O dispositivo e o princípio de operação do sifão
O sifão é um elemento importante dos encaixes de drenagem e é absolutamente insubstituível na instalação de pias, banheiras e cabines de duche. O dispositivo é caracterizado pela simplicidade de design, baixo custo e ampla disponibilidade para o consumidor.
Características e propósito
O sifão é uma conexão de esgoto independente projetada para conectar acessórios de encanamento a um sistema de esgoto. Além da canalização, são instalados sifões nos ralos das máquinas de lavar e louça, evitando a entrada de depósitos sujos na rede geral. Localizado entre o ralo do eletrodoméstico e a tubulação de esgoto, o sifão desempenha várias funções importantes. Não permite a propagação de um odor desagradável das linhas de esgoto, que se deve à presença de um bloco ou selo d'água nele. A segunda função, não menos significativa, dos sifões é evitar que restos de comida e resíduos de cozinha entrem na linha de esgoto, acabando acidentalmente na pia e sendo levados pela água.
Assim, os sifões atuam como uma espécie de filtros de dupla face que garantem a relativa limpeza das redes de esgoto e protegem a casa de odores nocivos. Os sifões têm um design bastante simples e consistem em um corpo, tomadas de entrada e saída, gaxetas de borracha, uma tela de proteção para filtração, dois tubos de saída, um parafuso de conexão e vedações. Alguns modelos são equipados adicionalmente com um sistema de transbordamento que evita que o encanamento transborde e respingue líquido na borda, bem como saídas adicionais que permitem conectar vários dispositivos ao mesmo tempo, por exemplo, uma pia, uma máquina de lavar e um banheira.
O princípio de funcionamento do sifão do encanamento é muito simples e baseado em leis simples da física.
- A água se acumula constantemente na parte inferior ou intermediária do aparelho, que não sai e mantém uma pressão constante no aparelho. Graças a isso, os odores desagradáveis são bloqueados e não sobem para o ambiente.
- Os restos de cozinha entram no sifão, depositam-se no fundo da parte do aparelho onde se encontra a rolha de água e aí permanecem até a limpeza do sifão. Os drenos de líquido passam livremente por este compartimento e são descarregados através do tubo de saída para o sistema de esgoto geral.
Os sifões são classificados de acordo com vários critérios, sendo o principal deles o tipo de construção. De acordo com este critério, distinguem-se três tipos de dispositivos, cuja descrição detalhada é apresentada a seguir.
Sifões de garrafa
Eles representam o maior grupo de dispositivos e são os mais comuns e convenientes. As ferragens possuem um dispositivo simples e são montadas sem o convite de um especialista. O desenho do sifão consiste em um corpo cilíndrico, ao fundo do qual um frasco de vidro redondo é aparafusado com uma conexão roscada. Um tubo curto está localizado dentro do corpo, através do qual a água contaminada de uma pia ou pia entra no frasco. Na parte superior dela existe uma tomada de saída, conectada por uma conexão roscada a um tubo de descarga, que, por sua vez, é conectado a um tubo de esgoto.
O modelo da garrafa é assim: a água suja pelo orifício de drenagem da pia entra no corpo do sifão, daí, pelo orifício superior, vai para o cano do ramal, por ele - para a rede de esgoto. Ao mesmo tempo, os resíduos sólidos depositam-se no fundo do frasco de vidro e não entram no sistema de drenagem geral. É no frasco que a água se acumula e se forma um selo d'água, que não permite que os odores do esgoto entrem no ambiente.
Para retirar os resíduos do sifão, desenrosque o frasco e sacuda os resíduos que aí se acumularam. Também é aconselhável limpar a cavidade entre o corpo e o tubo curto, às vezes também fica entupido com depósitos de gordura e não permite que a água suba para o orifício de drenagem superior.
No final da limpeza, o frasco é aparafusado, a água é ligada e a estanqueidade da conexão é verificada. A limpeza do sifão da garrafa não requer ferramentas de chaveiro e é realizada inteiramente à mão. A função de vedante para conexões roscadas de sifões de garrafas é realizada por meio de um acoplamento, que permite dispensar o uso de gaxetas e outros materiais necessários para a formação de uma conexão estanque. Graças a isso, mesmo as donas de casa podem lidar com a limpeza de tal modelo.
Sifões ondulados
Até recentemente, eles eram considerados os mais populares e eram amplamente usados para conectar pias e pias. O dispositivo é apresentado na forma de um tubo ondulado curvo feito de materiais macios e capaz de mudar facilmente de forma. Em seção, o dispositivo é uma estrutura oca em forma de zigue-zague com conexões roscadas em suas extremidades, com a ajuda da qual é conectado a encanamentos e canos de esgoto. O processo de instalação do sifão é simples e consiste na execução sequencial de várias etapas.
Primeiro, uma unidade para drenar a água é conectada ao ralo da pia usando as juntas incluídas na embalagem do sifão. A extremidade inferior da conexão corrugada é fixada em um T que vai para o cano de esgoto, e a extremidade superior é conectada ao cano de drenagem que sai da pia. Em seguida, o sifão recebe a curvatura desejada, o que garantiria a formação de um tampão de água - um selo d'água.
Recomenda-se fazer a curva mais acentuada, caso contrário não será possível criar a pressão necessária e os odores de esgoto penetrarão na divisão.
Sifões de tubos
São tubos dobrados em forma de S ou U e de tamanho compacto. O projeto do encaixe inclui a parte superior, que é fixada na banheira (pia) com um parafuso especial, a parte intermediária da forma curva e a parte inferior - projetado para conectar o sifão à tubulação de esgoto. A montagem e instalação dos dispositivos é realizada com porcas de aperto e O-rings. Acessórios deste tipo não são recomendados para instalação em cozinhas devido à sua tendência para acumular depósitos de gordura rapidamente em um joelho fixo. Desmontar e limpar modelos de tubos é um processo trabalhoso e demorado, por isso são usados com mais frequência em banheiros.
Sifões planos
Projetado para instalação sob banheiras e chuveiros e caracterizado pela simplicidade de design e dimensões reduzidas. Tais dispositivos consistem em uma caixa plana, na parte superior da qual existem aberturas de entrada e saída. Um deles é conectado a uma mangueira que sai do orifício de drenagem da banheira e o segundo é conectado a um tubo ramal conectado ao tubo de esgoto. A pequena altura do sifão plano é suficiente para criar o efeito de uma vedação de água, mas categoricamente não se destina ao acúmulo de resíduos de alimentos e detritos sólidos. Portanto, não é recomendável instalar modelos planos na cozinha.
A próxima característica pela qual os sifões são classificados é a forma como a válvula é fechada. De acordo com este critério, modelos manuais e automáticos são diferenciados.No primeiro caso, a válvula é fixada em uma corrente, e o fechamento / abertura do orifício de drenagem é feito manualmente. Os sifões com válvula automática são dotados de um sistema que se organiza e funciona da seguinte maneira: uma válvula de fundo localizada no orifício de drenagem é conectada por uma série de hastes móveis a uma alavanca de controle localizada na torneira. Ao pressionar a alavanca, a válvula se abre e a água flui livremente para o sifão e depois para o sistema de esgoto. Os modelos mais caros vêm com uma válvula inferior click-clack e são equipados com um sistema de estouro.
Critérios de escolha
Antes de proceder à aquisição de um sifão, é necessário decidir sobre o tipo de construção. Portanto, se for escolhido um modelo de pia de cozinha, então é melhor optar por um aparelho tipo garrafa com um tubo de ramificação de pelo menos 40 mm de diâmetro. Essa exigência se deve ao fato de que grandes volumes de água com alto teor de gordura e resíduos de alimentos passam pelo sifão da cozinha. Isso causa o entupimento rápido do aparelho e requer limpeza frequente. Portanto, quanto maior for o diâmetro interno, menos frequentemente ele terá que ser desenrolado e limpo.
Se o sifão for escolhido para uma banheira com pernas curtas ou uma cabine de duche, então é melhor comprar um modelo reto plano. Tal dispositivo caberá perfeitamente em um espaço estreito e, apesar de suas pequenas dimensões, criará a vedação de água desejada.
O próximo critério de seleção é o material do sifão. A opção mais prática e confiável são os modelos de plástico. Eles, via de regra, são equipados com o conjunto necessário de juntas e vedações, possuem uma estrutura simples e são montados sem o uso de ferramentas hidráulicas. Além disso, muitas amostras de plástico são equipadas com tubos adicionais que permitem conectar vários encanamentos ou eletrodomésticos ao sifão de uma vez. Mas, apesar de seu alto desempenho e longa vida útil, as amostras de plástico parecem rústicas e muitas vezes podem não se encaixar em designs modernos de cozinhas ou banheiros.
Nesse caso, espetaculares modelos de aço inoxidável com um belo acabamento cromado e formas lacônicas virão em seu socorro. Esses sifões são montados um pouco mais complicados do que os de plástico, no entanto, eles parecem muito mais elegantes e nobres. Os modelos de latão não parecem menos atraentes. Eles também são frequentemente banhados a níquel e têm uma longa vida útil. A vantagem dos modelos de metal é uma superfície interna absolutamente lisa que não retém depósitos de gordura e pequenos detritos.
A escolha competente, a instalação correta e a manutenção oportuna do sifão garantirão uma operação longa e sem problemas das instalações hidráulicas e de todo o sistema de esgoto.
Para saber como funciona o sifão, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.