Lilac "Rochester": características, descrição e cultivo
O lilás é uma planta bastante comum em nosso país. Hoje, existem mais de uma centena de variedades deste arbusto perfumado. A variedade americana "Rochester" se distingue por suas flores brancas como a neve, ramos espalhados e, mais importante, boa robustez de inverno. Vamos considerá-lo com mais detalhes.
Descrição da variedade
O lilás comum Rochester é uma espécie única criada por criadores americanos em 1963 na cidade de Rochester com o mesmo nome. Esta variedade não tem análogos, embora seja considerado o progenitor do arbusto moderno com o nome de Duplicação Radical.
A variedade "Rochester" distingue-se por se espalhar por arbustos, atingindo 2,5 metros de altura e 3,5 de largura. Comparado a outras variedades este lilás não é considerado muito alto... É caracterizada por um longo período de desenvolvimento. As flores desabrochando são pintadas de branco como a neve, o número de pétalas pode chegar a 25. As flores exalam um aroma rico e agradável.
O formato das pétalas é redondo, ligeiramente alongado. Inflorescências têm densidade suficiente, estão localizados verticalmente, bem formado... O período de floração ocorre bastante tarde. Os arbustos estão cobertos de folhagem densa de tons verdes escuros, há um ligeiro brilho.
A variedade lilás americana apresenta um alto grau de robustez invernal, o que permite que seja cultivada em regiões de climas frios. A planta prefere áreas claras, porém pode tolerar sombra parcial.
O plantio de lilases deve ser feito em solo fértil. Além disso, o solo deve ter umidade moderada. Para isso, solos ligeiramente ácidos, argilosos e neutros são adequados.
As mudas não devem ser colocadas em solo com alto nível de água subterrânea. O excesso de umidade afetará negativamente o crescimento dos arbustos jovens. Normalmente lilás de Rochester crescido em grupos para criar sebes ou becos, no entanto, um único arbusto também se encaixa bem em qualquer projeto paisagístico.
Aterrissagem
O lilás comum é um dos arbustos mais populares cultivados pelos jardineiros russos. É especialmente importante notar sua robustez de inverno e imunidade a certas doenças. Tais características tornam possível plantar uma planta mesmo em regiões com condições climáticas bastante adversas... Com os devidos cuidados, um arbusto exuberante e perfumado vai decorar qualquer casa ou casa de veraneio.
O plantio de mudas de lilás em regiões frias da Rússia deve ser feito no final do verão (última semana de agosto) ou início do outono (primeiros dias de setembro). Segundo os jardineiros, esse horário é o mais adequado para a planta se acostumar com o solo, o enraizamento rápido ocorre e, o que é especialmente importante para este território, fortalecimento do sistema radicular antes do início da primeira geada... Portanto, o plantio tarde demais pode levar à morte rápida da planta jovem.
Em qualquer caso, você deve cuidar de um abrigo de inverno: use uma camada de cobertura morta de musgo, serragem, turfa, palha. Basta impô-los ao círculo periósteo. A regra principal é que os elementos da capa devem estar extremamente secos, caso contrário não se pode evitar a formação de podridões no espaço radicular.
Quando a neve derreter, a cobertura morta precisará ser removida para que o solo descongele muito mais rápido.
O lilás "Rochester" é uma planta despretensiosa, por isso não deverá haver problemas em escolher um local para o plantio.Solo arenoso ou rochoso é adequado, o grau de acidez pode ser qualquer. Você não deve plantar arbustos em áreas úmidas e úmidas; o solo pesado não será a melhor opção.
Recomendações para o plantio de mudas:
- cavar um buraco de 50x50 cm de tamanho;
- colocar fertilizantes orgânicos no fundo, por exemplo, estrume ou fezes, composições minerais ou cinzas também são adequados;
- compactar bem o solo próximo ao tronco;
- a melhor época para plantar é à noite ou em um dia frio.
Cuidado e alimentação
Será possível cultivar um arbusto bonito e saudável em seu jardim se você seguir todas as regras para cuidar dos lilases. Esta planta não precisa de rega frequente, mas o solo ao redor do tronco deve ser mantido úmido. A rega abundante ocorre em maio-junho, mas já desde julho, os arbustos não são regados, caso contrário, isso levará ao despertar dos botões.
Também não vale a pena alimentar os arbustos desnecessariamente. Durante o plantio, já foi aplicada a quantidade necessária de fertilizante, suficiente para o crescimento e desenvolvimento do sistema radicular durante os primeiros três anos. Quanto a um arbusto adulto, aqui eles são adequados pequenas quantidades de alimentação anual... Para isso, utilizam-se fertilizantes orgânicos - esterco, excrementos de pássaros.
Composições minerais complexas são aplicadas uma vez a cada três anos.
Um procedimento importante no cuidado dos lilases de Rochester é a poda. Envolve a remoção de ramos velhos e doentes. É melhor começar este evento na primavera: assim que os pincéis murcharem, pode cortar os ramos secos. Essas medidas levarão a uma floração abundante no futuro. Os jardineiros não recomendam a poda dos lilases no outono, pois isso pode levar a uma completa falta de floração.
A poda sanitária consiste na remoção de 3-4 troncos de arbustos velhos, no lugar dos quais aparecem os jovens. Esse procedimento deve ser realizado com muito cuidado, sem danificar a bucha, que cicatriza por muito tempo e mal.
Em geral, o lilás comum "Rochester" é uma boa opção para decorar uma casa ou chalé de verão. É graças à resistência do inverno que ela gosta tanto dos jardineiros russos. Seguindo as recomendações de plantio e cuidados posteriores, você pode cultivar uma planta linda e extensa com flores brancas como a neve que emitem um aroma agradável.
Você pode aprender os segredos da criação e do cuidado com os lilases assistindo ao vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.