Aveia como adubo verde

Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Qual está certo?
  3. Época de semeadura
  4. Instruções
  5. Como coletar?
  6. Dicas e sugestões úteis

O terreno do jardim nem sempre cumpre todos os requisitos necessários, por exemplo, contém demasiada areia ou argila. É perfeitamente possível corrigir suas propriedades físicas com o plantio das chamadas safras de adubo verde. Estas plantas são especialmente concebidas para a preparação de húmus, que pode ter um efeito benéfico na composição do solo.

Vantagens e desvantagens

A aveia é uma cultura popular e frequentemente usada como um bom adubo verde. Tem muitas vantagens, mas também possui algumas desvantagens. Primeiro, vamos descobrir quais são as principais vantagens desta planta.

  • A aveia é barata. As sementes dessa safra são vendidas em diversos pontos de venda. Eles podem ser encontrados não apenas em pontos de venda especializados.
  • A aveia é rica em potássio. Este mineral é exigido pelas plantas para um crescimento rápido e saudável. É formado pela massa verde da aveia. Em mudas jovens, a porcentagem de potássio é aumentada em cerca de 3 a 5 vezes, portanto, muitas pessoas recorrem à ceifa de adubo verde sem esperar que as sementes amadureçam. O melhor solo depois da aveia pode ser para tomates, pimentões e berinjelas. Não vale a pena plantar batatas, pois haverá vermes em grandes quantidades. Parece de cereais.
  • Para obter nitrogênio em grandes quantidades, costumam recorrer a um tipo de plantio misto, combinando alfafa, ervilhaca ou trevo com cereais. Desta forma, os jardineiros podem ajustar de forma independente a porcentagem das substâncias necessárias.
  • O sistema radicular dos cereais pode produzir substâncias especiais no solo que ajudam a prevenir fungos e apodrecimento.
  • As raízes distinguem-se por uma estrutura lobular, devido à qual contribuem para o afrouxamento da camada fértil superior, tornando-a mais leve e "respirável".
  • A taxa de germinação das sementes de aveia é alta, o que interfere no crescimento ativo das ervas daninhas.

    No entanto, a aveia não é uma cultura ideal. Se você decidir cultivá-lo em seu local para usá-lo mais tarde como adubo verde, você deve saber se ele pode fazer algum mal.

    • A aveia é uma cultura que carece de riqueza de nitrogênio. A falta desta substância pode ser compensada se for adicionalmente introduzida no solo por conta própria. As plantas estão especialmente cientes da falta de nitrogênio na primavera, pois durante a preparação do local para a primavera é importante cuidar da saturação da camada fértil do solo com compostos de nitrogênio.
    • Se você mora em uma região onde o clima é quente e árido, plantar aveia aqui pode ser uma perda de tempo - nessas condições, essa cultura não crescerá bem, não criará raízes e simplesmente secará.

    É improvável que a aveia cause danos graves. Mas o residente de verão deve saber que a massa ceifada não pode ser enterrada em profundidade, pois isso pode levar à acidificação do solo e, em seguida, ao desenvolvimento de um ambiente patogênico. Certamente terá um efeito negativo no estado e na qualidade do solo, pode prejudicar os vegetais.

    Qual está certo?

    Muitos residentes de verão usam aveia como adubo verde. Freqüentemente, os jardineiros e jardineiros se perguntam que tipo de cultura é mais adequada para tal aplicação. O adubo verde amado pela maioria dos residentes no verão é a aveia do inverno. Esta safra pode levar a um excelente crescimento verde em um curto período.Por este motivo, os proprietários do local podem recusar-se com segurança a introduzir compostos orgânicos ou minerais.

    A aveia da primavera também pode ser usada como agente de jardinagem, mas lembre-se de que geralmente funciona como cobertura morta no início do verão. Uma colcha natural pode reter a umidade vital nos rizomas de plantio. Ao mesmo tempo, os insetos do solo se engajam gradativamente no processamento de resíduos vegetais, transformando-os em húmus.

    Do exposto, podemos concluir que a escolha do tipo apropriado de aveia deve ser baseada na estação do ano. Variedades de primavera e inverno são projetadas para diferentes estações.

    Época de semeadura

    A época de semeadura da aveia, que posteriormente será utilizada como adubo verde, pode ser diferente.

    • Primavera. A aveia é uma cultura fácil de cuidar e tolerante ao frio. É permitido semear no início da primavera, imediatamente após o aquecimento da camada de terra no local.
    • Outono. A aveia plantada no outono é geralmente cortada nos canteiros, adicionando um pouco de terra. Você não deve plantar quando as geadas vierem - você precisa fazer isso antes delas.

    Instruções

    Depois de cumprir o tempo de semeadura permitido, a próxima coisa que você deve estar ciente é como e quando cortá-la. Você deve agir estritamente de acordo com as instruções para não cometer erros. O procedimento vai depender da época.

    Na primavera

      Você não deve esperar o momento em que o solo estiver completamente seco. A aveia adora umidade, então geralmente é plantada sem esperar que o solo seque. Um volume de água suficiente garante um bom e rápido crescimento da colheita de cereais e, com isso, um rápido crescimento da massa verde. Por esta razão, se o tempo for seco na primavera e no verão, deve-se providenciar regas mais frequentes.

      A aveia amadurece rapidamente. Depois de 30-40 dias, no caso de semeadura no início da primavera, será possível removê-lo antes que cheguem os valores de alta temperatura.

      No outono

      Se você decidir semear adubos verdes no outono, pode fazer isso imediatamente após limpar o local. Antes de começar, é preciso preparar bem o território: tirar do solo os rizomas de ervas daninhas perenes, livrar-se de todo o lixo. As sideratas são plantadas como grama - tanto a granel quanto em fileiras. Este ou aquele método deve ser aplicado de acordo com o planejamento e subsequente cultivo de outras culturas.

      A aveia, como futuro adubo verde, pode ser semeada no início do outono, antes que as geadas cheguem. É importante apenas calcular o tempo que levará para seu crescimento, pois, embora seja resistente ao frio, geadas severas definitivamente não o beneficiarão. Portanto, nunca é semeado antes do inverno, como pode ser feito com o centeio.

      No outono, a semeadura costuma ser feita a granel, tendo previamente misturado as sementes com areia. Após a semeadura, o solo deve ser nivelado com um ancinho. Se o tempo estiver seco, a área semeada pode ser regada.

      Como coletar?

      De acordo com as normas, é recomendável cortar a safra de grãos em questão no momento em que houver tempo de acumular a massa verde. Somente durante o período de floração, a quantidade máxima de elementos úteis concentra-se nas plantas de adubo verde. No caso da aveia, isso ocorre nas fases iniciais do corte. Cortado o adubo verde, ele é jogado no solo como cobertura morta, misturado ao solo, cortando as raízes a uma profundidade de 5-7 cm.

      Os cereais que foram plantados na primavera devem ser ceifados no máximo 2 semanas antes do plantio das frutas e vegetais. Isso se deve ao fato de que todas as plantações emitem elementos tóxicos - colins, que podem oprimir todas as outras mudas. Algumas semanas são suficientes para que as substâncias perigosas se desintegrem e penetrem nas camadas profundas da terra sem prejudicar o resto das plantações.

      Também é permitido não cortar a safra de cereais - durante o inverno, haverá tempo de apodrecimento, com o qual se forma o fertilizante necessário. Basta uma lavra para picar e misturar a aveia com o solo.

      Na primavera, assim como no outono, faz sentido cortar a massa verde crescida e colocá-la na superfície da terra. Os verdes apodrecerão gradualmente, alimentando o solo com componentes orgânicos. Você pode misturar um pouco a aveia ceifada com o solo até uma profundidade de apenas alguns centímetros, no máximo, para não prejudicar as mudas ao redor. Na primavera, em um local bem fertilizado com adubo verde útil, é necessário cavar certos locais para o plantio planejado.

      Se a safra de aveia saiu muito rica, é melhor mover o excedente para uma cova de compostagem ou colocá-lo nas canteiras no outono que precisam de fertilizantes adicionais.

      Para se decompor mais rápido, é permitido recorrer ao derramamento de composto EM.

      Dicas e sugestões úteis

      Muitos residentes de verão usam aveia como adubo verde. Se feito corretamente, você pode obter um fertilizante muito bom e natural que apresenta alta eficiência. Considere algumas dicas úteis para a autopreparação de uma safra de cereais para uso como componente de adubo verde.

      • Se você decidir lançar mão da semeadura de cereais no verão, é melhor recusar essa ideia. A aveia não gosta do calor e não o tolera muito bem. Espere até o outono ou primavera.
      • A aveia pode muito bem ser um bom precursor para outras culturas populares que não sejam de cereais. A colheita das massas verdes, que foi semeada em 2,5 hectares, pode ser equiparada a 500 kg de estrume.
      • Antes de plantar sementes de aveia no local, recomenda-se prendê-las previamente em uma solução com permanganato de potássio por no máximo 20 minutos. Em seguida, são lavados em água fria e um pouco secos.
      • Se você decidir plantar aveia no local, vale a pena considerar que seus rizomas fibrosos costumam se tornar um local atraente para vermes. Por este motivo, a proximidade de tubérculos deve ser evitada, e possíveis riscos podem ser neutralizados com mostarda.
      • Ao plantar aveia, lembre-se de que este cereal não foi projetado para suportar altas temperaturas. Se o tempo estiver quente e seco, não se esqueça de regar as plantações para que se sintam mais confortáveis.
      • Plante sua aveia com cuidado durante o outono. É aconselhável prever com antecedência quanto tempo será gasto no desenvolvimento das plantas. A exposição a temperaturas muito baixas também pode ser prejudicial para eles.
      • Depois de concluído o trabalho de colheita dos canteiros, é imperativo aplicar fertilizantes complexos de alta qualidade. Se sementes de aveia forem misturadas com ervilhaca, as doses de nitrogênio serão reduzidas em cerca de 50%. O tempero deve ser adicionado, uma vez que os siderados - aveia ou outros cereais - precisarão de ração completa no outono.
      • Ao plantar uma safra de cereal em um local, é aconselhável respeitar esta proporção: 200 g de grãos por cem metros quadrados. É permitido semear aveia tanto manualmente quanto com a ajuda de equipamentos especiais - cada morador de verão escolhe uma opção mais conveniente para si.
      • A aveia pode ser semeada com segurança, mesmo em solos empobrecidos. Esta cultura é despretensiosa e não requer "condições ideais de estufa". A aveia é freqüentemente plantada em áreas sombreadas da parcela, onde se dá bem.
      • Para melhorar ainda mais as propriedades da massa verde, recomenda-se o plantio de aveia junto com leguminosas.
      • Não devemos esquecer a rega correta e suficiente da aveia em todas as condições meteorológicas. Se você regar a plantação muito esparsamente, será muito mais difícil cultivá-la.
      • A aveia não deve ser usada como adubo verde para outros cereais. Eles são fortemente desencorajados a fertilizar trigo sarraceno, cevada ou trigo.
      • Se, após o plantio da aveia, as mudas não "eclodirem" por um longo tempo, você pode fazer um enfeite de cobertura adequado. Nesses casos, o nitrato e o superfosfato são altamente eficazes. O siderat não precisará de outros cuidados.
      • As sementes de aveia podem ser compradas não apenas em várias cadeias de varejo onde são vendidos produtos de jardinagem, mas também no mercado.

      Para mais informações sobre como usar aveia como adubo verde, veja o próximo vídeo.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário