Reprodução de lilás: métodos populares

Contente
  1. Os caminhos
  2. Ajuste correto
  3. Adendo

Freqüentemente, os jardineiros se propõem a obter de forma independente sua cultura favorita. Lilás não é exceção, já que é cultivado ativamente em chalés de verão e territórios adjacentes, e é usado em paisagismo. Hoje, existem várias maneiras comprovadas de obter uma planta forte e saudável, a maioria das quais está disponível para implementação mesmo por jardineiros com experiência mínima.

Os caminhos

O lilás é uma planta ornamental da família Olive, que possui mais de 1.500 variedades e híbridos. Eles diferem em aparência, frequência de floração, tamanho, etc. O lilás é uma cultura bastante popular, pois se destaca pela atratividade durante a floração., bem como cuidado despretensioso e resistência à geada. É por isso que a maioria dos jardineiros, para decorar seu terreno ou para outros fins, se dedica ao autocultivo. A reprodução de um arbusto em casa pode ser feita de várias maneiras.

Estacas

A opção de criação mais comum para lilases é usar estacas verdes para enraizar. É possível aumentar as chances de obter uma nova cultura de lilases comuns ou anões se você usar material de plantio de lavouras com menos de cinco anos. Para obter mudas, o momento deve ser escolhido corretamente.

Jardineiros experientes recomendam os meses de primavera para este método de reprodução.

O algoritmo para obtenção de material de plantio de uma planta adulta é descrito abaixo.

  • Para o trabalho, é mais correto usar uma ferramenta de jardim de brotamento ou uma navalha. Vale a pena cortar os brotos pela manhã, escolhendo material do meio do mato, pois brotos zero e de engorda, via de regra, não podem ser enraizados.
  • As estacas são cortadas de forma que haja pelo menos 4 botões em cada material. Todas as folhas do fundo devem ser removidas do material resultante. De cima, deve ser reduzido pela metade. Essas manipulações são necessárias para reduzir a evaporação da umidade. Você pode remover a folhagem no dia anterior, mesmo no arbusto-mãe. Nesse caso, há uma grande probabilidade de que o corte tenha tempo de apertar antes do plantio do corte, o que preservará o turgor da folha.
  • O número necessário de estacas após o corte deve ser colocado em um recipiente com uma composição para estimular o crescimento do sistema radicular. O material é guardado nele por pelo menos um dia.
  • Após o tempo especificado, as estacas devem ser enraizadas em pequenos recipientes especiais. Uma mistura de solo adequada para plantas será um substrato com areia e turfa. Você precisa aprofundar os cortes no solo alguns centímetros.
  • As mudas plantadas devem ser cobertas com polietileno por cima para criar condições de estufa. Como alternativa ao saco, você pode usar uma garrafa de plástico cortada.

    O cuidado com as mudas se resume a manter a temperatura ideal para as plantas, que deve ser mantida na faixa de + 22 ° С a + 24 ° С. Neste caso, a umidade deve permanecer entre 85-90%. A umidade pode ser mantida por pulverização diária. Para evitar o aparecimento de bolor na massa verde por baixo da película, pode recorrer à pulverização semanal com uma solução de permanganato de potássio.

    As primeiras raízes nas estacas se formarão não antes de 4 semanas depois. A partir deste momento, pode-se acostumar gradativamente as novas safras às condições normais, retirando o material de cobertura dos vasos por um certo tempo. O enraizamento das mudas no solo é feito no outono, geralmente o trabalho é realizado mais perto de setembro. Após o plantio das lavouras, elas devem ser isoladas adicionalmente para o inverno com ramos de abeto ou spunbond.

    No entanto, alguns jardineiros recomendam esperar pela chegada da primavera cultivando lilases dentro de casa. Como regra, essa planta florescerá não antes de 4 anos depois.

    Ao escolher um método de propagação para mudas verdes, você deve estudar as características das variedades de lilases. O fato é que em alguns híbridos as mudas não criam raízes dessa forma.

