço e cantos em partes, referindo-se ao projeto acabado. Assim, é necessário um tubo profissional para dar ao futuro quadro rigidez, elasticidade e resistência, sem as quais um mestre multidisciplinar não consegue. Os cantos são usados com mais frequência na construção de bordas - eles permitem que a bancada ganhe força máxima. O perfil de canto é cortado em vários componentes, prontos para a montagem da estrutura de suporte da futura mesa. A própria estrutura também carrega a bancada, embaixo da folha durante a montagem final, você pode colocar placas pré-impregnadas de combustão e microflora, pois a própria folha se dobra. Para a instalação das guias utilizadas na colocação dos painéis laterais, é utilizada uma tira de aço - será necessária a fixação dos suportes que conectam a moldura e o compensado do tampo da mesa. As gavetas também são montadas com peças de madeira compensada.
- Se dimensões específicas forem especificadas, as seções de tubo são necessárias para conectar a parte superior, por exemplo, 2 x 220 e 2 x 75 cm... Depois de soldar o quadro superior, um perfil de ângulo é montado nele. Nele, por sua vez, são colocadas placas de suporte para segurar a chapa metálica do tampo da mesa para que ela não dobre sob o peso de peças maciças e estruturas que são posteriormente processadas pelo mestre. O reforço adicional do tampo da mesa é realizado através da soldagem de várias peças do tubo profissional - afastadas 0,4 m uma da outra, segmentos que conferem à estrutura uma resistência especial à deformação e distorção.
- Em seguida, quatro pernas são soldadas à bancada pelos lados.... Recomenda-se manter o comprimento de cada um deles em pelo menos 0,9 m - para a maioria das pessoas de estatura média ou quando o mestre trabalha principalmente sentado. Para dar ainda mais resistência, barras transversais horizontais adicionais são soldadas às pernas.
- Para colocar a ferramenta, você precisará de uma caixa de painel... É feito de cantos de aço. Dois estão localizados na lateral, um par mais - mais perto do centro, esses cantos reforçam adicionalmente a estrutura. O painel é soldado a eles.
- Para fortalecer a base resultante, são usados fragmentos de suporte, cortados da tira, - 24 peças.... Nelas é fixado um suporte para as caixas para os furos centrais com a ajuda de parafusos e porcas.
A base da mesa está completa. Para fabricar caixas, faça o seguinte:
- Marque e corte uma folha de madeira compensada peças de acordo com o desenho.
- Anexe-os um ao outro - é assim que as gavetas são montadas. Seu número para começar é 2 ou 3. O espaço restante é usado para prateleiras abertas.
- Soldar tiras de aço para caixas entre as seções laterais dos compartimentos... Faça furos neles - eles são necessários para a instalação interna das guias ao longo das quais as caixas se movem.
- Instale as caixas montadas e verifique seu funcionamento. Devem deslizar sem emperrar e sem muito esforço por parte do mestre.
Trabalho final na bancada de aço
Certifique-se de que a estrutura não contém costuras mal soldadas, gotas excessivas de aço. Se houver defeitos, corrija-os antes de pintar.
Prepare a mesa montada (se houver ferrugem) e pinte com tinta que adira bem ao metal.
Freqüentemente, eles usam tinta de carro para cobrir carrocerias.
Certifique-se de que todas as juntas e soldas estão completamente cobertas - aço mal pintado ou pontos faltando, pontos podem levar à ferrugem logo após a montagem da mesa.
Depois de esperar que a estrutura seque completamente, coloque sob a bancada as tábuas pré-lixadas e impregnadas com as composições necessárias.Arrume-os um tanto frouxamente - a árvore encolhe quando seca e se expande quando a umidade muda, pegando umidade. A abordagem aqui é a mesma da instalação de painéis de revestimento em uma casa ou de uma lacuna tecnológica entre a folha da porta e a moldura, uma lacuna nos pisos em torno do perímetro. Isso impedirá que a árvore deforme e não dobre com o calor - o coeficiente de expansão da temperatura também é respeitado.
A soldagem não é recomendada para proteger a folha de metal como uma tampa de balcão - as placas próximas podem queimar. Use parafusos auto-roscantes ou parafusos escareados.
Engenharia segura
Certifique-se de aterrar a bancada. O fato é que os eletromecânicos são principalmente motores, e durante a operação, quando a corrente é aplicada aos enrolamentos, um campo magnético alternado é induzido nos núcleos das bobinas e dos circuitos. Isso se aplica a todos os motores que não operam em corrente contínua - uma tensão de até várias dezenas de volts surge entre a caixa e o aterramento. Para desviá-los, a própria bancada e todos esses aparelhos são aterrados. O aterramento é possível tanto através do reforço do edifício, como através de uma chapa separada com uma barra de reforço, enterrada no solo junto à garagem onde trabalha a master.
Fixe uma bancada de trabalho estacionária (não móvel) no chão e nas paredes - isso impedirá que toda a estrutura caia repentinamente quando o trabalho exigir forças de oscilação.
Já houve casos em que uma bancada de trabalho instalada em um piso irregular e sobrecarregada com ferramentas e espaços em branco, pendurando várias centenas de quilos durante o trabalho, esmagou uma pessoa ou causou ferimentos nas mãos e até amputação de membros. A estrutura caída simplesmente quebrou os ossos dos trabalhadores que não tiveram tempo de se afastar a tempo.
A seção transversal dos fios deve ser suficiente para suportar a energia, por exemplo, 5-10 quilowatts. Os principais consumidores são uma broca de martelo, uma retificadora, uma máquina de solda e uma serra.
Arranjo
É possível equipar uma mesa de trabalho somente após sua completa montagem e instalação:
- Instale o quadro de distribuição. São necessários fusíveis automáticos - principalmente 16 amperes de corrente operacional. O soldador do inversor pode exigir um fusível automático de 25 amp.
- Alguns mestres instalam um medidor de eletricidade adicional - para controle auxiliar do consumo de energia elétrica pela bancada e prevenção do consumo excessivo de energia elétrica.
- Instale várias tomadas... Se algum trabalho exigir um modo especial, é usada uma tomada "inteligente", que não liga a eletricidade até que o ambiente tenha esfriado (ou aquecido) até a temperatura desejada.
- Para ferramentas elétricas, equipe prateleiras com pequenas bordasimpedindo, por exemplo, uma chave de fenda e uma broca de mudar de vibração para a borda e cair.
- Para a estação de soldagem, você precisa de um refletor LED que ilumine claramente o local de soldagem. Quando o mestre coloca um capacete escurecido convencional, devido à absorção de até 98% da luz e radiação ultravioleta da soldagem pelo filtro de vidro, é necessário um exame claro da junta a ser soldada - antes de iniciar o arco elétrico . Isso permitirá cozinhar metais mesmo à noite, quando já está escuro. Para o resto do trabalho, é necessário um abajur.
Ideias e opções adicionais dependem da lista de tipos e tipos de trabalho.
Uma visão geral detalhada de como criar uma bancada de trabalho para uma garagem ou oficina com suas próprias mãos é apresentada no vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.