Sifões de encanamento: tipos e dicas para escolher
Os sifões são parte integrante de todas as unidades de encanamento projetadas para drenar a água usada. Com a ajuda deles, banheiras, pias e outros aparelhos são conectados ao sistema de esgoto. Eles também servem como um obstáculo à penetração de odores de esgoto dentro de casa e são uma barreira contra a contaminação de canos de esgoto com todo o tipo de lixo.
Variedades e dicas para escolher
Sifões são unidades feitas na forma de tubos dobrados. Com base nas leis físicas das propriedades de um líquido, esses dispositivos desempenham a função de um selo d'água, onde uma curva especial cria um ambiente aquático com um espaço de ar. Dependendo dos dispositivos de encanamento a que se destinam, esses dispositivos diferem estruturalmente e no material de fabricação.
Esses dispositivos são feitos de plástico e metais não ferrosos e são estruturalmente divididos nos seguintes tipos.
- Tubular. Com a forma de um tubo curvo U ou S.
- Ondulado. São produtos plásticos constituídos por elementos de conexão e uma mangueira corrugada para conexão ao esgoto.
- Engarrafado. Consistem em um tanque de decantação, que pode ser desrosqueado do fundo em caso de contaminação, e uma tubulação conectada a uma tubulação de esgoto. A curvatura do tubo garante que o líquido permaneça permanentemente vedado, o que efetivamente protege contra odores desagradáveis.
Todas essas estruturas são feitas de materiais diferentes.
Plástico
Este é o tipo mais comum. Eles são duráveis e fáceis de usar, pois se prestam a uma montagem fácil sem ferramentas especiais. Fornece oportunidades ilimitadas para a limpeza sistemática de esgoto, não requer manutenção especial. A sua ligação ao esgoto é efectuada, via de regra, por ondulação. Isso estimula uma maior mobilidade das unidades de encanamento. Além disso, seu custo é bastante baixo em comparação com as contrapartes de metais não ferrosos.
Mas a instalação dessas unidades é considerada adequada com a localização oculta do sistema de drenagem, não violará a integridade e atratividade do projeto geral.
Os sifões de plástico praticamente não têm outras desvantagens.
Produtos de bronze e cobre
Duráveis e resistentes, são usados com base nos requisitos de projeto das salas onde a unidade de encanamento está instalada. Isso se aplica a bidês, pias e banheiras, onde um espaço aberto para comunicações de drenagem é fornecido para a rede de esgoto.
Estes produtos são bonitos e dão ao seu brilho um aspecto rico, mas requerem uma manutenção constante e cuidadosa., já que o cobre e o bronze oxidam e escurecem rapidamente em ambientes úmidos. Esses sifões são muito mais caros do que os de plástico e exigem uma localização exata do encanador para se conectar ao esgoto.
Dispositivos semelhantes são adquiridos para interiores nos quais outros acessórios correspondem a um estilo semelhante: toalheiros aquecidos, torneiras, porta-papel higiênico e outros.
Latão
Produtos confiáveis, mas muito caros. Na maioria das vezes, são produzidos em forma cromada. Isso permite que sejam usados em combinação com outros acessórios de banheiro com acabamento cromado, que atualmente é o mais comum.Eles também são usados em interiores que proporcionam um espaço aberto sob banheiros, pias e outros acessórios de encanamento. Ao contrário do bronze e do cobre, o latão cromado não requer cuidados especiais e limpeza com meios especiais.
Na hora de escolher um sifão, é necessário levar em consideração o local de sua instalação, uma vez que esses dispositivos possuem características próprias para a lavagem da cozinha e do banheiro.
- Na cozinha, utiliza-se a instalação oculta de equipamentos de encanamento e pias metálicas, portanto, é preferível uma conexão rígida dos drenos com o esgoto. Neste caso, os sifões tubulares de plástico são mais utilizados, o que permite utilizar soluções para a limpeza de canos de cozinha de depósitos de gordura.
- Nos banheiros, com instalação oculta em lavatórios, são utilizados dispositivos tipo garrafa feitos de materiais poliméricos.
Para instalações abertas, sifões de metais não ferrosos são usados de acordo com o projeto da sala.
Recursos de uso para um bidê
O sifão do bidê executa funções padrão, como todos os dispositivos de drenagem:
- drenagem desobstruída;
- proteção contra entupimento;
- proteção contra odores desagradáveis.
Para bidês, são usados dispositivos tubulares ou tipo garrafa.
Com um sistema de drenagem oculto, são utilizados produtos plásticos.
Conectar um bidê a um esgoto tem alguns recursos:
- o dispositivo a ser instalado deve corresponder exatamente ao diâmetro das conexões de saída e entrada para garantir a estanqueidade da junta de esgoto;
- a vazão do sifão deve suportar a pressão da água drenada, evitando o transbordamento;
- você deverá prestar atenção aos ângulos de conexão dos tubos e, se necessário, instalar adaptadores com o ângulo e diâmetro desejados;
- o método de conexão do bidê e do sifão deve ser levado em consideração (a presença de um fio ou outra conexão).
O dispositivo de drenagem, que prevê estruturalmente vários fechamentos (serpentina), elimina a possibilidade de vazamento de odores do esgoto, mas só é adequado para instalação oculta de drenos de bidê. Os bidês, via de regra, são equipados com válvulas de fundo automáticas equipadas com mecanismos de drenagem giratórios.
Aplicação para banheira de acrílico ou ferro fundido
Esses dispositivos são inerentemente travas hidráulicas. Esses componentes de banho indispensáveis contêm dois componentes: um dreno e um transbordamento. Um transbordamento protege contra o excesso de água no tanque e um dreno fornece uma saída de água para o esgoto.
Todas essas funções são combinadas em um dispositivo de encanamento chamado sifão. A fixação é mais frequentemente feita de duas maneiras:
- as extremidades de conexão das peças de drenagem e transbordamento são conectadas diretamente uma à outra e, em seguida, conectadas ao sifão;
- o dreno e o tubo de transbordamento são conectados em um ângulo ao sifão em conectores separados.
Dois tipos de banheiras são mais comuns: tipo S e tipo P. Os primeiros são redondos e os P são angulares. Em forma de P são projetados para conexão direta com saídas de esgoto. Nesta fixação, é indesejável o uso de tubos de drenagem corrugados, aqui são usados tubos retos. Este tipo é preferido para banhos de ferro fundido. Produtos do tipo S são comumente usados para banheiras de acrílico, enquanto a ondulação é recomendada para conexão com o esgoto.
Ao usar qualquer sifão, a presença de uma válvula de fundo neste dispositivo é incentivada. O material com o qual o sifão é feito é escolhido com base no fato de a instalação do equipamento de encanamento ser oculta ou aberta.
Dispositivo de válvula inferior
A válvula inferior de qualquer dispositivo de encanamento que permita a drenagem de um líquido tem uma função de fechamento. Na verdade, é uma rolha, mas funciona pressionando um botão ou uma alavanca.
As válvulas inferiores são mecânicas e automáticas e consistem em:
- parando o bujão de drenagem;
- alavanca ou botão de controle de drenagem;
- raios conectando o mecanismo de controle (botão ou alavanca) com o bujão de drenagem;
- um sifão por onde é feito o escoamento para o esgoto;
- componentes roscados para conexão.
A válvula mecânica é baseada em uma mola simples. Ele se conecta diretamente ao orifício de drenagem. Essas válvulas são fáceis de instalar, confiáveis e baratas, mas para usá-las é necessário abaixar a mão dentro da caixa d'água, o que nem sempre é confortável, principalmente em pias de cozinha. Portanto, eles são instalados principalmente em lavatórios.
Existem dois tipos de dispositivos automáticos: com e sem estouro. As válvulas de transbordamento são instaladas em pias e outros tanques onde há um orifício correspondente. Eles têm um ramal adicional para evitar o transbordamento do reservatório com água. São acionados por meio de uma alavanca ou botão localizado sob a pia ou bidê.
Existem válvulas de fundo com um botão lateral que se encaixam no orifício de descarga apropriado para uma pia, bidê ou outros acessórios sanitários. Ao instalar este dispositivo, preste atenção à integridade das juntas.
As conexões devem ser estanques e evitar vazamentos durante a instalação manual, pois no uso de ferramentas existe o risco de danos à válvula e ao próprio banheiro.
Para obter informações sobre como montar e instalar um sifão de banho, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.