Armários de instrumentos: recursos, tipos e suas características
Os armários de ferramentas são um móvel indispensável para todos aqueles que se dedicam à reparação de canalizações de diversos equipamentos, tanto na produção como de forma independente. Trata-se de um móvel de tipo industrial, que possui uma série de características próprias. O material deste artigo ajudará o leitor a compreender as principais nuances, variedades deste produto, bem como suas características.
Recursos e escopo
O armário de ferramentas é uma cômoda cômoda de tipo fechado, na qual você pode guardar ferramentas e vários acessórios. Dependendo do tipo de produto, podem prever a utilização do tampo da mesa como bancada de trabalho manual. Este pedestal permite otimizar o fluxo de trabalho.
Estruturalmente, o armário de ferramentas pode ter várias diferenças próprias. Por exemplo, um produto pode ter gavetas de tamanhos diferentes. O número, a cor da caixa e as frentes das caixas também podem variar. Os pedestais diferem em tamanho, forma e tipo - eles são fixos ou móveis. Estes últimos possuem rodas e são capazes de se locomover pela oficina, oficina, ou seja, diretamente até o local de trabalho. O produto pode ter não apenas gavetas com mecanismo extraível, mas também compartimentos para guardar ferramentas de reparo em geral.
A maior parte desta linha é feita de modificações de metal com uma moldura soldada feita de perfis ou tubos. O quadro é forrado com chapas de metal de alta resistência.
Para evitar a ferrugem, o metal é revestido com uma tinta especial. Os produtos possuem bancadas de metal revestidas com material emborrachado e complementadas com laterais e suportes para ferramentas manuais.
Os armários de ferramentas com gavetas também são versáteis em termos de áreas de aplicação. Por exemplo, além de oficinas de fabricação e laboratórios, eles são indispensáveis em oficinas de automóveis, garagens padrão, bem como em empresas metalúrgicas. Ao mesmo tempo, o armário de ferramentas pode ser do tipo padrão ou rotativo. Pode parecer uma mesa, ter portas de correr e com dobradiças.
Variedades
Esses pedestais podem ser classificados de acordo com vários critérios. Por exemplo, no sentido de abertura das gavetas, elas são divididas em duas classes: TU e TI. Uma série difere da outra na largura e profundidade das gavetas. As modificações da classe TU têm caixas largas, mas rasas. As variantes de TI são diferenciadas por maior profundidade e menor largura. Destas, as variedades de TU são consideradas produtos mais funcionais.
De acordo com o método de instalação, os armários de ferramentas podem ser divididos em duas categorias: fixos e móveis. As primeiras opções não permitem o movimento de um lugar para outro. Esses móveis estão localizados próximos à máquina para permitir um acesso rápido às ferramentas necessárias.
As opções móveis sobre rodas são menores e podem se mover para o local desejado. A carga de distribuição das modificações pode ser de 200 kg.
Pelo tipo de material, os produtos não são apenas de metal, mas também de madeira. Por exemplo, ao fazer tal armário em casa, alguém usa compensado, escolhendo folhas de 4, 8, 10 e 12 mm. Para montagem, use cola especial e pregos. O envernizamento é realizado com verniz de iate e pincel.
Característica
As características básicas dos pedestais de chaveiro são: material de fabricação, dimensões externas, peso, número de gavetas e tipo de fechadura. Eles são diferentes dependendo dos recursos de um modelo específico. Por exemplo, algumas modificações podem ter uma tela perfurada na forma de pequenos orifícios quadrados com um passo de 35 mm. Além disso, os modelos podem ser dobráveis e soldados.
A caixa é pintada na produção com tinta em pó, e sua cor pode ser diferente para a própria tela e gavetas. Digamos que a base de uma caixa seja cinza, as caixas azuis e a bandeja preta. A espessura do metal pode variar de 0,8 a 2 mm. Dependendo da modificação, o nível de carga máxima admissível em uma gaveta pode ser de 20 a 40 kg. Em algumas versões, uma caixa é projetada para 80 kg de peso.
Já a fechadura pode diferir no grau de confiabilidade, proporcionando até duas mil combinações. A bandeja pode ser completada com um tapete de borracha. Devido aos tapetes resistentes a óleo e gasolina do fundo das caixas, a vida útil dos produtos é aumentada. Além disso, dependendo do tipo de modelo, sua tela pode prever a instalação de prateleiras suspensas, porta-ferramentas, ganchos e caixas plásticas.
