Porta-ferramentas: visão geral dos tipos, seleção e montagem
Muitos homens sonham com um porta-ferramentas espaçoso. A presença de tais prateleiras permitirá que você armazene todas as ferramentas de uma maneira conveniente para o proprietário e também ajudará a organizar o local de trabalho com competência. Hoje existe uma grande variedade de estantes de parede, móveis, de metal ou madeira maciça com gavetas, bandejas para ferragens e muitos outros elementos estruturais adicionais. Leia sobre todos os tipos, características da escolha de prateleiras e como fazê-las em casa.
Suporte de ferramentas: tipos
Em primeiro lugar, você precisa entender quais tipos de prateleiras existem para armazenar ferramentas. Existem várias classificações de projetos. Em primeiro lugar, os porta-ferramentas distinguem-se pelo seu tipo de fixação.
- Montado na parede. São feitos de qualquer material e podem ser montados em locais especiais na parede. Os elementos de armazenamento podem ser organizados da maneira mais conveniente para você. As desvantagens incluem o processo demorado de mover a prateleira. Para a sua implementação é necessário fazer novos furos na parede.
- Estacionário. A versão clássica, que se distingue pela versatilidade. Via de regra, ele é fixado ao chão com cantos e âncoras especiais. Se as dimensões da estrutura não forem muito grandes, ela pode ser movida. Caso contrário, podem surgir dificuldades.
- Móvel (sobre rodas). A principal vantagem é a mobilidade do design, graças ao qual você sempre tem todas as ferramentas necessárias à mão. É importante que o rack fique firme na superfície.
- Teto. Desenho cómodo que não ocupa o espaço de trabalho da divisão onde está instalado. Esse equipamento é mais adequado para armazenar ferramentas que não são usadas com muita frequência.
- Transformers. São estruturas prontas com diversos racks e suportes de prateleiras que podem ser colocados em qualquer lugar conveniente para você. É importante apenas fixar bem os racks, e você pode colocar as prateleiras em qualquer lugar que lhe seja conveniente. Sua posição muda com rapidez e facilidade.
- Perfurado. Esses modelos implicam em uma folha de metal com orifícios especiais ou uma malha. Eles são instalados sobre uma superfície plana, após a qual podem ser colocadas prateleiras, grampos e todas as ferramentas necessárias.
A seguinte classificação é baseada nos materiais de que a estrutura é feita. Normalmente, existem 2 opções principais.
- Madeira. É frequentemente usado devido à sua flexibilidade de processamento. Não haverá problemas com a madeira durante a instalação, mesmo da estrutura mais complexa. O baixo custo do material faz com que muitas pessoas optem por esta opção. Uma grande variedade de tamanhos de barras e placas é característica, o que permite construir um rack de qualquer formato e volume. A principal desvantagem é a necessidade de processamento oportuno e de alta qualidade do material, uma vez que não tolera mudanças bruscas de temperatura e umidade.
- Metal. Material durável. Em comparação com a madeira, o processamento do metal consome mais tempo. A autocriação de um rack é impossível sem a habilidade do trabalho em metal. Para a construção da estrutura, são utilizados tubos perfilados, os quais são interligados por cantos.Na maioria das vezes, os produtos prontos são comprados a partir desse material, que simplesmente precisa ser montado.
Como escolher?
Existe uma grande variedade de prateleiras. Mesmo que você tenha optado por um tipo específico de equipamento, não deve negligenciar os conselhos de artesãos experientes. Não há necessidade de se intimidar com uma vasta gama de produtos. O principal é não se esquecer de prestar atenção aos seguintes critérios.
- Material. Se você decidir adquirir uma estrutura pronta, é melhor dar preferência aos modelos de metal. Para a autoconstrução de estantes, uma solução mais prática seria escolher elementos de madeira.
- Dimensões. É melhor não escolher e não construir uma estrutura muito grande, que no final não será muito conveniente de usar. A largura ideal da prateleira é de 50 centímetros. Se forem maiores, as ferramentas serão difíceis de alcançar e, se forem menores, podem não caber e cair.
- Configuração. Você precisa se concentrar em suas necessidades pessoais. Preste atenção na presença de vários tipos de prateleiras e gavetas. Durante a instalação e o período subsequente de operação, a estrutura deve se encaixar bem e ser fácil de usar.
- Carga. É necessário familiarizar-se com os parâmetros do modelo que deseja adquirir. Se os aparelhos elétricos forem armazenados nas prateleiras, a carga nas prateleiras será muito maior. Se você calcular mal, as prateleiras começarão a afundar e a prateleira não durará muito para você.
- Possibilidade de regulação. Se esse critério for importante para você, compre estruturas metálicas prontas. As estruturas autoconstruídas não podem ser movidas, uma vez que estão presas a uma estrutura fixa rígida.
Como fazer você mesmo?
Ter um rack com prateleiras na garagem ou na sua oficina é o sonho de qualquer artesão, já que todas as ferramentas necessárias estão sempre à mão. Se, por um motivo ou outro, você quiser fazer uma prateleira para armazenar ferramentas você mesmo, precisa seguir esta sequência de ações.
- Materiais É melhor usar madeira, pois é muito mais fácil de processar em casa. Este material também é mais acessível.
- Desenhando. É quase impossível fazer uma estrutura estável de alta qualidade sem um esboço. Graças ao desenho desenvolvido, você poderá entender qual deve ser o resultado final e quais parâmetros os elementos do produto devem ter.
- Marcação de elemento. Para uma estrutura completa, são necessários suportes verticais e travessas. É necessário fazer marcações nas barras de acordo com seu desenho.
- Barras de corte. É melhor fazer elementos individuais em uma determinada ordem, para que você não se confunda. Você precisa de barras verticais e jumpers para as partes largas e estreitas do rack. Seu número e parâmetros dependerão do número estimado de prateleiras e das dimensões gerais da estrutura.
- Corte orientado strand board (OSB). É utilizada uma placa com espessura de 16 a 20 milímetros. Este material não tem medo de aumentar o nível de umidade, é bastante resistente e durável. Não se esqueça de medir e marcar antes de cortar.
- Configuração de suporte lateral. É necessário colocar postes verticais no chão e alinhá-los. Em seguida, jumpers são colocados neles. Depois disso, são feitos orifícios para os parafusos auto-roscantes. É importante que a broca seja 1 milímetro menor que o diâmetro de fixação.
- Fixação dos jumpers. Devem ser aparafusados com parafusos auto-roscantes. Cada conexão deve ter mais de dois fixadores. Em cada coluna, os fixadores devem ser instalados em lados diferentes.
- Fixação de rack. As verticais devem ser alinhadas exatamente à largura do desenho. Para fazer isso, você pode usar elementos de prateleira já feitos.
- Fixação de jumpers. Primeiro, os jumpers superior e inferior são fixados com parafusos auto-atarraxantes. Assim, a moldura ficará imediatamente resistente.Depois disso, você precisa consertar todos os outros jumpers. Um triângulo de construção pode ser usado para tornar a fixação precisa. É necessário virar a estrutura e inserir a moldura da prateleira nela. Em seguida, insira o bloco e prenda com parafusos auto-roscantes.
- Instalação de estantes OSB. Você precisa inserir os espaços em branco e alinhá-los. A fixação ocorre às custas dos parafusos auto-roscantes. O passo entre as montagens deve ser de cerca de 30 centímetros.
- Instalação de rodas. É melhor usar rodas com freios. Parafusos auto-roscantes com diâmetro de 6 milímetros são adequados para fixação. Os orifícios no produto devem ser 1 milímetro menores de diâmetro. Para a estabilidade da estrutura, é melhor colocar as rodas nos cantos.
No final da fabricação do rack de prateleira, mais uma vez certifique-se de que a versão final corresponde à sua ideia e esboço.
Em seguida, verifique a resistência e estabilidade da estrutura. Se tudo estiver em ordem, você pode começar a operar.
Como organizar um sistema de armazenamento para ferramentas na garagem, veja o vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.