Tipos e variedades de lilás

Tipos e variedades de lilás
  1. Espécies, variedades e suas características
  2. Como escolher?
  3. Ideias interessantes para paisagismo

O lilás é um dos arbustos mais abundantes em jardins, embora um tanto obstruído por outras plantas. No entanto, a escolha de suas variedades é muito difícil.

Espécies, variedades e suas características

Iniciando uma conversa sobre as variedades de lilases, deve-se mencionar que esta cultura se distingue por flores exuberantes e brilhantes, de um cheiro agradável. Existem 30 tipos de arbustos cultivados conhecidos. No entanto, as seguintes variedades de lilases são mais frequentemente cultivadas em jardins:

  • Chinês;
  • comum;
  • Amur;
  • Húngaro;
  • Himalaia;
  • Persa.

Além desses grupos, criados por criadores profissionais, subespécies de crescimento selvagem também são comuns. Não é necessário familiarizar-se com a descrição botânica e estudar escrupulosamente cada espécie para obter um conhecimento completo da cultura. Basta olhar as fotografias - logo ficará claro como é bonito. Por exemplo, o lilás de Meyer não pode se orgulhar de um crescimento particularmente grande. Mas ela floresce duas vezes com a formação de uma massa de inflorescências rosa-roxas. É de notar que tal planta dá um aroma adocicado persistente. O crescimento em 12 meses em condições favoráveis ​​pode chegar a 10 cm. O arbusto não é prejudicado pela geada, adora sol. A altura máxima é de 120 cm e o aspecto é atraente com qualquer número de exemplares plantados ao lado.

Entre as melhores variedades, pode-se citar com segurança "Monge"... A cultura é considerada uma escolha valiosa para decorar paisagens de jardins. Ao florescer, muitas inflorescências roxas com uma tonalidade vermelha são formadas. Mesmo a luz solar forte não danificará o arbusto.

Outro atrativo do "Monge" é a sua compactação: o crescimento de uma planta adulta chega a 260 cm.

Um bom resultado pode dar "Capitão Balte"... É uma planta larga e atarracada, cujas inflorescências são esplêndidas. Eles são pintados em um tom lilás-rosa, no qual o olhar experiente capta uma tonalidade azulada. A variedade não é muito extravagante, dá um aroma poderoso. Na primavera, o arbusto é coberto por uma larga folhagem verde escura. Uma aparência atraente também é característica da variedade. "Aucubafolia"... Suas flores são pintadas em tom lilás-lilás. Riscos claros na folhagem brilhante atraem uma grande variedade de observadores. A característica original dessa cultura são as listras amarelas e manchas da mesma cor espalhadas nas folhas. A "Aucubafolia" atinge grandes alturas.

Jogos Olímpicos de Kolesnikov produz flores de delicada cor lilás. Eles parecem se torcer em direções opostas. Os botões são mais escuros do que as flores. O período de floração é muito longo. A altura do lilás chega a 3 m, às vezes um pouco mais. Tenho "Aurora do comunismo" formam-se inflorescências grandes e pesadas. As pessoas gostam deles por causa da delicada mistura de vermelhos, roxos e roxos. Os arbustos deste tipo não crescem mais de 2 m. As pétalas das flores parecem parafusos. Quando a floração acaba, eles se curvam. As flores em "Zarya Kommunizma" são formadas no 4º ano de desenvolvimento. Eles podem ser simples e terry, eles têm vários tons sutis. Resultados muito bons são obtidos em solo ligeiramente ácido ou neutro. O nível das águas subterrâneas também é de grande importância.

A principal aplicação é a formação de composições de jardins.