O peso médio dos produtos é de 57–70 kg. A altura é selecionada com base na conveniência dos usuários. A altura das caixas é de 45 cm. Os modelos universais são projetados para armazenar ferramentas, acessórios e materiais. O produto pode ter fechadura central e gavetas nas guias dos rolos. Estruturalmente, os modelos são projetados de forma a proporcionar acesso rápido a uma ferramenta específica e reduzir o tempo de trabalho desperdiçado. Devido ao seu espaço, os armários de chaveiro economizam a área útil da sala em que estão localizados. Na maioria dos casos, eles vêm com uma garantia de longo prazo e uma longa vida útil.
Como escolher?
Ao escolher um produto, é necessário proceder desde sua finalidade e quantidade de ferramentas disponíveis. Por exemplo, um modelo para uma oficina profissional geralmente é maior e mais funcional. Um gabinete compacto é o suficiente para uma casa.
Quanto à distribuição da carga, este fator determinará o que exatamente no pedestal pode ser consertado e quantas ferramentas podem ser colocadas em cada caixa. Por exemplo, se uma unidade de produção precisa de um grande armário com uma carga de distribuição de até 80 kg por caixa, então uma opção com um indicador de 20 kg irá para a casa.
É ótimo se houver um tapete especial dentro de cada caixa que proteja o produto de manchas de óleo e gasolina.
As guias de rolos são um fator de seleção importante. Além do fato de que você pode colocar ferramentas com um peso total de 100 a 500 kg em um armário de chaveiro, é importante entender o seguinte: se todas as gavetas estiverem abertas, o peso das ferramentas pode fazer com que o gabinete tombe. Um gabinete móvel é bom para armazenar uma pequena quantidade de ferramentas e um fixo é instalado imediatamente no local de trabalho.
Quanto à fechadura e ao número de combinações de códigos para abri-la, este fator é importante quando a pedra de meio-fio está localizada em uma garagem ou oficina de produção. O fato é que uma boa ferramenta de serralheiro de especialistas vale seu peso em ouro. Muitas vezes eles realizam dispositivos individuais por conta própria e, portanto, a perda desses equipamentos pode custar ao mestre tempo de inatividade e, consequentemente, perda de dinheiro, pois eles terão que comprar um novo conjunto.
Para não procurar ladrões, você deve pensar imediatamente sobre que tipo de fechadura escolher para o seu gabinete de instrumentos. Uma chave ou opção postal nem sempre é a melhor opção.
É importante prestar atenção ao revestimento da caixa. O bom da tinta em pó é que ela garante a resistência dos produtos ao aparecimento e propagação da ferrugem. Além disso, protege contra pequenos danos domésticos. Ao comprar, você precisa perguntar ao vendedor, O modelo prevê a instalação de acessórios adicionais (por exemplo, é possível instalar uma caixa suspensa nele). E também em modelos metálicos prioritários com superfície emborrachada do tampo da mesa.
Ao fazer o pedido online, é necessário levar em consideração: as dimensões externas do armário do chaveiro (comprimento, largura e altura) não incluem os parâmetros das partes salientes das ferragens. Para verificar a qualidade e durabilidade do produto, pode pedir ao vendedor a documentação que o acompanha. Via de regra, vem com garantia, que pode variar de 12 a 36 meses. Para não se meter em confusão antes de comprar, você pode ler comentários de clientes sobre um modelo específico... Isso permitirá que você entenda como é fácil de usar.
Se o produto for adquirido pessoalmente, é importante prestar atenção à ausência de defeitos visíveis e ao movimento suave do mecanismo de extensão da gaveta. Não deve haver nenhum movimento difícil e obstrutivo - este é um casamento. Se o vendedor falar sobre um desconto ou uma promoção, você deve pensar sobre o que exatamente eles estão tentando vender para você. Um bom produto também tem um bom preço, raramente há descontos aqui. A faixa de preço é extensa: existem produtos à venda com um custo de 5 a 24 mil rublos.
Um dos critérios importantes é a carga na bancada. Nos modelos lacônicos para serralheria com caixa de metal, dotada de compartimento com duas prateleiras, o tampo da mesa é capaz de suportar cerca de 300 kg de peso. Ao mesmo tempo, ele próprio é feito de contraplacado com uma espessura de 24 mm e recoberto com metal galvanizado com uma espessura de 1 mm. Quanto maior a carga de distribuição, as peças mais pesadas o mestre será capaz de reparar na mesa de pedestal. Quanto maior a área da mesa, mais conveniente é usá-la.
A questão da estética não é fator menos significativo na escolha. É preciso selecionar um produto que seja prático e bonito, correlacionando suas dimensões com o local onde será instalada a calçada.
Para obter informações sobre como fazer um armário de ferramentas de compensado do tipo "faça você mesmo", veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.