Sifão para mictório: tipos e sutilezas de escolha
O sifão para o mictório pertence à categoria de equipamento sanitário que proporciona uma drenagem eficaz da água do sistema e cria condições para seu escoamento para o esgoto. A forma cuidadosamente projetada da peça elimina o fluxo de massas de ar do sistema de esgoto, "travando os odores desagradáveis com uma fechadura". Assim, para além da sua função básica, o sifão também serve de obstáculo ao aparecimento de aromas específicos no espaço de banho.
A escolha de um mictório para o interior de uma casa ou espaço público é bastante justificada. Os modelos modernos de equipamento de encanamento eliminam os excessos de água, ocupam um mínimo de espaço, têm uma aparência esteticamente agradável e permitem diversificar significativamente o design do espaço. Em um banheiro de hóspedes ou em um banheiro privativo, um mictório com um tipo de sifão oculto ou aberto será mais do que apropriado. Mas como escolher e instalar esta peça corretamente no sistema de encanamento de sua casa?
Peculiaridades
Um sifão para um mictório é um elemento de montagem em forma de S, U ou garrafa, em cujo desenho há sempre uma parte curva cheia de água. A armadilha de odores resultante permite a formação de um obstáculo no caminho de vários odores. Além disso, ao ser instalado no tubo de ligação do mictório e fixado na saída do esgoto, permite o escoamento dos líquidos que entram no sistema principal ou autônomo.
O sifão instalado na estrutura do equipamento sanitário pode ter saída horizontal ou vertical. Se houver possibilidade de instalação oculta, é recomendável usar esta opção, pois ocupa pouco espaço no espaço da sala. Para sistemas de parede, existem instalações especiais que se escondem por trás de todos os elementos de instalação da estrutura.
Outro propósito importante de um sifão de mictório é filtrar os detritos que entram no dreno. Esta função é especialmente importante em banheiros públicos, onde o uso de equipamentos de drenagem costuma ser acompanhado de imprecisão por parte dos visitantes. Partículas de detritos que se acomodaram no corpo do elemento de vedação hidráulica são fáceis de alcançar e remover.
Se você excluir o sifão do projeto geral, é altamente provável que o tubo simplesmente entupir com o tempo.
Variedades
Todos os sifões mictórios produzidos hoje, de acordo com as peculiaridades da drenagem da água, são subdivididos em vários grupos:
- clássico de uma peça;
- separado (montado e selecionado adicionalmente);
- sifões de cerâmica e polietileno concebidos para canalizações com corpo alongado (também disponível com opção de ligação monobloco).
É importante considerar que a maioria dos modelos de piso maciço de acessórios hidráulicos para banheiros masculinos possuem inicialmente um sistema de drenagem embutido. Não requer instalação adicional de um sifão, ele descarrega ralos de entrada conectando-se diretamente ao esgoto. A direção da liberação também é importante. O horizontal é destacado na parede, é usado principalmente em modelos com montagem pendente. A saída vertical conecta-se diretamente ao tubo de drenagem do piso ou é desviada para a parede usando acessórios adicionais.
Tipo de construção
Os tipos de sifões para mictórios também levam em consideração o desenho do sistema.Opções flexíveis de polietileno são instaladas onde a distância entre o dreno e a entrada é muito grande. A versão tubular de plástico tem dimensões rígidas e fixas, em forma de S ou U e pode ser instalada em formato aberto. Além disso, os produtos deste tipo também são feitos de metal - ferro fundido ou aço, podendo ser utilizada uma versão cromada.
O elemento embutido geralmente é de cerâmica, feito de um composto especial para encanamento. Ele está localizado no corpo do mictório, o que garante alta funcionalidade e rendimento. Porém, em caso de problemas de entupimento, todo o conjunto de equipamentos deverá ser desmontado.
O sifão da garrafa pode ser feito de metal (geralmente o cromo é usado como revestimento) ou de plástico. Ele tem uma saída inferior, na maioria das vezes é montado abertamente devido ao design volumoso da vedação de água e elementos de tubulação
Sifões de vácuo
Sifões de vácuo para mictórios são considerados separadamente. Eles têm um sistema de válvula de caracol embutido. Normalmente, esses dispositivos são produzidos para instalação embutida. A estrutura inclui um tubo de drenagem, um colar de vedação e um selo d'água. A saída é vertical ou horizontal, dependendo das características da versão selecionada, estão disponíveis modelos para escoamento de até 4 litros de água, para vários diâmetros de tubos.
O ambiente sem ar criado dentro do sifão de vácuo oferece proteção eficaz contra a penetração de odores desagradáveis ou estranhos, gases que se acumulam no sistema de esgoto.
Os modelos estão disponíveis com plugues que podem ser removidos de detritos acumulados sem desmontar todo o sistema.
Por método de instalação
As características da instalação do sifão também são de grande importância. Pode ser de dois tipos.
- Escondido. Nesse caso, parte do sifão e da tubulação é instalada na parede ou escondida atrás dos elementos estruturais do próprio mictório. Em alguns casos, é utilizada uma instalação especial, uma espécie de revestimento decorativo que esconde detalhes não muito estéticos do forro e das conexões de drenagem.
- Abrir. Aqui o sifão é retirado, permanece visível, é conveniente desmontá-lo ou repará-lo quando for detectado um bloqueio. Na maioria das vezes, os tipos de garrafas de travas hidráulicas são montados de forma aberta.
Como escolher?
As nuances da escolha de um sifão para o mictório estão intimamente relacionadas às características e à finalidade desse componente do sistema de encanamento.
- Certifique-se de levar em consideração as características do sistema de drenagem. O diâmetro dos furos de montagem deve coincidir totalmente com seus indicadores, encaixar perfeitamente, evitando vazamentos. Se for usada uma marca específica de encanamento, vale a pena considerar as recomendações do fabricante para a seleção dos componentes. Dimensões padrão: 50, 40, 32 mm.
- Um parâmetro importante é a altura do selo d'água. Nos modelos de sifão, onde o escoamento é feito constantemente, os volumes de água são bastante grandes. Uma armadilha de alto odor ajudará a evitar problemas com a penetração de odores do esgoto nas instalações.
- A cor também é importante. Se todo o encanamento for feito na mesma faixa, então o elemento de drenagem de piso aberto e bastante volumoso também pode ser mantido em uma solução de cor semelhante. O pretensioso design interior exclui a possibilidade de instalação de soluções de orçamento.
É comum substituir o sifão branco por metal cromado, que parece mais apresentável.
Na hora de escolher, deve-se levar em consideração também o material, pois ele interfere na vida útil e nas características de resistência do produto. As variedades de plástico são feitas de polipropileno ou PVC. Entre as vantagens desta solução estão:
- alto nível de resistência à corrosão;
- higiene, a capacidade de resistir ao contato prolongado com um ambiente úmido;
- Excelente capacidade de fluxo - Interior liso sem retenção de detritos.
É importante compreender que os materiais poliméricos não são adequados para instalação aberta. Isso é especialmente verdadeiro para sifões em revestimentos flexíveis, com uma seção ondulada.
Não são recomendados para uso em mictórios públicos, onde as estruturas poliméricas podem ser danificadas por manuseio descuidado.
Os sifões de metal, aço ou ferro fundido são caracterizados por uma maior resistência, para maior estética, são cromados na parte externa. Isso não afeta o desempenho do produto, mas permite que você obtenha uma aparência mais moderna do equipamento de encanamento.
Montagem
É possível montar o sifão vertical em um urinol de parede somente se tal saída for fornecida no encanamento. Para sistemas externos, é melhor optar por elementos cromados premium estéticos. Mas o plástico barato geralmente fica escondido atrás de painéis decorativos, em nichos de drywall.
O processo de instalação, que permite conectar um sifão, envolve o seguinte procedimento.
- Desmontando o antigo sistema. O procedimento deve ser realizado em uma sala livre, é melhor cobrir o chão com filme plástico.
- Preparando o tubo de drenagem para a instalação de novos equipamentos. O selante e outros meios de montagem são removidos, os vestígios de sujeira acumulados ao longo do tempo são eliminados.
- Montagem do sifão. Dependendo da instalação, ele pode ser primeiro conectado a um ralo ou a um mictório. O diagrama deve ser anexado ao próprio produto.
- Todos os acoplamentos e juntas de vedação do sistema, são verificados quanto à integridade e a montagem final do sistema é executada.
- Os testes são realizados, o sistema é conectado à rede de abastecimento de água, a água é alimentada no esgoto mecanicamente, automaticamente ou por gravidade.
A escolha e conexão corretas do sifão permite evitar perturbações no funcionamento do mictório, garante a preservação da integridade do sistema durante o funcionamento e evita o aparecimento de odores desagradáveis.
Uma visão geral do sifão de garrafa Viega 112 271 para um mictório no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.