Variedade "Ludwig Shpet" - ou então, "Em memória de Ludwig Shpet" - forma botões de cor roxa escura com uma tonalidade roxa.As flores têm a mesma cor, sua seção transversal chega a 2,6 cm e o perfume é bastante atraente. Os arbustos próximos a Shpet florescem profusamente, mas tarde, crescem altos e retos. Uma boa alternativa pode ser considerada uma ampla Michelle Buchner... As flores de Terry têm um cheiro forte. No meio da flor, a cor é um pouco mais clara. As pétalas são ligeiramente pontiagudas. O crescimento anual do "Buchner" chega a 20 cm. Vale lembrar que tal cultura não se desenvolve bem em solos ácidos, nas várzeas.

A variedade cresce melhor em uma área ensolarada. Mas a resistência ao frio e ao calor é muito alta.

É útil prestar atenção a "Luzes do Donbass"... Esta variedade é coberta por flores lilases roxas na primavera que não murcham ao sol. "Estudante" dificilmente pode ser chamada de uma nova variedade de lilases. Foi criado em nosso país em meados da década de 1950. O arbusto floresce com força, lançando inflorescências piramidais. A coroa "Schoolgirl" se assemelha a uma bola feita de folhas verdes. Segundo as avaliações, a cultura dá excelentes resultados no paisagismo de jardins.

7 anos antes apareceu "Madame Charles Suchet"... No pico da temporada, os arbustos dessa variedade são relativamente baixos. Eles são cobertos por inflorescências de um tom roxo claro. Os consumidores observam que, em comparação com outros tipos de lilás comum, ele tem um aroma notavelmente mais forte. E a floração ocorre tão abundantemente quanto possível, o que aumenta dramaticamente a popularidade da cultura entre os jardineiros.

Em 2011, uma variedade original e moderna foi introduzida: "Federico Garcia Lorca"... Não foi criado na Espanha, mas em nosso país na Academia Timiryazev. Este lilás forma arbustos até 240-270 cm de altura.A largura do arbusto é de 130 a 150 cm. O tamanho das folhas é moderadamente grande, têm uma tonalidade opaca. Os ramos da "Lorka" são castanho-avermelhados, e as inflorescências são moderadamente densas e coloridas em várias cores. Existem flores azuis, rosa, amarelas e roxas. O botão é sempre castanho, mas ao olhar mais de perto é fácil notar as notas esverdeadas.

Ambos os botões e flores toleram bem a geada no final da primavera.

Uma boa opção em muitos casos é "Bohdan Khmelnytsky"... Essa variedade de lilás comum tem folhas fortes e lisas com o formato de um coração. As flores desta cultura têm um cheiro muito forte. Eles estão concentrados em inflorescências piramidais. A floração começa no 4º ano de desenvolvimento. A variedade dificilmente pode ser chamada de nova: recebeu o maior prêmio na exposição internacional de floricultura de 1975. Mas, nas últimas décadas, sua aparência não permaneceu menos atraente. As flores rosas têm pontas vistosas e ligeiramente brancas. Graças à dispersão das inflorescências, qualquer botão pode ser facilmente visto. Bogdan Khmelnitsky pode crescer ao sol e à sombra parcial. Os requisitos de solo são rígidos, mas bastante viáveis, mesmo para jardineiros inexperientes. A terra deve ser fértil e bem drenada. É necessário fornecer um conteúdo aumentado de húmus. Para que o lilás se desenvolva normalmente, ele é plantado apenas onde o lençol freático é profundo.

A área de aplicação preferida de "Bogdan Khmelnitsky" é uma variedade de composições decorativas.

Sobre esta variedade, merecidamente reconhecida como um dos melhores exemplos de criação nacional, a escolha não para por aí. Em muitos casos, o lilás japonês varietal não é pior. Na agricultura cultural, esta variedade é utilizada desde o último quarto do século XIX. Em condições naturais, os lilases japoneses podem crescer até 20, até 25 m. O tamanho de sua folhagem é 15x9 cm e as inflorescências arredondadas chegam a 30x20 cm. Na Rússia central, esses indicadores não podem ser alcançados. No entanto, mesmo aqui, o lilás japonês ficará extremamente atraente. Em jardins, um grande arbusto (5 ou 6 m) com ramos ligeiramente avermelhados em uma copa arredondada chama imediatamente a atenção.Vale a pena considerar que a casca dos rebentos velhos pode descascar. As folhas de forma ovóide pontiaguda são claramente divididas em duas áreas de cores: luz abaixo e tons mais saturados na parte superior.