    Além disso, os lilases podem ser propagados por material lignificado. Esta opção envolve a utilização de brotos adultos, que são preparados para o enraizamento no outono ou inverno. Para este método, são selecionados brotos, cujo comprimento é de pelo menos 15-20 centímetros. Além disso, deve haver 3-4 botões no broto.

    Os caules cortados são enraizados em recipientes com areia e encaminhados para crescer em adega fria, ou então são cobertos de neve, deixando ao ar livre até a primavera. Além disso, todo trabalho com o material é feito por analogia com a opção de usar brotos lilases verdes.

    Sementes

    Você também pode propagar uma cultura usando sementes. Esse trabalho é relevante no caso em que o jardineiro se depara com a tarefa de obter uma nova variedade de arbusto ornamental. A demanda pelo método de reprodução por sementes se deve à peculiaridade da cultura, que é de polinização cruzada, em virtude da qual as flores da planta selecionada podem ser completamente diferentes.

    A coleta das sementes é feita no outono, após o que todo o material deve ser seco em casa antes da abertura das cápsulas. Em seguida, as sementes devem ser misturadas com areia e enviadas para estratificação na geladeira por alguns meses.

    Após o tempo especificado, a quantidade de material disponível pode ser aprofundada no solo, colhendo uma área sem ervas daninhas e outras culturas nas proximidades. Nessa forma, as sementes de lilás passarão o inverno em campo aberto até a primavera. Quando a neve derreter, o local com o material de plantio deve ser coberto com uma película, aguardar os primeiros brotos. Em seguida, as plantas são mergulhadas e plantadas a uma grande distância umas das outras.

    O cuidado com as plantações jovens envolve a aplicação de fertilizantes orgânicos três vezes por temporada. Para proteger as mudas dos ataques de insetos-praga, a área com plantas deve ser polvilhada com cinza de madeira. Lilacs podem ser transplantados para um local permanente somente depois de um ano. O arbusto não poderá florescer antes de 5 anos.

    Camadas

    Hoje existe várias formas de propagação de lilases por camadas de raízes:

    • chumbo simples;
    • abdução vertical de brotos;
    • estratificação horizontal.

    O primeiro método é recomendado para iniciantes em jardinagem, por ser considerado o mais fácil. A sua essência reside na escolha dos rebentos mais fortes na primavera. Para propagar lilases comuns ou varietais por camadas, o jardineiro precisa usar brotos do arbusto com um ano de idade. Eles são dobrados ao solo, fixados de qualquer maneira e então borrifados com terra. O principal ponto que irá garantir um resultado de reprodução positivo é o nível de umidade do solo usado como camada superior acima das estacas. Como regra, no outono esta parte da planta pode ser separada do arbusto-mãe.

    O segundo método pode levar várias temporadas. Trabalhos de enraizamento usando a versão Dahlem de obtenção de lilases por meio de brotos de raiz envolvem a poda completa de outono dos brotos na planta selecionada em dois anos. No terceiro ano, quando os brotos de lilases terão cerca de 20 centímetros de comprimento, o jardineiro deve fazer uma incisão na casca sob os primeiros botões e enrolar o fio em volta do galho em várias voltas.Assim, a planta é estimulada à formação de raízes.

    Apenas os ramos mais fortes são selecionados para o trabalho. Eles devem ser dobrados e enterrados no solo. Com a chegada do outono, as camadas são desenterradas e separadas da planta-mãe para o cultivo.

    A versão chinesa pressupõe que o trabalho será realizado no início da primavera. Para realizar a abdução horizontal, você precisa selecionar uma planta adulta e forte, que tem cerca de 4 anos. Os sulcos devem ser feitos em torno dele com uma profundidade de cerca de 3 centímetros. Vale a pena tirar vários brotos de um ano do mato, que se encaixam nas reentrâncias e são fixos. O fio de cobre é enrolado nos brotos perto dos botões. Em seguida, os sulcos são cobertos com terra e regados regularmente.

    Depois de algum tempo, novos brotos começarão a se formar nos galhos do solo, que devem ser polvilhados com terra na metade do crescimento. No final do verão, as mudas podem ser separadas dos brotos e transplantadas para pequenos recipientes para cultivo interno por mais 2 anos.

    Microclonal

    Este método de reprodução dos lilases não pode ser feito em casa, uma vez que os microclones das lavouras são cultivados apenas em condições de laboratório em jardins botânicos. Isso acontece com base em instituições ou organizações comerciais. A essência da micropropagação é obter novas safras por meios assexuados. Como resultado do trabalho, plantas geneticamente idênticas ao material original são cultivadas usando uma tecnologia patenteada.

    Hoje, os criadores identificam uma série de características positivas deste método de melhoramento, entre as quais se destacam uma alta taxa de sobrevivência, a capacidade de se engajar na obtenção de novas safras ao longo da temporada, a liberação completa de plantas de vírus, etc.

    No entanto, muitas vezes há casos em que um jardineiro, ao adquirir lilases obtidos por micropropagação, acaba por cultivar uma cultura completamente diferente da que consta na descrição do produto. Infelizmente, isso só pode ser descoberto depois de alguns anos. Um papel muito importante no curso da reprodução microclonal é desempenhado pela seleção do meio nutriente, bem como pela observância de uma certa concentração de hormônios.

    Ajuste correto

    Apesar de a maioria das variedades de lilases se caracterizarem pela despretensão na escolha do solo para o plantio, no entanto, a cultura deve ser plantada apenas em áreas ensolaradas, evitando-se várzeas e secas no local de enraizamento do arbusto. Além disso, durante os primeiros 2-3 anos após o plantio, os lilases exigirão atividades regulares relacionadas à irrigação e fertilização.

    Considere o algoritmo para o correto enraizamento de uma planta.

    • Antes de plantar uma cultura, o local selecionado no jardim deve ser tratado com desinfetantes. Podem ser fungicidas ou solução de permanganato de potássio. O trabalho deve ser realizado 2-3 dias antes do enraizamento planejado da planta.
    • O tamanho ideal do buraco de pouso é 50x50x50 centímetros, no entanto, as dimensões do poço devem ser selecionadas com base no tamanho do torrão de terra lilás com raízes. É melhor que o buraco tenha o dobro do tamanho.
    • No fundo do poço, você precisa colocar a drenagem e despejar uma camada de areia. É mais correto enraizar lilases em uma mistura especial de solo com fertilizantes que incluem nitrogênio.
    • Umedeça bem antes de plantar. Então você precisa colocar um arbusto no meio, endireitar o sistema radicular. Depois disso, vale a pena borrifar a cultura com terra e mais uma vez umedecer o solo, tendo compactado bem a terra no círculo próximo ao tronco.

    Adendo

    Para realizar uma reprodução bem-sucedida de lilases, vale a pena seguir algumas recomendações no trabalho.

    • Pelo método de estacas, será mais correto regar em pequenos volumes para não inundar a cultura, mas para manter o solo úmido.
    • Você pode enraizar não apenas mudas de primavera, mas também de verão. Para isso, o material é cortado da planta selecionada. Toda a folhagem é removida dele e o galho se divide em uma das extremidades do broto.Dessa forma, o material de propagação deve ser mantido em água por vários dias, após a adição de um estimulador de crescimento. Além disso, todo o trabalho será realizado por analogia com a reprodução por estacas primaveris de lilases.
    • Arbustos varietais são melhor propagados por estratificação, brotos de raiz ou enxertia. Essas opções irão maximizar a preservação do código pai em novas culturas.
    • É melhor usar lilases com não mais de 10 anos, mas não com menos de 3 anos, como arbusto adequado para a obtenção de mudas.
    • Para aumentar a taxa de sobrevivência das mudas, muitos jardineiros usam o método de estiolamento. A sua essência consiste em envolver o ponto de corte da pega com fita isolante durante várias semanas. Isso estimula a formação de raízes nesta parte do broto.

    Para obter mais informações sobre criação de lilases, veja o vídeo abaixo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário