Lilás chinês: características e regras de cuidado
Os arbustos lilases sempre fascinam por sua beleza e aroma extraordinário. Para desfrutar desse charme, vale a pena saber plantar, cuidar e cuidar bem da planta.
Descrição
Lilás é um arbusto ornamental que pertence à família das oliveiras. Os criadores contam até 30 espécies naturais desta planta, diferindo em características externas, períodos de floração e cores. Ao contrário do lilás comum, que é mais frequentemente encontrado na natureza, O lilás chinês é uma variedade cultivada artificialmente pelo cruzamento de dois tipos: comum e persa... Como resultado do cultivo híbrido, este arbusto adquiriu muitas propriedades positivas: não sofre com a seca, cria raízes bem e facilmente cria raízes.
O lilás chinês foi criado na França no Jardim Botânico de Rouen como uma planta de jardim, o que é hoje. Este arbusto ornamental é uma das variedades mais bonitas e bastante popular entre os jardineiros. Os arbustos ornamentais lilases têm uma forma graciosa e luxuosos cachos de flores de uma delicada tonalidade lilás-rosa. Eles também são caracterizados por uma estrutura de raiz maciça e ramificada, devido a essa característica, os jardineiros os plantam em encostas e solos soltos para fortalecimento.
O lilás chinês tem propriedades especiais:
- a copa desse arbusto é bem modelada, atingindo um diâmetro de até 4 m, e a altura de uma planta adulta chega a 5 m;
- folhas densas e pontiagudas de cor verde brilhante com 4 a 7 cm de tamanho, localizadas uma em frente à outra;
- pequenas flores tubulares com diâmetro de até 2 cm;
- a tonalidade das inflorescências varia do rosa claro ao roxo escuro, também há variedades com flores brancas;
- as inflorescências são coletadas em cachos piramidais, que podem atingir comprimento de até 10 cm, algumas espécies possuem pincel e até 20 cm;
- as flores são simples e duplas com um aroma delicado;
- o lilás floresce abundantemente, esse período dura de 10 a 15 dias e cai no final da primavera;
- a planta é caracterizada pela robustez do inverno, resistente à seca, mas caprichosa para a fertilidade do solo;
- é um ótimo complemento para qualquer projeto paisagístico.
Devido à sua alta decoratividade e bela aparência, os jardineiros estão cada vez mais plantando esse arbusto em seus terrenos. Lilás fica lindo tanto em plantações individuais e é harmoniosamente combinado em diferentes composições de jardim. Esta planta também é utilizada como cerca viva, uma vez que, devido ao grande número de ramos, estes arbustos formam uma sebe forte e bonita.
Variedades populares
O lilás chinês tem várias variedades e formas conhecidas e comuns.
- Cultivar Saugeana - um arbusto de copa extensa medindo 2,5-3 m, com inflorescências maciças e rebentos mal dobrados. A altura máxima do arbusto pode ser de até três metros. Flores roxas profundas com um perfume delicado e agradável. A "Sojina" é uma planta relativamente resistente à geada, mas em invernos frios ela precisa de abrigo.
- Uma espécie de lilás chinês Formas duplex bastante famosos, os arbustos são relativamente pequenos, podendo atingir uma altura de até três metros. A principal característica desse tipo de arbusto são as grandes inflorescências de flores duplas roxas no final de maio.
- Forma Metensis representado por arbustos de até 3,5 metros de altura com coroa em forma de pirâmide.As inflorescências exuberantes são formadas na forma de panículas de 15-16 cm de comprimento nos brotos do ano passado. As flores são lilases com um brilho leitoso quase imperceptível e aroma adocicado.
- Arbustos da forma Alba Dieck - plantas ornamentais com borlas perfumadas brancas como a neve.
- Lilás chinês forma Bicolor H. Jaeger possui atraentes inflorescências bicolores. Embora não seja uma espécie comum em nossas parcelas de propriedade.
Como plantar e cuidar?