As flores são cremosas com um tom branco e exalam um forte perfume de mel. Esta planta difere do lilás Amur biologicamente próximo por um tamanho menor de flores e filamentos de estames encurtados. Nas proximidades da capital russa, a subespécie japonesa entra na fase de floração em julho. O atraso em comparação com o lilás Amur relacionado é totalmente justificado pelo período de floração mais longo. E também, o mais importante, a planta produz mais flores.

Mas também devemos levar em conta as desvantagens parciais da variedade. Devido ao desenvolvimento natural nas ilhas japonesas, essa cultura pode não sobreviver aos invernos mais rigorosos, mesmo na faixa do meio. A derrota dos incrementos anuais é especialmente provável. Não vale a pena absolutizar essas fragilidades. Em uma situação normal, quando a geada não é muito forte e a cobertura de neve é ​​suficiente, você pode obter resultados brilhantes.

Listar as variedades de lilases separadamente não permite responder exatamente quais são as mais bonitas delas. A abordagem subjetiva de cada jardineiro ao responder a essa pergunta é óbvia. Normalmente chamado "Beauty of Moscow", "Maiden's Blush"... Isso não é surpreendente: o lilás "feio" não existe na realidade, há apenas uma diferença séria entre seus grupos. É claro que os cuidados adequados e o cumprimento das regras elementares da agronomia são de grande importância. Se você olhar para os jardins botânicos, fica claro: tanto os "líderes mundiais" quanto as variedades sobre as quais muitos jardineiros são céticos ficam ótimas lá. A seleção correta da paisagem desempenha um papel, se necessário - o seu aprimoramento.

No entanto, vamos tentar apontar variedades incomuns, especialmente atraentes. "Noite clara" desenvolve-se bem mesmo com uma mudança brusca de tempo frio e chuvoso para calor extremo. Em tal situação, as inflorescências pintadas em tons escuros caem, tornando-se impossível reconhecê-las a partir de descrições literárias.

Importante: nesses casos, eles também se mostram:

  • Madame Charles Suchet;
  • "Hortênsia";
  • "Sonho".

Quando, devido a uma primavera prolongada, a floração é atrasada por muito tempo, mesmo as plantas azuis e rosadas ficam brilhantes. Os jardineiros também podem se beneficiar desse clima desfavorável, concentrando-se nas cores mais brilhantes e saturadas das partes violeta e roxa do espectro. Lilás vai ficar lindo "Thunberg"que é coberto com grandes flores roxas. Eles têm uma leve tonalidade azulada. As partes pontiagudas das pétalas são dobradas para dentro. As inflorescências grandes parecem muito incomuns em um arbusto compacto. O período de floração tardia permite evitar muitos fenômenos negativos, incluindo o congelamento quando o tempo frio retorna.

Muito boas qualidades estéticas são características de Capitão Perrault... A variedade, criada pelo famoso Lemoine, produz grandes flores de cor rosa claro. Um leve tom de malva se mistura com a cor principal. Embora as inflorescências pareçam densas, elas não são muito fortes. Portanto, você precisa ter mais cuidado com o capitão Perrault. Por volta do 10º ano de desenvolvimento, a altura dos arbustos não ultrapassará 2 m. Eles também são compactos em largura. Como resultado, esta variedade pode ser recomendada com segurança para proprietários de pequenos jardins.

Outra variedade atraente francesa é "Georges Claude"... Durante a floração, os lilases são cobertos por botões grandes e simetricamente espaçados. Eles ficarão mais bonitos à noite. A altura dos arbustos é relativamente baixa. De variedades de floração precoce, é recomendado o cultivo "Poltava"... Ela tem flores grandes com pétalas em forma de balde. É importante ressaltar que a floração ocorre tão abundantemente quanto possível. Arbustos de "Poltava" chegam a 2,5 m de altura. E ocupam muito espaço em largura, o que os torna uma escolha valiosa para um grande jardim.

Outra opção atraente entre os arbustos de floração precoce é "Fantasia"... Grandes botões roxos, quando abertos, transformam-se em flores roxas-rosa duplas. Quando a floração está completa, eles gradualmente ficam brancos. A densidade das inflorescências é tão alta que é difícil ver flores individuais no Fantasy.

E você também pode recomendar:

  • Swarthmore;
  • Mount Baker;
  • "Tentação";
  • "Pom Pom".

Como escolher?

Muitas variedades de lilás são cultivadas na Rússia. Mas nem todas as amostras são adequadas para a região de Moscou. Isso inclui o capitão Balte. Entre as variedades de seleção nacional, uma escolha atrativa é "Pavlinka"... Por mais de meio século de cultivo, esta cultura provou sua vitalidade e apelo estético. O arbusto cresce até um tamanho médio. Durante a floração, fica coberto por inflorescências púrpura-púrpura. "Pavlinka" tolera bem invernos bastante rigorosos. Uma condição importante para seu pleno desenvolvimento é a iluminação intensiva do local.

A floração exuberante permite que você use esta variedade para plantar vegetação e criar sebes.

Um bom substituto para este tipo de lilás pode ser “Presidente Poincaré”... Mas devemos lembrar que seus arbustos são muito altos (eles crescem até 4, às vezes até 6 m). As inflorescências piramidais são caracterizadas por aumento de densidade. E outra variedade recomendada para a região de Moscou - "Monique Lemoine" - não cresce mais de 2 m de altura. No entanto, isso não o impede de entrar nas sete melhores variedades do mundo.

"Beauty Moscow", derivado do lendário Kolesnikov, também merece uma discussão separada. Os incríveis botões rosa que gradualmente se transformam em flores brancas certamente agradarão aos jardineiros. Uma planta igualmente atraente acaba por ser Galina Ulanova... Suas inflorescências, apesar de todo o seu esplendor externo, são percebidas como estruturas sem peso. Mas variedades completamente novas, criadas literalmente nos últimos anos, merecem atenção.

Variedades mais tradicionais valem a pena escolher "Red Moscou"... A planta se destaca por sua cor púrpura extremamente potente. As flores escuras com um diâmetro de 2 cm exalam um aroma muito forte. A maioria das inflorescências é formada por um par de panículas. Mais importante ainda, a cor das flores é muito persistente. A floração é moderada. A "Krasnaya Moskva", junto com excelentes parâmetros estéticos, está se tornando uma excelente planta de mel. A polinização melhora nas áreas onde cresce. Como outras variedades de lilases, esta não pode ser cultivada em áreas baixas e alagadas. Recomenda-se poda anual ou ligeiramente mais frequente.

Isso aumentará o tamanho do arbusto e o tornará mais atraente.

Ideias interessantes para paisagismo

Ao escolher variedades de lilases adequadas para jardins russos, você pode não obter o resultado ideal. O fato é que cada planta deve ser aplicada levando-se em consideração as exigências estéticas e as nuances. Uma boa solução é formar uma sebe de lilases. A cor branca uniforme das flores nem sempre é agradável e interessante. Uma combinação de cores de cores diferentes ficará muito mais espetacular.

Importante: apenas variedades de aproximadamente a mesma altura devem ser introduzidas na sebe. Um bom passo é plantar lilases junto com outros arbustos ornamentais. Vai muito bem com laranja simulada. Assim que as flores caem do arbusto lilás, elas começam a se formar na falsa laranja. Se um grupo local de arbustos for criado, você pode se limitar a plantar uma variedade de lilases.

A escolha das variedades é determinada pelas considerações que são importantes para o jardineiro. Para fins de decoração, eles usam espécies com flores simultaneamente. Mas quando a obtenção de buquês está em primeiro plano, é aconselhável usar variedades de diferentes épocas de floração. O lilás que floresce no outono satura o ambiente doméstico com aromas agradáveis.Arbustos extensos ajudam a preencher os cantos vazios e a cobrir estruturas de jardim de aparência pobre.

É uma boa ideia cobrir sua churrasqueira, pátio ou outras áreas de lazer das vistas próximas. Mas devo dizer também sobre o uso do lilás no plantio "solo". Nesse caso, um único arbusto é plantado próximo ao gramado ou próximo à parede da casa. Para obter o melhor efeito, escolha uma planta que pareça perfeita.

Atenção deve ser dada à poda: o menor erro na formação da copa resultará em graves consequências estéticas.

Plantas padrão são ideais para plantio único. A parte superior deles terá que ser desbastada de tempos em tempos. Uma boa ideia seria um jardim monocromático, no qual o lilás se tornasse um “criador de tendências”. Se os arbustos forem pintados em tons de roxo, você pode combiná-los com plantas cobertas de flores lilás-lilás.

As combinações ideais fornecem:

  • sábio;
  • hortênsia;
  • íris;
  • verbena;
  • rododendro;
  • heliotrópio;
  • phlox.

Importante: você não pode perseguir a saturação excessiva do conjunto. É visualmente cansativo. Que seja melhor ter 2 ou 3 plantas em um cacho, e elas revelarão suas características estéticas da maneira mais completa possível. Um jardim branco monocromático junto com arbustos lilases também pode parecer brilhante.

Eles plantam ao lado deles:

  • lírios do vale;
  • jasmim;
  • snowdrops;
  • narcisos;
  • camomila.

Lilás ficará espetacular ao lado de uma árvore: por exemplo, com zimbros e thujas, com pequenos pinheiros. Algumas pessoas têm preferência por plantações de bulbos, que não precisam ser desenterradas regularmente. Para evitar erros, basta pensar com antecedência se as cores das plantas selecionadas e suas flores se combinam. Lilás dá uma combinação atraente com asters, zínias e lírios. Uma composição de cor original pode ser criada usando amêndoas, acácias amarelas, spirea.

Tenaz, prímula, pervinca irá preencher efetivamente os espaços vazios sob arbustos largos. Em jardins decorativos, ligustro, bérberis e sabugueiro devem ser usados ​​juntamente com lilases. Se você precisa de uma cor suave, você precisa usar salgueiro, alce e várias coníferas. Com a ajuda deles, é possível disfarçar estruturas feias.

Mas é importante lembrar que o lilás se desenvolve extremamente mal se houver:

  • ameixas;
  • cerejas;
  • macieiras;
  • dálias;
  • gladíolos;
  • arbustos de groselha.

Seria uma má ideia combinar lilases com seus ancestrais selvagens. Você também não pode combiná-lo com plantas muito grandes: o efeito de supressão visual aparecerá. Os arbustos lilases ficarão mal ao lado de uma lagoa ou lago. Mas em parques e jardins de estilo regular, é aconselhável simplesmente plantar arbustos uniformemente ao longo de becos ou caminhos longos. Os especialistas aconselham fazer plantações de uma fileira: duas fileiras reduzem drasticamente a ventilação das plantas e sua iluminação. Um jardim regular permite que você use variedades padrão e arbustivas de lilases com igual eficácia. Em combinação com flores silvestres e flores decorativas, arbustos lilases devem ser usados ​​tanto quanto possível para que dominem visualmente.

Variedades comparativamente pequenas ficam bem nos seguintes locais:

  • em jardins ornamentais;
  • em um jardim rochoso;
  • em um slide alpino.

Você pode descobrir os segredos da criação e do cuidado com os lilases assistindo ao vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário