Porta-ferramentas: tipos e dicas para escolher
A segurança dos instrumentos e a conveniência de seu uso operacional dependem muito das condições de armazenamento. Portanto, vale a pena considerar os tipos de porta-ferramentas existentes e familiarizar-se com os conselhos sobre sua seleção e modernização.
Peculiaridades
Requisitos básicos para para sistemas de armazenamento modernos para ferramentas:
- confiabilidade estrutural;
- durabilidade e segurança dos materiais utilizados;
- facilidade de fixação e remoção da ferramenta;
- a conveniência de uso;
- compacidade e ergonomia;
- a possibilidade de modernização ao ampliar o conjunto de produtos armazenados;
- lucratividade;
- transportabilidade em caso de movimentação;
- aparência apresentável;
- facilidade de limpeza.
Variedades
Atualmente, tal principais tipos de suportes:
- painéis de parede com ganchos e suportes;
- sistemas de fixação magnética;
- armários, racks e layouts;
- suportes de chão;
- caixas e suportes de secretária;
- suportes móveis;
- mesas dobráveis.
Dicas de Seleção
Se você quer economizar tempo e obter um produto de qualidade, adquira uma estrutura pronta. Esses produtos são produzidos, por exemplo, pela empresa Element System. Para a maioria dos DIYers, os versáteis painéis de parede perfurados são adequados para prender bandejas, suportes e ganchos. Os modelos mais populares de tais painéis são Nr-1 e Nr-2. Ambas as opções são fornecidas em um tamanho padrão de 800 × 400 mm, enquanto o segundo modelo é equipado com um conjunto estendido de recipientes de plástico para armazenar os fechos.
Outros fabricantes populares de produtos semelhantes são Stark, Intertool, TOPEX e Virokoferecendo uma ampla gama de painéis de parede de plástico e metal em vários tamanhos, desde compactos 350 × 390 mm até volumosos 800 × 400 mm.
Se você estiver interessado em suportes magnéticos, uma ampla gama de tais produtos em vários tamanhos oferece empresa "Asko-Ukrem"... No catálogo dos seus produtos pode encontrar tanto os designs mais simples em forma de banda magnética com elementos de fixação, como sistemas complexos que combinam uma banda magnética com ímanes, gavetas e prateleiras separados.
Outros fabricantes conhecidos de sistemas de armazenamento magnético são Geko, Kenovo e Force. A sua gama é representada principalmente por tiras de aço magnético de vários tamanhos para bancadas de trabalho ou montagem na parede.
O principal parâmetro que deve ser levado em consideração na escolha de um modelo específico de suporte é o tamanho do espaço livre no qual será instalado. Idealmente, você deve medir com antecedência a área onde planeja colocar a estrutura e registrar os resultados da medição.
Você também deve considerar a distância entre os fixadores individuais - a ferramenta deve ser removida livremente dos ganchos e suportes sem interferência.
Autoprodução
Para um artesão experiente, não será difícil criar você mesmo um suporte conveniente para o seu kit de ferramentas. Este método é muito mais econômico do que comprar um produto acabado e também permite que você crie designs estritamente individuais, ideais para o seu conjunto de equipamentos. O principal problema neste caso é a alta intensidade de mão-de-obra do processo.
O uso de componentes prontos que estão amplamente disponíveis no mercado ajudará a economizar tempo. Um dos principais fabricantes desses produtos é a empresa alemã Element System, que oferece uma ampla gama de suportes para diversos tipos de equipamentos, entre eles:
- porta-chaves de aço de vários tamanhos, concebidos para montagem na parede ou em suportes verticais;
- Suportes de parede para chaves de fenda, martelos, alicates e tesouras;
- ganchos de plástico para prender tesouras, limas, chaves e outros tipos de ferramentas;
- Ganchos de metal convenientes para pendurar a ferramenta elétrica.
A empresa também oferece uma gama completa de acessórios necessários para organizar o espaço de trabalho - de consoles e suportes a fechos.
Não será difícil fazer você mesmo um suporte magnético - afinal, vários ímãs poderosos são suficientes para isso (ímãs de neodímio bipolar são os melhores, embora elementos de alto-falantes antigos também sejam adequados), uma tira de madeira e fechos ou cola. Se você planeja armazenar ferramentas de arestas afiadas, pode proteger a superfície dos ímãs contra danos usando tubos termorretráteis ou fita isolante comum colocada em cima deles.
Infelizmente, prateleiras de armazenamento prontas para ferramentas de jardinagem dificilmente estão disponíveis no mercado., então você mesmo terá que fazê-los. A maneira mais fácil de criar tal estrutura é usando uma palete de pranchas de madeira desnecessária. Outra opção é um painel vertical com pedaços de tubos plásticos montados nele, com um diâmetro um pouco maior que o diâmetro das estacas dos seus acessórios de jardim.
Ideias originais
Muitos artesãos se esforçam para obter o máximo de ordem ao organizar seu espaço de trabalho. Para isso, é conveniente marcar com antecedência as “pegadas” de cada ferramenta, para que você saiba exatamente onde deve ser colocada após o uso. Uma maneira conveniente de marcar suportes verticais é esboçar as silhuetas de cada uma das ferramentas grandes no ponto de fixação.
Ao usar suportes verticais, as lâminas de serra circular e moedores são convenientemente armazenados em envelopes caseiros feitos de metades de várias camadas de placas de plástico descartáveis de um diâmetro adequado.
Lâminas de serra retas (por exemplo, lâminas de serra) podem ser convenientemente armazenadas em pedaços de mangueira de plástico.
Para guardar fita isolante e fita adesiva, você pode fazer caixas de madeira com um distribuidor caseiro, que no caso mais simples pode ser uma barra de metal afiada.
Isso permitirá que você obtenha rapidamente pedaços de fita do comprimento necessário, sem remover o rolo inteiro de seu lugar.
Desde os tempos soviéticos, os artesãos domésticos armazenam pequenos fechos em caixas de fósforos e acessórios maiores em potes de plástico e vidro. Apesar do desenvolvimento do mercado de sistemas de armazenamento de ferramentas, esse método continua relevante até hoje. Nesse caso, é preferível usar recipientes de plástico transparente e vidro - isso evitará a necessidade de etiquetar cada recipiente. Outra opção rápida de fabricar, conveniente e transportável para armazenar fechos são as latas de plástico cortadas. Sua vantagem sobre os demais contêineres é a alça ergonômica.
Um porta-chave de fenda prático e fácil de fabricar pode ser feito a partir de uma placa de madeira normal, fazendo vários furos com o diâmetro necessário.
Para armazenar ferramentas longas que são usadas com pouca frequência (como varas de pesca e escadas), é conveniente criar suportes de teto ou prateleiras. Outro uso prático do espaço sob o teto são as gavetas removíveis, que são fixadas em trilhos fixados no teto.
O principal é não prender estruturas muito pesadas em altura.
Você pode descobrir como fazer um porta-ferramentas faça-você-mesmo assistindo ao vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.