Para que o lilás chinês se enraíze bem e deleite os olhos com uma bela floração, você precisa conhecer algumas das nuances:
- o plantio da planta é em uma área ensolarada e sem vento, onde não há água estagnada;
- a área de plantio deve ser drenada adequadamente;
- jardineiros experientes aconselham o plantio de uma planta no final de julho, a distância entre as plantas deve ser apropriada para o crescimento e desenvolvimento normal de cada arbusto individual (pelo menos dois metros);
- pouco antes do plantio, uma mistura bem misturada de composto, cinza de madeira e superfosfato deve ser adicionada a um pequeno buraco cavado;
- as mudas devem ter um sistema radicular bem desenvolvido, raízes muito longas devem ser podadas;
- é aconselhável não usar brotos danificados, eles não podem criar raízes;
- você precisa plantar uma planta em tempo pouco claro ou à noite.
Lilás chineses não são muito exigentes, mas ainda precisam de alguns cuidados. É necessário regar regular e abundantemente o arbusto, soltar o solo. A poda sistemática do arbusto é realizada 3 anos após o plantio, quando a planta está bem fortalecida e formada a armação da copa. A poda é realizada no início da primavera, antes do aparecimento dos botões.
Na altura da floração, é necessário cortar alguns ramos com inflorescências para que os caules lilases não se dobrem com o peso das flores. Quando o arbusto murcha, os pincéis que começaram a murchar são cortados com um podador. Dois anos após o plantio, a planta deve ser alimentada regularmente, para isso eles usam:
- fertilizantes nitrogenados na quantidade de 55 g por safra;
- solução de verbasco (na proporção de 2: 10) - regar não debaixo da própria planta, mas a 50 cm do arbusto;
- cinza de madeira diluída em água (100 g de cinza por 4 litros de água);
- uma mistura de superfosfato com nitrato de potássio (na proporção de 40 ga 35 g), introduzida no outono.
Embora o lilás chinês seja um híbrido resistente à geada, as plantas jovens ainda devem ser isoladas para o inverno com folhas caídas e turfa com uma camada de 10 cm. Na primavera, é necessário remover os brotos afetados pela geada.
Reprodução
Esta planta ornamental é cultivada por estratificação, estacas e enxertia. A reprodução na primeira forma é a mais simples, pois possibilita o cultivo de uma muda forte, com sistema radicular bem formado, totalmente preparado para o plantio. Na primavera, perto do arbusto lilás, é necessário fazer um pequeno sulco, dobrar um galho nele e polvilhar com terra, deixando apenas alguns ovários rebentos no topo. Já no outono, você receberá uma muda jovem que poderá ser replantada no próximo ano.
O corte é um método mais complicado, pois os brotos não criam bem raízes, então tudo deve ser feito com um cuidado especial. As estacas são cortadas quando o arbusto está em flor, caules anuais com 2-3 nós são selecionados. As estacas e o solo devem ser desinfetados com desinfetantes especiais e deixados para enraizar em caixas por dois meses, cobertos com papel alumínio ou garrafas de plástico cortadas. Eles são plantados em terreno aberto na primavera.
A propagação por enxertia é bastante comum, embora essas mudas sejam sensíveis ao frio. O caldo é utilizado com lilases comuns ou húngaros, a manipulação é feita na primavera, embora as mudas sejam cortadas em fevereiro e armazenadas na geladeira. Antes de brotar, todos os ramos são cortados no tronco, deixando apenas 15-20 cm, os processos de raiz são removidos e regados generosamente por vários dias. A haste da coronha é dividida com uma faca especial, em seguida, um broto afiado em cunha de lilás chinês é inserido ali.O local da vacinação é fixado com fita adesiva, o estrago é tratado com verniz de jardim e tudo é embrulhado em um saco, que é retirado quando os brotos incham na muda.
A propagação de sementes deste híbrido geralmente não é praticada, uma vez que os lilases chineses raramente dão frutos.
Não será difícil cultivar um arbusto tão ornamental em seu local, você só precisa levar em consideração algumas das nuances do cuidado com ele. E então você pode desfrutar plenamente da fragrância e das belas flores do extraordinário lilás chinês.
Para informações sobre como plantar lilases corretamente, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.