Jacinto lilás: características, variedades e cultivo

Contente
  1. Descrição
  2. Variedade de variedades
  3. Plantar e sair
  4. Recursos de poda

Muitos jardineiros preferem lilases-jacinto devido à sua aparência atraente e período de floração precoce. Esta planta é sempre uma decoração da área local. Vale a pena considerar com mais detalhes as características, variedades e cultivo dos lilases-jacinto.

Descrição

Hyacinth lilac é um híbrido que foi criado em 1899 graças aos esforços do famoso jardineiro francês Victor Lemoine. Para obtê-lo, ele usou lilases comuns e de folhas largas. Infelizmente, em nosso país, essa variedade não é muito procurada. E é uma pena, pois as flores da planta chamam a atenção para si mesmas com floração delicada e as folhas com o colorido outonal incrível. Esta planta é excelente para o plantio ao longo dos caminhos da casa, uma vez que os arbustos atingem uma altura de três metros, embora se caracterizem pela presença de ramos bem espalhados no topo. Eles parecem exuberantes e cacheados.

Jacinto lilás recebeu um nome tão incomum devido ao fato de que suas flores são semelhantes a jacintos. Se o compararmos com o lilás comum, vale a pena notar as pétalas mais longas e mais estreitas. Além disso, o lilás-jacinto se distingue por inflorescências menores, que se caracterizam pela friabilidade, e no outono sua folhagem adquire uma bela cor marrom-púrpura. E a principal diferença é o momento da floração, afinal, o lilás jacinto agrada aos olhos 7 dias antes do lilás comum.

Variedade de variedades

Hoje, muitas variedades de lilás-jacinto são conhecidas. Sua principal diferença está no tamanho e na cor das flores, embora a maioria seja representada pelo esquema de cores lilás-púrpura. Terry, assim como as espécies cacheadas merecem atenção especial. No entanto, todas as variedades deste híbrido apresentam um aroma surpreendente e uma floração abundante. Todas as variedades formam arbustos bastante grossos e largos.

Vale a pena dar uma olhada nas variedades mais populares desta deliciosa planta.

  • Buffon. Esta variedade é uma das mais procuradas. As flores lilases são grandes em tamanho, pois atingem 3 centímetros de diâmetro. As inflorescências são formadas na forma de pirâmides ou panículas espalhadas. As pétalas são feitas em lilás claro com um tom rosa. Esta variedade floresce mais cedo do que outras variedades de lilás, enquanto o período de floração dura 3 semanas. Esta antiga variedade é freqüentemente usada para decorar becos. É bastante resistente a várias doenças e mudanças de temperatura.
  • Amada. O fundador dessa variedade é Arthur Clark. Traduzido do inglês, esse tipo é chamado de "querido". Esta variedade é original e eficaz. Tem botões carmesim, flores duplas de um tom rosa claro abaixo têm uma cor rosa-carmesim. Esta variedade é densamente ramificada, bastante alta e reta.
  • "Jacinto russo"... É uma variedade estonteante que chama a atenção por seus botões incríveis e grandes. Grandes flores rosa-púrpura estão localizadas em longos tubos. As pétalas estreitas têm bordas elevadas que se dobram para trás durante a floração. O arbusto tem um tamanho bastante compacto e altura média.
  • Esther Staley... O mato tem três metros de altura e apresenta excelente resistência invernal. A floração ocorre em maio, as inflorescências atingem um comprimento de 16 cm.Os botões púrpura-avermelhados são bastante grandes. As flores apresentam-se na tonalidade vermelho-púrpura e têm um aroma incrível.
  • "Fantasia". Esta variedade foi cultivada em 1950. Os botões carmesim escuros são grandes. As flores duplas simétricas são apresentadas em uma tonalidade malva. Sua característica distintiva são as pétalas pontiagudas das flores. Os arbustos limpos são duráveis ​​e resistentes. Esta variedade floresce muito cedo e é freqüentemente usada para criar buquês incríveis.
  • Maydens Blush. Esta variedade foi criada por criadores em 1966. É caracterizada por épocas de floração precoce, portanto é bastante comum. Os arbustos atingem 2,5 m de altura e 2 m de largura. As inflorescências rosa adicionam charme e ternura ao lilás.

Plantar e sair

Este híbrido pertence a plantas despretensiosas. Ao escolher um bom local de pouso, você deve prestar atenção à iluminação. Para o lilás jacinto, é importante que fique bem iluminado, mas ao mesmo tempo não tolera luz em excesso. Portanto, vale a pena dar preferência a locais protegidos do vento, onde costuma ser sempre ensolarado no primeiro semestre. Os arbustos podem ser plantados do sudoeste, eles preferem encostas. Mas estando na sombra, a planta começa a enfraquecer, a floração diminui, o crescimento desacelera. Na hora de escolher o solo para o plantio, é melhor selecionar lugares soltos, embora com reação levemente alcalina ou neutra.

Se você planta lilases-jacinto na Rússia central, a época ideal é o final de agosto ou o início de setembro. Inicialmente, você precisa preparar covas para o plantio. Eles são criados com paredes transparentes e seu tamanho depende do solo em que são formados. Assim, em solos pobres, suas dimensões são 100x100x100 cm, devendo ser preenchidos com solo importado, e em áreas férteis o tamanho do buraco pode chegar a 50x50x50 ou 60x60x60 cm.

Durante o plantio, use fertilizantes orgânicos, como esterco apodrecido ou composto, e também adicione cinzas de madeira e farinha de ossos.

A alimentação regular é muito importante para o crescimento adequado dos lilases-jacinto. Mas após o plantio, você pode esquecê-los por um tempo, porque a próxima alimentação será em cerca de 2-3 anos. O enfeite superior é executado da seguinte maneira.

  • No início da primavera, fertilizantes contendo nitrogênio são aplicados, enquanto a fertilização orgânica deve ser preferida. São servidos duas vezes, com intervalo de 20-25 dias.
  • Com a chegada do inverno, a planta também precisa de matéria orgânica, geralmente adubo podre, composto ou húmus é usado.

Importante! O jacinto lilás precisa de fertilizantes que contenham fósforo e potássio, mas eles devem ser aplicados apenas uma vez a cada dois ou três anos, enquanto são enterrados no solo a uma profundidade de cerca de 8 cm.

Recursos de poda

Este tipo de lilás definitivamente requer poda regular. É importante destacar que cada opção de poda é realizada em um determinado período.

Formação da coroa

Nos primeiros anos, os lilases precisam ser podados para formar uma bela coroa. Normalmente, uma planta jovem apresenta um ligeiro aumento, por isso apenas se cortam os ramos secos, bem como os ramos fracos. Os brotos fortes aparecem apenas por 3 anos. No início da primavera do terceiro ano de vida, as plantas devem deixar de 8 a 10 ramos mais fortes para a formação da copa. Além disso, eles devem estar a uma distância máxima um do outro e ter uma orientação em diferentes direções.

Depois disso, eles devem ser encurtados em 2/3, e também todos os ramos fracos devem ser completamente cortados.

Ajuste de floração

Com uma floração forte, a planta gasta bastante energia, então no próximo ano você não deve esperar arbustos luxuosos, a floração será escassa. Para evitar isso, vale a pena cortar alguns dos brotos do pedúnculo a cada primavera, mas antes do início da estação de crescimento.Se quiser decorar a casa com ramos lilases, não deve esquecer que é melhor fazê-lo de manhã cedo, enquanto a fuga deve ser longa. Recomenda-se cortar no máximo 1/3 dos brotos de floração de um arbusto.

Eliminação de inflorescências desbotadas

Esta poda é muito necessária para o correto estabelecimento dos botões e rebentos para o próximo ano. É necessário cortar as inflorescências com a ajuda de uma tesoura afiada assim que murcharem. Apenas 1-2 inflorescências devem permanecer no arbusto, isso será o suficiente para amadurecer e espalhar as sementes.

Você pode aprender como propagar lilases por meio de recortes no vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário