Lilás de Amur: variedades e regras de cuidado

Contente
  1. Peculiaridades
  2. As melhores variedades e suas características
  3. Regras de pouso
  4. Como reproduzir?
  5. Como cuidar?

Existem muitas variedades de lilás, e o lilás de Amur é uma delas. É utilizada não só para paisagismo, uma vez que os arbustos se distinguem pela abundante floração e esplendor, mas também como uma árvore capaz de fortalecer o solo com o seu sistema radicular.

Peculiaridades

Amur lilás é um arbusto que se espalha com a folhagem caindo no inverno. De acordo com a descrição, esta planta pode atingir uma altura de 10 metros. Em chalés de verão, é apreciado por não ser muito exigente. Com a poda adequada, o arbusto pode ser moldado no formato desejado.

No primeiro ano de vida, o lilás cresce lentamente, os rebentos praticamente não se formam. O arbusto direciona todas as suas forças para desenvolver um poderoso sistema de raízes. No início, as raízes ficam mais próximas da superfície do solo, mas depois vão cada vez mais fundo.

Esse lilás atinge seu auge aos 10 anos, quando o tronco central se torna muito forte e pode atingir 30 centímetros de diâmetro.

A madeira lilás é muito pesada, é coberta com casca escura. Os rebentos jovens, como as cerejas, têm uma tonalidade avermelhada. Esta árvore pode ser usada como um bom combustível, entretanto, durante a combustão, faíscas voam por vários metros e um estalo característico é ouvido.

A forma e a cor das folhas do lilás do Amur são as mesmas das outras espécies - elípticas, verdes escuras. Uma característica distintiva da variedade é a mudança na cor da folhagem no final do outono. Após o término da floração, aparecem sementes no lugar das flores, com as quais é possível propagar o arbusto no local.

As melhores variedades e suas características

Hoje, apenas material de plantio do tipo "Sudarushka" é fornecido para venda. Na hora de adquirir uma muda é quase impossível determinar sua variedade, mas vale a pena saber que o arbusto de Amur não é comum em nosso país, mas apesar disso, os jardineiros estão tentando obter uma variedade.

Esse lilás se distingue por seu arbusto de caules múltiplos, de grande tamanho. Com o início da primavera, a folhagem primeiro tem uma tonalidade verde-púrpura, depois escurece. As flores são pequenas, mas coletadas em grandes inflorescências, podendo variar de branco a creme. O processo de floração dura apenas 20 dias, mas nessa época o lilás demonstra toda a sua atratividade.

"Crackle" é coberto de flores no final do primeiro mês de verão. Cada flor tem quatro pétalas. As inflorescências estão localizadas apenas nas extremidades dos rebentos jovens, por isso é tão importante podar regularmente. O cheiro incrível atrai não apenas as abelhas, mas também outros insetos.

Regras de pouso

Seleção e armazenamento de mudas

Se um agricultor deseja cultivar vários arbustos de lilases, coletar e armazenar as sementes é uma alternativa eficaz e barata à compra de mudas. Vale a pena escolher vagens de sementes das flores mais atraentes, que lhe permitirão cultivar plantas saudáveis ​​e bonitas.

Assim que as flores murcham, aparecem frutos parecidos com nozes marrons. Eles são secos e quebrados para obter as sementes. O procedimento básico para coletar sementes de lilás é simples. Retire as sementes das vagens secas. Você pode armazená-los em um local ou recipiente escuro e seco até que seja necessário plantá-los.

Já as mudas são selecionadas com o mínimo cuidado.O sistema radicular é seco para armazenamento e o arbusto é removido para a adega até a primavera. Você pode deixar um pouco de solo nas raízes.

Hora e local de desembarque

Lilacs precisam de muito espaço para crescer. Se o jardineiro estiver fazendo uma cerca viva, será necessário separar uma distância de dois metros entre os arbustos. Quanto às condições, esse tipo de lilás requer pelo menos seis horas de sol por dia para que a planta se delicie com a floração abundante. Além disso, o produtor precisará fornecer solo alcalino bem drenado. Ao plantar lilases em solo ácido, você pode adicionar um punhado de cal e usá-lo duas vezes por ano em pequenas quantidades.

Ao plantar arbustos dormentes, mergulhe as raízes na água por cerca de 10 minutos. Ao plantar, coloque o colo da raiz próximo à superfície, mas de forma que fique coberto com terra. Na preparação para o plantio, atenção especial é dada à cova. No fundo, deve-se colocar composto e fertilizantes, que ajudarão o arbusto a se adaptar rapidamente ao solo. Após o plantio, a planta é regada abundantemente, mas não inundada com água, pois a presença de excesso de umidade pode levar à deterioração do sistema radicular.

Como reproduzir?

Os lilases geralmente formam novos brotos na base do tronco. Eles podem ser usados ​​para propagar arbustos no futuro. Primeiro, as raízes são expostas e, em seguida, o rebento é cortado da planta-mãe. Você precisa ter certeza de que tem raízes. Em seguida, basta plantar a muda em um local adequado, regando regularmente até que brote e crie raízes. Com o plantio adequado e cuidados com os arbustos de lilases, qualquer pessoa pode apreciar a beleza desses arbustos em sua região. É melhor colher as mudas para plantar no início da primavera e, em seguida, plantá-las imediatamente no solo para que a planta possa se preparar para o inverno antes do outono.

Você pode cultivar um arbusto lilás grande e saudável a partir das sementes. A colheita do ano passado é primeiro colocada em um ambiente úmido por vários dias. Você pode simplesmente molhar um pano e cobrir as sementes com ele. Quando incham, o material de plantio é colocado na mistura de solo para vasos. Primeiro, regue levemente o solo, depois cubra com um filme e deixe no parapeito da janela para que a planta receba a quantidade necessária de luz e calor.

Quando a muda cresce, ela pode ser transplantada para o campo aberto na primavera, o principal é aguardar o calor.

Como cuidar?

O cultivo de lilases no seu sítio é um processo simples, basta aplicar fertilizantes na hora certa ou, se necessário, regar o solo e fazer podas de alta qualidade.

Regras básicas de atendimento.

  • Coloque uma camada de cobertura morta todos os anos para reter a umidade para a planta e combater as ervas daninhas.
  • Fertilize lilases com moderação. É melhor aplicar fertilizante no final do inverno, pois será consumido durante o resto do ano.
  • A poda lilás é feita assim que a floração parar.

Top curativo

Embora os lilases não precisem de muita atenção do cultivador à medida que crescem, a preparação ajudará seus arbustos a crescerem grandes, saudáveis ​​e bonitos. Para melhor cuidar deles, fertilizantes balanceados (10-10-10) são usados ​​uma vez no início da primavera.

Adendo:

  • a quantidade de fertilizante não deve exceder 1 colher de sopa por pé de altura;
  • aplique cobertura quando a folhagem estiver seca;
  • o fertilizante deve ser espalhado uniformemente no topo do solo acima da zona da raiz;
  • use cobertura de cima a alguns centímetros do caule;
  • se for usada uma mistura seca, que é borrifada no solo, então vale a pena regar levemente.

Lilac adora nitrogênio, porque é ele quem contribui para o desenvolvimento de belas flores. Freqüentemente, cinzas, esterco e excrementos de frango são usados ​​a partir de aditivos orgânicos naturais. Você pode aplicar farinha de osso ¼ xícara para cada ¼ do diâmetro ao redor do tronco do lilás.

Jardineiros experientes aconselham ter cuidado com formulações contendo nitrogênio para alimentação, pois podem provocar o crescimento abundante da folhagem, mas não a floração.

Rega

Lilacs são capazes de resistir à seca prolongada. Neste momento, é recomendável usar cobertura morta após a rega, o que ajudará a reter a umidade no solo. As plantas jovens precisam de umedecimento regular do solo, as plantas mais velhas requerem menos atenção.

Nos primeiros meses após o inverno, quando a planta está pegando botões, é necessário regar os arbustos com freqüência e abundância, mas não alagá-los. Quando os lilases florescem, a rega é interrompida por duas semanas se houver chuva suficiente ou simplesmente reduzida ao mínimo. O excesso de umidade pode causar não apenas mofo, mas também outras doenças.

Você precisa regar os arbustos uma vez a cada 10-14 dias, desde a primavera até o final da floração. Lilás respondem melhor a regas profundas, mas infrequentes. Reduza a quantidade de água após a floração. A água só é necessária durante longos períodos de seca. Determinar se uma planta precisa de umidade adicional é fácil, basta prestar atenção à folhagem. Se murchar e enrolar, o arbusto está sofrendo com a seca.

Controle de doenças e pragas

Embora os lilases sejam resistentes, o jardineiro deve ficar alerta e inspecionar os arbustos a tempo. Entre as doenças mais comuns estão a ferrugem, o oídio e o mofo. A melhor maneira de combater a maioria das doenças é o tratamento de primavera com fungicidas de cobre.

O oídio é talvez o problema mais comum. É causada por fungos patogênicos que danificam a folhagem. Aumentar a circulação de ar em torno das folhas infectadas é o melhor tratamento, e é por isso que podar os arbustos é tão importante. A alta umidade causa o aparecimento de muitas doenças fúngicas, por isso é necessário desbastar os lilases regularmente.

Quanto às pragas, os pulgões lilases e as lagartas gostam muito. É pela razão de que o arbusto atrai muitas abelhas e outros insetos benéficos que não é aconselhável o uso de agentes químicos para o controle de pragas. O óleo de nim é uma opção excelente e totalmente inofensiva na maioria dos casos.

Poda

A maioria dos arbustos floridos precisa de poda regular e os lilases não são exceção. O procedimento permitirá que você continue a florir no próximo ano, pois as flores aparecem nos brotos jovens. Alguns jardineiros são preguiçosos demais para cuidar do jardim, mas querem que fique bonito. Felizmente, a poda não exige muito esforço ou tempo, mas é fundamental se você quiser que os arbustos de lilases continuem a se deliciar com flores exuberantes e perfumadas por vários anos.

Os arbustos lilases florescem sem qualquer esforço do cultivador. Porém, se a planta for deixada a crescer sem poda, ela acabará florescendo apenas nos ramos superiores. O resultado são arbustos que atingem 10 metros de altura, cuja beleza simplesmente não é visível.

Quando o caule atingir mais de 5 centímetros de diâmetro, ele deve ser aparado. Se você tentar, depois de alguns anos os arbustos não serão apenas muito altos, mas também com uma grande copa florida.

Novas plantas não devem ser tocadas. É preciso esperar até que o lilás atinja 2 metros de altura. Com o tempo, depois de dois ou três anos, será possível começar a formar a coroa. O momento de podar arbustos lilases maduros chega quando a floração cessa e as inflorescências começam a murchar na árvore. Novas inflorescências aparecerão no próximo ano, então não tenha medo. O cultivo precoce também dá aos novos arbustos mais tempo para criar raízes e ganhar força para um maior desenvolvimento.

Não basta saber quando retirar ramos, é muito importante realizar este procedimento corretamente. Os profissionais aconselham não cortar mais do que um terço do arbusto a cada ano. Isso ajudará a planta a se rejuvenescer, com novos caules se desenvolvendo e perenes crescendo e florescendo.O objetivo do procedimento é obter um arbusto lilás com 8-12 ramos de várias idades, mas todos devem ter 2,5 a 5 cm de diâmetro.

Eles começam excluindo a seguinte categoria de ramos:

  • afetado ou seco;
  • afinar;
  • mais de 2,5 cm de espessura.

Remover galhos antigos anualmente deve ajudar a evitar que os lilases cresçam de forma incontrolável em largura e altura. Se quiser que o arbusto cresça mais em largura, depois de cortar os brotos velhos, remova os novos do lado de fora.

    Você pode rejuvenescer lilases velhos em um período de três anos. Os profissionais da horticultura usam duas abordagens que estão disponíveis para todos.

    • Uma maneira menos drástica de colocar lilases crescidos de volta em forma é remover um terço dos galhos mais antigos a cada ano, até o solo. Eles começam com brotos perenes, que são os mais grossos. Embora a floração não seja tão intensa no próximo ano, esta é a melhor forma de transformar a árvore. A poda de lilases crescidos demais é mais fácil no início da primavera, antes que as folhas apareçam. Depois de três anos, novos brotos devem ser a parte principal da planta, mas a própria planta começará a florescer mais abundantemente.
    • Existe também uma solução mais radical - cortar tudo no início da primavera a uma distância de 20 centímetros do solo. Novos brotos começarão a se desenvolver durante a nova estação de cultivo no verão. Na primavera do ano seguinte, começam a podar o crescimento dos fusos e a manter apenas os ramos saudáveis, dada a forma e a estrutura da planta.

    Para uma breve visão geral das características do lilás Amur, veja o vídeo abaixo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário