Centeio como adubo verde: do plantio à colheita

Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Comparação com outros siderados
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Quando desenterrar?

Para obter uma colheita rica, você não precisa apenas de sementes de alta qualidade, mas também de um solo bem fertilizado. As tecnologias modernas permitem a aplicação de fertilizantes de vários tipos no solo, mas esse processo exige um grande investimento de tempo e dinheiro, embora haja uma alternativa mais simples. Desde os tempos antigos, as pessoas usam plantações, especialmente cereais, para enriquecer o solo. Graças ao plantio do centeio e ao uso dessa cultura como cobertura morta, é possível reabastecer o solo com todas as substâncias úteis.

Vantagens e desvantagens

O centeio é uma planta que não requer condições especiais para crescer. Ele pode ser cultivado em qualquer solo, mas a cultura precisa de irrigação regular devido ao seu sistema radicular raso. Além do uso alimentar, este cereal pode ser considerado como fertilização conveniente e econômica.

Quaisquer aditivos usados ​​para enriquecer o solo têm um custo bastante alto, enquanto um balde de centeio pode ser comprado por um centavo, e é o suficiente para plantar cinco hectares de terra.

A massa verde obtida dessa semeadura é capaz de fertilizar pelo menos meio hectare de solo semeado. Com custos mínimos para a semente, é possível obter um material nutritivo, que fertiliza parte significativa da área semeada.

Pelo uso correto e racional do centeio, para que adubo solo, você precisa saber sobre isso propriedades positivas e negativas. Vamos considerar os profissionais primeiro.

  1. Bons indicadores de resistência à geada, o centeio tolera facilmente as geadas e começa a crescer no início da primavera.
  2. Crescimento ativo do sistema radicular, que permite que a cultura espalhe e desloque as ervas daninhas rapidamente, tirando a umidade e os nutrientes delas.
  3. Possibilidade de fertilização com centeio várias vezes por safra. Recomenda-se desenterrar a massa verde com solo para decomposição e, com base nisso, você pode criar um fertilizante líquido para regar as mudas.
  4. Compatibilidade com leguminosas e culturas crucíferas, a capacidade de usar para várias plantas em sua casa de verão.

Os prós do centeio são óbvios, mas também existem desvantagens na cultura que não podem ser ignoradas.

  1. Um aumento no número de pragas no local. Wireworms e larvas de click besouro são freqüentemente encontrados em campos de centeio, o que significa que eles podem entrar no jardim com a planta e causar danos às batatas e outras colheitas. Para prevenção, recomenda-se plantar mostarda com centeio, que protegerá o centeio e será um aditivo útil como siderat.
  2. A necessidade de rega, por isso se recomenda plantar centeio no outono, quando a precipitação é máxima e o solo está bem umedecido. O plantio de centeio na primavera força a mudança do plantio de outras safras para uma data posterior.

O centeio tem muito mais lados positivos, então se for usado corretamente, você pode obter um solo solto rico em nutrientes, no qual todas as plantações de jardim crescerão com sucesso. Graças ao uso do centeio, é possível realizar as seguintes tarefas.

  1. Torne o solo mais solto devido ao sistema radicular altamente desenvolvido da planta. Após a colheita do centeio, a estrutura do solo fica muito melhor.
  2. Livre-se das ervas daninhas do site.
  3. Enriquecer o solo com húmus e nutrientes devido à reação das bactérias do solo e a parte verde do adubo verde.
  4. Evite o congelamento do solo, retendo a neve e formando uma camada protetora adicional contra o gelo.

O plantio do centeio em solos férteis permite repor a composição mineral e enriquecê-la, principalmente após o cultivo de raízes.

Comparação com outros siderados

Usar o centeio como adubo verde não é a única opção. Outro cereal com propriedades semelhantes seria a aveia. Para determinar qual opção é melhor, vale a pena compará-los.

  1. O centeio é considerado uma cultura mais produtiva do que a aveia, cresce rapidamente e se espalha por toda a área de cultivo. Uma vantagem adicional pode ser considerada a presença no sistema radicular de substâncias que permitem lutar ativamente contra ervas daninhas e pragas. Se o centeio for semeado no outono, o local pode ser usado durante a entressafra, o que é muito conveniente.
  2. A robustez do inverno do centeio excede a resistência ao frio da aveia. Em invernos gelados, a aveia congela, enquanto o centeio dá um crescimento verde na primavera. Recomenda-se que a aveia seja semeada na primavera para protegê-la da geada.
  3. A vantagem da aveia pode ser considerada a facilidade de seu processamento e o valor nutricional da composição.

Qualquer adubo verde deve ser cultivado com sabedoria, com certeza observando o horário de desembarque e horário de coleta, caso contrário, os grãos presos no solo brotarão no momento em que não forem mais necessários. Isso transformará uma cultura útil em erva daninha.

Aterrissagem

Dependendo da finalidade, o centeio pode ser semeado em épocas diferentes. As opções de maior sucesso são o cultivo no final do verão, outono ou primavera. Para a Rússia central, o horário correto de pouso é considerado entre o final de agosto e a última semana de setembroquando a safra já está colhida, mas a temperatura permite que a safra plantada comece e germine. Esta opção ajuda a melhorar as condições do solo, torná-lo mais solto, reter água e neve de forma eficaz no outono e no inverno.

Bons indicadores da resistência do centeio às geadas tornam possível o plantio desta cultura no final do outono. O centeio de inverno é semeado após a colheita das cenouras, beterrabas e repolho.

A época ideal para este procedimento é o período entre o final de outubro e o início de novembro. Se você quiser plantar uma variedade de centeio de primavera, a melhor estação para isso será a primavera. Recomenda-se que a semeadura desta cultura seja realizada entre as canteiras ou nas áreas onde não está previsto o cultivo na nova safra.

O plantio do centeio pode ter características próprias, que dependem da época de semeadura e das características do solo.

  1. A semeadura do centeio é feita em áreas livres das lavouras ali cultivadas, mas pode-se semear linhas individuais a uma distância de 15 cm ou colocar sementes em áreas livres.
  2. Se a semeadura for realizada em solo gravemente esgotado, recomenda-se a aplicação de 20 g de nitrophoska por metro de solo para enriquecimento.
  3. Para o crescimento de uma cultura, é necessária umidade no solo. Se o solo estiver seco, e de acordo com as previsões, não há previsão de chuva, então antes de plantar o grão é necessário umedecer o solo.
  4. É necessário plantar centeio densa: para cem metros quadrados, deve-se usar de 2 a 2,5 kg de grãos. Ao escolher os locais para a semeadura, deve-se evitar a área próxima às árvores frutíferas, pois o centeio absorverá ativamente a umidade delas, o que prejudicará o crescimento e a frutificação das árvores. A profundidade ideal para grãos é de 2 a 5 cm, para a qual você pode usar um ancinho ou dispositivos de semeadura especiais.

Para que o centeio cresça bem e rapidamente, bem como fertilize totalmente o solo durante a cobertura morta, é melhor plantar a semente do ano passado, pois os grãos jovens conterão poucas propriedades úteis.

Para o pleno crescimento de uma cultura e sua utilização como adubo verde, é importante poder cuidar bem dela.

Cuidado

Se a safra foi plantada no outono, então, depois que a neve derreter, seu crescimento ativo começará. Na primavera é necessário cortar mudas, deixando no máximo 5 cm de altura, e também afrouxar bem o solo.Assim que o local estiver preparado e as condições climáticas estiverem suficientemente estáveis, pode-se iniciar o plantio da safra principal.

As seguintes atividades de poda de adubo verde devem ser realizadas no momento em que ele começa a crescer ativamente e sombreia as plantas do jardim. Para obter um bom fertilizante, os caules devem ser aparados antes que os botões apareçam, caso contrário, eles se tornarão densos e difíceis de processar.

Cereais de inverno devem ser ceifadosquando sua altura atinge 30 cm e acima. Recomenda-se realizar cavando o solo depois que a neve derrete, quando há tanta umidade quanto possível no solo, o que vai acelerar a decomposição do centeio. Se o inverno for seco e não choveu na primavera, você deve umedecer o solo por conta própria e depois ará-lo.

Quando desenterrar?

Para tirar o máximo proveito do centeio, é importante desenterrá-lo a tempo. Recomenda-se arar a cultura entre de março a abril, enquanto a planta ainda não produziu sementes e não foi semeada no solo. Se você cavar um canteiro a tempo, o centeio consegue transferir todas as substâncias úteis para o solo, enriquecendo totalmente sua composição. Para este trabalho, recomenda-se o uso de:

  • picador;
  • pá;
  • cultivador;
  • aparador;
  • cortador plano.

Para obter uma boa fertilização, é necessário cortar a parte verde da planta e desenterrá-la com o solo, aprofundando o adubo verde em 10-15 cm para solos bons e leves e 5-10 cm para solos pesados. É melhor usar um equipamento especial para esse trabalho, porque é bastante difícil fazê-lo manualmente.

Depois de cortar a parte verde do centeio, as raízes podem ser deixadas no solo, pois começarão a apodrecer por conta própria.

Após 2-3 semanas, é recomendável soltar o solo no local de plantio do centeio, após o qual você pode plantar hortaliças em um local enriquecido com substâncias úteis.

Se os brotos de centeio crescerem das raízes, você pode cortá-los novamente e fazer um fertilizante verde com base neles, o que é bom para as mudas. Outra opção para obtenção de fertilizantes é colheita de broto de palha, quando queimada, obtém-se cinzas nutritivas, que contêm 14% de potássio, 6% de fósforo e 10% de cálcio. Essas cinzas podem tornar o solo menos ácido. É melhor usado no cultivo do solo para batatas, tomates e outras culturas.

Para obter mais informações sobre as propriedades benéficas do centeio, como siderat, veja abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário