Visão geral do adubo verde antes do inverno e sua semeadura

Contente
  1. Peculiaridades
  2. O que você pode semear?
  3. Regras de semeadura
  4. Eu preciso desenterrar?

Não, mesmo as terras mais férteis são capazes de trazer colheitas impressionantes de ano para ano - mais cedo ou mais tarde acabam os valiosos minerais e as safras começam a diminuir. O problema pode ser resolvido com a ajuda da rotação de culturas (mas isso implica ociosidade do solo) ou com a introdução de fertilizantes químicos, que também não são muito bons - você pode exagerar com "química". É muito melhor seguir o caminho natural, plantando aquelas plantas que podem enriquecer o solo com os minerais em falta. Essas plantas são chamadas apenas de siderados.

Peculiaridades

Ao contrário do procedimento clássico de rotação de culturas, os adubos verdes são bons porque não implicam "descanso" de quaisquer parcelas - eles são plantados no início da primavera, antes do plantio das safras principais, ou antes do inverno, após a colheita. Não há necessidade de se preocupar com o fato de que os adubos verdes de inverno não terão tempo de fornecer o efeito necessário antes do frio - eles se distinguem pela excelente germinação das sementes, aliada à capacidade de acumular massa verde rapidamente. O sistema radicular consegue soltar rapidamente o solo, e quando o adubo verde morre, ele se torna um fertilizante útil para o local.

Na verdade, o efeito benéfico do cultivo de adubos verdes em uma área aberta ou em uma estufa é muito mais amplo e diversificado.... Técnicos agrícolas experientes plantam a safra mais adequada para uma determinada situação e alcançam inúmeros outros resultados, além de realmente afrouxar o solo ou aumentar a fertilidade. A escolha correta do adubo verde permite espantar muitas pragas e desinfetar o solo de algumas doenças, tais plantas são capazes de proteger a microflora benéfica da geada e até mesmo proteger as camadas superiores do ressecamento na primavera.

Além disso, em todos os casos, o plantio de adubo verde custa menos ao agricultor do que qualquer outra forma de atingir esse objetivo.

O que você pode semear?

A lista de adubos verdes potenciais é bastante impressionante - inclui cerca de trezentas espécies de várias plantas, e a maioria delas pode ser usada como sub-invernos. Para melhor memorização e orientação segura, é mais fácil dividi-los imediatamente em famílias de acordo com a classificação biológica.

Chamamos sua atenção imediatamente para o fato de que algumas famílias consistem apenas de plantas cultivadas, enquanto outras incluem tanto adubo verde quanto plantações maduras. No segundo caso, a seleção de adubo verde deve ser razoável: as espécies relacionadas têm aproximadamente o mesmo efeito na composição mineral do solo, portanto tremoço, ervilhaca e trevo condicionais, que são clássicos do cultivo de adubo verde, não podem ser plantados antes do plantio ervilhas, feijões ou feijões - isso só vai esgotar o solo ainda mais. ...

Se você não tem certeza sobre o grau de possível relação entre o adubo verde interessado e a cultura potencial, você deve encontrar sua pertença a uma determinada família em livros de referência ou na Internet e comparar entre si.

Leguminosas

As culturas da família das leguminosas são talvez o adubo verde mais famoso, e quase todas as espécies são adequadas para o papel de uma planta tão útil. Além dos previsíveis feijões, ervilhas, feijões e soja, isso inclui tremoço, trevo e ervilhaca. Todas essas plantas são indiferentes ao frio repentino, além disso, distinguem-se pelo rápido crescimento de folhas carnudas, que no futuro se tornarão um valioso fertilizante. Devido à resistência à geada, o plantio de sideradas leguminosas é possível no início da primavera e ainda mais no outono. Além disso, cada tipo traz seus próprios benefícios específicos:

  • o próprio feijão é conhecido como poderoso produtor de nitrogênio necessário ao crescimento de muitas plantas, mas se for necessário enriquecer o jardim com minerais de forma complexa, deve-se diluí-lo com os parentes mais próximos: ervilhaca e ervilha;
  • A ervilhaca é valorizada acima de tudo como um enriquecedor de oxigênio do solo, sua contribuição para a riqueza de matéria orgânica também é muito importante, ao mesmo tempo que vai bem com adubos verdes como o trigo ou o centeio;
  • para saturar o solo com potássio, é mais razoável plantar trevo;
  • o tremoço enriquece generosamente a terra com substâncias orgânicas - acredita-se que ele lida com essa tarefa quase melhor do que o estrume;
  • A alfafa como adubo verde é uma alternativa poderosa ao uso de fertilizantes de nitrogênio fosfato.

Repolho

Ninguém usa o próprio repolho como siderat, mas seus parentes mais próximos costumam desempenhar esse papel: colza, mostarda, raramente estupro. A mostarda e a colza não produzem tantas folhas quanto o repolho, mas ainda assim produzem massa verde com bastante eficiência. Uma vantagem separada dessas plantas de adubo verde em particular é que seu cheiro é muito desagradável para algumas pragas, incluindo o verme.

Quanto ao componente mineral dos benefícios desse adubo verde, o aumento do teor de fósforo e enxofre é mais perceptível do que outros.

Salsão

Entre os representantes desta família, não existem siderados óbvios, mas existem muitas plantas cultivadas: cenoura e endro, salsa e aipo, nabo e sementes de cominho. De acordo com o requisito geral para a seleção de um tipo específico de adubo verde, é inaceitável utilizar como adubo verde uma planta da mesma família, à qual pertencem as espécies cultivadas futuramente. Respectivamente, aipo são despretensiosos na escolha do adubo verde.

Solanaceae

A situação com as beladonas assemelha-se à que se desenvolveu com o aipo acima descrito - esta também é uma família predominantemente cultural, e de forma alguma uma adubo verde. Provavelmente, nenhuma cozinha moderna pode prescindir dessas safras, porque isso inclui batatas, tomates, pimentões e berinjelas.

No entanto, não há nenhum adubo verde real na lista e, para o cultivo das safras acima, isso é uma grande vantagem, o que significa que não há restrições estritas ao possível adubo verde.

Hidrófilos

Phacelia é o único adubo verde popular neste grupo, mas é bom para lidar com tarefas de todos os tipos e níveis de dificuldade. Em primeiro lugar, essa planta tem uma disposição completamente despretensiosa em termos de seleção de solo - ela cresce igualmente bem sob o sol forte, que literalmente ama, e em relativa sombra parcial. Phacelia não se assusta com geadas, enquanto não perde sua germinação mesmo com 4 graus de calor. A única coisa a ter cuidado com a phacelia é com a irrigação abundante - o adubo verde é suscetível a doenças fúngicas que se desenvolvem apenas em condições de umidade excessiva.

Phacelia é plantada apenas em solo solto, e pela atenção às suas necessidades, estou pronto para agradecer ao agricultor com uma série de melhorias para seu jardim. Esta planta fixa o solo de forma confiável em uma posição estável, evitando a erosão, e ao mesmo tempo não permite que ele seque, bem como não permite que substâncias úteis sejam lavadas dele. Devido à fcelia, o estoque de substâncias valiosas no solo só aumenta, sendo muitas vezes plantado junto a outras culturas, pois o adubo verde universal combate a podridão e promove o amadurecimento precoce dos frutos dos “colegas”. Surpreendentemente, a cultura de alguma forma entende onde estão as plantas nocivas e apenas impede que estas cresçam.

A Phacelia também interessa na forma de plantar - as suas sementes são muitas vezes misturadas com areia para conseguir uma distribuição mais uniforme no jardim.

Ao mesmo tempo, a phacelia rala é um dos poucos adubos verdes que podem viver no canteiro ao mesmo tempo que a cultura principal.

Regras de semeadura

Embora não seja proibido plantar adubo verde durante toda a estação quente, plantá-lo no outono é mais eficaz. Graças a isso, o campo será "renovado" em outubro e mesmo até o final de novembro - quando nenhuma atividade mais útil ainda pode ocupá-lo.... As geadas de novembro não são assustadoras para a maior parte do adubo verde, e o fazendeiro tem uma oportunidade conveniente na primavera de fazer apenas o que realmente precisa ser feito com urgência, deixando o trabalho sem pressa com as plantações de adubo verde para o outono. No final, no outono, os siderados podem ficar com mais tempo, pois a semeadura não se esgota.

Os rebentos de adubo verde são úteis para o solo no inverno, evitando que congele, e no início da primavera, protegendo-o da luz solar muito intensa. Ao mesmo tempo, os siderados geralmente não têm a oportunidade de crescer plenamente - assim que esses ajudantes entram na fase de brotamento, os proprietários do local geralmente os cortam, usando-os mais tarde como cobertura morta para o inverno.

O procedimento para plantar adubo verde não difere fundamentalmente do plantio de outras plantas. Você pode fazer isso quase imediatamente depois que os antecessores mais valiosos forem removidos e o jardim estiver livre.

Este último é especialmente importante - embora as plantas de adubo verde sejam projetadas para combater as ervas daninhas, na época do plantio elas ainda devem estar em pé de igualdade com um concorrente, para que o canteiro do jardim esteja intocado.

Visto que os siderados são cultivados propositadamente por humanos, não deveria ser surpreendente que até eles devessem ser fertilizados. Não é necessário tanto para isso - um metro quadrado de território precisa de apenas 40 gramas de nitroammophoska e fertilizantes à base de potássio e fósforo. Antes de plantar, também vale a pena cavar uma horta ou andar no solo com um cultivador, e se as chuvas não atrapalharem sua região, generosamente derrame o solo com água.

As sementes de adubo verde têm uma alta taxa de germinação, portanto, não há mudas - vamos plantá-las diretamente com as sementes. As sementes pequenas costumam se espalhar densamente pelo jardim, sem se importar com a fileira - é exatamente o que fazem com a phacelia e a mostarda, que costumam ter, respectivamente, 200 e 500 gramas por "quadrado". Adubos verdes de grãos são plantados ao longo dos sulcos, suas sementes já precisam de muito mais - até 2 quilos por metro quadrado. Ao plantar em fileiras entre as sementes, deve haver 1-2 cm cada, você não precisa enterrar a semente profundamente - 2-4 cm serão suficientes. Até que apareçam brotos abundantes, é melhor regar o jardim abundantemente e regularmente.

Após as colheitas, cuja colheita está prevista para o verão, o plantio de adubo verde deve ser feito até duas vezes.

Neste caso, os cereais ou leguminosas que podem crescer muito rapidamente caem no "primeiro lote" - quando atingem a altura de 20 cm, já podem ser ceifados. Na forma amassada, a massa verde se mistura ao solo, onde, em decomposição, será um excelente auxiliar para o crescimento da segunda onda de adubo verde. Seu desembarque está previsto para a segunda quinzena de setembro ou primeira quinzena de outubro, podendo ser todas as mesmas colheitas ou trevo doce com ervilhaca.

Para o inverno, as raízes da segunda onda siderata permanecem no solo, evitando que o solo seja arrastado ou muito seco. Na primavera, antes do início da semeadura, deve-se livrar o solo desses grilhões, portanto, as lavouras de adubo verde plantadas com plantio contínuo são aradas profundamente no solo. As plantações comuns podem ser simplesmente cortadas e dispostas entre as fileiras, polvilhadas com terra. A principal estação de plantio para culturas de alto valor começa 2-3 semanas depois disso.

Eu preciso desenterrar?

A necessidade de desenterrar o solo após o adubo verde depende fortemente das características do solo que constitui o canteiro. Nossa tarefa é fazer com que as plantas cortadas apodreçam mais rápido e liberem substâncias valiosas, então precisamos estimar a rapidez com que isso acontecerá naturalmente.

Se o solo for alcalino ou neutro, arar o solo com adubo verde ceifado dará um excelente resultado - a decomposição ocorrerá rapidamente e a terra ficará saturada com tudo o que precisa. Isso não funcionará com solos ácidos - o apodrecimento ocorre muito lentamente.

Sabendo que o solo do seu jardim é ácido, é melhor deixar os adubos verdes ceifados na superfície na forma de cobertura morta ou mandá-los para a fossa de compostagem - lá eles se transformarão em fertilizantes úteis mais rápido.

Para informações sobre como semear adubo verde antes do inverno, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário