Lilás "Primrose": descrição, plantio e cuidados
Os criadores estão constantemente em busca de novas variedades de plantas. Os arbustos ornamentais de lilases também não foram poupados. Hoje, existem várias dezenas de variedades de arbustos, diferindo em tamanho, forma, estrutura e cor das flores. Este artigo descreve a descrição de uma espécie única - o lilás amarelo "Primrose".
Características da variedade
Em 1949, os produtores holandeses descobriram um fato interessante - os botões de lilás são propensos a mutações. Assim apareceu o primeiro tipo de lilás com flores amarelas. Ele foi nomeado Primrose ou Yellow Wonder.
Esta variedade não difere em tons ricos, ao contrário do azevinho ou da forsítia Mahonia. O amarelo óbvio está presente apenas nos botões, e as flores abertas têm tons creme, baunilha e cerosos. Infelizmente, sob o sol escaldante, eles rapidamente desbotam para o branco. No entanto, a cultura parece incomum e muito gentil, graças ao qual é muito popular entre paisagistas e jardineiros comuns.
Este tipo de planta é caracterizado por uma copa exuberante, espalhando brotos. A densa folhagem torna-se verde escura e tem a forma de coração. A mata chega a 3,5 metros de altura e 2,5 metros de largura.
O período de floração do lilás comum desta espécie cai no início de maio. Nesse momento, os primeiros botões de um tom verde claro começam a florescer. Seu diâmetro é de 1,5 cm. Como já mencionado, as pétalas amarelas tornam-se rapidamente brancas como a neve. As inflorescências são soltas, de formato piramidal, com 3 pontas. As flores se distinguem por seu esplendor, leveza. Um aroma rico e agradável paira em torno do arbusto.
"Golden Lilac" representa a única variedade "Primrose" (outros nomes para esta variedade: Gerrita Maarse, Yellow Wonder). Ao mesmo tempo, existem outras variedades de lilases comuns, que também diferem na cor creme. Apresentamos uma breve descrição de alguns deles.
- Amurskaya. Esta espécie é caracterizada pela floração tardia (por volta de julho). Arbusto de longo prazo - a "vida" média é de 100 anos. As flores têm um forte aroma de mel.
- "Japonês". A abertura dos botões é observada em meados do verão. O amarelo das pétalas é substituído por um delicado tom rosado.
- "Pequim" ("Crackle"). O comprimento das inflorescências é de cerca de 15 cm, a variedade é bastante resistente ao gelo, mas não tolera o tempo seco. Com os devidos cuidados, o arbusto cresce até 12 metros de altura.
Devido à sua floração longa e exuberante, o lilás amarelo da prímula é amplamente utilizado em projetos paisagísticos.
Esta variedade:
- forma belas sebes;
- cria um dueto incrível em combinação com ventosa, salgueiro, hortênsia, chubushnik, éfedra, samambaia;
- atuar como um arbusto sombreado para o cultivo de flores em canteiros de flores ou em jardins frontais;
- forma um conjunto natural brilhante em combinação com botões roxos, brancos e lilases;
- é usado em paisagismo, decoração de terrenos contíguos, entradas centrais, escadarias principais.
Como plantar?
A plantação de um espetacular arbusto desta variedade começa na segunda metade do verão. O local deve ser ensolarado, protegido de correntes de ar. Se não houver nenhuma área aberta com esses critérios, uma área ligeiramente sombreada será suficiente. Para a variedade holandesa, um solo com alto nível de fertilidade é desejável. Nesse caso, o solo deve ser neutro ou levemente ácido.Usando solo ácido para cultivo, você definitivamente deve fazer cal.
As recomendações para o plantio de mudas são bastante simples:
- cavar um buraco com 50 cm de profundidade;
- se houver água subterrânea nas proximidades, coloque uma camada de drenagem no fundo;
- coloque uma muda jovem no buraco;
- polvilhe a planta com mistura de solo (para isso, misture composto, superfosfato, cinza de madeira);
- leve tudo bem, então regue abundantemente;
- lembre-se que o plantio em grupo de lilases implica em manter uma distância entre as mudas de 1,5-2 metros (dessa forma você evitará o entrelaçamento das copas das flores).
As nuances do cuidado
É possível dar ao arbusto de jardim uma floração abundante, bem como dotá-lo de um belo aspecto decorativo, se seguir as regras simples de cuidado da planta.
Vamos considerá-los com mais detalhes.
- Rega. O lilás amarelo é uma variedade resistente à seca e, portanto, não requer rega abundante. A precipitação natural é suficiente para um arbusto adulto, se o tempo não for muito seco, mas uma planta jovem precisa de umidade adicional.
- Cultivo do solo. O círculo do tronco deve ser mantido limpo e também solto. Portanto, é necessário realizar a limpeza oportuna do solo de ervas daninhas. Jardineiros experientes aconselham o uso de um cultivador natural - uma camada de cobertura morta de turfa ou serragem.
- Cobertura / fertilização. Pela primeira vez, a planta deve ser alimentada no segundo ano após o plantio. É melhor escolher formulações baseadas em matéria orgânica. Os agroquímicos de fósforo-potássio ajudam a desenvolver uma coroa exuberante, fortalecer o sistema radicular e também aumentar o grau de resistência a doenças.
- Preparando-se para o inverno. Um arbusto de lilás amarelo com três anos de idade não precisa de abrigo especial para o inverno, pois a variedade tem boa resistência à geada. Já os espécimes jovens, ainda não maduros (especialmente em regiões frias), devem ser protegidos com uma camada de cobertura morta. Também é necessário cobrir o círculo do tronco com ramos de abeto.
- Proteção contra insetos / doenças. A prímula distingue-se pela boa resistência a várias doenças das plantas. Ele não tem medo das águas subterrâneas próximas - o risco de apodrecimento é mínimo. Porém, não se deve descurar os procedimentos preventivos contra o fungo. Portanto, os especialistas aconselham pulverizar arbustos com um fungicida à base de cobre. Isso é feito no início de março. Os ácaros da bílis são pragas perigosas para os lilases. É preciso combatê-los com inseticidas.
- Poda sazonal. As inflorescências secas devem ser removidas em tempo hábil. Isso deve ser feito com cuidado, pois existe o risco de danificar os botões das flores, sem os quais a floração é impossível. O mesmo procedimento inclui livrar-se de enfermos, crescendo dentro dos galhos. O evento deve começar na primavera.
Reprodução
Infelizmente, lilases amarelos não podem se orgulhar de boas taxas de enraizamento. No entanto, o processo de reprodução pode ser feito em casa - ocorre por camadas. Um rebento jovem e lignificado é adequado como material. Faça uma ranhura no círculo do tronco e coloque o material de criação ali. Polvilhe as camadas com terra (a parte superior deve ficar para fora do solo). O enraizamento começará por volta do início do outono. Ao mesmo tempo, as mudas serão divididas em partes e, por sua vez, formarão seus brotos e raízes. Plante as mudas resultantes em canteiros prontos e certifique-se de cobri-los para o inverno.
Assim, não é difícil cultivar um "milagre amarelo" em um terreno doméstico. Mesmo um jardineiro inexperiente pode lidar com isso. O principal é adquirir material de plantio de alta qualidade e fazer o seu correto plantio em campo aberto. Depois disso, você só precisa realizar procedimentos de cuidados simples. Como resultado, o arbusto em flor o surpreenderá com seu esplendor, beleza e aroma delicado.
Para obter informações sobre como propagar lilases de Primrose, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.